Entrar

Plano de aula de Algoritmos e Problemas: Médio

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT315'

Algoritmos e Problemas: Médio

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Algoritmos e Problemas: Médio

Palavras ChaveAlgoritmos, Fluxogramas, Números pares, Resolução de problemas, Lógica matemática, Atividades práticas, Colaboração em grupo, Contextualização real, Pensamento crítico, Aplicações práticas
Materiais NecessáriosCartões numerados, Papéis para desenhar fluxogramas, Canetas ou lápis, Computadores ou tablets (opcional), Material para apresentação (como projetor ou quadro branco)
Códigos BNCCEM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.; EM13MAT406: Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as expectativas da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza sobre o que será aprendido. Ao detalhar os objetivos, os alunos podem alinhar seus esforços de estudo prévio com as atividades práticas propostas em sala, maximizando assim o aproveitamento do tempo de aula. Esta clareza inicial também serve para motivar os alunos, mostrando como o conteúdo se aplica no mundo real e em outras áreas do conhecimento.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de resolver algoritmos e problemas de lógica, focando na criação e interpretação de fluxogramas.

2. Capacitar os alunos a identificar e aplicar estruturas lógicas em problemas matemáticos, especialmente na verificação da paridade de números.

Objetivos secundários:

  1. Promover a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos através de atividades em grupo.
  2. Incentivar o uso de tecnologia e ferramentas digitais para a resolução de problemas matemáticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é essencial para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado com aplicações práticas no mundo real. Ao apresentar situações-problema, estimula-se o pensamento crítico e a revisão de conceitos prévios, preparando os alunos para a aplicação prática em sala. A contextualização fortalece a relevância do assunto, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que imaginem um sistema de controle de acesso que permite entrada apenas a veículos com placas de número par em dias específicos. Eles devem pensar em como poderiam criar um algoritmo para verificar a paridade do número da placa.

2. Solicite aos alunos que pensem em um aplicativo de organização de filas de banco, onde clientes com senhas de número par são atendidos por guichês específicos. Como eles desenvolveriam um fluxograma para direcionar os clientes corretamente?

Contextualização

A habilidade de resolver problemas utilizando algoritmos e fluxogramas é extremamente valiosa em diversas áreas, como na ciência da computação, engenharia e operações logísticas. Por exemplo, no desenvolvimento de softwares que automatizam processos em empresas, a criação de algoritmos eficientes pode significar a economia de recursos e tempo. Além disso, entender a lógica por trás desses processos ajuda a desenvolver um raciocínio matemático mais robusto e aplicável no dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e colaborativa os conhecimentos teóricos adquiridos na preparação para a aula. Ao resolverem problemas contextualizados e criarem fluxogramas para situações específicas, eles aprimoram suas habilidades de pensamento lógico e trabalho em equipe. Esta etapa também serve para solidificar o entendimento dos alunos sobre algoritmos e a importância de sua aplicação em diferentes contextos, preparando-os para desafios mais complexos no futuro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Matemáticos: O Caso dos Números Pares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de criação de algoritmos e aplicar o conceito de paridade numérica em um contexto lúdico e colaborativo.

- Descrição: Os alunos divididos em grupos de até 5 membros assumirão o papel de detetives matemáticos. Eles receberão um conjunto de cartões com números variados (pares e ímpares) e deverão utilizar um fluxograma para determinar quais números são pares. Cada grupo criará seu próprio fluxograma baseado em um algoritmo simples que eles desenvolvem para identificar números pares. A atividade incluirá uma simulação onde cada número par encontrado resolve uma parte do 'mistério', que poderia ser, por exemplo, descobrir a combinação de um cofre.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões numerados aleatoriamente entre os grupos.

  • Peça que cada grupo desenvolva um fluxograma que determine se um número é par.

  • Cada grupo deve aplicar seu fluxograma a todos os cartões recebidos.

  • Os números pares 'resolvem' partes do mistério, levando à abertura do cofre imaginário.

  • Cada grupo apresenta seu fluxograma e explica o raciocínio por trás dele.

Atividade 2 - Aventura Espacial: Salvando Planetas com Números Pares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade no desenvolvimento de algoritmos e incentivar o trabalho em equipe com uma aplicação divertida e imaginativa do conhecimento matemático.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos são membros de uma equipe espacial em uma missão para salvar planetas que só podem ser acessados com códigos de lançamento par. Eles precisarão criar um algoritmo representado por um fluxograma que identifique códigos de lançamento válidos (números pares). Uma vez que o algoritmo esteja definido, eles aplicarão esta lógica para 'salvar' o máximo de planetas possível, cada um representado por um número em um dado conjunto.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Explique o cenário da missão espacial e distribua 'códigos de lançamento' (números aleatórios).

  • Instrua os grupos para criarem um fluxograma que identifique números pares.

  • Os grupos aplicam seu fluxograma para determinar quais planetas (números) podem ser salvos.

  • Cada planeta salvo conta pontos para a equipe.

  • Discussão em grupo sobre os fluxogramas utilizados e sua eficácia.

Atividade 3 - O Festival dos Números Pares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a criação e aplicação de fluxogramas em um contexto divertido e relevante, promovendo habilidades analíticas e de resolução de problemas.

- Descrição: Imagine um grande festival onde apenas visitantes com ingressos de números pares podem entrar. Os alunos, em grupos, deverão desenvolver um fluxograma para a entrada do festival, garantindo que somente portadores de ingressos pares sejam admitidos. Esta atividade prática não apenas reforça o conceito de números pares e ímpares mas também introduz os alunos à aplicação real de algoritmos em eventos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Dê a cada grupo um conjunto de 'ingressos' numerados aleatoriamente.

  • Peça que desenhem um fluxograma que identifique e permita a entrada apenas de ingressos pares.

  • Cada grupo testa seu fluxograma com uma simulação de entrada no festival.

  • Grupos apresentam seu fluxograma e discutem as decisões de design tomadas.

  • Reflexão coletiva sobre a importância da precisão e eficiência do algoritmo.

Retorno

Duração: (10 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros. A discussão ajuda a identificar áreas que podem precisar de mais atenção e reforço, além de fomentar uma cultura de aprendizado colaborativo. Este momento também serve para que o professor avalie a eficácia das atividades e colete feedback para futuras aulas, assegurando que os conceitos chave foram compreendidos e podem ser aplicados pelos alunos em contextos variados.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, enfatizando o processo de criação e aplicação dos fluxogramas. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências, desafios enfrentados e insights obtidos durante as atividades. Pergunte como eles poderiam aplicar o conhecimento adquirido em outras áreas ou em problemas do dia a dia. Esta é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância dos algoritmos e fluxogramas em diversas situações práticas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao criar e aplicar o fluxograma?

2. Como você resolveria um problema similar no futuro com base no que aprendeu hoje?

3. De que maneira a colaboração em grupo contribuiu para o sucesso da atividade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para reforçar e sintetizar os conhecimentos adquiridos durante a aula. Ao resumir os pontos principais, reforça-se a aprendizagem e oferece aos alunos uma visão clara do que foi aprendido. Além disso, discutir as aplicações práticas e a relevância do tema para o cotidiano ajuda a valorizar os conhecimentos adquiridos e motiva os alunos a aplicá-los em outras situações, preparando-os para desafios futuros.

Resumo

Para encerrar, será feita uma recapitulação dos principais conteúdos abordados sobre algoritmos e problemas, com ênfase especial na criação e aplicação de fluxogramas para identificar números pares. Esta revisão ajudará a consolidar o conhecimento adquirido e garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos chave.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria à prática por meio de atividades lúdicas e desafiadoras. Ao implementarem seus fluxogramas em situações simuladas, eles puderam ver a aplicação direta dos conceitos matemáticos em contextos práticos, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.

Fechamento

A importância de entender e aplicar algoritmos estende-se além da sala de aula, influenciando diversas áreas do dia a dia e do ambiente profissional. Saber como desdobrar um problema em passos lógicos e executáveis é uma habilidade valiosa, que ajuda na resolução de problemas complexos e na otimização de processos em várias esferas da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies