Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Operações: Soma e Subtração
Palavras Chave | Soma, Subtração, Parcelas, Total, Minuendo, Subtraendo, Resto, Comutatividade, Associatividade, Problemas práticos, Contextualização, Curiosidades, História da Matemática, Propriedades das Operações |
Materiais Necessários | Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Apagador, Material de anotação para os alunos (caderno e caneta/lápis), Projetor (opcional, para apresentação de slides), Folhas de exercício com problemas de soma e subtração, Calculadora (opcional, para verificação de resultados) |
Códigos BNCC | - |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos principais da aula. Isso orientará o foco dos alunos, ajudando-os a entender o que se espera que aprendam e dominem ao final da aula. Explicar os objetivos de forma clara também facilita a organização mental dos estudantes, preparando-os para a assimilação do conteúdo que será abordado.
Objetivos principais:
1. Aplicar as operações básicas de soma e subtração.
2. Reconhecer as parcelas da adição e o total, e os componentes da subtração: minuendo, subtraendo e a diferença.
3. Resolver problemas que envolvam as operações de soma e subtração.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e mostrar a relevância do tema para suas vidas. Ao fornecer um contexto e curiosidades interessantes, o objetivo é engajar os estudantes desde o início, demonstrando que o conteúdo a ser abordado é útil e aplicável em diversas situações cotidianas.
Contexto
Para iniciar a aula sobre operações de soma e subtração, comece contextualizando os alunos sobre a importância dessas operações no dia a dia. Explique que, independentemente da carreira ou área de interesse, todos utilizam a soma e a subtração em diversas situações cotidianas, como ao fazer compras, calcular distâncias percorridas ou até mesmo ao dividir uma conta de restaurante. Destacar como essas operações são fundamentais para a vida prática pode ajudar a despertar o interesse dos alunos.
Curiosidades
Você sabia que a adição e a subtração são algumas das operações matemáticas mais antigas, datando de cerca de 2000 a.C.? Os antigos babilônios e egípcios já utilizavam essas operações em seus cálculos, o que mostra como a matemática é uma ferramenta essencial e atemporal para a humanidade.
Desenvolvimento
Duração: 45 a 55 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada e prática das operações de soma e subtração, suas propriedades e componentes. Essa etapa visa consolidar o conhecimento teórico por meio de exemplos claros e exercícios práticos, garantindo que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente essas operações em diferentes contextos.
Tópicos Abordados
1. Definição de Soma e Subtração: Explique claramente o que são as operações de soma e subtração. A soma é a operação de adicionar dois ou mais números para obter um total, enquanto a subtração é a operação de retirar um número de outro para obter a diferença. 2. Partes da Adição: Detalhe que na adição, os números que estão sendo adicionados são chamados de parcelas, e o resultado é conhecido como soma ou total. Exemplo: 7 + 5 = 12, onde 7 e 5 são parcelas, e 12 é a soma. 3. Partes da Subtração: Esclareça que na subtração, o número do qual algo está sendo subtraído é chamado de minuendo, o número que está sendo subtraído é o subtraendo, e o resultado é chamado de diferença. Exemplo: 10 - 4 = 6, onde 10 é o minuendo, 4 é o subtraendo, e 6 é a diferença. 4. Propriedades da Soma: Explique as propriedades comutativa (a ordem das parcelas não altera a soma) e associativa (a maneira como as parcelas são agrupadas não altera o resultado). Exemplo: Comutativa: 3 + 4 = 4 + 3; Associativa: (2 + 3) + 4 = 2 + (3 + 4). 5. Propriedades da Subtração: Esclareça que a subtração não é comutativa (a ordem dos números afeta o resultado) e não é associativa (a maneira como os números são agrupados afeta o resultado). Exemplo: 5 - 3 ≠ 3 - 5; (8 - 3) - 2 ≠ 8 - (3 - 2).
Questões para Sala de Aula
1. Resolva a seguinte adição e identifique as parcelas e a soma: 13 + 27 2. Resolva a seguinte subtração e identifique o minuendo, o subtraendo e a diferença: 45 - 18 3. Dado o problema: 'Maria tinha 15 maçãs. Ela comprou mais 12 maçãs e depois deu 7 para seu amigo. Quantas maçãs Maria tem agora?' Resolva utilizando as operações de soma e subtração.
Discussão de Questões
Duração: 20 a 25 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos. Ao discutir as soluções das questões apresentadas e engajar os alunos em reflexões, assegura-se que todos compreendam completamente as operações de soma e subtração, suas propriedades e componentes. Isso também permite identificar e corrigir eventuais dificuldades ou mal-entendidos, promovendo um aprendizado mais profundo e contínuo.
Discussão
-
Explique a resolução da adição 13 + 27: 13 e 27 são as parcelas. Somando-as, obtemos 40, que é a soma.
-
Explique a resolução da subtração 45 - 18: 45 é o minuendo, 18 é o subtraendo e a diferença é 27.
-
Para o problema 'Maria tinha 15 maçãs. Ela comprou mais 12 maçãs e depois deu 7 para seu amigo. Quantas maçãs Maria tem agora?': Primeiro, some as maçãs que Maria comprou às que ela já tinha (15 + 12 = 27). Em seguida, subtraia as maçãs que ela deu ao amigo (27 - 7 = 20). Portanto, Maria tem 20 maçãs agora.
Engajamento dos Alunos
1. Quais foram as dificuldades encontradas ao resolver as operações de adição e subtração? Como podemos superá-las? 2. Por que é importante identificar corretamente as parcelas, minuendo, subtraendo e a diferença em uma operação? 3. Como as propriedades das operações (comutatividade e associatividade na soma, e a falta dessas propriedades na subtração) influenciam a forma como resolvemos problemas matemáticos? 4. Você pode criar um problema prático envolvendo soma e subtração e desafiar um colega a resolvê-lo?
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos recapitulem e consolidem o conhecimento adquirido, relembrando os pontos principais e compreendendo a importância prática do que foi aprendido. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a reforçar a sua aplicabilidade no cotidiano.
Resumo
- Definição de soma e subtração.
- Identificação das partes da adição: parcelas e soma.
- Identificação das partes da subtração: minuendo, subtraendo e diferença.
- Propriedades da soma: comutativa e associativa.
- Propriedades da subtração: não comutativa e não associativa.
- Resolução de problemas práticos envolvendo soma e subtração.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições e propriedades das operações de soma e subtração, seguidas de exemplos práticos e resolução de problemas. Isso permitiu aos alunos verem como o conhecimento teórico se aplica em situações reais e cotidianas, como calcular compras, distâncias e dividir contas.
O assunto apresentado é fundamental para o dia a dia, pois a soma e a subtração são operações matemáticas usadas constantemente em diversas situações práticas. Além disso, conhecer as propriedades dessas operações ajuda a resolver problemas de forma mais eficiente. Curiosidades como a antiguidade dessas operações mostram sua relevância histórica e contínua.