Entrar

Plano de aula de Grécia Antiga: Período Clássico, Helenismo

História

Original Teachy

'EM13CHS104'

Grécia Antiga: Período Clássico, Helenismo

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico da Grécia Antiga: O aluno deverá ser capaz de situar o período clássico e o helenismo na cronologia da Grécia Antiga, entendendo os principais eventos e características de cada um.
  2. Identificar as características do Período Clássico: O aluno deverá ser capaz de descrever as principais características do Período Clássico, incluindo a democracia ateniense, a filosofia grega, a arte e a arquitetura.
  3. Compreender as mudanças trazidas pelo Helenismo: O aluno deverá ser capaz de explicar as principais mudanças sociais, políticas e culturais trazidas pelo Helenismo, incluindo a difusão da cultura grega no mundo mediterrâneo.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico: Ao analisar o contexto e as características dos períodos clássico e helenístico, os alunos serão incentivados a desenvolver um pensamento crítico sobre as transformações históricas.
  • Promover a pesquisa e a discussão: Através da metodologia da aula invertida, os alunos serão motivados a pesquisar e discutir os temas propostos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando brevemente os alunos sobre os conteúdos já estudados que são relevantes para a aula atual. Ele pode falar sobre a formação das cidades-Estados gregas, a democracia ateniense, a filosofia grega e a arte e arquitetura do período clássico. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para introduzir o tópico da aula:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês são cidadãos atenienses durante o Período Clássico. Como vocês acreditam que a democracia afetaria suas vidas diárias e suas decisões políticas?"
    • Situação 2: "Agora, imaginem que Alexandre, o Grande, está conquistando a Grécia. Como vocês acham que essa conquista influenciaria a cultura e a sociedade gregas?" (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica a importância do estudo da Grécia Antiga, destacando como suas contribuições para a política, a filosofia, a arte e a ciência ainda são relevantes hoje. Por exemplo, a democracia ateniense é frequentemente citada como a precursora dos sistemas democráticos modernos. Além disso, a filosofia grega influenciou profundamente o pensamento ocidental. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, discutindo brevemente o que é o Período Clássico e o Helenismo. Ele pode mencionar que o Período Clássico foi um período de grande florescimento cultural e político na Grécia, enquanto o Helenismo foi marcado pela expansão do império grego sob Alexandre, o Grande, e a subsequente difusão da cultura grega no mundo mediterrâneo. (2 - 3 minutos)

  5. Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a Grécia Antiga, como por exemplo:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que os Jogos Olímpicos, que começaram na Grécia Antiga, eram muito diferentes dos Jogos Olímpicos modernos? Naquela época, os jogos eram exclusivamente para homens e eles competiam nus!"
    • Curiosidade 2: "E sabiam que a palavra 'escola' vem do grego antigo? Na Grécia Antiga, a escola era um local onde os estudantes se reuniam para ouvir os ensinamentos de um filósofo." (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de simulação: A Democracia em Ação (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor divide a turma em grupos de cinco. Cada grupo representa uma assembleia ateniense durante o Período Clássico. O professor fornece a cada grupo um cenário fictício (por exemplo, a decisão de entrar em guerra com uma cidade-Estado vizinha, a implementação de uma nova lei, etc.). Cada grupo deve discutir o cenário e chegar a uma decisão, baseada nos princípios da democracia ateniense. Eles devem considerar quem seria elegível para votar, como a decisão seria tomada, etc.

    • Passo a passo:

      1. O professor distribui os cenários para cada grupo.
      2. Os grupos discutem o cenário e preparam uma apresentação curta (2 - 3 minutos) explicando sua decisão.
      3. Cada grupo apresenta sua decisão para a classe, seguido de uma breve discussão.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos vivenciem um pouco do processo democrático ateniense e compreendam como a democracia funcionava na prática.

  2. Atividade de pesquisa: A Difusão da Cultura Grega (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos irão pesquisar e discutir sobre a difusão da cultura grega pelo mundo mediterrâneo durante o período helenístico. O professor fornece a cada grupo um tópico de pesquisa relacionado, como a difusão da língua grega, da filosofia grega, da arte e arquitetura grega, etc. Os alunos devem pesquisar em livros didáticos ou na internet, e preparar uma pequena apresentação sobre o tema.

    • Passo a passo:

      1. O professor divide os tópicos de pesquisa entre os grupos.
      2. Os grupos pesquisam sobre o tópico atribuído.
      3. Cada grupo prepara uma pequena apresentação (2 - 3 minutos) sobre o tema, incluindo o que eles descobriram e por que acham que a difusão da cultura grega foi importante.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo aprofundar o entendimento dos alunos sobre o helenismo, e como a cultura grega se espalhou e influenciou outras culturas durante este período.

  3. Atividade de criação: Crie seu Templo Grego! (5 - 8 minutos)

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar um modelo de um templo grego utilizando materiais disponíveis (papel, cola, tesoura, lápis de cor, etc.). Eles devem se basear em suas pesquisas sobre a arte e arquitetura grega do período clássico e helenístico para criar um templo autêntico.

    • Passo a passo:

      1. O professor fornece os materiais necessários.
      2. Os grupos planejam e constroem seus modelos de templo.
      3. Após a Conclusão, cada grupo apresenta seu modelo para a classe, explicando as características do templo e como eles se relacionam com o período clássico ou helenístico.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre a arte e arquitetura grega de maneira prática e criativa, além de reforçar a compreensão do conteúdo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • Passo a passo:
      1. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
      2. Durante as apresentações, o professor deve encorajar os outros grupos a fazerem perguntas e expressarem suas opiniões.
      3. Após cada apresentação, o professor deve facilitar uma breve discussão para consolidar as ideias e aprendizados dos alunos.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Passo a passo:
      1. Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese dos principais pontos discutidos e conectá-los com a teoria apresentada no início da aula.
      2. O professor pode destacar como as atividades ajudaram a ilustrar e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Período Clássico e o Helenismo na Grécia Antiga.
      3. O professor também pode aproveitar para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham surgido durante as atividades.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • Passo a passo:
      1. O professor pede aos alunos que reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
        • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
        • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
      2. Após um minuto de reflexão, o professor pede a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma.
      3. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e, se necessário, esclarecer quaisquer mal-entendidos ou responder às perguntas não respondidas.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    • Passo a passo:
      1. O professor agradece a participação e o esforço de todos os alunos durante a aula.
      2. O professor também pode aproveitar esse momento para pedir feedback aos alunos sobre a aula, perguntando o que eles gostaram mais, o que gostariam de ver mais e se há alguma sugestão para aulas futuras.
      3. Por fim, o professor faz uma breve recapitulação dos principais pontos abordados na aula e antecipa os tópicos que serão discutidos na próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos que foram discutidos durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre o contexto histórico da Grécia Antiga, as características do Período Clássico e as mudanças trazidas pelo Helenismo. Ele pode, por exemplo, relembrar a importância da democracia ateniense, a influência da filosofia grega, a difusão da cultura grega no mundo mediterrâneo, entre outros.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a ilustrar e aprofundar a teoria apresentada. Por exemplo, ele pode mencionar como a atividade de simulação permitiu que os alunos vivenciassem um pouco do processo democrático ateniense, ou como a atividade de pesquisa e discussão aprofundou o entendimento dos alunos sobre o helenismo.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga. Esses materiais podem incluir livros, documentários, websites, jogos educativos, entre outros. Por exemplo, ele pode recomendar a leitura de "A Política", de Aristóteles, ou o jogo educativo "Assassin's Creed Odyssey", que se passa na Grécia Antiga.

  4. Relevância do assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar a relevância do estudo da Grécia Antiga para o dia a dia dos alunos. Ele pode, por exemplo, mencionar como as contribuições da Grécia Antiga para a política, a filosofia, a arte e a ciência ainda são visíveis na sociedade atual. Além disso, ele pode destacar como o entendimento do passado pode nos ajudar a compreender melhor o presente e a planejar o futuro.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do estudo autônomo e da curiosidade intelectual. Ele pode também relembrar os alunos sobre o tópico da próxima aula e incentivá-los a preparar-se para ela estudando os materiais de antemão.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies