Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Expressões Matemáticas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

Expressões Matemáticas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de identificar e interpretar expressões matemáticas presentes em situações cotidianas ou em problemas matemáticos propostos.
  2. Aprender a simplificar expressões matemáticas, utilizando técnicas como a regra dos sinais e a propriedade distributiva.
  3. Praticar a resolução de expressões matemáticas, aplicando as regras de precedência das operações (parênteses, potenciação, multiplicação e divisão e, por último, adição e subtração).

Objetivos Secundários:

  • Estimular o pensamento lógico e crítico dos alunos, incentivando-os a buscar soluções de maneira independente.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos, promovendo o trabalho em equipe e a discussão de ideias.
  • Promover a aplicação do conteúdo aprendido em situações reais, facilitando a compreensão e a internalização dos conceitos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos essenciais que darão suporte ao novo conteúdo. Deve-se reforçar a importância do conhecimento prévio sobre as operações fundamentais da matemática, a regra dos sinais e a propriedade distributiva. Um exemplo rápido de cada conceito pode ser apresentado para facilitar a compreensão.

  2. Situação-problema 1: O professor pode propor aos alunos um problema do tipo "Se João tem 5 maçãs e Maria tem 3 vezes mais maçãs que João, quantas maçãs Maria tem ao todo?". Este problema, embora simples, servirá para introduzir a ideia de expressões matemáticas de uma forma lúdica e contextualizada.

  3. Situação-problema 2: Em seguida, o professor pode apresentar um problema um pouco mais complexo, como "Se a fórmula para calcular a área de um retângulo é A = b x h, e temos um retângulo com base de 4 metros e altura de 3 metros, qual é a área desse retângulo?". Este problema servirá para mostrar como as expressões matemáticas podem ser usadas para resolver problemas do mundo real.

  4. Contextualização: O professor deve explicar que as expressões matemáticas estão presentes em diversas situações do dia a dia, desde cálculos financeiros até na resolução de problemas de engenharia. Portanto, compreender e saber como manipulá-las é fundamental.

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico do dia, expressões matemáticas, explicando que uma expressão matemática é uma combinação de números, variáveis e operações matemáticas. O professor pode dar exemplos de expressões matemáticas simples, como 2 + 3, 4 x 5, e também expressões mais complexas, como (3 + 2) x 4 - 7, para ilustrar o conceito.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade Lúdica - O Desafio das Expressões (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma série de cartões, cada um contendo uma expressão matemática.
    • O objetivo do jogo é que cada grupo, em um tempo determinado, simplifique o máximo de expressões possíveis. Para simplificar, os alunos deverão seguir as regras de precedência das operações, resolver as operações entre parênteses primeiro, depois as multiplicações e divisões, e por último as adições e subtrações.
    • Ao final do tempo determinado, o grupo que conseguiu simplificar o maior número de expressões corretamente será o vencedor.
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos que estiverem com dificuldades e reforçando as regras de simplificação das expressões.
  2. Atividade Prática - As Expressões em Ação (10 - 13 minutos):

    • Esta atividade consiste na resolução de problemas reais que envolvam expressões matemáticas. O professor deve apresentar aos alunos uma série de situações-problema, cada uma contendo uma expressão matemática a ser resolvida.
    • Os problemas podem envolver situações do cotidiano, como cálculos de descontos em uma loja, ou situações mais complexas, como a resolução de uma equação. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido na simplificação das expressões para resolver os problemas.
    • Os alunos devem trabalhar em seus grupos para discutir e resolver os problemas. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos que estiverem com dificuldades e promovendo a discussão das estratégias de resolução.
  3. Atividade de Discussão - Aplicações das Expressões (5 - 7 minutos):

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve promover uma discussão com toda a turma sobre as aplicações das expressões matemáticas no dia a dia.
    • O professor pode propor que os alunos compartilhem situações em que já se depararam com expressões matemáticas e como conseguiram resolvê-las. Além disso, o professor pode apresentar exemplos de expressões matemáticas em áreas como finanças, engenharia, física, entre outras, para mostrar a relevância do conteúdo aprendido.
    • O objetivo desta atividade é que os alunos percebam a importância e a utilidade das expressões matemáticas, além de consolidar o conhecimento adquirido na aula.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve convidar cada grupo para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 2 minutos para apresentar.
    • Durante as apresentações, os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo assim uma discussão rica e produtiva. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que a discussão não se concentre apenas em um ou dois grupos.
    • O objetivo desta etapa é que os alunos possam aprender uns com os outros, percebendo diferentes abordagens para a resolução de problemas e enriquecendo seu próprio entendimento do tema.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer uma breve síntese das principais ideias apresentadas, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor deve destacar como as estratégias utilizadas pelos grupos para simplificar as expressões e resolver os problemas se relacionam com as regras de precedência das operações e a propriedade distributiva, por exemplo.
    • Esta etapa serve para consolidar o conhecimento dos alunos, reforçando a conexão entre a prática e a teoria.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas, que podem ser compartilhadas oralmente ou por escrito, se o professor preferir. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em suas reflexões e a expressarem quaisquer dúvidas ou dificuldades que ainda tenham.
    • O objetivo desta etapa é que os alunos internalizem o que aprenderam, percebendo o valor do conhecimento adquirido e identificando possíveis lacunas em seu entendimento.
  4. Encerramento (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos, reforçando a importância do conteúdo aprendido e incentivando os alunos a continuarem praticando e estudando o tema.
    • O professor deve lembrar os alunos sobre as tarefas ou estudos que devem ser realizados para a próxima aula, se houver.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os conceitos principais abordados na aula. Esses conceitos incluem a definição de expressões matemáticas, as regras de precedência das operações, a propriedade distributiva e a regra dos sinais.
    • Para reforçar a aprendizagem, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem o que lembram de cada conceito e, se necessário, complementar com explicações adicionais.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. O professor pode mencionar como a atividade lúdica "O Desafio das Expressões" permitiu aos alunos praticar a simplificação de expressões, enquanto a atividade prática "As Expressões em Ação" permitiu aos alunos aplicar esse conhecimento para resolver problemas reais.
    • O professor também pode reforçar a importância das expressões matemáticas, mostrando como elas são usadas em diversas áreas da vida cotidiana e profissional.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o assunto. Esses materiais podem incluir vídeos, sites educacionais, livros didáticos e exercícios online.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um vídeo explicativo sobre expressões matemáticas, leiam um capítulo de um livro didático sobre o assunto e realizem uma série de exercícios online para praticar a simplificação e resolução de expressões.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto no dia a dia, reforçando que a habilidade de identificar e interpretar expressões matemáticas e de resolver problemas que envolvam essas expressões é fundamental em diversas situações, desde a resolução de problemas matemáticos mais complexos até a tomada de decisões financeiras do dia a dia.
    • O professor pode encerrar a aula incentivando os alunos a continuarem praticando e estudando o tema, lembrando que a matemática, assim como qualquer outra habilidade, se desenvolve com a prática e o estudo contínuos.

Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Geometria Espacial: Deformações em Projeções | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Retas: Paralelas e Transversais | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Geometria Espacial: Volume do Cilindro
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Relações Volumétricas
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!