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Plano de aula de Reinos Africanos: Kush, Axum e Gana

História

Original Teachy

'EM13CHS105'

Reinos Africanos: Kush, Axum e Gana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Reinos Africanos: Kush, Axum e Gana

Palavras ChaveReinos de Kush, Reino de Axum, Reino de Gana, Política, Comércio, Diplomacia, Rotas comerciais, Interações culturais, Simulação, Debates, História da África, Relações internacionais, Redes comerciais, Práticas políticas
Materiais NecessáriosMapas históricos, Fontes primárias e secundárias sobre os reinos africanos, Acesso à internet para pesquisa, Materiais para apresentação (papel, canetas, computador, projetor), Espaço para realização de simulações e debates, Materiais para criação de artefatos culturais (se desejado pelos alunos)
Códigos BNCCEM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.; EM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos específicos que orientarão as atividades e discussões em sala. Através destes objetivos, os alunos serão capazes de fundamentar seu conhecimento prévio sobre os Reinos de Kush, Axum e Gana, aplicando uma abordagem crítica e comparativa para melhor compreender as dinâmicas políticas e comerciais dessas civilizações. Além disso, o foco em habilidades de análise crítica visa preparar os estudantes para avaliar fontes históricas e construir argumentos embasados sobre o tema.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender a formação dos reinos africanos durante a antiguidade e a idade média, destacando os elementos políticos e comerciais que influenciaram seu desenvolvimento.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos para que possam avaliar como os Reinos de Kush, Axum e Gana interagiram entre si e com outras regiões do mundo, influenciando e sendo influenciados por essas relações.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em debates e atividades em grupo para promover uma aprendizagem colaborativa.
  2. Estimular a curiosidade histórica dos alunos, encorajando-os a explorar fontes primárias e secundárias sobre o tema.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e consolidar o conhecimento adquirido em casa, utilizando situações problema para estimular a reflexão e a aplicação prática dos conceitos estudados. Além disso, a contextualização visa estabelecer uma ligação direta entre o passado e o presente, mostrando a relevância dos Reinos de Kush, Axum e Gana em termos de relações interculturais e econômicas, o que ajuda a despertar o interesse dos alunos e a compreender a importância do tema.

Situações Problema

1. Como os Reinos de Kush, Axum e Gana conseguiram manter e expandir seu poder político e econômico em meio a contextos geográficos e culturais distintos?

2. Explique como as rotas comerciais transaarianas e marítimas influenciaram as interações entre esses reinos e outras civilizações, como o Império Romano e a Índia.

Contextualização

Os Reinos de Kush, Axum e Gana não apenas representam importantes centros de poder na África, mas também atuaram como elos cruciais em redes comerciais que conectavam o continente africano com outras regiões do mundo. Por exemplo, a cidade de Axum foi um dos primeiros reinos a adotar o Cristianismo, o que influenciou não apenas sua cultura, mas também suas relações comerciais com o Mediterrâneo. Já o Reino de Gana era famoso por seu controle sobre as rotas de ouro, que eram extremamente valorizadas no comércio global da época.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre os Reinos de Kush, Axum e Gana de uma maneira interativa e engajadora. Através de atividades práticas e de simulação, os alunos podem explorar e aprofundar seu entendimento sobre as dinâmicas políticas e comerciais desses reinos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de pesquisa, apresentação e pensamento crítico. Esta abordagem não só fortalece o aprendizado, mas também incentiva a criatividade e o trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Conclave dos Reinos: Uma Conferência Político-Comercial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e negociação, além de aprofundar o conhecimento sobre as relações políticas e comerciais dos Reinos de Kush, Axum e Gana.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, representando cada um dos reinos estudados. Eles deverão preparar e apresentar propostas políticas e comerciais que refletem as práticas e interesses históricos de seus respectivos reinos, considerando interações com outros reinos e culturas.

- Instruções:

  • Forme grupos, cada um representando um dos reinos de Kush, Axum e Gana.

  • Cada grupo deverá pesquisar e discutir as principais políticas e práticas comerciais de seu reino, baseando-se nas fontes estudadas.

  • Preparem uma apresentação que inclua um resumo histórico do reino, suas principais rotas comerciais e propostas de alianças ou negociações com outros reinos ou civilizações.

  • Realize a apresentação para a classe, seguida de um debate onde os outros grupos podem questionar e negociar as propostas apresentadas.

Atividade 2 - Mapas e Rotas: Reconstruindo as Redes Comerciais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprender a usar fontes cartográficas e a reconstruir visualmente relações comerciais antigas, fortalecendo a compreensão do impacto das rotas comerciais na história dos reinos africanos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos utilizarão mapas históricos e outras fontes para reconstruir e visualizar as rotas comerciais dos Reinos de Kush, Axum e Gana, identificando os produtos mais importantes e as regiões com as quais interagiam.

- Instruções:

  • Distribua mapas e fontes históricas sobre as rotas comerciais da África antigamente.

  • Cada grupo deverá identificar no mapa as rotas dos reinos que lhes foi designado, marcando os pontos principais.

  • Pesquisem e discutam os produtos mais importantes que eram comercializados ao longo dessas rotas.

  • Preparem um relatório visual que inclua o mapa marcado e informações sobre os produtos e as relações comerciais dos reinos.

Atividade 3 - Diplomacia e Cultura: O Festival dos Reinos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão das relações culturais e diplomáticas dos reinos africanos e incentivar a criatividade e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos organizarão um festival fictício que represente a cultura, tradições e produtos dos Reinos de Kush, Axum e Gana. Este festival servirá como uma plataforma para demonstrar suas interações culturais e diplomáticas.

- Instruções:

  • Os grupos devem planejar e organizar um festival que represente aspectos culturais, políticos e comerciais de seu reino.

  • Cada grupo escolhe quais elementos deseja incluir, como danças tradicionais, exposições de artefatos, rituais religiosos, entre outros.

  • Durante o festival, os grupos devem interagir e demonstrar como seus reinos interagiriam em um contexto diplomático e cultural.

  • Avalie o festival com base na criatividade, na fidelidade histórica e na capacidade de interação entre os reinos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam e articulem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos estudados, permitindo que os alunos verbalizem e compartilhem suas descobertas e perspectivas. Além disso, ao ouvir as contribuições dos colegas, os alunos podem ganhar novas perspectivas e insights, enriquecendo ainda mais sua aprendizagem.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar o que cada grupo aprendeu e discutir as diferentes perspectivas e abordagens de cada apresentação. Sugira que cada grupo faça um resumo dos pontos mais importantes que foram discutidos e das conclusões que foram alcançadas durante as atividades. Incentive todos os alunos a participarem ativamente, fazendo perguntas e expressando suas opiniões sobre os temas abordados.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais descobertas que seu grupo fez sobre as relações políticas e comerciais dos Reinos de Kush, Axum e Gana?

2. Como as atividades realizadas hoje ajudaram a compreender melhor a dinâmica desses reinos na antiguidade e idade média?

3. De que maneira as práticas comerciais e políticas desses reinos ainda influenciam ou se refletem na África contemporânea?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham bem fixados os conceitos-chave e possam relacioná-los não apenas com outras aulas de história, mas também com o mundo contemporâneo. Este momento de reflexão ajuda os alunos a perceberem a relevância histórica e a continuidade das práticas políticas e comerciais dos reinos estudados, preparando-os para futuras discussões e aplicações do conhecimento.

Resumo

Nesta etapa final, será feito um resumo dos principais aspectos discutidos sobre os Reinos de Kush, Axum e Gana, relembrando suas dinâmicas políticas e comerciais, bem como suas influências culturais e diplomáticas. Os alunos terão a oportunidade de recapitular as rotas comerciais, os produtos de destaque e as alianças estratégicas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática, permitindo aos alunos não apenas absorver informações, mas também aplicá-las em atividades interativas. Através de simulações e discussões, os alunos puderam ver como teorias históricas se manifestam em práticas comerciais e políticas concretas, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Fechamento

Os Reinos de Kush, Axum e Gana não são apenas parte importante da história africana, mas também mostram como as interações regionais e internacionais moldam sociedades e culturas. Compreender esses reinos ajuda a esclarecer muitos dos desafios e oportunidades que a África enfrenta até hoje em suas relações globais e desenvolvimento interno.

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