Entrar

Plano de aula de Matemática Financeira: Planilhas

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT203'

Matemática Financeira: Planilhas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Matemática Financeira: Planilhas

Palavras ChaveMatemática Financeira, Planilhas, Excel, Google Sheets, Orçamento Domiciliar, Compra Parcelada, Compra à Vista, Finanças Pessoais, Influenciadores Digitais, Decisões Financeiras, Fórmulas e Funções, Atividades Práticas, Metodologia Ativa, Tecnologias Digitais
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Software de planilhas (Excel ou Google Sheets), Celulares para pesquisa, Projetor ou monitor para apresentação das planilhas, Materiais de apoio como tutoriais de Excel, Recursos de realidade virtual ou vídeos interativos para simular eventos inesperados, Cenários financeiros pré-definidos para atividades de comparação de compras
Códigos BNCCEM13MAT203: Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e objetiva dos principais objetivos que serão alcançados durante a aula. Isso ajuda os alunos a entender o que se espera deles e como as habilidades práticas que serão desenvolvidas se relacionam com situações do cotidiano, como gerenciar finanças pessoais e tomar decisões de compras inteligentes.

Objetivos principais:

1. Compreender o uso básico de planilhas eletrônicas, como o Excel, para realizar cálculos e organização de dados de forma eficiente.

2. Aplicar planilhas para criar um orçamento domiciliar detalhado, considerando todos os gastos e fontes de renda.

3. Analisar opções de compras, tomando decisões informadas entre parcelar ou comprar à vista com desconto, utilizando fórmulas e funções específicas no Excel.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e comparativa através do uso de ferramentas digitais.
  2. Estimular a responsabilidade financeira e a consciência econômica nos alunos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o tema da aula com a realidade digital e cotidiana deles, além de verificar o que eles já sabem sobre o assunto. As perguntas chave visam promover um debate inicial, ajudando os alunos a refletir sobre a importância das planilhas no gerenciamento financeiro e preparando-os para as atividades práticas que se seguirão.

Aquecendo

Aquecimento: Comece a aula introduzindo o tema Matemática Financeira: Planilhas. Explique brevemente como o uso de planilhas eletrônicas, como o Excel, é essencial para organizar e gerenciar finanças pessoais de forma eficiente. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares por 5 minutos para buscar um fato interessante ou uma notícia recente relacionada ao uso de planilhas em finanças pessoais, compras ou orçamento. Peça que compartilhem com a turma as informações encontradas.

Reflexões Iniciais

1. ❓ O que você sabe sobre o uso de planilhas para gerenciar finanças pessoais?

2. ❓ Você já usou alguma planilha eletrônica, como Excel ou Google Sheets? Se sim, para quê?

3. ❓ Quais são as vantagens de usar uma planilha eletrônica em comparação com fazer cálculos manualmente?

4. ❓ Como uma planilha pode ajudar na decisão entre comprar à vista com desconto ou parcelar uma compra?

5. ❓ Compartilhe um exemplo prático de como uma planilha poderia facilitar a organização do seu orçamento mensal.

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de planilhas em situações práticas e contextuais. As atividades são projetadas para serem interativas, engajantes e diretamente relevantes ao mundo digital e cotidiano dos alunos. Ao trabalhar em grupo, os alunos desenvolvem habilidades colaborativas e de pensamento crítico, utilizando tecnologias digitais para resolver problemas reais e tomar decisões financeiras informadas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Planilha do Influenciador Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades práticas no uso de planilhas para gerenciar finanças, relacionando com a realidade de influenciadores digitais.

- Descrição: Os alunos irão simular a vida financeira de um influenciador digital. Eles deverão criar uma planilha para gerenciar os ganhos provenientes de parcerias, publicidade e vendas de produtos, além dos gastos com produção de conteúdo e vida pessoal. Utilizarão redes sociais para acompanhar influenciadores reais e obter informações sobre suas possíveis fontes de receitas e despesas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um influenciador digital conhecido e pesquisar sobre as possíveis fontes de renda e despesas dessa pessoa utilizando seus celulares.

  • Com as informações coletadas, os grupos irão criar uma planilha no Excel (ou Google Sheets) para simular o orçamento mensal do influenciador, incluindo receitas e despesas.

  • Assegure o uso de fórmulas básicas para somar receitas, subtrair despesas e calcular o saldo final do mês.

  • Adicione uma coluna para registrar as decisões de compras, simulando opções de parcelamento ou pagamento à vista com descontos.

  • Os grupos devem apresentar suas planilhas e justificar as escolhas feitas, destacando como as ferramentas utilizadas facilitaram o gerenciamento financeiro.

Atividade 2 - Desafio da Compra Parcela x À Vista ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Ensinar os alunos a utilizar planilhas para fazer comparações financeiras e tomar decisões informadas entre diferentes opções de compra.

- Descrição: Os alunos irão gamificar a decisão de compra, utilizando planilhas para comparar as opções de pagar à vista com desconto ou parcelar uma compra. Serão apresentados diferentes cenários financeiros e deverão usar fórmulas no Excel para determinar a melhor opção.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo um cenário financeiro distinto, contendo preço de um item, taxa de juros do parcelamento e desconto para pagamento à vista.

  • Os grupos devem criar uma planilha no Excel (ou Google Sheets) para comparar as duas opções de compra: à vista com desconto e parcelada com juros.

  • Utilize fórmulas para calcular o valor total pago em ambas as opções e determinar qual delas é mais vantajosa.

  • Cada grupo deve apresentar suas conclusões, explicando as fórmulas utilizadas e como chegaram à melhor decisão de compra.

Atividade 3 - Orçamento Doméstico: Realidade Virtual 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a usar planilhas para criar e ajustar um orçamento doméstico, preparando-os para lidar com eventos financeiros inesperados em suas vidas.

- Descrição: Os alunos criarão um orçamento doméstico fictício utilizando planilhas, incorporando elementos de realidade virtual para simular diferentes cenários econômicos e tomar decisões financeiras baseadas em acontecimentos inesperados, como aumento de despesas ou perda de renda.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá a tarefa de criar um orçamento doméstico mensal detalhado no Excel (ou Google Sheets), incluindo todas as fontes de renda e despesas.

  • Introduza eventos inesperados (por exemplo, despesas médicas imprevistas, aumento da conta de luz, perda de emprego) utilizando elementos de realidade virtual ou vídeos interativos.

  • Os grupos devem ajustar suas planilhas para refletir esses eventos inesperados e tomar decisões financeiras para equilibrar o orçamento.

  • Apresente os resultados ajustados, destacando como os alunos utilizaram as ferramentas de planilha para gerenciar as finanças diante de mudanças econômicas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas, compartilhem aprendizados e recebam feedback construtivo dos colegas. Isso não só reforça o conhecimento adquirido, mas também promove habilidades sociais e colaborativas, além de incentivar a autoavaliação e o crescimento contínuo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo envolvendo todos os alunos para compartilhar o que aprenderam e as conclusões que chegaram durante as atividades. Para introduzir essa discussão, sugira o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Peça a cada grupo para fazer uma breve apresentação de suas planilhas e decisões financeiras.
  2. Perguntas de Projeção: Solicite para que os grupos expliquem como as ferramentas de planilha eletrônica facilitaram a gestão financeira e as decisões de compras.
  3. Comparação: Convide os alunos a comparar os diferentes cenários apresentados pelos grupos e discutir as escolhas financeiras realizadas.
  4. Conclusões: Finalize com uma reflexão sobre a importância de ferramentas digitais no controle das finanças pessoais e o impacto disso no dia a dia.

Reflexões

1.Qual foi a maior dificuldade que seu grupo encontrou ao utilizar as planilhas para gerenciar as finanças? 2.Como vocês acham que o uso de planilhas pode ser aplicado em suas vidas fora da escola? 3.Que habilidades novas vocês acreditam ter desenvolvido com essas atividades?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma rodada de feedback 360°, onde cada aluno deve fornecer e receber feedback dos colegas do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. Utilize a seguinte estrutura para o feedback:

  1. Aspectos Positivos: Destaque algo específico que o colega fez bem durante a atividade.
  2. Áreas de Melhorias: Sugira de forma gentil onde o colega pode melhorar.
  3. Agradecimento: Agradeça ao colega pelo feedback recebido e pela colaboração.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa tem o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, conectando a prática realizada na aula com situações reais e cotidianas. Além disso, reforça a importância das habilidades desenvolvidas e incentiva a aplicação prática do que foi aprendido, mostrando como a matemática financeira, aliada à tecnologia, pode transformar a gestão das finanças pessoais. 

Resumo

Resumo: Pensando em finanças como um jogo? Imagine que Excel e Google Sheets são seus melhores aliados! Durante a aula, os alunos descobriram como criar planilhas para simular a vida financeira de influenciadores digitais, decidir entre compras à vista ou parceladas, e ajustar um orçamento doméstico diante de imprevistos. Aprenderam a usar fórmulas básicas para somar receitas, subtrair despesas e calcular o saldo final. E o melhor: tudo isso de uma forma prática e divertida, conectada ao dia a dia digital! ✨

No Mundo

No Mundo: Vivemos na era digital onde ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. A habilidade de usar planilhas não só facilita a organização financeira pessoal, mas também prepara os alunos para um mercado de trabalho onde a análise de dados e a automação de tarefas são essenciais. Além disso, a aula mostrou como as decisões financeiras podem ser mais informadas e eficientes com o uso de tecnologias modernas. 

Na Prática

Aplicações: Saber usar planilhas é uma habilidade valiosa no mundo atual, pois facilita a organização do orçamento familiar, a tomada de decisões de compras e até mesmo a gestão de pequenas empresas. Com esse conhecimento, os alunos estarão mais preparados para lidar com suas finanças pessoais de forma responsável e eficaz, aproveitando ao máximo os recursos oferecidos pelo mundo digital. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies