Entrar

Plano de aula de Plural

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Plural

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do conceito de plural em inglês: O professor deve garantir que os alunos entendam a definição do plural em inglês e como ele difere do português. Isso inclui a Introdução do conceito de substantivos irregulares e a regra de formação do plural para substantivos regulares.

  2. Identificação de substantivos no singular e plural: Os alunos devem ser capazes de identificar se um substantivo está no singular ou no plural. Isso envolve a habilidade de reconhecer a formação do plural em substantivos regulares e a memorização de substantivos irregulares.

  3. Prática de formação do plural em inglês: Os alunos devem praticar a formação do plural em inglês, aplicando as regras aprendidas em exercícios. Isso inclui a escrita e a pronúncia correta do plural.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da habilidade de escuta: Enquanto o professor explica o conceito de plural em inglês, os alunos devem desenvolver a habilidade de escuta, prestando atenção aos detalhes e exemplos fornecidos.

  • Estímulo ao pensamento crítico: Durante a prática da formação do plural, os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre as regras e aplicá-las corretamente.

  • Melhoria da pronúncia: Através da prática da formação do plural, os alunos devem melhorar a pronúncia de palavras no plural em inglês. Isso ajuda a desenvolver a fluência na língua.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre as regras básicas da língua inglesa, como a diferença entre substantivos e verbos, e a importância do estudo sistemático para a aprendizagem eficaz. Além disso, é importante revisar o conteúdo sobre singular e plural na língua portuguesa, para que os alunos possam comparar com o que será apresentado em inglês.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que ilustrem a importância do plural em inglês. Primeiro, pode sugerir uma conversa entre dois personagens, um falante de inglês e outro de português, que estão tentando se comunicar. A dificuldade em entender o plural em cada língua pode ser um ponto de humor na situação. Em seguida, o professor pode apresentar uma notícia ou um texto em inglês e perguntar aos alunos como eles identificariam os substantivos no plural e o que isso significa para a compreensão do texto.

  3. Contextualização: Para demonstrar a importância do plural em inglês, o professor pode citar exemplos de situações reais, como a leitura de um livro em inglês, a compreensão de um filme ou série em inglês, ou mesmo a comunicação com pessoas que falam inglês. A falta de compreensão do plural pode dificultar a leitura, a compreensão oral e a comunicação eficaz.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre o plural em inglês. Por exemplo, a diferença entre a formação do plural em inglês e português, com a Introdução de substantivos irregulares que não seguem as regras gerais. Outra curiosidade pode ser a existência de palavras que são iguais no singular e plural em inglês. O professor também pode mencionar que a correta formação do plural é um aspecto importante para a fluência na língua e que muitos erros de gramática em inglês são relacionados ao uso incorreto do plural.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 15 minutos):

    • Regras de formação do plural em inglês: O professor deve começar explicando que a maioria dos substantivos em inglês formam o plural acrescentando "s" ao final da palavra, por exemplo, "car" (carro) se torna "cars" (carros). No entanto, o professor deve ressaltar que há algumas exceções a esta regra. Substantivos que terminam em "s", "x", "z", "ch" ou "sh" formam o plural acrescentando "es" ao final, por exemplo, "bus" (ônibus) se torna "buses" (ônibus). Substantivos que terminam em "y" precedido de uma consoante formam o plural trocando o "y" por "ies", por exemplo, "baby" (bebê) se torna "babies" (bebês). Substantivos que terminam em "y" precedido de uma vogal formam o plural acrescentando "s", por exemplo, "day" (dia) se torna "days" (dias). Além disso, o professor deve explicar que há também substantivos irregulares que não seguem nenhuma regra específica e que precisam ser memorizados, por exemplo, "man" (homem) se torna "men" (homens).

    • Identificação de substantivos no singular e plural: O professor deve explicar que, em inglês, é fácil identificar se um substantivo está no singular ou no plural, pois a maioria dos substantivos no plural tem a forma diferente do singular. No entanto, o professor deve ressaltar que existem algumas palavras que são iguais no singular e plural, por exemplo, "sheep" (ovelha) e "fish" (peixe).

    • Pronúncia do plural em inglês: O professor deve explicar que a pronúncia do plural em inglês depende do som final da palavra no singular. Se o som final for um som de vogal ou uma consoante fraca, o plural será pronunciado com um som de "z", por exemplo, "cat" (gato) se torna "cats" (gatos) e "bus" (ônibus) se torna "buses" (ônibus). Se o som final for um som de consoante, o plural será pronunciado com um som de "s", por exemplo, "dog" (cachorro) se torna "dogs" (cachorros). Se o som final for um som de "s", "x", "z", "ch" ou "sh", o plural será pronunciado com um som de "iz", por exemplo, "box" (caixa) se torna "boxes" (caixas).

  2. Atividades Práticas (10 - 15 minutos):

    • Jogo de memória do plural: O professor pode preparar um jogo de memória com cartões de substantivos em inglês, metade no singular e metade no plural. Os alunos devem jogar em pares, virando dois cartões por vez. Se os substantivos formarem um par no singular e no plural, os alunos ganham o par e têm que dizer a palavra no singular e no plural em voz alta. Se os substantivos não formarem um par no singular e no plural, os alunos devem virar os cartões de volta e tentar novamente na próxima jogada. O jogo ajuda a reforçar a formação do plural e a pronúncia correta.

    • Atividade de escrita e pronúncia do plural: O professor pode apresentar aos alunos uma lista de substantivos em inglês no singular. Os alunos devem escrever o plural de cada substantivo e pronunciá-lo em voz alta. O professor deve circular pela sala, corrigindo a escrita e a pronúncia dos alunos. Esta atividade ajuda os alunos a praticar a formação do plural e a melhoria da pronúncia.

    • Atividade de identificação de substantivos no plural em um texto: O professor pode apresentar aos alunos um texto em inglês e pedir que eles identifiquem os substantivos no plural. Os alunos devem sublinhar os substantivos no plural e escrever o singular ao lado. O professor deve circular pela sala, verificando as respostas dos alunos e esclarecendo dúvidas. Esta atividade ajuda os alunos a aplicar o que aprenderam em um contexto real e a melhorar a habilidade de leitura.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada par ou grupo deve compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades práticas.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicar o raciocínio por trás de suas respostas e a compartilhar quaisquer dificuldades que possam ter encontrado.
    • Esta discussão não só permite que os alunos aprendam uns com os outros, mas também dá ao professor a oportunidade de corrigir quaisquer equívocos e reforçar os conceitos chave da aula.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como a formação do plural em inglês é diferente do português e como os substantivos irregulares são uma exceção a essa regra.
    • Além disso, o professor deve reforçar a importância de identificar se um substantivo está no singular ou no plural e como isso pode afetar a compreensão de um texto em inglês.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • Para facilitar a reflexão, o professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ser incentivados a anotar suas respostas, o que pode ser útil para revisar o material posteriormente.
  4. Feedback (1 - 2 minutos):

    • Finalmente, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula.
    • Isso pode incluir perguntas como: "Qual foi o aspecto mais útil da aula?" e "O que poderia ser melhorado na próxima vez?".
    • O feedback dos alunos é uma ferramenta valiosa para o professor ajustar e melhorar suas aulas no futuro.

Este Retorno é uma parte crucial do processo de aprendizagem, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, reflitam sobre o seu próprio processo de aprendizagem e forneçam feedback para o professor. Além disso, ajuda a garantir que os Objetivos da aula foram alcançados e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de reforço ou revisão em aulas futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos da aula. Isso inclui a regra geral de formação do plural em inglês, as exceções a essa regra, a identificação de substantivos no singular e plural, a pronúncia do plural em inglês e a importância de entender e aplicar corretamente o plural para a comunicação eficaz em inglês.
    • O professor pode relembrar os alunos sobre as atividades práticas realizadas, destacando os principais aprendizados e reforçando a aplicação dos conceitos teóricos na prática.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve enfatizar como a teoria apresentada na aula foi aplicada nas atividades práticas.
    • Além disso, o professor deve reforçar as aplicações práticas do plural em inglês, como a melhoria da leitura, compreensão oral, escrita e comunicação em inglês.
    • O professor pode também mencionar exemplos de situações reais em que a correta formação do plural em inglês é essencial, como a leitura de livros, a compreensão de filmes e séries, e a comunicação com falantes nativos de inglês.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o plural em inglês.
    • Isso pode incluir livros de gramática, sites de aprendizado de idiomas, vídeos educativos, exercícios online e aplicativos de aprendizado de idiomas.
    • O professor pode também recomendar que os alunos pratiquem o plural em inglês em seu dia a dia, observando e identificando substantivos no plural em textos, filmes, músicas e conversas em inglês.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do plural em inglês para a vida cotidiana dos alunos.
    • O professor pode reforçar que a correta formação do plural é essencial para a fluência na língua e para a comunicação eficaz em inglês.
    • Além disso, o professor pode lembrar que a habilidade de identificar e aplicar corretamente o plural em inglês é uma competência importante para os exames de proficiência em inglês, para a leitura de textos acadêmicos e para a comunicação em contextos profissionais onde o inglês é a língua de trabalho.

A Conclusão da aula é um momento crucial para consolidar o aprendizado, fazer conexões entre a teoria e a prática, e destacar a relevância e a aplicação do tópico da aula. Além disso, fornece aos alunos recursos adicionais para aprofundar seu conhecimento e habilidades no tópico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies