🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EM13CHS103', 'EM13CHS104'

Renascimento

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico do Renascimento: O professor deve garantir que os alunos entendam o contexto histórico em que o Renascimento surgiu, focando na transição do feudalismo para a sociedade moderna e as mudanças sociais, econômicas e culturais que essas transições acarretaram.

  2. Identificar as principais características do Renascimento: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as principais características do Renascimento, como a valorização do homem, o antropocentrismo, o humanismo, a racionalidade, a valorização da ciência e da arte, entre outros.

  3. Conhecer os principais artistas e pensadores renascentistas: O professor deve apresentar aos alunos os principais artistas e pensadores do Renascimento e suas contribuições para a arte, a ciência e o pensamento humanista. Os alunos devem ser capazes de reconhecer e descrever essas contribuições.

    • Objetivos secundários:

      1. Estimular o pensamento crítico: O professor deve incentivar os alunos a analisarem as mudanças ocorridas durante o Renascimento e a refletirem sobre o impacto dessas mudanças na sociedade contemporânea.

      2. Promover a pesquisa e a discussão em grupo: O professor deve organizar atividades que incentivem os alunos a pesquisarem e discutirem em grupo sobre o Renascimento, permitindo que eles aprofundem seu conhecimento e desenvolvam habilidades de trabalho em equipe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o final da Idade Média e a situação da Europa antes do Renascimento. Isso pode ser feito através de um rápido questionário ou discussão em grupo para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema:

    • Situação 1: O professor pode perguntar aos alunos como eles acham que a arte, a ciência e o pensamento mudaram durante o Renascimento e quais foram as principais contribuições desta época para o mundo moderno.

    • Situação 2: O professor pode apresentar aos alunos um cenário hipotético onde eles são viajantes do tempo e foram enviados para a Europa durante o Renascimento. Eles devem pensar em como seria a vida lá, quais seriam as principais diferenças e desafios em relação à sua vida atual. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância do Renascimento para a formação do mundo moderno, destacando como as ideias e as conquistas deste período influenciam a nossa vida atual, desde a valorização do conhecimento científico e artístico, até a noção de direitos humanos e a valorização do indivíduo. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode contar aos alunos que durante o Renascimento, a cidade de Florença, na Itália, era um dos principais centros de inovação e Desenvolvimento cultural da Europa, atraindo artistas, cientistas e pensadores de todo o mundo. Ele pode perguntar aos alunos por que eles acham que isso aconteceu e o que isso diz sobre o Renascimento.

    • Curiosidade 2: O professor pode mencionar que Leonardo da Vinci, um dos principais artistas do Renascimento, era conhecido por ser um polímata, ou seja, uma pessoa que é muito talentosa em várias áreas do conhecimento. Ele pode perguntar aos alunos se eles conhecem outros polímatas famosos e o que pensam sobre a ideia de ser bom em várias coisas. (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "O Renascimento no Palco" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos e explicar que cada grupo será encarregado de criar uma pequena peça de teatro ou esquete que retrate a vida durante o Renascimento. Eles devem incluir personagens históricos, como artistas, cientistas, nobres e camponeses, e destacar as principais características e mudanças deste período. O professor deve fornecer uma lista de possíveis tópicos para os alunos escolherem, como a invenção da imprensa, a descoberta de novos continentes, a expansão do comércio, a mudança na visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo, entre outros.

    • Materiais necessários: Papel, canetas, cartolina, figurinos simples (opcional).

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem escolher um tópico da lista e começar a pesquisar sobre ele.
      2. Depois de pesquisarem, eles devem escrever um roteiro para a peça ou esquete, incluindo personagens, diálogos e cenários.
      3. Uma vez que o roteiro estiver pronto, eles devem começar a preparar o cenário e os figurinos (se optarem por usá-los).
      4. Finalmente, eles devem ensaiar a peça e se apresentarem para a turma.
  2. Atividade 2 - "Renascimento em Cores" (7 - 10 minutos)

    • Descrição: O professor deve fornecer aos alunos diversas imagens de obras de arte renascentistas, tanto pinturas quanto esculturas, e pedir que eles as observem com atenção. Em seguida, os alunos devem escolher uma das imagens e, usando lápis de cor, canetas hidrográficas ou tintas, recriar a obra, tentando manter as características do Renascimento, como a perspectiva, o realismo, a luz e a sombra, entre outros.

    • Materiais necessários: Imagens de obras de arte renascentistas impressas em papel, lápis de cor, canetas hidrográficas ou tintas, pincéis e água (se optarem por usar tinta).

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem escolher uma imagem e começar a desenhá-la.
      2. À medida que desenham, devem tentar imitar as técnicas usadas pelos artistas renascentistas, como a perspectiva, a luz e a sombra, a proporção, entre outros.
      3. Uma vez que terminarem o desenho, devem começar a colorir a obra, tentando usar as cores de maneira realista e harmoniosa.
      4. Por fim, devem apresentar suas obras para a turma, explicando as características que tentaram imitar e as dificuldades que encontraram.
  3. Atividade 3 - "Renascimento em Palavras" (3 - 5 minutos)

    • Descrição: O professor deve pedir que os alunos, individualmente, escrevam um pequeno poema, um haicai ou um conto curto inspirado no Renascimento. Eles devem tentar expressar, através das palavras, as emoções e os pensamentos que tiveram ao estudar este período.

    • Materiais necessários: Papel e caneta.

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem pensar em um tema para o seu poema, haicai ou conto.
      2. Depois, devem começar a escrever, tentando usar uma linguagem poética e expressiva.
      3. Por fim, devem ler suas obras em voz alta para a turma, ou, se preferirem, podem entregar para o professor, que irá ler em voz alta.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve organizar uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas conclusões e soluções encontradas durante as atividades. O objetivo é que os alunos possam aprender uns com os outros e expandir seu entendimento do Renascimento através da perspectiva de seus colegas.

    • Passo a passo:

      1. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas peças de teatro ou esquetes, explicando o tema que escolheram e como tentaram retratar o Renascimento. Após cada apresentação, os outros alunos podem fazer perguntas ou comentários.
      2. Em seguida, cada aluno terá até 1 minuto para apresentar sua obra de arte e explicar como tentou imitar as técnicas dos artistas renascentistas. Novamente, os outros alunos podem fazer perguntas ou comentários.
      3. Por fim, cada aluno terá até 1 minuto para ler seu poema, haicai ou conto em voz alta. Os outros alunos podem comentar sobre as obras, se desejarem.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada na Introdução da aula. Ele deve destacar como as atividades permitiram aos alunos compreenderem de forma mais concreta e lúdica as principais características do Renascimento, a vida na Europa durante este período, e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisar brevemente as principais características do Renascimento, as principais mudanças deste período, e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.
      2. Em seguida, ele deve destacar como as atividades realizadas permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica esses conceitos.
      3. Por fim, ele deve perguntar aos alunos o que eles aprenderam com as atividades e como elas os ajudaram a compreender melhor o Renascimento.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele deve fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar criticamente sobre os conceitos e as ideias apresentadas, e a avaliar como esses conceitos e ideias se relacionam com o mundo atual.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve propor as seguintes perguntas para os alunos refletirem:
        • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
        • Quais questões ainda não foram respondidas?
        • Como as ideias e as conquistas do Renascimento se relacionam com o mundo atual?
      2. Os alunos devem refletir sobre essas perguntas por um minuto.
      3. Em seguida, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma, se desejarem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos conceitos principais abordados durante a aula, reforçando o contexto histórico do Renascimento, suas principais características e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas. Isso deve ser feito de forma clara e concisa, relembrando os pontos mais importantes e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, destacando o contexto histórico do Renascimento, suas principais características e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.
      2. Em seguida, ele deve reforçar a importância desses conceitos para a compreensão do mundo atual, destacando como as ideias e as conquistas do Renascimento influenciam nossa vida cotidiana, desde a valorização da ciência e da arte, até a noção de direitos humanos e a valorização do indivíduo.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e as aplicações do Renascimento. Ele deve destacar como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica os conceitos discutidos.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisar as atividades realizadas durante a aula, explicando como elas permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica os conceitos discutidos.
      2. Em seguida, ele deve reforçar a importância de conectar a teoria, a prática e as aplicações para uma aprendizagem efetiva e significativa.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Renascimento. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, websites, entre outros. O professor deve explicar brevemente o que cada material aborda e como ele pode ajudar os alunos a entenderem melhor o Renascimento.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve sugerir alguns materiais complementares, explicando brevemente o que cada material aborda e como ele pode ajudar os alunos a entenderem melhor o Renascimento.
      2. Ele deve também informar onde os alunos podem encontrar esses materiais, sejam na biblioteca da escola, na internet, ou em outras fontes.
  4. Importância do Renascimento para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Renascimento para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar como as ideias e as conquistas do Renascimento influenciam diversas áreas de nossas vidas, desde a ciência e a arte, até a maneira como pensamos sobre nós mesmos e sobre o mundo.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve ressaltar a importância do Renascimento para o dia a dia dos alunos, explicando como suas ideias e conquistas influenciam diversas áreas de nossas vidas.
      2. Ele deve dar exemplos concretos de como as ideias e as conquistas do Renascimento se manifestam no dia a dia, seja na tecnologia que usamos, nas obras de arte que apreciamos, ou nas maneiras como pensamos e nos relacionamos com o mundo.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies