Entrar

Plano de aula de Numerais

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Numerais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Numerais

Palavras Chavenumerais em inglês, números cardinais, números ordinais, números multiplicativos, conversão de números, atividades práticas, sala de aula invertida, trabalho em equipe, comunicação eficaz, contextos reais e simulados, aplicação do conhecimento, engajamento dos alunos
Materiais Necessáriosconjunto de códigos numéricos em inglês, cartazes ou quadros brancos, cartolinas grandes, projetor e telão, quadros e marcadores, itens para organização de auditório (cadeiras, palco)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de realizar ao final da aula. Definir objetivos específicos ajuda a orientar tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto as atividades planejadas para a aula, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com metas educacionais claras e mensuráveis.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e utilizar numerais em inglês, distinguindo entre cardinais, ordinais e multiplicativos.

2. Habilitar os alunos a converter números ordinais em números cardinais para diversas aplicações práticas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades práticas para solidificar o aprendizado teórico.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente e para aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos e realistas. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar criticamente sobre a aplicação dos numerais em situações do mundo real, preparando-os para atividades mais complexas durante a aula. A contextualização ajuda a perceber a relevância do tema no dia a dia e em contextos globais, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando um torneio de xadrez em uma escola internacional e precisa afixar um cartaz com o horário das partidas. Como seria a escrita dos horários em inglês, considerando os números ordinais para indicar os diferentes rounds?

2. Pense que você está visitando um museu no exterior e precisa descrever a sala onde está a segunda pintura mais antiga da coleção. Como você expressaria 'segunda' em inglês, considerando que é um número ordinal?

Contextualização

A compreensão e uso adequado de numerais em inglês são essenciais em situações cotidianas e acadêmicas. Desde a organização de eventos internacionais até a descrição de posições em competições esportivas ou culturais, os numerais desempenham um papel crucial na comunicação clara e eficaz. Além disso, curiosidades como o uso de números romanos em relógios e prêmios de eventos prestigiosos adicionam uma camada de interesse cultural à aprendizagem deste tópico.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade colocar os alunos em situações práticas e lúdicas que exijam a aplicação do conhecimento prévio sobre numerais em inglês. Através de atividades em grupo, os alunos podem explorar e solidificar seu entendimento sobre números cardinais, ordinais e multiplicativos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação. Essas atividades também visam aumentar o engajamento dos alunos através de contextos divertidos e relevantes, garantindo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Matemática Internacional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a conversão de números ordinais em cardinais em um contexto lúdico e colaborativo, reforçando o aprendizado prévio e promovendo o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de agentes secretos em uma missão internacional que envolve decifrar códigos para impedir um ataque cibernético. Os códigos são compostos por números escritos em inglês, e para decifrá-los, os alunos precisarão converter números ordinais em cardinais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de códigos numéricos escritos em inglês, que incluem números ordinais.

  • Os grupos devem usar o conhecimento prévio sobre numerais para converter os números ordinais em cardinais e decifrar os códigos.

  • Cada código decifrado revelará uma parte da mensagem secreta que ajuda a impedir o ataque.

  • O primeiro grupo a decifrar todos os códigos e completar a mensagem será o vencedor.

Atividade 2 - Olimpíadas de Numerais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e solidificar o conhecimento sobre numerais em inglês, estimulando o raciocínio rápido e a cooperação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição estilo 'quiz show' onde terão que responder a perguntas que envolvem o uso correto de numerais em inglês, incluindo cardinais, ordinais e multiplicativos. O cenário é uma grande olimpíada cultural, onde o conhecimento de inglês é essencial para interação com atletas de diferentes países.

- Instruções:

  • Organize a sala em forma de auditório, com os grupos de alunos sentados em fileiras.

  • Projete perguntas no telão relacionadas aos diferentes tipos de numerais em inglês.

  • Cada grupo deve discutir a resposta e escrevê-la em um quadro branco.

  • Após um tempo determinado, cada grupo apresenta sua resposta.

  • Pontos são atribuídos por respostas corretas e o grupo com mais pontos no final é o vencedor.

Atividade 3 - Construindo um Calendário Mundial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre numerais em inglês de forma prática e cultural, promovendo a conscientização sobre a diversidade de datas e eventos ao redor do mundo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de criar um calendário mundial, incluindo datas importantes de diferentes países e culturas. Eles utilizarão seus conhecimentos sobre numerais em inglês para escrever as datas de maneira correta, incluindo números ordinais em eventos como feriados e festivais.

- Instruções:

  • Distribua a cada grupo um conjunto de datas e eventos importantes de diferentes países.

  • Os grupos devem usar cartolinas grandes para criar o layout de um calendário, escrevendo as datas em inglês.

  • Cada data deve ser escrita corretamente, incluindo o uso apropriado de números ordinais.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu calendário, explicando a importância dos eventos e as curiosidades sobre o uso dos numerais.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e compartilhem suas experiências e conhecimentos. Esta discussão ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos verbalizem o que entenderam e ouçam as perspectivas de seus colegas, o que pode enriquecer seu entendimento e aplicação dos conceitos de numerais em inglês. Além disso, essa etapa promove habilidades de comunicação e argumentação entre os alunos, essenciais para o uso efetivo da língua inglesa.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, reúna todos os alunos em um círculo e comece com uma breve introdução sobre a importância da aplicação dos numerais em inglês no cotidiano e em contextos internacionais. Em seguida, peça a cada grupo que compartilhe suas experiências durante as atividades, destacando quais desafios encontraram e como os superaram. Encoraje os alunos a discutir as estratégias que utilizaram para converter números ordinais em cardinais e como isso pode ser aplicado em situações reais de comunicação em inglês.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao converter números ordinais em cardinais durante as atividades, e como vocês os superaram?

2. Como a habilidade de converter números ordinais em cardinais pode ser útil em situações práticas de comunicação em inglês?

3. Houve alguma situação durante as atividades onde a compreensão dos numerais em inglês mudou a dinâmica ou resolução do problema?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, ajudando os alunos a conectarem os conceitos teóricos com as aplicações práticas vivenciadas durante as atividades. Além disso, esta seção reforça a importância do estudo dos numerais em inglês, mostrando sua relevância no dia a dia e em contextos internacionais. Ao enfatizar a relevância e a aplicabilidade do conteúdo, a Conclusão motiva os alunos a continuarem a explorar e aprimorar suas habilidades numéricas em inglês.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, enfatizando a diferença entre números ordinais, cardinais e multiplicativos em inglês. Deve-se recapitular como os alunos aplicaram esses conhecimentos em atividades práticas, como a decifração de códigos e a criação de calendários internacionais, reforçando a importância de cada tipo de numeral em contextos específicos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, destacando as atividades lúdicas e situacionais que simularam o uso de numerais em contextos reais e simulados, como torneios internacionais e olimpíadas culturais. Destaque também como a conversão de números ordinais em cardinais é uma habilidade fundamental para a comunicação eficaz em inglês.

Fechamento

Por fim, ressalte a relevância do estudo dos numerais em inglês no dia a dia dos alunos, enfatizando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas e profissionais, especialmente em um mundo globalizado onde o inglês é amplamente utilizado como língua franca. Encoraje os alunos a continuarem praticando e explorando o uso dos numerais em diferentes contextos para solidificar o aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies