🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Tabelas e Gráficos no Word

Informática

Original Teachy

Tabelas e Gráficos no Word

Objetivos

(5 - 10 minutos)

  1. Entender o Propósito e a Importância de Tabelas e Gráficos em Documentos Word: Os alunos deverão compreender a funcionalidade e a necessidade de tabelas e gráficos para apresentar dados de uma maneira organizada e visualmente apelativa.

  2. Conhecer as Habilidades Necessárias para o Uso de Tabelas e Gráficos no Word: Os estudantes devem identificar as várias habilidades necessárias para criar, formatar, manipular e analisar tabelas e gráficos no Word.

  3. Aplicar as Habilidades Aprendidas em Situações Práticas: Os alunos devem ser capazes de aplicar as habilidades aprendidas para criar, editar e analisar tabelas e gráficos em documentos do Word de forma eficaz e eficiente.

Objetivos Secundários:

  • Promover a Interação e o Trabalho em Equipe: Através de atividades práticas de criação e edição de tabelas e gráficos em grupo, os alunos aprenderão a colaborar e a comunicar eficazmente.

  • Desenvolver o Pensamento Crítico e Analítico: Ao aprenderem a analisar e interpretar gráficos, os alunos aprimorarão suas habilidades de pensamento crítico e analítico.

  • Incentivar a Autonomia: Através da prática contínua, os alunos serão incentivados a explorar e experimentar por conta própria, o que ajudará a desenvolver sua confiança e independência no uso do Word.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior: O professor começará a aula revisando o conteúdo da aula anterior sobre "Formatação de Texto no Word". Esta etapa é crucial para que os alunos possam entender a importância dos elementos visuais, como tabelas e gráficos, em um documento bem formatado.

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor apresentará duas situações que requerem a apresentação de informações de maneira clara e concisa. Por exemplo, um relatório de vendas que precisa mostrar o desempenho de diferentes produtos ao longo do tempo ou um estudo de pesquisa que precisa apresentar dados estatísticos complexos de maneira compreensível.

  3. Aplicações Reais: O professor irá contextualizar a importância de saber usar tabelas e gráficos no Word, destacando como essas habilidades são valorizadas em várias profissões. De cientistas a gerentes de negócios, muitos profissionais dependem dessas habilidades para apresentar seus dados e informações de forma eficaz.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar seu interesse pelo tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas. Por exemplo, ele pode falar sobre como a visualização de dados tem desempenhado um papel crucial na tomada de decisões de empresas de alto nível ou como gráficos mal feitos podem levar a interpretações errôneas e decisões ruins. Outra abordagem poderia ser mostrar exemplos de gráficos visualmente atraentes e como eles tornaram as informações mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral.

Desenvolvimento

(50 - 60 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos Básicos do Word: O professor deve começar a aula revisando os conceitos básicos do Word, como a interface do programa e a formatação básica de texto. (5 - 10 minutos)

  2. Teoria - Tabelas: Em seguida, o professor deve introduzir a teoria por trás das tabelas, explicando o que são, por que são úteis, como são estruturadas (linhas, colunas, células) e como criar uma tabela no Word. O professor pode demonstrar a criação de uma tabela simples, preenchendo-a com alguns dados fictícios. (10 - 15 minutos)

  3. Prática - Tabelas: Depois da teoria, os alunos devem ter a oportunidade de praticar a criação de tabelas. O professor pode fornecer um conjunto de dados (como números de vendas de produtos) e pedir aos alunos para criar uma tabela que represente esses dados. Durante esta atividade, o professor deve circular pela sala para oferecer ajuda e verificar o progresso dos alunos. (10 - 15 minutos)

  4. Teoria - Gráficos: Em seguida, o professor deve introduzir a teoria por trás dos gráficos, explicando o que são, por que são úteis, os diferentes tipos de gráficos (gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de pizza, etc.) e como criar um gráfico no Word. O professor pode demonstrar a criação de um gráfico a partir dos dados da tabela criada anteriormente. (10 - 15 minutos)

  5. Prática - Gráficos: Após a teoria, os alunos devem ter a oportunidade de praticar a criação de gráficos. O professor pode pedir aos alunos para criar um gráfico que represente os dados da tabela que eles criaram anteriormente. Novamente, durante esta atividade, o professor deve circular pela sala para oferecer ajuda e verificar o progresso dos alunos. (10 - 15 minutos)

Materiais Necessários:

  • Computadores com o Microsoft Word instalado.
  • Conjunto de dados para a atividade prática. Pode ser uma tabela com números de vendas de produtos, dados de pesquisa, estatísticas esportivas, etc.
  • Projetor para demonstrar a criação de tabelas e gráficos.
  • Folhas de exercícios com instruções passo a passo para a criação de tabelas e gráficos, para que os alunos possam se referir durante a prática.

Retorno

(15 - 20 minutos)

  1. Revisão da Prática: Após a conclusão das atividades práticas, os alunos serão incentivados a compartilhar suas tabelas e gráficos com a turma. Eles deverão explicar como criaram a tabela ou gráfico, discutir quaisquer desafios que enfrentaram e como os superaram. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e também proporcionará ao professor a oportunidade de esclarecer quaisquer mal-entendidos ou responder a quaisquer perguntas. (5 - 10 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: O professor revisará os principais conceitos teóricos abordados na aula, destacando como eles se aplicam às atividades práticas que os alunos realizaram. Isso ajudará os alunos a consolidar seu entendimento e a ver a conexão entre a teoria e a prática. (5 - 10 minutos)

  3. Reflexão Individual: Em seguida, os alunos receberão um minuto para escrever em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Esta atividade incentivará os alunos a refletir sobre o que aprenderam e a identificar quaisquer áreas em que possam precisar de mais esclarecimentos. (5 minutos)

  4. Tarefa de Casa: Finalmente, o professor fornecerá uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado na aula para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios servirão para reforçar o aprendizado dos alunos e prepará-los para a próxima aula. O professor deve garantir que os exercícios sejam desafiadores, mas também adequados ao nível de habilidade dos alunos. O professor deve estar disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre a tarefa de casa no início da próxima aula. (5 minutos)

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo: O professor irá recapitular os principais pontos abordados durante a aula, relembrando os alunos sobre a importância das tabelas e gráficos na apresentação de informações de maneira clara e concisa. Será destacado também o processo de criação, formatação e manipulação de tabelas e gráficos no Word, bem como a importância da análise e interpretação desses elementos gráficos. (5 - 7 minutos)

  2. Conexão da Teoria e Prática: O professor irá reforçar como a teoria apresentada foi aplicada na prática durante as atividades. Será evidenciado como o conhecimento teórico ajuda a entender e a realizar as tarefas práticas com maior eficácia e precisão. (2 - 3 minutos)

  3. Materiais Complementares: O professor irá sugerir materiais de aprendizado adicionais, como vídeos tutoriais, sites e livros que podem ajudar os alunos a aprofundar seu conhecimento sobre o uso de tabelas e gráficos no Word. Também poderão ser sugeridos exercícios práticos extras para os alunos praticarem em casa. (2 - 3 minutos)

  4. Relevância do Conteúdo: Por fim, o professor irá reiterar a relevância das habilidades aprendidas na aula, destacando como a habilidade de criar e interpretar tabelas e gráficos pode ser útil em diversas situações, tanto na escola quanto na vida profissional. Será ressaltado que essas habilidades são valorizadas em muitos campos profissionais, e que a prática contínua irá permitir aos alunos se comunicarem de maneira mais eficaz e visualmente atraente. (2 - 3 minutos)

A intenção desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos pontos principais da aula e saibam onde buscar mais informações se desejarem aprofundar seus conhecimentos. Além disso, ao contextualizar a importância das habilidades aprendidas, os alunos são incentivados a ver a relevância do que estão aprendendo, o que pode aumentar sua motivação para continuar aprendendo e melhorando.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies