Entrar

Plano de aula de Função: Introdução

Matemática

Original Teachy

Função: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Função: Introdução

Palavras ChaveFunções matemáticas, Condições de existência de uma função, Domínio e imagem, Atividade prática, Modelo de função, Mercado de trabalho, Pensamento lógico, Resolução de problemas, Trabalho em grupo, Aplicação prática
Materiais NecessáriosVídeo explicativo sobre funções (3-5 minutos), Projetor ou TV para exibição do vídeo, Papel milimetrado, Software de gráficos (opcional), Folhas de papel, Lápis e borracha, Régua, Problemas do mundo real para modelagem de funções, Quadro branco e marcadores, Computadores ou tablets (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e prática do conceito de função, essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas avançadas e sua aplicação em contextos do mundo real. Ao dominar esses conceitos, os alunos estarão melhor preparados para enfrentar desafios do mercado de trabalho que exigem pensamento lógico e capacidade de resolver problemas complexos.

Objetivos principais:

1. Introduzir a noção de função e explicar o que é uma função.

2. Verificar as condições de existência de uma função: somente uma saída para cada entrada.

3. Garantir que todos os componentes do domínio tenham uma saída.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e prática do conceito de função, essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas avançadas e sua aplicação em contextos do mundo real. Ao dominar esses conceitos, os alunos estarão melhor preparados para enfrentar desafios do mercado de trabalho que exigem pensamento lógico e capacidade de resolver problemas complexos.

Contextualização

As funções são uma parte fundamental da matemática e aparecem em muitas situações do dia a dia. Por exemplo, ao calcular o valor total de uma compra com desconto, ao prever o crescimento populacional de uma cidade ou até mesmo ao programar um aplicativo que ajusta automaticamente a temperatura de um ambiente. Entender funções é essencial para resolver problemas práticos de maneira eficiente e lógica.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Sabia que as funções matemáticas são utilizadas por engenheiros de software para desenvolver algoritmos de inteligência artificial? Além disso, economistas usam funções para modelar e prever o comportamento do mercado financeiro. As funções também são fundamentais na biologia para entender as relações entre diferentes espécies em um ecossistema.

Atividade Inicial

️ Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (3-5 minutos) que explique de forma simples e visual o conceito de função e suas aplicações práticas. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora para a turma: 'Como vocês acham que as funções podem ser úteis na profissão que vocês desejam seguir no futuro?'. Incentive os alunos a compartilharem suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de função através de atividades práticas e reflexões. Ao aplicar os conceitos em problemas do mundo real, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e de resolução de problemas, essenciais para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de função
  2. Condições de existência de uma função
  3. Domínio e imagem de uma função

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância das funções na resolução de problemas do dia a dia e no mercado de trabalho. Pergunte como a compreensão das funções pode facilitar a tomada de decisões em diferentes profissões, como engenharia, economia, biologia e tecnologia da informação. Incentive-os a pensar sobre como as funções podem ser aplicadas em situações práticas e em seus futuros profissionais.

Mini Desafio

Construindo Funções no Mundo Real

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um modelo de função baseado em um problema do mundo real. Eles precisarão identificar as variáveis envolvidas, definir o domínio e a imagem da função e representar graficamente a função.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Distribua diferentes problemas do mundo real para cada grupo (ex.: calcular o custo total de um serviço com base no tempo, prever o crescimento de uma planta, modelar o consumo de combustível de um carro em função da distância percorrida).
  3. Cada grupo deve identificar as variáveis de entrada e saída, definindo o domínio e a imagem da função.
  4. Os alunos devem criar uma representação gráfica da função utilizando papel milimetrado ou software de gráficos.
  5. Peça para cada grupo apresentar seu modelo de função para a turma, explicando o raciocínio por trás da escolha das variáveis e a representação gráfica.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de aplicar o conceito de função em situações práticas e incentivar o trabalho em grupo, a comunicação e a criatividade.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Identifique se as seguintes relações são funções e justifique sua resposta.
  2. Dado o conjunto de pares ordenados {(1, 2), (2, 4), (3, 6)}, determine o domínio e a imagem.
  3. Crie uma função que modele o custo de uma corrida de táxi onde a tarifa inicial é de R$ 5,00 e o custo por quilômetro é de R$ 2,00. Represente graficamente essa função.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a relevância dos conceitos estudados e como eles se aplicam em contextos práticos. Ao refletir sobre os desafios e as aplicações das funções, os alunos desenvolverão uma visão integrada e contextualizada do conhecimento matemático.

Discussão

Discussão: Promova uma discussão aberta sobre os conceitos abordados durante a aula. Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao aplicar as funções em problemas do mundo real e como essa experiência pode ser relevante para suas futuras carreiras. Incentive-os a compartilhar dificuldades encontradas e como as superaram. Explore como os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados em diferentes contextos profissionais, como em engenharia, economia e tecnologia da informação.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos apresentados, como a definição de função, as condições de existência de uma função, e a diferença entre domínio e imagem. Revise os problemas práticos apresentados e como cada grupo de alunos os modelou utilizando funções. Destaque a importância de entender esses conceitos para resolver problemas matemáticos e aplicá-los em situações práticas.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou a teoria com a prática e as aplicações no mercado de trabalho. Destaque a relevância das funções no dia a dia, como na programação de softwares, na análise de dados econômicos e na modelagem de fenômenos naturais. Ressalte a importância do pensamento lógico e das habilidades de resolução de problemas desenvolvidas ao longo da aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies