Entrar

Plano de aula de Expressões Matemáticas

Matemática

Original Teachy

Expressões Matemáticas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Expressões Matemáticas

Palavras Chaveexpressões matemáticas, operações matemáticas, soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, atividades práticas, trabalho em equipe, resolução de problemas, contextualização, colaboração, aplicabilidade, competição
Materiais Necessárioscofres matemáticos (1 para cada grupo), enigmas e desafios impressos para os cofres, planta baixa de cidades impressa (1 para cada grupo), conjuntos de cartas com equações matemáticas (1 para cada grupo), calculadoras, papéis para anotações e cálculos, quadro branco, marcadores
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e as expectativas de aprendizagem. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, facilita-se tanto a preparação dos estudantes quanto a condução efetiva das atividades em sala. Esta etapa serve também para reforçar a importância das operações matemáticas básicas no cotidiano e em contextos mais complexos, preparando o terreno para aplicações futuras.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos sejam capazes de calcular expressões matemáticas que envolvam as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão, bem como potenciação e radiciação de raízes exatas.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar o tipo de operação matemática necessária para resolver um problema, aplicando os conceitos previamente estudados em contexto prático.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o raciocínio lógico entre os alunos durante as atividades práticas em sala de aula.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos desde o início da aula, utilizando situações-problema que eles possam relacionar com seu cotidiano e com o conhecimento prévio. Além disso, a contextualização ajuda a perceber a relevância prática e teórica das expressões matemáticas, preparando o terreno para as aplicações que serão feitas durante a aula. Esta etapa visa despertar o interesse dos alunos e mostrar a matemática como uma ferramenta aplicável e necessária.

Situações Problema

1. Suponha que você tem um terreno retangular de 50 metros por 30 metros e deseja cercá-lo completamente com uma cerca de madeira. Se cada metro de cerca custa R$ 15, qual será o custo total para cercar o terreno?

2. Um cientista precisa calcular o volume de um tanque de água que tem a forma de um cilindro com 2 metros de raio e 10 metros de altura. Como o tanque está parcialmente enterrado, apenas 70% de sua altura está visível. Qual é o volume total do tanque e quanto de água ele pode armazenar? Use π como 3,14.

Contextualização

As expressões matemáticas estão presentes em diversas situações do cotidiano e são essenciais para resolver problemas práticos e teóricos. Desde calcular a conta em um restaurante até projetar estruturas arquitetônicas, a matemática é uma ferramenta universal e poderosa. Nesta aula, exploraremos como as operações básicas e suas variações são aplicadas em contextos reais, como no cálculo de custos, medições e projetos, ilustrando a importância do estudo desta disciplina para o entendimento e resolução de desafios do dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento prévio sobre expressões matemáticas de forma prática e interativa. As atividades propostas visam envolver os alunos em situações desafiadoras e contextualizadas, incentivando o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A escolha de uma única atividade para a aula permite uma imersão completa no conteúdo, garantindo que os alunos possam explorar todos os aspectos das expressões matemáticas de maneira divertida e educativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério do Cofre Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar e revisar o conhecimento de expressões matemáticas de forma lúdica e colaborativa, estimulando o raciocínio e a resolução de problemas em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um 'cofre matemático' fechado que contém uma série de enigmas e desafios que envolvem diferentes operações matemáticas. Cada enigma resolvido levará à combinação para abrir o próximo compartimento do cofre, até o desfecho final. Os desafios incluirão problemas de soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um 'cofre matemático' fechado.

  • Oriente os alunos a resolverem os enigmas dentro do cofre para encontrar a combinação para o próximo compartimento.

  • Monitore e auxilie os grupos conforme necessário.

  • O grupo que abrir todos os compartimentos do cofre primeiro, após resolver todos os desafios corretamente, será declarado vencedor.

Atividade 2 - Construtores de Cidades Matemáticas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos matemáticos para resolver um problema prático de planejamento urbano, desenvolvendo habilidades de cálculo e organização.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos receberá uma planta baixa de uma cidade que precisa ser construída, contendo medidas de terrenos, estradas e áreas verdes. O desafio será calcular custos de materiais e planejar a distribuição dos espaços de forma econômica, usando operações como soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribua uma cópia da planta baixa para cada grupo.

  • Oriente os alunos a calcular os custos de materiais e a distribuir as áreas de maneira eficiente.

  • Cada grupo deve apresentar um plano de construção que explique suas escolhas e cálculos.

  • Avalie cada plano com base na precisão dos cálculos e na eficiência do uso do espaço.

Atividade 3 - O Grande Torneio de Equações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o entendimento sobre expressões matemáticas através de uma competição estruturada, incentivando a rapidez e a precisão.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição onde resolverão uma série de equações matemáticas que envolvem todas as operações estudadas. Cada grupo receberá um conjunto de cartas com equações e deverá resolver o máximo possível no tempo estipulado, ganhando pontos por cada equação corretamente resolvida.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 participantes.

  • Distribua conjuntos de cartas com equações para cada grupo.

  • Defina um tempo limite para a resolução das equações.

  • Cada equação corretamente resolvida vale pontos.

  • O grupo com mais pontos ao final do tempo é declarado vencedor.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos articulem as estratégias que utilizaram e ouçam as dos colegas, o que pode levar a novas perspectivas e abordagens. Além disso, esta reflexão coletiva ajuda o professor a avaliar o entendimento dos alunos e a identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe as estratégias utilizadas para resolver os desafios propostos. Sugira que os alunos detalhem os momentos em que tiveram dúvidas e como conseguiram superá-las. Encoraje-os a discutir as diferenças entre as abordagens de cada grupo e o que aprenderam uns com os outros durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais operações matemáticas foram mais desafiadoras e por quê?

2. Como a colaboração dentro do grupo ajudou a resolver os problemas?

3. Houve algum conceito que não estava claro inicialmente e que se tornou mais compreensível depois das atividades?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos e sejam capazes de relacioná-los com situações práticas e teóricas. Além disso, visa reforçar a importância da matemática como ferramenta essencial no cotidiano e em contextos profissionais, motivando os alunos a continuarem explorando e aplicando os conhecimentos adquiridos.

Resumo

Na conclusão da aula, os alunos revisitarão os principais conceitos abordados sobre expressões matemáticas, incluindo as operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de raízes exatas. Será feita uma recapitulação dos métodos de cálculo e das estratégias utilizadas durante as atividades práticas, reforçando o aprendizado adquirido.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática de maneira eficaz, utilizando situações problema e atividades lúdicas para aplicar os conceitos matemáticos em contextos reais e teóricos. Esta abordagem permitiu aos alunos visualizar a importância e a aplicabilidade das expressões matemáticas no cotidiano e em situações profissionais e acadêmicas.

Fechamento

Por fim, destacou-se a relevância das expressões matemáticas no dia a dia, desde o cálculo de despesas em casa até a resolução de problemas complexos em diversas áreas, como engenharia, ciências e economia. Compreender e dominar essas operações é fundamental para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas necessárias em várias profissões.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies