Entrar

Plano de aula de Operações: Soma e Subtração

Matemática

Original Teachy

Operações: Soma e Subtração

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Operações: Soma e Subtração

Palavras ChaveSoma, Subtração, Parcelas, Total, Minuendo, Subtraendo, Resto, Comutatividade, Associatividade, Problemas práticos, Contextualização, Curiosidades, História da Matemática, Propriedades das Operações
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Apagador, Material de anotação para os alunos (caderno e caneta/lápis), Projetor (opcional, para apresentação de slides), Folhas de exercício com problemas de soma e subtração, Calculadora (opcional, para verificação de resultados)
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos principais da aula. Isso orientará o foco dos alunos, ajudando-os a entender o que se espera que aprendam e dominem ao final da aula. Explicar os objetivos de forma clara também facilita a organização mental dos estudantes, preparando-os para a assimilação do conteúdo que será abordado.

Objetivos principais:

1. Aplicar as operações básicas de soma e subtração.

2. Reconhecer as parcelas da adição e o total, e os componentes da subtração: minuendo, subtraendo e a diferença.

3. Resolver problemas que envolvam as operações de soma e subtração.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e mostrar a relevância do tema para suas vidas. Ao fornecer um contexto e curiosidades interessantes, o objetivo é engajar os estudantes desde o início, demonstrando que o conteúdo a ser abordado é útil e aplicável em diversas situações cotidianas.

Contexto

Para iniciar a aula sobre operações de soma e subtração, comece contextualizando os alunos sobre a importância dessas operações no dia a dia. Explique que, independentemente da carreira ou área de interesse, todos utilizam a soma e a subtração em diversas situações cotidianas, como ao fazer compras, calcular distâncias percorridas ou até mesmo ao dividir uma conta de restaurante. Destacar como essas operações são fundamentais para a vida prática pode ajudar a despertar o interesse dos alunos.

Curiosidades

Você sabia que a adição e a subtração são algumas das operações matemáticas mais antigas, datando de cerca de 2000 a.C.? Os antigos babilônios e egípcios já utilizavam essas operações em seus cálculos, o que mostra como a matemática é uma ferramenta essencial e atemporal para a humanidade.

Desenvolvimento

Duração: 45 a 55 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada e prática das operações de soma e subtração, suas propriedades e componentes. Essa etapa visa consolidar o conhecimento teórico por meio de exemplos claros e exercícios práticos, garantindo que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente essas operações em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Definição de Soma e Subtração: Explique claramente o que são as operações de soma e subtração. A soma é a operação de adicionar dois ou mais números para obter um total, enquanto a subtração é a operação de retirar um número de outro para obter a diferença. 2. Partes da Adição: Detalhe que na adição, os números que estão sendo adicionados são chamados de parcelas, e o resultado é conhecido como soma ou total. Exemplo: 7 + 5 = 12, onde 7 e 5 são parcelas, e 12 é a soma. 3. Partes da Subtração: Esclareça que na subtração, o número do qual algo está sendo subtraído é chamado de minuendo, o número que está sendo subtraído é o subtraendo, e o resultado é chamado de diferença. Exemplo: 10 - 4 = 6, onde 10 é o minuendo, 4 é o subtraendo, e 6 é a diferença. 4. Propriedades da Soma: Explique as propriedades comutativa (a ordem das parcelas não altera a soma) e associativa (a maneira como as parcelas são agrupadas não altera o resultado). Exemplo: Comutativa: 3 + 4 = 4 + 3; Associativa: (2 + 3) + 4 = 2 + (3 + 4). 5. Propriedades da Subtração: Esclareça que a subtração não é comutativa (a ordem dos números afeta o resultado) e não é associativa (a maneira como os números são agrupados afeta o resultado). Exemplo: 5 - 3 ≠ 3 - 5; (8 - 3) - 2 ≠ 8 - (3 - 2).

Questões para Sala de Aula

1. Resolva a seguinte adição e identifique as parcelas e a soma: 13 + 27 2. Resolva a seguinte subtração e identifique o minuendo, o subtraendo e a diferença: 45 - 18 3. Dado o problema: 'Maria tinha 15 maçãs. Ela comprou mais 12 maçãs e depois deu 7 para seu amigo. Quantas maçãs Maria tem agora?' Resolva utilizando as operações de soma e subtração.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos. Ao discutir as soluções das questões apresentadas e engajar os alunos em reflexões, assegura-se que todos compreendam completamente as operações de soma e subtração, suas propriedades e componentes. Isso também permite identificar e corrigir eventuais dificuldades ou mal-entendidos, promovendo um aprendizado mais profundo e contínuo.

Discussão

  • Explique a resolução da adição 13 + 27: 13 e 27 são as parcelas. Somando-as, obtemos 40, que é a soma.

  • Explique a resolução da subtração 45 - 18: 45 é o minuendo, 18 é o subtraendo e a diferença é 27.

  • Para o problema 'Maria tinha 15 maçãs. Ela comprou mais 12 maçãs e depois deu 7 para seu amigo. Quantas maçãs Maria tem agora?': Primeiro, some as maçãs que Maria comprou às que ela já tinha (15 + 12 = 27). Em seguida, subtraia as maçãs que ela deu ao amigo (27 - 7 = 20). Portanto, Maria tem 20 maçãs agora.

Engajamento dos Alunos

1. Quais foram as dificuldades encontradas ao resolver as operações de adição e subtração? Como podemos superá-las? 2. Por que é importante identificar corretamente as parcelas, minuendo, subtraendo e a diferença em uma operação? 3. Como as propriedades das operações (comutatividade e associatividade na soma, e a falta dessas propriedades na subtração) influenciam a forma como resolvemos problemas matemáticos? 4. Você pode criar um problema prático envolvendo soma e subtração e desafiar um colega a resolvê-lo?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos recapitulem e consolidem o conhecimento adquirido, relembrando os pontos principais e compreendendo a importância prática do que foi aprendido. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a reforçar a sua aplicabilidade no cotidiano.

Resumo

  • Definição de soma e subtração.
  • Identificação das partes da adição: parcelas e soma.
  • Identificação das partes da subtração: minuendo, subtraendo e diferença.
  • Propriedades da soma: comutativa e associativa.
  • Propriedades da subtração: não comutativa e não associativa.
  • Resolução de problemas práticos envolvendo soma e subtração.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições e propriedades das operações de soma e subtração, seguidas de exemplos práticos e resolução de problemas. Isso permitiu aos alunos verem como o conhecimento teórico se aplica em situações reais e cotidianas, como calcular compras, distâncias e dividir contas.

O assunto apresentado é fundamental para o dia a dia, pois a soma e a subtração são operações matemáticas usadas constantemente em diversas situações práticas. Além disso, conhecer as propriedades dessas operações ajuda a resolver problemas de forma mais eficiente. Curiosidades como a antiguidade dessas operações mostram sua relevância histórica e contínua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies