Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Funções da Linguagem

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Funções da Linguagem

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Funções da Linguagem

Palavras ChaveFunções da Linguagem, Socioemocional, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Meditação Guiada, Exploração Sensorial, Feedback, Reflexão, Metas Pessoais, Competências Comunicativas
Materiais NecessáriosTexto base sobre funções da linguagem, Quadro branco e marcadores, Folhas de papel, Canetas e lápis, Dispositivos de áudio para meditação guiada (opcional), Material de apoio visual (cartazes, slides), Relógio ou cronômetro para controle do tempo, Espaço adequado para a meditação (silencioso, com pouca iluminação)
Códigos BNCCEM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.; EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema das funções de linguagem, promovendo o entendimento inicial e a familiarização com os conceitos fundamentais. Além disso, busca-se criar um ambiente de aprendizagem que incentive o autoconhecimento e a reflexão sobre como as diferentes funções de linguagem são utilizadas em situações cotidianas.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e descrever as principais funções de linguagem: fática, conativa, metalinguística, emotiva e referencial.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar as funções de linguagem em diversos contextos e textos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Viagem Interior: Meditação Guiada

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática envolve os alunos em um estado de relaxamento e foco através da orientação do professor, que irá guiá-los por um processo de visualização e respiração consciente. A Meditação Guiada ajuda a promover a presença, a concentração e a tranquilidade mental, criando um ambiente propício para a aprendizagem.

1. Preparação do Ambiente: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés tocando o chão. Certifique-se de que o ambiente esteja silencioso e com pouca iluminação, se possível.

2. Início da Meditação: Explique brevemente aos alunos o objetivo da meditação e peça que fechem os olhos. Comece orientando-os a prestar atenção na sua respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca de forma lenta e profunda.

3. Visualização Guiada: Após alguns momentos de respiração profunda, guie os alunos através de uma visualização. Peça que imaginem um lugar tranquilo, como uma praia ou um campo florido, onde se sintam seguros e relaxados.

4. Exploração Sensorial: Incentive os alunos a explorar esse lugar imaginário com todos os seus sentidos: sentir a brisa no rosto, ouvir os sons ao redor e perceber os aromas presentes.

5. Retorno Gradual: Após alguns minutos de visualização, comece a trazer os alunos de volta ao presente lentamente. Oriente-os a se conscientizarem novamente da sua respiração e do ambiente ao seu redor.

6. Finalização: Peça que abram os olhos devagar e façam alguns alongamentos leves. Incentive os alunos a compartilharem brevemente como se sentiram durante a meditação.

Contextualização do Conteúdo

As funções de linguagem são fundamentais em nossa comunicação diária, pois cada uma delas desempenha um papel crucial em como transmitimos e recebemos mensagens. Por exemplo, quando assistimos a um comercial, a função conativa é predominante, pois seu objetivo é influenciar nosso comportamento. Já em uma conversa casual com amigos, a função fática pode ser mais evidente, mantendo a comunicação fluida. Compreender essas funções nos ajuda a nos expressar melhor e também a interpretar de maneira mais precisa as informações que recebemos, promovendo uma interação mais eficaz e consciente.

Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar as diferentes funções de linguagem não só aprimora a competência comunicativa dos alunos, mas também contribui para seu crescimento socioemocional. Ao identificar as emoções e intenções por trás das palavras, os alunos se tornam mais empáticos e conscientes das diversas perspectivas, melhorando suas habilidades sociais e a tomada de decisões responsável.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Função Referencial:

2. A função referencial é aquela cujo objetivo principal é informar. É a função predominante em textos científicos, notícias, relatórios e manuais. Exemplos incluem: ‘O Brasil é o maior país da América do Sul.’

3. Função Emotiva:

4. A função emotiva ou expressiva está centrada no emissor e visa transmitir suas emoções, sentimentos e opiniões. É comum em textos literários, cartas pessoais e discursos emotivos. Exemplos incluem: ‘Estou muito feliz com essa notícia!’

5. Função Conativa:

6. A função conativa ou apelativa tem como foco o receptor, buscando influenciar seu comportamento ou convencê-lo de algo. É frequentemente encontrada em propagandas, discursos políticos e anúncios. Exemplos incluem: ‘Compre já o seu!’

7. Função Fática:

8. A função fática está relacionada ao canal de comunicação e tem como objetivo estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É comum em conversas telefônicas e saudações. Exemplos incluem: ‘Alô? Está me ouvindo?’

9. Função Metalinguística:

10. A função metalinguística ocorre quando a linguagem é usada para falar sobre a própria linguagem. É comum em dicionários, gramáticas e discussões sobre a língua. Exemplos incluem: ‘A palavra ‘casa’ é um substantivo.’

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 - 35 minutos

Explorando as Funções da Linguagem

Nesta atividade, os alunos irão criar pequenos textos ou diálogos que exemplifiquem cada uma das funções de linguagem estudadas. Eles trabalharão em grupos e utilizarão situações cotidianas para aplicar os conceitos discutidos na teoria.

1. Divida a turma em cinco grupos: Cada grupo ficará responsável por uma das funções de linguagem.

2. Criação dos textos/diálogos: Peça para que cada grupo crie um texto ou diálogo que exemplifique claramente a função de linguagem designada.

3. Apresentação: Cada grupo deverá apresentar seu texto ou diálogo para a turma, explicando como ele exemplifica a função de linguagem atribuída.

4. Feedback Socioemocional: Após cada apresentação, conduza uma breve sessão de feedback, onde os alunos poderão expressar como se sentiram durante a criação e apresentação dos textos e o que aprenderam sobre as emoções e intenções por trás das palavras.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a apresentação dos grupos, utilize o método RULER para guiar a discussão em grupo. Reconheça as emoções expressas pelos alunos durante a atividade, compreenda as causas dessas emoções ao discutir o processo de criação e apresentação dos textos. Nomeie corretamente as emoções identificadas, como ansiedade, alegria ou orgulho. Expresse empatia e encoraje os alunos a verbalizarem suas experiências de maneira apropriada. Por fim, regule as emoções, incentivando práticas de autocontrole e autoconhecimento, como técnicas de respiração ou reflexão sobre os desafios enfrentados.

Conclusão

Duração: 20 - 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira uma atividade de reflexão escrita ou uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como os alunos geriram suas emoções. Por exemplo, peça que escrevam um breve parágrafo sobre uma situação específica em que sentiram dificuldade e como lidaram com isso. Alternativamente, organize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional. Incentive-os a refletir sobre o que aprenderam sobre si mesmos e sobre os outros durante a aula.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Essa prática promove o autoconhecimento e o autocontrole, habilidades essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que pensem em como podem aplicar o conhecimento sobre as funções da linguagem em suas vidas cotidianas e em futuros projetos escolares. Incentive-os a escreverem essas metas e a compartilharem suas intenções com a turma, promovendo um sentido de compromisso e colaboração.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aplicar a função referencial ao escrever resumos de textos escolares.

2. Usar a função emotiva ao redigir textos literários ou redações pessoais.

3. Empregar a função conativa em apresentações e debates para persuadir a audiência.

4. Reconhecer a função fática em conversas informais e melhorar a comunicação interpessoal.

5. Explorar a função metalinguística ao discutir e analisar aspectos da linguagem em aulas de português. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definirem metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas competências comunicativas e socioemocionais. Esta prática visa promover a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, ajudando os alunos a aplicar o que aprenderam em contextos diversos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Texto Argumentativo: Crítica
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Regência Verbal | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Dígrafos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Tipologia Narrativa: Relato de Experiência Vivida
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies