Entrar

Plano de aula de Gêneros Textuais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Gêneros Textuais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão dos Gêneros Textuais: O professor deve incentivar os alunos a desenvolver uma compreensão clara e concisa do que são gêneros textuais. Isso inclui a definição de gêneros textuais, a diferença entre gêneros textuais e tipos de textos, e como os gêneros textuais são usados na comunicação.

  2. Identificação de Gêneros Textuais: O professor deve orientar os alunos a identificar diferentes exemplos de gêneros textuais, tanto escritos quanto orais. Isso inclui ajudar os alunos a identificar as características de cada gênero textual e a como eles se diferenciam uns dos outros.

  3. Produção de Gêneros Textuais: O professor deve encorajar os alunos a produzir seus próprios gêneros textuais, com base no conhecimento adquirido. Isso pode incluir a escrita de um breve texto em um determinado gênero, a criação de um roteiro para uma conversa em um gênero oral, ou a produção de um pequeno vídeo em um gênero visual.

Objetivos Secundários:

  • Habilidades de Pesquisa: Os alunos devem ser incentivados a pesquisar gêneros textuais adicionais para expandir seu conhecimento além do que é ensinado em sala de aula.

  • Habilidades de Apresentação: Se o tempo permitir, os alunos podem ser convidados a apresentar seus gêneros textuais à classe, desenvolvendo assim habilidades de apresentação oral.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de texto, tipos de textos e suas características. Isso permitirá que os alunos compreendam melhor a distinção entre gêneros textuais e tipos de textos. Além disso, o professor pode revisar brevemente os conceitos de linguagem oral e escrita, já que os gêneros textuais podem se manifestar em ambas as formas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor pode apresentar duas situações para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Vocês já perceberam como a maneira como falamos ou escrevemos varia dependendo da situação? Por exemplo, a forma como conversamos com nossos amigos é diferente da forma como falamos com nossos professores. Por que isso acontece?"

    • Situação 2: "Vocês já pensaram como seria se tentássemos usar o estilo de um poema para escrever um e-mail para o diretor da escola? Ou se usássemos a linguagem formal de uma redação para enviar uma mensagem de texto para um amigo? Como a pessoa que recebe a mensagem interpretaria isso?" (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve enfatizar a importância dos gêneros textuais no dia a dia. Por exemplo, a necessidade de usar a linguagem apropriada ao escrever um e-mail profissional, a importância de entender as instruções em um manual, ou a habilidade de interpretar corretamente uma notícia ou um artigo. O professor pode também mencionar como a habilidade de produzir e entender diferentes gêneros textuais é valorizada em diversas carreiras, tais como jornalismo, publicidade, direito, entre outras. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre gêneros textuais:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que o gênero textual 'carta de amor' existe há séculos e que muitos poetas famosos, como William Shakespeare, usaram esse gênero para expressar seus sentimentos?"

    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o gênero textual 'meme' é uma forma moderna de comunicação que usa imagens, vídeos e textos curtos para transmitir uma ideia ou humor? E que a habilidade de entender e criar memes é considerada uma forma de alfabetização digital?" (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Jogo dos Gêneros Textuais: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma caixa com diversos materiais - papéis coloridos, canetas, recortes de revistas, adesivos, etc. - e o professor irá explicar que eles deverão criar um "mural de gêneros textuais".

    • Cada grupo deve escolher um gênero textual (por exemplo, cartas, notícias, poesias, receitas, mensagens de texto, etc.) e criar no mural um exemplo desse gênero, usando os materiais disponíveis.

    • Os murais devem ser criativos e informativos, mostrando as principais características do gênero textual escolhido.

    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar seu mural para a turma, explicando as características do gênero textual escolhido e por que escolheram os elementos que usaram. (10 - 12 minutos)

  2. Atividade 2 - Criação de Diálogos: Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar diálogos curtos em diferentes gêneros textuais.

    • O professor irá fornecer a cada grupo uma situação de comunicação (por exemplo, duas pessoas se encontrando na rua, um aluno pedindo ajuda a um professor, um cliente fazendo uma reclamação, etc.).

    • Os alunos deverão criar um diálogo para essa situação, mas utilizando um gênero textual específico. Por exemplo, um grupo pode criar um diálogo em forma de poesia, outro em forma de notícia, outro em forma de carta, e assim por diante.

    • Após a criação dos diálogos, cada grupo deverá apresentar seu diálogo para a turma, demonstrando como o uso de diferentes gêneros textuais pode alterar a forma como nos comunicamos. (10 - 12 minutos)

  3. Atividade 3 - Produção de Texto: Por fim, os alunos serão convidados a produzir um texto individualmente, no gênero textual de sua escolha.

    • O professor irá dar a liberdade aos alunos para escolherem o tema de seu texto, desde que o texto seja produzido no gênero textual apropriado.

    • Os alunos terão um tempo determinado para escrever seus textos, e o professor estará disponível para esclarecer dúvidas e dar orientações, se necessário.

    • Após a produção dos textos, os alunos poderão compartilhar seus textos com a turma, se desejarem. (5 - 7 minutos)

Essas atividades lúdicas e interativas permitirão que os alunos explorem os gêneros textuais de maneira prática e significativa, desenvolvendo suas habilidades de produção e interpretação de textos, bem como sua capacidade de trabalhar em equipe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve convidar cada grupo a compartilhar suas conclusões e produções com a turma. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim uma discussão rica e produtiva.

    • Tempo de Apresentação: O professor deve limitar o tempo de apresentação de cada grupo para garantir que haja tempo suficiente para todos os grupos compartilharem. Isso também ajuda a manter a aula fluindo no ritmo planejado.

    • Perguntas e Comentários: O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas, aprofundar a compreensão dos alunos sobre os gêneros textuais, e promover a reflexão crítica.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias e produções apresentadas, conectando-as de volta à teoria dos gêneros textuais. O professor deve destacar como as atividades práticas ajudaram a ilustrar e reforçar os conceitos teóricos, e como os alunos puderam aplicar o que aprenderam na criação de seus próprios textos.

    • Destaque dos Gêneros Textuais: O professor deve relembrar os diferentes gêneros textuais que foram explorados durante a aula, e ressaltar as características de cada um, utilizando as produções dos alunos como exemplos concretos.

    • Conexão com a Teoria: O professor deve explicitar como as atividades práticas permitiram aos alunos vivenciar a teoria dos gêneros textuais, e como isso contribuiu para o Desenvolvimento de suas habilidades de produção e interpretação de textos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"

    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    • Tempo de Reflexão: O professor deve dar aos alunos um minuto para pensarem sobre essas perguntas. Durante esse tempo, o professor deve incentivar os alunos a refletirem honestamente e a anotarem suas respostas, se desejarem.

    • Compartilhamento Opcional: Após o minuto de reflexão, o professor pode convidar os alunos a compartilharem suas respostas com a turma, se desejarem. Isso pode ajudar a identificar lacunas no entendimento dos alunos e a orientar as discussões futuras.

Essa etapa de Retorno é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, promover a reflexão sobre o que foi aprendido e identificar possíveis dúvidas ou dificuldades. Além disso, ao conectar a prática com a teoria, o professor ajuda os alunos a perceberem a relevância e a aplicação dos conceitos aprendidos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os pontos principais abordados durante a aula, reforçando a definição de gêneros textuais, as diferenças entre gêneros textuais e tipos de textos, e a importância de se adaptar a linguagem de acordo com o gênero textual. O professor pode também revisar brevemente os principais gêneros textuais que foram explorados durante as atividades práticas.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática. O professor pode ressaltar como as atividades práticas permitiram aos alunos vivenciar a teoria dos gêneros textuais de maneira concreta, e como isso ajudou a reforçar o entendimento dos alunos sobre o assunto. O professor pode também mencionar como a compreensão e a habilidade de produção de diferentes gêneros textuais são fundamentais para a comunicação eficaz em diversas situações da vida real.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre gêneros textuais. Esses materiais podem incluir livros, artigos, vídeos e sites educacionais que oferecem explicações e exemplos adicionais de gêneros textuais. O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem a identificação e a produção de gêneros textuais em seu dia a dia, prestando atenção nos diferentes tipos de textos que encontram e na forma como se comunicam em diferentes situações.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos gêneros textuais para a vida dos alunos. O professor pode mencionar como a habilidade de entender e produzir diferentes gêneros textuais é valorizada em diversas áreas profissionais, e como essa habilidade pode facilitar a comunicação e a compreensão em diferentes contextos. O professor pode também ressaltar como a conscientização sobre os gêneros textuais pode ajudar os alunos a se tornarem leitores e escritores mais eficazes, capazes de adaptar sua linguagem e estilo de acordo com o propósito e o público de seus textos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies