Entrar

Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Renascimento

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico do Renascimento: O professor deve garantir que os alunos entendam o contexto histórico em que o Renascimento surgiu, focando na transição do feudalismo para a sociedade moderna e as mudanças sociais, econômicas e culturais que essas transições acarretaram.

  2. Identificar as principais características do Renascimento: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as principais características do Renascimento, como a valorização do homem, o antropocentrismo, o humanismo, a racionalidade, a valorização da ciência e da arte, entre outros.

  3. Conhecer os principais artistas e pensadores renascentistas: O professor deve apresentar aos alunos os principais artistas e pensadores do Renascimento e suas contribuições para a arte, a ciência e o pensamento humanista. Os alunos devem ser capazes de reconhecer e descrever essas contribuições.

    • Objetivos secundários:

      1. Estimular o pensamento crítico: O professor deve incentivar os alunos a analisarem as mudanças ocorridas durante o Renascimento e a refletirem sobre o impacto dessas mudanças na sociedade contemporânea.

      2. Promover a pesquisa e a discussão em grupo: O professor deve organizar atividades que incentivem os alunos a pesquisarem e discutirem em grupo sobre o Renascimento, permitindo que eles aprofundem seu conhecimento e desenvolvam habilidades de trabalho em equipe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o final da Idade Média e a situação da Europa antes do Renascimento. Isso pode ser feito através de um rápido questionário ou discussão em grupo para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema:

    • Situação 1: O professor pode perguntar aos alunos como eles acham que a arte, a ciência e o pensamento mudaram durante o Renascimento e quais foram as principais contribuições desta época para o mundo moderno.

    • Situação 2: O professor pode apresentar aos alunos um cenário hipotético onde eles são viajantes do tempo e foram enviados para a Europa durante o Renascimento. Eles devem pensar em como seria a vida lá, quais seriam as principais diferenças e desafios em relação à sua vida atual. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância do Renascimento para a formação do mundo moderno, destacando como as ideias e as conquistas deste período influenciam a nossa vida atual, desde a valorização do conhecimento científico e artístico, até a noção de direitos humanos e a valorização do indivíduo. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode contar aos alunos que durante o Renascimento, a cidade de Florença, na Itália, era um dos principais centros de inovação e Desenvolvimento cultural da Europa, atraindo artistas, cientistas e pensadores de todo o mundo. Ele pode perguntar aos alunos por que eles acham que isso aconteceu e o que isso diz sobre o Renascimento.

    • Curiosidade 2: O professor pode mencionar que Leonardo da Vinci, um dos principais artistas do Renascimento, era conhecido por ser um polímata, ou seja, uma pessoa que é muito talentosa em várias áreas do conhecimento. Ele pode perguntar aos alunos se eles conhecem outros polímatas famosos e o que pensam sobre a ideia de ser bom em várias coisas. (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "O Renascimento no Palco" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos e explicar que cada grupo será encarregado de criar uma pequena peça de teatro ou esquete que retrate a vida durante o Renascimento. Eles devem incluir personagens históricos, como artistas, cientistas, nobres e camponeses, e destacar as principais características e mudanças deste período. O professor deve fornecer uma lista de possíveis tópicos para os alunos escolherem, como a invenção da imprensa, a descoberta de novos continentes, a expansão do comércio, a mudança na visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo, entre outros.

    • Materiais necessários: Papel, canetas, cartolina, figurinos simples (opcional).

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem escolher um tópico da lista e começar a pesquisar sobre ele.
      2. Depois de pesquisarem, eles devem escrever um roteiro para a peça ou esquete, incluindo personagens, diálogos e cenários.
      3. Uma vez que o roteiro estiver pronto, eles devem começar a preparar o cenário e os figurinos (se optarem por usá-los).
      4. Finalmente, eles devem ensaiar a peça e se apresentarem para a turma.
  2. Atividade 2 - "Renascimento em Cores" (7 - 10 minutos)

    • Descrição: O professor deve fornecer aos alunos diversas imagens de obras de arte renascentistas, tanto pinturas quanto esculturas, e pedir que eles as observem com atenção. Em seguida, os alunos devem escolher uma das imagens e, usando lápis de cor, canetas hidrográficas ou tintas, recriar a obra, tentando manter as características do Renascimento, como a perspectiva, o realismo, a luz e a sombra, entre outros.

    • Materiais necessários: Imagens de obras de arte renascentistas impressas em papel, lápis de cor, canetas hidrográficas ou tintas, pincéis e água (se optarem por usar tinta).

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem escolher uma imagem e começar a desenhá-la.
      2. À medida que desenham, devem tentar imitar as técnicas usadas pelos artistas renascentistas, como a perspectiva, a luz e a sombra, a proporção, entre outros.
      3. Uma vez que terminarem o desenho, devem começar a colorir a obra, tentando usar as cores de maneira realista e harmoniosa.
      4. Por fim, devem apresentar suas obras para a turma, explicando as características que tentaram imitar e as dificuldades que encontraram.
  3. Atividade 3 - "Renascimento em Palavras" (3 - 5 minutos)

    • Descrição: O professor deve pedir que os alunos, individualmente, escrevam um pequeno poema, um haicai ou um conto curto inspirado no Renascimento. Eles devem tentar expressar, através das palavras, as emoções e os pensamentos que tiveram ao estudar este período.

    • Materiais necessários: Papel e caneta.

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem pensar em um tema para o seu poema, haicai ou conto.
      2. Depois, devem começar a escrever, tentando usar uma linguagem poética e expressiva.
      3. Por fim, devem ler suas obras em voz alta para a turma, ou, se preferirem, podem entregar para o professor, que irá ler em voz alta.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve organizar uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas conclusões e soluções encontradas durante as atividades. O objetivo é que os alunos possam aprender uns com os outros e expandir seu entendimento do Renascimento através da perspectiva de seus colegas.

    • Passo a passo:

      1. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas peças de teatro ou esquetes, explicando o tema que escolheram e como tentaram retratar o Renascimento. Após cada apresentação, os outros alunos podem fazer perguntas ou comentários.
      2. Em seguida, cada aluno terá até 1 minuto para apresentar sua obra de arte e explicar como tentou imitar as técnicas dos artistas renascentistas. Novamente, os outros alunos podem fazer perguntas ou comentários.
      3. Por fim, cada aluno terá até 1 minuto para ler seu poema, haicai ou conto em voz alta. Os outros alunos podem comentar sobre as obras, se desejarem.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada na Introdução da aula. Ele deve destacar como as atividades permitiram aos alunos compreenderem de forma mais concreta e lúdica as principais características do Renascimento, a vida na Europa durante este período, e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisar brevemente as principais características do Renascimento, as principais mudanças deste período, e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.
      2. Em seguida, ele deve destacar como as atividades realizadas permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica esses conceitos.
      3. Por fim, ele deve perguntar aos alunos o que eles aprenderam com as atividades e como elas os ajudaram a compreender melhor o Renascimento.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele deve fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar criticamente sobre os conceitos e as ideias apresentadas, e a avaliar como esses conceitos e ideias se relacionam com o mundo atual.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve propor as seguintes perguntas para os alunos refletirem:
        • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
        • Quais questões ainda não foram respondidas?
        • Como as ideias e as conquistas do Renascimento se relacionam com o mundo atual?
      2. Os alunos devem refletir sobre essas perguntas por um minuto.
      3. Em seguida, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma, se desejarem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos conceitos principais abordados durante a aula, reforçando o contexto histórico do Renascimento, suas principais características e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas. Isso deve ser feito de forma clara e concisa, relembrando os pontos mais importantes e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, destacando o contexto histórico do Renascimento, suas principais características e as contribuições dos artistas e pensadores renascentistas.
      2. Em seguida, ele deve reforçar a importância desses conceitos para a compreensão do mundo atual, destacando como as ideias e as conquistas do Renascimento influenciam nossa vida cotidiana, desde a valorização da ciência e da arte, até a noção de direitos humanos e a valorização do indivíduo.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e as aplicações do Renascimento. Ele deve destacar como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica os conceitos discutidos.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve revisar as atividades realizadas durante a aula, explicando como elas permitiram aos alunos explorar e compreender de forma mais concreta e lúdica os conceitos discutidos.
      2. Em seguida, ele deve reforçar a importância de conectar a teoria, a prática e as aplicações para uma aprendizagem efetiva e significativa.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Renascimento. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, websites, entre outros. O professor deve explicar brevemente o que cada material aborda e como ele pode ajudar os alunos a entenderem melhor o Renascimento.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve sugerir alguns materiais complementares, explicando brevemente o que cada material aborda e como ele pode ajudar os alunos a entenderem melhor o Renascimento.
      2. Ele deve também informar onde os alunos podem encontrar esses materiais, sejam na biblioteca da escola, na internet, ou em outras fontes.
  4. Importância do Renascimento para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Renascimento para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar como as ideias e as conquistas do Renascimento influenciam diversas áreas de nossas vidas, desde a ciência e a arte, até a maneira como pensamos sobre nós mesmos e sobre o mundo.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve ressaltar a importância do Renascimento para o dia a dia dos alunos, explicando como suas ideias e conquistas influenciam diversas áreas de nossas vidas.
      2. Ele deve dar exemplos concretos de como as ideias e as conquistas do Renascimento se manifestam no dia a dia, seja na tecnologia que usamos, nas obras de arte que apreciamos, ou nas maneiras como pensamos e nos relacionamos com o mundo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies