Entrar

Plano de aula de Grafia de Estrangeirismos

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Grafia de Estrangeirismos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de estrangeirismos e sua importância no contexto da língua portuguesa.

    • Definir o termo "estrangeirismo" e explicar como essas palavras são incorporadas ao idioma, ressaltando a influência de diferentes culturas e línguas.
  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar estrangeirismos em textos escritos, de diferentes gêneros e complexidades.

    • Realizar atividades de leitura e interpretação de textos, com foco na identificação de palavras de origem estrangeira.
  3. Orientar os alunos na correta escrita e uso de estrangeirismos, respeitando as regras da língua portuguesa.

    • Apresentar as principais regras de acentuação, pluralização e flexão de palavras estrangeiras, através de exemplos e exercícios práticos.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela diversidade linguística, promovendo a valorização da língua portuguesa e a compreensão de sua evolução histórica.
  • Incentivar a pesquisa autônoma sobre o tema, utilizando recursos digitais e bibliográficos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: Iniciar a aula relembrando conceitos básicos de ortografia, como regras de acentuação, pluralização e flexão de palavras. Isso é fundamental para que os alunos possam entender e aplicar corretamente essas regras no contexto de estrangeirismos.

  2. Situações-problema: Apresentar duas situações que envolvam o uso de estrangeirismos na língua portuguesa:

    • Primeira situação: Mostrar um trecho de um texto jornalístico que utiliza diversos estrangeirismos. Perguntar aos alunos se eles conseguem identificar as palavras estrangeiras e se sabem como deveriam ser escritas e acentuadas de acordo com as regras do português.

    • Segunda situação: Apresentar um cenário de uma empresa multinacional que exige que seus funcionários se comuniquem em inglês. Perguntar aos alunos como eles escreveriam algumas palavras do inglês em um e-mail ou documento em português.

  3. Contextualização: Explicar aos alunos que o uso de estrangeirismos é comum em vários contextos, como na mídia, na internet, na música e até mesmo no dia a dia. Destacar a importância de saber escrever corretamente essas palavras para evitar erros de ortografia e garantir uma comunicação eficaz.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos no tópico, o professor pode:

    • Curiosidade 1: Contar a origem de algumas palavras de uso comum que são estrangeirismos no português, como "esporte" (do inglês "sport") e "champagne" (do francês), mostrando como essas palavras foram incorporadas ao nosso vocabulário.

    • Curiosidade 2: Apresentar palavras de idiomas diferentes que são frequentemente usadas em textos em português, como "saudade" (do português, mas sem tradução exata para a maioria das línguas estrangeiras) e "entrepreneur" (do inglês), desafiando os alunos a pensarem sobre como essas palavras são escritas e acentuadas em português.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Detectives of Words" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras que são frequentemente usadas em português, mas que são de origem estrangeira. O desafio será descobrir a origem de cada palavra (de que língua ela veio) e como ela deve ser escrita corretamente no português (com acentos, hífens, etc.).

    • Passo a passo:

      1. Distribua as listas de palavras para cada grupo, garantindo que as palavras sejam diferentes em cada lista.
      2. Explique que os alunos devem usar seus smartphones ou tablets para pesquisar a origem das palavras em suas listas.
      3. Enquanto os alunos pesquisam, circule pela sala, auxiliando e esclarecendo dúvidas.
      4. Após a pesquisa, peça para cada grupo compartilhar suas descobertas com a classe. Enquanto os grupos apresentam, projete as palavras na lousa digital para que todos possam ver.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos de pesquisa e trabalho em grupo, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado sobre a origem e a escrita de estrangeirismos.

  2. Atividade "Translator App" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos terão a oportunidade de "traduzir" um pequeno texto que contém várias palavras de origem estrangeira para o português, seguindo as regras de acentuação, pluralização e flexão de palavras.

    • Passo a passo:

      1. Distribua o texto para cada grupo. Certifique-se de que o texto seja adequado ao nível de conhecimento dos alunos e que contenha uma quantidade significativa de palavras de origem estrangeira.
      2. Explique que os alunos devem usar suas listas de palavras e as regras de escrita e acentuação que foram discutidas na aula para "traduzir" o texto para o português.
      3. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala, auxiliando e corrigindo possíveis erros.
      4. Após a atividade, peça para cada grupo compartilhar sua "tradução" com a classe. Enquanto os grupos apresentam, projete o texto na lousa digital para que todos possam ver.
    • Objetivo: Esta atividade visa consolidar o aprendizado sobre a escrita correta de estrangeirismos, ao mesmo tempo em que desenvolve as habilidades de leitura e interpretação de texto dos alunos.

  3. Atividade "Word Art" (5 - 7 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade de expressão artística, os alunos serão desafiados a criar um desenho ou colagem que represente a origem e o significado de uma palavra de origem estrangeira.

    • Passo a passo:

      1. Explique que cada grupo deve escolher uma palavra de origem estrangeira da lista que recebeu no início da aula.
      2. Os alunos devem então pesquisar a origem e o significado dessa palavra, usando seus smartphones ou tablets.
      3. Com base em suas descobertas, os alunos devem criar um desenho ou colagem que represente a palavra escolhida.
      4. No final da atividade, peça para cada grupo apresentar seu desenho ou colagem para a classe, explicando a origem e o significado da palavra.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado sobre a origem e o significado de palavras de origem estrangeira.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Descrição: Após as atividades em grupo, cada equipe terá até 3 minutos para compartilhar suas descobertas, soluções e conclusões com a classe.

    • Passo a passo:

      1. Convide cada grupo, um de cada vez, a compartilhar suas respostas ou conclusões com a classe.
      2. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões, a explicarem o raciocínio por trás de suas soluções e a fazerem perguntas aos outros grupos.
      3. Durante as apresentações, faça perguntas para estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre o tema da aula.
    • Objetivo: A discussão em grupo promove a reflexão, a comunicação e a colaboração entre os alunos, permitindo que eles aprendam uns com os outros e desenvolvam habilidades importantes, como a capacidade de argumentação e o respeito às opiniões dos outros.

  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos):

    • Descrição: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias apresentadas e conectar essas ideias com a teoria discutida na aula.

    • Passo a passo:

      1. Recapitule as atividades realizadas e as descobertas dos grupos, destacando os pontos mais relevantes.
      2. Faça perguntas que ajudem os alunos a relacionar o que aprenderam na aula com situações do dia a dia ou com outros conteúdos que já tenham estudado.
      3. Explique como a habilidade de identificar e escrever corretamente estrangeirismos pode ser útil em várias situações, desde a leitura de textos até a comunicação em diferentes contextos.
    • Objetivo: Esta etapa visa consolidar o aprendizado, ajudando os alunos a perceberem a importância e a aplicabilidade do que aprenderam na aula.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos):

    • Descrição: Para encerrar a aula, os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as respostas para as seguintes perguntas:

      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Passo a passo:

      1. Peça aos alunos para fecharem seus cadernos e desligarem seus dispositivos eletrônicos.
      2. Explique que esta é uma oportunidade para eles refletirem sobre o que aprenderam e identificarem quaisquer dúvidas ou questões que ainda possam ter.
      3. Após um minuto de reflexão, peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Encoraje-os a serem honestos e abertos em suas respostas.
    • Objetivo: A reflexão final ajuda os alunos a consolidarem o que aprenderam, a identificarem áreas em que podem precisar de mais prática ou estudo, e a desenvolverem a habilidade de autoavaliação e autorreflexão.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve recapitular os pontos principais abordados na aula, reforçando o conceito de estrangeirismo, a importância de sua correta escrita e uso, e algumas regras gerais para acentuação, flexão e pluralização de palavras de origem estrangeira.

    • É importante relembrar as atividades realizadas, os desafios encontrados pelos alunos e as soluções encontradas, destacando as principais aprendizagens obtidas.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve elucidar como a aula conectou a teoria sobre estrangeirismos com a prática, utilizando exemplos das atividades realizadas para demonstrar como os conceitos teóricos foram aplicados na resolução de problemas reais.

    • É relevante destacar como a habilidade de identificar e escrever corretamente estrangeirismos pode ser útil em diferentes contextos, como na leitura e interpretação de textos, na comunicação escrita e até mesmo no estudo de outras línguas.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, vídeos, websites e aplicativos de aprendizagem de idiomas.

    • É importante ressaltar que o estudo autônomo é fundamental para a consolidação do aprendizado, e que os materiais extras podem servir como guias e recursos para os alunos que desejam explorar o tema de forma mais aprofundada.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Para encerrar, o professor deve reforçar a importância do assunto estudado para o dia a dia dos alunos. Isso pode ser feito através de exemplos práticos, como a aplicabilidade das regras de escrita de estrangeirismos em situações cotidianas de leitura e comunicação.

    • Além disso, o professor pode destacar como o conhecimento sobre estrangeirismos contribui para a compreensão e valorização da diversidade linguística, uma habilidade cada vez mais relevante em um mundo globalizado e multicultural.

Este é o fim da aula. O professor deve encorajar os alunos a revisarem o conteúdo aprendido e a explorarem os materiais extras sugeridos, e estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies