Entrar

Plano de aula de Roma Antiga: Império Romano

História

Original Teachy

'EM13CHS103', 'EMCHS204'

Roma Antiga: Império Romano

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Roma Antiga: Império Romano

Palavras ChaveImpério Romano, História, Política Romana, Cultura Romana, Sociedade Romana, Economia Romana, Legado Romano, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Tecnologias Digitais, Aprendizado Ativo, Redes Sociais, Caça ao Tesouro Digital
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (TikTok, Instagram, CapCut, etc.), Aplicativo Canva para criação de postagens e stories, Google Earth, Google Forms, QR Codes, Projetor ou tela para apresentação dos vídeos, Conexão estável à internet, Plataforma para compartilhamento dos vídeos (Google Drive, YouTube, etc.)
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara dos objetivos da aula, alinhando o foco da sessão com as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Isso ajudará a direcionar as atividades práticas e discussões de modo a maximizar o entendimento sobre a relevância do Império Romano no contexto político, cultural, social e econômico do mundo ocidental.

Objetivos principais:

1. Explorar a estrutura política do Império Romano e identificar suas influências nas formações políticas modernas.

2. Analisar as contribuições culturais romanas e como elas moldaram a sociedade ocidental contemporânea.

3. Examinar o papel da economia romana e seu impacto no desenvolvimento econômico do mundo ocidental.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a influência romana no direito e na administração pública das sociedades atuais.
  2. Investigar as práticas sociais romanas e sua permanência nas tradições ocidentais.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para o tema da aula, estimulando a curiosidade e o interesse deles através de uma atividade prática e interativa. Ao buscar e compartilhar fatos interessantes, os alunos começarão a engajar-se com o conteúdo de forma dinâmica, preparando-os para as atividades práticas subsequentes e incentivando um debate inicial sobre o Império Romano.

Aquecendo

Introduza o tema da aula destacando a grandiosidade do Império Romano, apresentando-o como um dos maiores e mais influentes impérios da história. Explique brevemente como ele moldou a política, a cultura, a sociedade e a economia do mundo ocidental. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre o Império Romano. Incentive-os a compartilhar seus achados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a ascensão e queda do Império Romano?

2. Como o sistema de governo romano influenciou as democracias modernas?

3. Quais elementos culturais romanos ainda são visíveis na sociedade ocidental atual?

4. De que maneiras a economia romana se assemelha ou difere da economia moderna?

5. Quais práticas sociais romanas ainda podem ser observadas nas tradições contemporâneas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é promover um aprendizado ativo e engajador, utilizando tecnologias digitais para explorar o tema do Império Romano de forma criativa e interativa. As atividades foram desenhadas para contextualizar o conteúdo histórico com a realidade digital dos alunos, incentivando a colaboração, a pesquisa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Youtubers Romanos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o engajamento dos alunos, utilizando tecnologias modernas para explorar e explicar aspectos importantes do Império Romano.

- Descrição: Os alunos vão se organizar em grupos e criar um vídeo no formato de um vlogger moderno, mas com o objetivo de explicar algum aspecto do Império Romano, interpretando um cidadão romano de forma criativa. Eles devem usar seus celulares para gravar e editar os vídeos, e podem utilizar aplicativos como TikTok, Instagram ou CapCut para adicionar efeitos e música.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema específico do Império Romano (política, cultura, sociedade ou economia).

  • Os alunos devem realizar uma rápida pesquisa para coletar informações adicionais sobre o tema escolhido.

  • Utilize celulares para gravar o vídeo, interpretando um cidadão romano discutindo o tema escolhido.

  • Os vídeos devem ser editados com aplicativos como TikTok, Instagram ou CapCut, adicionando música e efeitos para torná-los mais atraentes.

  • Os alunos devem compartilhar os vídeos em uma plataforma de escolha (por exemplo, Google Drive, YouTube) para que todos possam assistir.

  • Finalize a atividade com uma apresentação dos vídeos criados e um breve debate sobre o aprendizado adquirido e os desafios encontrados na atividade.

Atividade 2 - Redes Sociais Romanas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aproximar a história romana dos alunos, utilizando a dinâmica de redes sociais para explorar as personalidades e interações sociais do período.

- Descrição: Os alunos irão criar perfis fictícios em uma rede social simulada, imaginando como seriam as interações entre diferentes figuras históricas do Império Romano. Eles podem usar aplicativos como Canva para criar postagens e stories, representando debates políticos, eventos culturais e interações sociais da época.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher figuras históricas romanas (imperadores, políticos, filósofos, etc.) para criar os perfis.

  • Os alunos devem pesquisar as biografias e contribuições dessas figuras para embasar suas postagens.

  • Utilize o aplicativo Canva para criar postagens e stories fictícios, refletindo as personalidades e interações dos personagens.

  • Simule uma rede social onde os alunos possam 'postar' e 'interagir' com os perfis criados por outros grupos, comentando e reagindo às publicações.

  • Conclua a atividade com uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as interações sociais romanas e as atuais, bem como o impacto dessas figuras históricas na sociedade.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro Digital no Império Romano ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a curiosidade e o trabalho em equipe dos alunos, utilizando uma caça ao tesouro digital para explorar e entender melhor o Império Romano.

- Descrição: Os alunos vão participar de uma caça ao tesouro digital, onde devem resolver enigmas e completar desafios relacionados ao Império Romano. Cada pista levará a um novo local ou personagem histórico, utilizando ferramentas como Google Earth, Google Forms e QR Codes.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Prepare uma série de enigmas e desafios que os alunos devem resolver para encontrar a próxima pista.

  • Utilize Google Earth para mostrar locais históricos romanos, onde cada pista levará a um novo destino.

  • Crie formulários no Google Forms onde os alunos devem inserir as respostas para obter as próximas pistas.

  • Espalhe QR Codes pela sala com links para recursos adicionais ou pistas extras.

  • Finalize a atividade com uma discussão sobre as descobertas feitas durante a caça ao tesouro e como as localidades e personagens romanos influenciaram o mundo ocidental.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos adquiridos, permitindo que os alunos reforcem o aprendizado ao ouvir perspectivas diferentes dos seus pares. O feedback 360° ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas, promovendo um ambiente de aprendizado mais integrativo e construtivo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem o que aprenderam durante as atividades e suas conclusões. Utilizando o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Pergunte como foi a experiência de utilizar tecnologias digitais para aprender sobre o Império Romano.
  2. Compartilhamento: Cada grupo deve apresentar brevemente o produto final da sua atividade (vídeo, perfis sociais ou caça ao tesouro).
  3. Reflexão: Incentive os alunos a falar sobre os desafios que enfrentaram e as descobertas mais surpreendentes que fizeram.
  4. Aplicabilidade: Discuta como o aprendizado sobre o Império Romano pode ser aplicado para entender melhor o mundo contemporâneo.

Reflexões

1. Como o uso de ferramentas digitais ajudou no entendimento dos principais aspectos do Império Romano? 2. Quais foram os momentos mais desafiadores durante as atividades e como vocês os superaram? 3. Que paralelos podem ser traçados entre a sociedade romana e a sociedade moderna em termos de estrutura política, economia e cultura?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros colegas de grupo. Instrua que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, enfocando três pontos principais:

  1. Pontos Fortes: O que o colega fez bem durante a atividade.
  2. Áreas de Melhoria: Sugestões de aspectos que podem ser aprimorados.
  3. Contribuições Específicas: Como o trabalho do colega contribuiu para o sucesso do grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, proporcionando um resumo envolvente e relevante dos principais pontos abordados na aula. Esse fechamento ajuda os alunos a relacionar o conteúdo histórico com o contexto moderno e compreender sua importância prática para o dia a dia.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que estamos assistindo a um trailer de um filme épico chamado 'Roma: A Origem do Ocidente'.

Política: Um sistema de governo com senadores debatendo leis (como nossos parlamentos modernos).

Cultura: Artistas pintando e esculpindo obras que até hoje são admiradas em nossos museus.

️ Sociedade: Cidadãos participando de festas, jogos e gladiadores (pense em um carnaval romano misturado com UFC).

Economia: Mercadores vendendo de tudo, desde especiarias exóticas a armaduras reluzentes (quase um mercado globalizado).

No Mundo

Conectando com o Mundo Atual: A aula mostrou que muitas instituições e práticas modernas têm raízes no Império Romano. As estruturas políticas, como o Senado, e práticas culturais, como o teatro e os esportes, ainda ecoam em nossa sociedade. Até a ideia de grandes redes comerciais e econômicas globais pode ser rastreada até a Roma Antiga.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender o legado romano nos auxilia a valorizar e aprimorar nossas instituições políticas, culturais e econômicas. Saber de onde vêm nossas práticas sociais e estruturas políticas pode nos ajudar a melhorar e adaptar essas questões para um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies