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Plano de aula de Colaboração no Google Docs

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Lara da Teachy


Informática

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Colaboração no Google Docs

Objetivos

  1. Entender o Google Docs e seus recursos (15-20 minutos): Inicialmente os alunos serão introduzidos ao Google Docs e suas funcionalidades. Eles irão aprender o que é o Google Docs, como navegar pela sua interface, criar um novo documento, salvar e exportar documentos em diferentes formatos.

  2. Compreensão das funcionalidades básicas de edição de texto (20-25 minutos): Em seguida, os alunos serão ensinados a dominar as funcionalidades básicas do Google Docs, como a formatação de texto, inserção de tabelas e imagens, criação de hiperlinks, entre outros.

  3. Acesso e compartilhamento de documentos (15-20 minutos): Este objetivo se concentra em ensinar aos alunos como compartilhar documentos com outros usuários, seja por meio de um link direto, e-mail ou por meio do Google Drive. Eles também aprenderão sobre as diferentes opções de permissão para o compartilhamento de documentos.

Objetivos secundários:

  1. Colaboração em tempo real (10-15 minutos): Os alunos aprenderão sobre a capacidade de várias pessoas trabalharem em um único documento simultaneamente, incluindo como ver quem está trabalhando no documento e onde estão fazendo alterações.

  2. Uso de comentários e sugestões (10-15 minutos): Os alunos aprenderão como usar a funcionalidade de comentários e sugestões para fornecer feedback construtivo aos colegas.

  3. Rastreamento e revisão de mudanças (5-10 minutos): Os alunos serão apresentados à funcionalidade de histórico de versões, que permite rastrear e revisar as mudanças feitas no documento.

  4. Integração com outras ferramentas do Google Workspace (5-10 minutos): Por fim, os alunos serão introduzidos a como o Google Docs pode ser integrado com outras ferramentas do Google Workspace para melhorar a colaboração e a produtividade.

Introdução (10-15 minutos)

Para começar a aula, o professor deve relembrar os alunos das lições aprendidas na aula anterior sobre "Introdução ao Google Docs". O professor pode fazer uma breve revisão das principais funcionalidades e utilidades do Google Docs, garantindo que todos os alunos possuam um entendimento básico do software.

Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema que ilustrem a necessidade e a utilidade da colaboração no Google Docs. Por exemplo, um grupo de estudantes precisa trabalhar juntos em um projeto, mas eles não conseguem se encontrar pessoalmente para discutir e escrever o relatório. Ou, uma equipe de trabalho precisa colaborar em um documento, mas querem evitar o incômodo de enviar várias versões do documento por e-mail.

Para contextualizar a importância do assunto, o professor pode citar exemplos reais de como o Google Docs é usado em vários setores, como educação, negócios e até mesmo para projetos pessoais. Isso ajudará a demonstrar aos alunos que o Google Docs não é apenas uma ferramenta de produtividade, mas também um facilitador de colaboração e comunicação.

Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Google Docs. Por exemplo, o fato de que o Google Docs permite que mais de 100 pessoas trabalhem em um único documento ao mesmo tempo. Ou, que, em 2012, um autor de Nova York usou o Google Docs para escrever um romance inteiro em tempo real, permitindo que qualquer pessoa observasse seu processo de escrita. Esses fatos interessantes devem ajudar a despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a aprender mais sobre a colaboração no Google Docs.

Desenvolvimento (60-70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores (5-10 minutos)

O professor deve começar fazendo uma revisão dos conhecimentos anteriores necessários para a aula. Isso inclui uma revisão de como acessar o Google Docs, criar um novo documento e a utilização dos recursos básicos de edição de texto.

Teoria (15-20 minutos)

Em seguida, o professor deve apresentar a teoria necessária para o entendimento da colaboração no Google Docs. O professor pode começar explicando o conceito de colaboração em tempo real e como isso é facilitado pelo Google Docs. O professor deve destacar as vantagens da colaboração em tempo real, como a capacidade de trabalhar juntos em um único documento, independentemente da localização geográfica dos colaboradores.

O professor deve então detalhar as funcionalidades de colaboração do Google Docs, como o compartilhamento de documentos, a edição simultânea, os comentários e sugestões e o rastreamento de mudanças. O professor deve demonstrar como cada uma dessas funcionalidades pode ser usada em um cenário real de colaboração.

Passo a Passo (20-25 minutos)

  1. Compartilhamento de Documentos: O professor deve mostrar aos alunos como compartilhar um documento no Google Docs, explicar as diferentes opções de permissão e como revogar o acesso a um documento.

  2. Edição Simultânea: O professor deve demonstrar como várias pessoas podem editar um documento simultaneamente. Isso pode ser feito organizando os alunos em grupos e atribuindo a eles um documento para trabalhar juntos.

  3. Comentários e Sugestões: O professor deve explicar como os alunos podem adicionar comentários a um documento e fazer sugestões de edição. O professor pode demonstrar isso adicionando comentários e sugestões a um documento compartilhado.

  4. Rastreamento de Mudanças: O professor deve explicar como usar a funcionalidade de histórico de versões para rastrear e revisar as mudanças feitas em um documento. O professor pode demonstrar isso fazendo várias alterações em um documento e, em seguida, revisando essas alterações através do histórico de versões.

Atividades Práticas (15-20 minutos)

  1. Atividade de Edição Simultânea: Organizar os alunos em grupos e fornecer a cada grupo um documento com um texto contendo várias erros de gramática e ortografia. Os alunos devem trabalhar juntos para corrigir os erros. Essa atividade ajudará os alunos a praticar a edição simultânea e a colaboração em tempo real.

  2. Atividade de Comentários e Sugestões: Fornecer a cada aluno um documento contendo um argumento curto sobre um determinado tópico. Os alunos devem adicionar comentários e sugestões ao argumento, fornecendo feedback construtivo.

Materiais Necessários

Para a realização desta aula, cada aluno precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet e uma conta no Google. Além disso, o professor precisará de um projetor ou tela grande para mostrar as demonstrações.

Retorno (10-15 minutos)

Para garantir que os conceitos e as habilidades ensinadas foram compreendidos e absorvidos pelos alunos, o professor deve propor um momento de retorno, onde será possível verificar o que foi aprendido com exercícios ou atividades em grupo.

Reflexão em Grupo (5-10 minutos)

Após as atividades práticas, o professor pode organizar uma sessão de reflexão em grupo. Os alunos podem discutir o que aprenderam, quais desafios enfrentaram durante as atividades e como superaram esses desafios. Esta é uma oportunidade para os alunos conectarem a teoria com a prática e entenderem a importância das funcionalidades de colaboração do Google Docs na resolução de problemas reais.

Resumo Individual (5 minutos)

O professor deve então pedir aos alunos para escreverem em um papel as respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Isso permitirá que o professor saiba quais conceitos foram bem compreendidos e quais precisam de reforço. Além disso, os alunos também terão a oportunidade de refletir individualmente sobre o que aprenderam.

Tarefa de Casa

Para consolidar ainda mais o aprendizado, o professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir tarefas como a criação e o compartilhamento de um documento, a adição de comentários e sugestões, a edição simultânea de um documento com um colega e o rastreamento de mudanças em um documento.

Os alunos também podem ser incentivados a explorar as possibilidades de integração do Google Docs com outras ferramentas do Google Workspace em suas tarefas. Isso permitirá que eles experimentem em primeira mão como o Google Docs pode melhorar a colaboração e a produtividade.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida das funcionalidades de colaboração do Google Docs e como elas podem ser aplicadas para facilitar o trabalho em equipe.

Conclusão (10-15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados no decorrer da sessão. É importante ressaltar os conceitos fundamentais sobre o Google Docs e suas funcionalidades, especialmente no que tange à colaboração em tempo real, compartilhamento de documentos, edição simultânea, uso de comentários e sugestões, rastreamento de mudanças e integração com outras ferramentas do Google Workspace.

A conexão entre teoria e prática deve ser reafirmada, lembrando aos alunos como as atividades práticas reforçaram os conceitos teóricos apresentados. O professor pode destacar como as situações de colaboração em tempo real, comentários e sugestões e rastreamento de mudanças foram aplicadas nas atividades realizadas.

Para os alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tópico, o professor pode sugerir materiais extras, tais como tutoriais online, guias detalhados sobre o Google Docs e vídeos explicativos. Além disso, o professor pode encorajar os alunos a explorar as diversas funcionalidades do Google Docs em suas atividades cotidianas, seja para fins acadêmicos, profissionais ou pessoais.

Por fim, é fundamental ressaltar a importância do Google Docs e suas funcionalidades de colaboração no mundo atual, que é cada vez mais digital e interconectado. A habilidade de trabalhar de forma colaborativa em documentos online não apenas facilita a comunicação e o trabalho em equipe, mas também aumenta a produtividade e a eficiência. Destacar esses pontos irá solidificar a relevância do assunto apresentado e motivará os alunos a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.


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