Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Produtos Notáveis

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

Produtos Notáveis

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Produtos Notáveis

Palavras ChaveProdutos Notáveis, Matemática, Ensino Médio, Metodologia Digital, Engajamento, Redes Sociais, Atividades Práticas, Quadrado da Soma, Quadrado da Diferença, Escape Room, Hackathon, Aprendizado Contextualizado, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Contas no Instagram (pode ser fictícias), Computadores ou tablets, Plataforma online para o Escape Room (ex: Google Forms), Materiais de uso geral (papel, canetas, etc.), Projetor ou tela para apresentações, Prêmios simbólicos (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e estruturada dos objetivos principais e secundários da aula, estabelecendo um foco para o restante das atividades. Estes objetivos ajudam a orientar tanto o ensino quanto a aprendizagem, garantindo que todos tenham um entendimento claro das expectativas e da relevância do conteúdo a ser explorado.

Objetivos principais:

1. Reconhecer os principais produtos notáveis, como o quadrado da soma e o quadrado da diferença.

2. Aplicar produtos notáveis para resolver problemas matemáticos, como (a+b)²=a²+2ab+b².

Objetivos secundários:

  1. Demonstrar a aplicação dos produtos notáveis em situações cotidianas e tecnológicas, como algoritmos de computação.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, estimulando a curiosidade e a conexão com o tema através de uma atividade prática e interativa. Ao buscar fatos interessantes sobre Produtos Notáveis, os alunos exercitam suas habilidades de pesquisa e se preparam para um debate inicial que irá aprofundar sua compreensão do tema. Essa abordagem facilita uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.

Aquecendo

Inicie a aula falando brevemente sobre o conceito de Produtos Notáveis e a importância deles em diversos campos, como a matemática, física e até mesmo na programação de algoritmos. Explique que esses produtos ajudam a simplificar expressões e resolver problemas complexos de forma mais eficiente. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre Produtos Notáveis, seja ele uma aplicação prática ou uma curiosidade histórica. Incentive-os a compartilhar esses fatos com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que são Produtos Notáveis e quais são os principais tipos?

2. Como os Produtos Notáveis podem ser úteis na resolução de problemas matemáticos?

3. Você encontrou alguma aplicação dos Produtos Notáveis na vida cotidiana ou no mundo digital?

4. Por que é importante aprender sobre Produtos Notáveis no contexto do Ensino Médio?

5. Alguém encontrou alguma curiosidade sobre Produtos Notáveis que gostaria de compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é oferecer uma aprendizagem ativa e prática, onde os alunos aplicam seus conhecimentos pré-adquiridos sobre Produtos Notáveis em atividades criativas e contextuais. Utilizando a metodologia digital, os alunos se envolvem em tarefas relevantes e desafiadoras que promovem a colaboração, o pensamento crítico e a conexão com a realidade tecnológica e social contemporânea.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais e Produtos Notáveis 📱

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos, enquanto reforçam o conhecimento sobre Produtos Notáveis por meio de uma atividade prática e interativa nas redes sociais.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de posts no Instagram, explicando e demonstrando, de maneira criativa, como os Produtos Notáveis podem ser aplicados em diversas situações cotidianas. O objetivo é que eles produzam conteúdo que possa ser compartilhado com outras turmas ou mesmo nas redes sociais da escola.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um dos produtos notáveis (por exemplo, (a+b)²=a²+2ab+b²) para trabalhar.

  • Utilizando celulares, cada grupo deve criar uma conta de Instagram fictícia dedicada à disseminação de conhecimento sobre Produtos Notáveis.

  • Os grupos devem criar pelo menos 3 posts, cada um abordando o produto notável escolhido de formas diferentes: um post explicativo, um com uma aplicação prática e um com uma curiosidade ou fato histórico.

  • Os alunos podem usar gráficos, memes, vídeos curtos e textos explicativos para tornar os posts atraentes e informativos.

  • Cada grupo deve apresentar sua conta e seus posts para a turma, explicando o processo criativo e o conteúdo de cada post.

Atividade 2 - Escape Room Matemático 🔒

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos, utilizando uma atividade gamificada para reforçar o conhecimento sobre Produtos Notáveis.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo estilo 'Escape Room' onde precisam resolver uma série de desafios relacionados a Produtos Notáveis para 'escapar' da sala virtual. Cada desafio os levará a uma nova pista até completarem o jogo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Introduza o cenário: Os alunos foram 'trancados' em uma sala virtual e precisam usar seus conhecimentos sobre Produtos Notáveis para solucionar problemas que os levarão à liberdade.

  • Cada grupo acessará uma plataforma online de sua escolha (Google Forms, por exemplo) onde estarão os desafios.

  • Os desafios devem envolver a aplicação dos Produtos Notáveis de várias formas, como resolver equações, encontrar padrões e decifrar códigos criptografados que usam estes produtos.

  • À medida que cada grupo resolve um desafio, recebem uma pista para o próximo, até que completem todos e 'escapem'.

  • Os primeiros grupos a escaparem podem ganhar prêmios simbólicos, como menções honrosas ou pontos extras.

Atividade 3 - Hackathon de Produtos Notáveis 💻

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a aplicação dos Produtos Notáveis em cenários práticos e tecnológicos, incentivando a inovação e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos irão participar de um mini Hackathon onde precisam criar uma aplicação ou algoritmo que utiliza Produtos Notáveis. Eles devem identificar um problema real ou fictício que pode ser resolvido utilizando esses conhecimentos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um problema que pode ser resolvido usando Produtos Notáveis. Pode ser um problema matemático, um algoritmo de computação ou uma aplicação prática.

  • Os grupos devem brainstormar e planejar a solução para o problema, definindo claramente como os Produtos Notáveis serão aplicados.

  • Utilizando computadores e recursos online, os grupos devem desenvolver uma apresentação (slides, vídeo explicativo, etc.) que demonstre a solução proposta.

  • Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma, explicando detalhadamente como os Produtos Notáveis foram utilizados e a relevância da aplicação.

  • Os projetos podem ser avaliados por uma banca formada pelo professor e colegas, e os melhores projetos podem receber prêmios simbólicos.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as atividades práticas. A discussão em grupo e o feedback 360° fomentam o pensamento crítico, a autoavaliação e a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Isso não só fortalece o aprendizado dos Produtos Notáveis, mas também desenvolve habilidades sociais e colaborativas essenciais para a vida acadêmica e profissional.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça para que cada grupo apresente brevemente a atividade que realizou (Instagram, Escape Room, Hackathon) e os principais aprendizados.
  2. Destaques: Pergunte a cada grupo qual foi o momento mais interessante ou desafiador durante a atividade. Desta forma, os alunos podem refletir sobre suas experiências.
  3. Aplicações: Questione como os Produtos Notáveis podem ser aplicados em outras áreas do conhecimento ou situações do dia a dia.
  4. Conexão com a Realidade: Incentive-os a falar como as atividades digitais e o trabalho em equipe ajudaram a contextualizar e entender melhor os Produtos Notáveis.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao aplicar Produtos Notáveis nas atividades propostas? 2. De que maneira as atividades digitais ajudaram a consolidar seu conhecimento sobre Produtos Notáveis? 3. Como vocês enxergam a utilidade do que aprenderam hoje em suas futuras atividades acadêmicas ou profissionais?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada membro do grupo deve receber feedback dos outros integrantes sobre sua contribuição e colaboração ao longo da atividade. Oriente a turma para que utilizem o modelo de feedback construtivo: Comece destacando um ponto positivo, depois sugira algo que poderia ser melhorado e finalize com uma nota de encorajamento. Por exemplo:

  • Positivo: "Gostei muito da sua dedicação na criação dos posts do Instagram, ficaram super criativos e informativos."
  • A melhorar: "Talvez poderia ter sido útil dividir mais as tarefas, para termos conseguido finalizar tudo a tempo."
  • Encorajamento: "Tenho certeza que, com um pouco mais de planejamento, conseguiremos resultados ainda melhores na próxima vez."

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

📚 Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado de forma divertida e envolvente, fazendo com que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas e conectem o conteúdo aprendido com situações práticas e contemporâneas. Este fechamento ajuda a reforçar a relevância dos Produtos Notáveis e a motivação para continuar explorando a matemática de maneira inovadora.

Resumo

🔍 Resumo Divertido: Os Produtos Notáveis são como superpoderes matemáticos que transformam expressões complexas em algo simples e eficiente. Hoje, exploramos o quadrado da soma e da diferença, entendendo que (a+b)² = a² + 2ab + b². Com isso, mergulhamos no mundo das redes sociais, jogos estilo escape room e hackathons, aplicando nossos conhecimentos de formas inovadoras e práticas.

No Mundo

🌐 Conexão com o Mundo Atual: Os Produtos Notáveis não são apenas conceitos abstratos; eles estão presentes em algoritmos de computação, otimização de recursos e até em nossos feeds das redes sociais. A aula de hoje mostrou como essas ferramentas matemáticas são aplicáveis em diversos campos da tecnologia e do dia a dia, tornando a matemática mais relevante e conectada com a realidade dos alunos.

Na Prática

🛠️ Aplicações no Dia a Dia: Compreender e aplicar Produtos Notáveis é essencial para resolver problemas de maneira eficiente, seja na simplificação de expressões algébricas ou na criação de algoritmos mais rápidos e inteligentes. Esses conhecimentos melhoram nossas habilidades analíticas e nos preparam para desafios acadêmicos e profissionais futuros.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Rotações: Avançado | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Potenciação: Propriedades
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Operações: Razões | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Geometria Espacial: Volume do Cilindro
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!