Entrar

Plano de aula de Vocabulário: False Friends

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Vocabulário: False Friends

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de "False Friends" (Falsos Cognatos) e a importância deles no estudo da língua inglesa.
  2. Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar palavras que são semelhantes em inglês e português, mas têm significados diferentes.
  3. Praticar a utilização correta de palavras que podem ser confundidas, aprimorando, assim, a habilidade de comunicação em inglês.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a pesquisa e a autodidaxia através de atividades práticas e interativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, promovendo a troca de ideias e a discussão em grupo.
  • Reforçar a importância do estudo contínuo e do uso de diferentes recursos de aprendizagem, como dicionários bilíngues, para o aprimoramento do vocabulário.

O professor deve introduzir esses Objetivos no início da aula, explicando a importância de cada um deles para o aprendizado do tópico. Além disso, é fundamental que o professor deixe claro que o ambiente da aula é propício para a prática e o erro, encorajando os alunos a participarem ativamente das atividades propostas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores (3 minutos): O professor deve começar a aula com uma breve revisão de conceitos gramaticais e vocabulário que são relevantes para o tópico da aula. Esta revisão pode incluir a diferença entre palavras homófonas e homógrafas, bem como exemplos de falsos cognatos que já foram abordados em aulas anteriores. O objetivo desta revisão é preparar os alunos para o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações-Problema (4 minutos): A seguir, o professor deve propor duas situações-problema que ilustrem a importância e as dificuldades de lidar com os False Friends. Por exemplo:

    • "Imagine que você está em uma entrevista de emprego e precisa falar sobre suas habilidades em inglês. Você diria que é 'sensible' (sensato) ou 'sensitive' (sensível)?"
    • "E se você estivesse escrevendo um e-mail para um colega de trabalho estrangeiro e quisesse dizer que algo era 'actually' (na verdade), mas por engano usasse 'atualmente' (currently)? Como isso poderia ser interpretado?"
  3. Contextualização (2 minutos): O professor deve, então, contextualizar a importância do tópico, explicando como o uso incorreto de False Friends pode levar a mal-entendidos e a situações constrangedoras em diversos contextos, como na comunicação pessoal e profissional, na leitura de textos em inglês, entre outros.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos (3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos pelo tópico, o professor pode:

    • Compartilhar curiosidades sobre False Friends, como o fato de que existem centenas deles na língua inglesa e que muitos deles foram adotados de outras línguas, como o francês e o latim.
    • Propor um desafio inicial: "Quem consegue lembrar de algum False Friend que já estudamos?". Isso pode estimular a participação dos alunos e ajudar a reforçar o conteúdo que será trabalhado na aula.

O professor deve garantir que todos os alunos compreendam a importância do tópico e estejam motivados para a aula. Além disso, é fundamental que o professor crie um ambiente de respeito e valorização do esforço dos alunos, lembrando que o erro faz parte do processo de aprendizagem.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Descobrindo os Falsos Amigos" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 4 pessoas. O professor deve dividir a sala em estações, cada uma com um conjunto de cartões contendo pares de palavras, sendo uma em inglês e a outra em português. Cada par de palavras deve ser composto por um termo que é um False Friend e outro que não é, para dificultar o trabalho dos alunos.

    • O professor deve orientar os alunos a identificarem, em cada par, qual é o False Friend e a explicarem o porquê. Eles podem usar seus conhecimentos prévios, o contexto das palavras e, se necessário, consultar dicionários bilíngues.
    • Após todos os grupos passarem por todas as estações, o professor deve promover uma discussão em sala, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos.
  2. Atividade "Cena do Crime Linguístico" (8 - 10 minutos): Nesta atividade, os grupos de alunos receberão um pequeno texto em inglês que contém diversos False Friends. O texto pode ser uma notícia, um diálogo, um trecho de um livro, etc.

    • A tarefa dos alunos será identificar e sublinhar todas as palavras que eles suspeitam ser False Friends. Em seguida, eles devem anotar ao lado de cada palavra a tradução que eles acreditam ser a correta e o porquê.
    • Depois, o professor deve projetar o texto na lousa e, em conjunto com os alunos, corrigir as palavras que foram sublinhadas. O professor deve explicar a origem e o significado das palavras corretas e dos False Friends, reforçando o conceito de que nem sempre palavras semelhantes em inglês e português têm o mesmo significado.
  3. Atividade "Verdadeiro ou Falso?" (2 - 3 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor um jogo rápido de perguntas e respostas, no qual os alunos devem decidir se uma série de afirmações sobre False Friends é verdadeira ou falsa.

    • Exemplos de afirmações: "False Friends são palavras que têm a mesma origem, mas significados diferentes" (falso), "Todos os False Friends têm uma tradução literal em português" (falso), "Os False Friends mais comuns em inglês vêm do francês" (verdadeiro), entre outras.
    • O objetivo desta atividade é consolidar o conhecimento adquirido e incentivar a reflexão sobre o tema.

O professor deve circular pela sala durante as atividades, auxiliando os grupos, esclarecendo dúvidas e garantindo que todos os alunos estejam engajados e participando ativamente. Além disso, é importante que o professor aproveite as atividades para observar o processo de aprendizagem dos alunos e identificar possíveis dificuldades que possam ser abordadas em aulas futuras.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe nas atividades anteriores. Cada grupo deve compartilhar suas descobertas, desafios e estratégias utilizadas para identificar os False Friends. Isso pode ser feito de forma rápida, com cada grupo tendo até 2 minutos para apresentar. O objetivo dessa discussão é permitir que os alunos aprendam uns com os outros, desenvolvendo habilidades de comunicação, argumentação e escuta ativa. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que o foco permaneça no tópico da aula.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve reforçar os conceitos teóricos apresentados no início da aula, conectando-os com as práticas realizadas. O professor deve destacar as principais ideias discutidas, esclarecer possíveis dúvidas que tenham surgido durante as atividades e reforçar a importância do estudo de False Friends para o aprendizado da língua inglesa. Além disso, o professor pode propor um novo desafio, por exemplo, pedindo aos alunos que busquem em casa outros exemplos de False Friends e tragam para a próxima aula.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais palavras ou expressões você ainda tem dificuldade para diferenciar em inglês e português?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais de comunicação em inglês?"

    Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas. O professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma, mas é importante respeitar a privacidade de cada aluno e não forçar a participação. O objetivo dessa atividade é incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio processo de aprendizagem, identificando o que já conseguem fazer e o que precisam melhorar. Além disso, a reflexão pode ajudar os alunos a perceberem a relevância do tópico da aula para sua vida cotidiana.

O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos, reforçando a importância do estudo contínuo e do uso de diferentes recursos de aprendizagem, como dicionários bilíngues, para o aprimoramento do vocabulário. Além disso, o professor deve lembrar aos alunos de trazerem suas dúvidas para as próximas aulas e de continuarem praticando o que aprenderam em suas atividades de estudo em casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a etapa de Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de "False Friends", a diferença entre palavras homófonas, homógrafas e False Friends, e exemplos de False Friends em inglês e português. O professor pode usar a lousa ou um slide de apresentação para destacar e revisar esses termos, garantindo que os alunos tenham o conceito fresco em suas mentes.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria (o conceito de False Friends) com a prática (as atividades de identificação e uso correto de False Friends). O professor deve enfatizar que o conhecimento teórico é fundamental para a aplicação prática, e que as atividades realizadas em sala de aula ajudaram a reforçar esse entendimento. Além disso, o professor deve destacar a importância de continuar praticando a habilidade de identificar e diferenciar False Friends em textos e conversas em inglês.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor pode, então, sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre False Friends. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, aplicativos de dicionários bilíngues, livros de gramática em inglês, entre outros. O professor deve incentivar os alunos a explorarem esses recursos em seu próprio ritmo, reforçando que o estudo autônomo é uma parte crucial do aprendizado de um novo idioma.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a importância do conhecimento adquirido sobre False Friends para a vida cotidiana dos alunos. Isso pode incluir a melhoria da habilidade de comunicação em inglês, a capacidade de compreender textos em inglês com maior facilidade e a possibilidade de evitar mal-entendidos em situações de viagem, trabalho ou estudo no exterior. O professor deve encorajar os alunos a refletirem sobre como o que aprenderam pode ser aplicado em suas vidas, reforçando assim a relevância do tópico da aula.

O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação dos alunos, reforçando a importância do estudo contínuo e do uso de diferentes recursos de aprendizagem, e lembrando aos alunos de trazerem suas dúvidas para as próximas aulas. Além disso, o professor deve parabenizar os alunos pelo esforço e progresso durante a aula, incentivando-os a continuarem praticando o que aprenderam.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies