Entrar

Plano de aula de Plural

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Plural

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Conceito de Plural em Inglês: Os alunos devem ser capazes de entender o que é o plural na língua inglesa, suas regras básicas e suas principais diferenças em relação ao português. Isso inclui a compreensão de que, ao contrário do português, nem todos os substantivos em inglês recebem o sufixo "-s" para formar o plural.

  2. Reconhecimento de Substantivos Irregulares no Plural: Os alunos precisam aprender a identificar e aplicar corretamente as regras de formação do plural de substantivos irregulares em inglês. Isso implica em entender que alguns substantivos mudam sua forma completamente (como "man" para "men"), enquanto outros permanecem inalterados (como "sheep").

  3. Aplicação do Plural em Contextos Práticos: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de plural em situações reais, tanto na escrita quanto na fala. Isso pode incluir a redação de frases e pequenos textos usando substantivos no plural, bem como a capacidade de identificar o uso correto do plural em textos lidos.

Objetivos Secundários

  • Desenvolvimento de Habilidades de Pesquisa e Autoaprendizado: O modelo de Aula Invertida exige que os alunos sejam proativos em seu próprio aprendizado, buscando informações e recursos além da sala de aula. Isso pode incluir a pesquisa sobre o assunto antes da aula, a revisão de materiais pós-aula e a participação ativa em discussões e atividades.

  • Melhoria da Compreensão e Expressão Oral: Ao trabalhar com o plural em inglês, os alunos também terão a oportunidade de praticar a fala, melhorando sua pronúncia, entonação e fluência. Isso será reforçado através de atividades de conversação em grupo e apresentações individuais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos que os alunos já aprenderam e que são fundamentais para a compreensão do tópico atual. Isso pode incluir a revisão de substantivos, pronomes e verbos em inglês, além da formação do plural regular em inglês. O professor pode fazer isso através de um rápido questionário, jogos de palavras ou simplesmente pedindo aos alunos que compartilhem o que lembram.

  2. Situações-Problema: O professor pode então apresentar duas situações que envolvam o uso do plural em inglês. Por exemplo, ele pode mostrar duas frases, uma em português e outra em inglês, e pedir aos alunos que identifiquem as diferenças no uso do plural. Outra ideia seria mostrar uma imagem de um grupo de objetos e pedir aos alunos que descrevam a imagem em inglês, incluindo o uso correto do plural.

  3. Contextualização do Assunto: O professor pode explicar a importância do plural na comunicação em inglês, destacando que o uso correto do plural pode fazer a diferença na compreensão de uma frase ou texto. Ele pode também mencionar que o uso incorreto do plural pode afetar a fluência e a confiança ao falar inglês. Para ilustrar isso, o professor pode compartilhar anedotas de situações reais em que o uso incorreto do plural levou a mal-entendidos.

  4. Introdução do Tópico: O professor deve então introduzir o tópico do plural em inglês, explicando que, ao contrário do português, nem todos os substantivos em inglês recebem o sufixo "-s" para formar o plural. Ele pode dar alguns exemplos de substantivos irregulares em plural, como "man" (homem) - "men" (homens) e "child" (criança) - "children" (crianças). O professor pode também mencionar que existem algumas palavras em inglês que são incontáveis e, portanto, não têm plural, como "water" (água) e "advice" (conselho).

  5. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o plural em inglês. Por exemplo, ele pode mencionar que a palavra "sheep" (ovelha) é a mesma no singular e no plural, ou que a palavra "ox" (boi) tem a mesma forma no plural ("oxen"), mas com a pronúncia alterada. Outra curiosidade pode ser que alguns substantivos em inglês têm a mesma forma no singular e no plural, como "deer" (veado) e "fish" (peixe).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Jogo de Plural Irregular (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um contendo um substantivo singular em inglês. No verso de cada cartão, estará escrito o plural irregular correspondente. O objetivo do jogo é que os alunos, em cada grupo, combinem corretamente os substantivos singulares com seus plurais irregulares. O grupo que combinar corretamente a maioria dos cartões no tempo estipulado será o vencedor.

    • Passo a Passo:
      1. O professor divide a classe em grupos e distribui os conjuntos de cartões.
      2. Os alunos, em cada grupo, revezam-se para pegar um cartão do monte e tentar combinar o substantivo singular com seu plural irregular.
      3. Se o grupo combinar corretamente, eles mantêm o cartão. Se não, o cartão é devolvido ao monte.
      4. A atividade continua até que todos os cartões tenham sido combinados ou o tempo tenha acabado.
      5. O grupo com a maioria dos cartões corretamente combinados é o vencedor.
  2. Atividade 2 - Criação de Histórias (10 - 12 minutos): Continuando com a dinâmica de grupos, o professor propõe que os alunos criem pequenas histórias em inglês, utilizando substantivos no plural. Cada grupo deve criar uma história de pelo menos 5 frases, incluindo o uso correto de plurais irregulares. O professor deve fornecer um modelo de história para ajudar os alunos a começar. O objetivo é que os alunos pratiquem a aplicação do plural em um contexto lúdico e significativo.

    • Passo a Passo:
      1. O professor explica a atividade e distribui uma folha de papel para cada grupo.
      2. O professor fornece um modelo de história para ajudar os alunos a entender o que é esperado.
      3. Os alunos, em cada grupo, começam a pensar em sua própria história, fazendo anotações na folha de papel.
      4. Depois de alguns minutos, os alunos começam a escrever suas histórias, garantindo que estão usando plurais irregulares corretamente.
      5. Quando terminarem, os grupos leem suas histórias em voz alta para a classe.
  3. Atividade 3 - Debate de Curiosidades (5 - 7 minutos): Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe um debate sobre as curiosidades compartilhadas na Introdução da aula. Cada grupo deve escolher uma curiosidade e discutir sobre ela, fazendo conexões com o que aprenderam sobre o plural em inglês. O objetivo é que os alunos aprofundem sua compreensão do tópico e pratiquem suas habilidades de expressão oral.

    • Passo a Passo:
      1. O professor explica a atividade e pede aos grupos que escolham uma curiosidade.
      2. Os alunos, em cada grupo, discutem a curiosidade, fazendo anotações se necessário.
      3. Depois de alguns minutos, cada grupo compartilha suas conclusões com a classe, em um debate moderado pelo professor.
      4. O professor encerra a atividade ressaltando a importância do plural em inglês e incentivando os alunos a continuarem praticando em casa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos para uma breve discussão em grupo. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para compartilhar suas conclusões e soluções encontradas durante as atividades. Durante essa discussão, o professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que as principais ideias e dificuldades sejam destacadas.

    • Passo a Passo:
      1. O professor reúne todos os alunos e pede a cada grupo que compartilhe suas conclusões e soluções.
      2. O professor faz perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas e para incentivar os alunos a refletir sobre o que aprenderam.
      3. O professor destaca as principais ideias e dificuldades que surgiram durante a discussão.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então conectar as atividades realizadas com a teoria apresentada na Introdução da aula. Isso pode ser feito através da revisão dos principais pontos discutidos durante as atividades e da explicação de como esses pontos se relacionam com a teoria. O professor deve também responder a quaisquer perguntas que ainda possam existir sobre o tópico.

    • Passo a Passo:
      1. O professor revisa os principais pontos discutidos durante as atividades.
      2. O professor explica como esses pontos se relacionam com a teoria apresentada.
      3. O professor responde a quaisquer perguntas que ainda possam existir sobre o tópico.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?

    • Passo a Passo:
      1. O professor pede aos alunos que reflitam por um minuto sobre as perguntas.
      2. O professor então pede a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe, garantindo que haja uma variedade de respostas.
      3. O professor encerra a aula reforçando a importância do plural em inglês e incentivando os alunos a continuarem praticando em casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve revisar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de plural em inglês, a diferença entre plurais regulares e irregulares, e a existência de substantivos incontáveis. Ele pode fazer isso através de um rápido questionário, onde pede aos alunos para explicarem os conceitos em suas próprias palavras. O professor deve corrigir quaisquer mal-entendidos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Passo a Passo:
      1. O professor revisa os principais pontos da aula, reforçando os conceitos de plural em inglês, plurais regulares e irregulares, e substantivos incontáveis.
      2. O professor faz um rápido questionário para verificar a compreensão dos alunos.
      3. O professor esclarece quaisquer dúvidas remanescentes.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria do plural em inglês com a prática, através das atividades realizadas. Ele também deve destacar como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado em situações reais, tanto na escrita quanto na fala. Para isso, o professor pode dar exemplos de situações cotidianas onde o uso correto do plural em inglês é importante, como em um e-mail, em um texto, ou em uma conversa.

    • Passo a Passo:
      1. O professor explica como a aula conectou a teoria do plural em inglês com a prática, através das atividades realizadas.
      2. O professor destaca como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado em situações reais.
      3. O professor dá exemplos de situações cotidianas onde o uso correto do plural em inglês é importante.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o plural em inglês. Isso pode incluir sites confiáveis de aprendizado de inglês, como o British Council e o Cambridge English, que geralmente têm seções dedicadas a regras gramaticais. O professor também pode sugerir a leitura de livros, revistas ou artigos em inglês, onde os alunos podem observar o uso do plural em contexto. Além disso, o professor pode encorajar os alunos a praticar o plural em inglês em suas atividades diárias, como ao assistir a filmes ou séries em inglês, ou ao escutar músicas em inglês.

    • Passo a Passo:
      1. O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o plural em inglês.
      2. O professor explica como os alunos podem praticar o plural em inglês em suas atividades diárias.
  4. Relevância do Tópico (1 minuto): Finalmente, o professor deve ressaltar a importância do plural em inglês para a comunicação efetiva na língua. Ele deve reforçar que o uso correto do plural não apenas melhora a compreensão de um texto ou conversa, mas também contribui para a fluência e confiança ao falar inglês. O professor pode também mencionar que o domínio do plural em inglês é uma habilidade valorizada em muitos contextos, como no mundo dos negócios, na pesquisa acadêmica e até mesmo em viagens internacionais.

    • Passo a Passo:
      1. O professor ressalta a importância do plural em inglês para a comunicação efetiva na língua.
      2. O professor menciona que o domínio do plural em inglês é uma habilidade valorizada em muitos contextos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies