Entrar

Plano de aula de Leitura: Produção Textual

Português

Original Teachy

'EM13LGG301'

Leitura: Produção Textual

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a leitura crítica: O professor deve incentivar os alunos a não apenas lerem, mas a compreenderem e interpretarem textos de maneira crítica. Para isso, os alunos serão incentivados a fazer perguntas sobre o conteúdo, a identificar e analisar o uso de figuras de linguagem, e a extrair significados implícitos.

  2. Promover a produção textual: Aumentar a capacidade dos alunos de produzir textos de qualidade. O professor deve orientar os alunos na organização de suas ideias, no uso adequado da linguagem escrita, e na estruturação de um texto coerente e coeso.

  3. Estimular a leitura autônoma: Incentivar os alunos a lerem textos variados por conta própria, para além do que é solicitado nas aulas. O professor deve orientar os alunos na escolha de leituras adequadas aos seus interesses e níveis de habilidade, e incentivá-los a compartilharem suas experiências de leitura.

Objetivos secundários:

  • Melhorar a fluência na leitura: Além de compreender o texto, o professor deve trabalhar para melhorar a fluência na leitura dos alunos, isto é, a velocidade e a precisão com que eles leem.

  • Incentivar a escrita criativa: O professor deve estimular os alunos a desenvolverem a escrita criativa, através de atividades lúdicas e desafiadoras.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor começa a aula revisando os conceitos de leitura e interpretação de textos que foram abordados anteriormente. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas aos alunos, solicitando exemplos de textos que eles já leram e discutindo as diferentes maneiras de interpretar esses textos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações problemáticas que envolvem a leitura e a produção textual. A primeira pode ser um texto curto e complexo, como um poema ou um trecho de uma obra de ficção, e os alunos devem discutir em grupos como eles interpretariam esse texto. A segunda situação pode ser a necessidade de escrever um pequeno texto sobre um tema específico, e os alunos devem pensar em como estruturariam esse texto. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica a importância da leitura e da produção textual no dia a dia, destacando situações reais em que essas habilidades são necessárias, como a leitura de um contrato, a interpretação de um manual de instruções, ou a escrita de um e-mail profissional. Além disso, o professor pode mencionar como a leitura e a escrita são habilidades valorizadas no mercado de trabalho e na vida acadêmica. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma curiosidade sobre a origem das palavras ou sobre a vida de um escritor famoso. Além disso, o professor pode compartilhar a notícia de algum livro ou filme que esteja fazendo sucesso, e perguntar aos alunos se eles já leram o livro ou se estão interessados em lê-lo. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Adivinhe o Livro" (5 - 7 minutos): O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe uma caixa contendo pequenos objetos ou pistas relacionadas a um livro conhecido. A tarefa dos alunos é, utilizando-se apenas dos objetos e pistas, tentar adivinhar qual é o livro. Após todos os grupos terem adivinhado, o professor revela o título do livro e propõe uma discussão sobre o que os alunos acham que pode estar escrito no livro, a partir dos objetos e pistas que eles viram. Esta atividade tem como objetivo incentivar a leitura crítica, a interpretação de pistas e a produção de hipóteses.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor prepara as caixas com os objetos e pistas, garantindo que sejam suficientemente sugestivos, mas que não revelem imediatamente o título do livro.
    • Os grupos recebem as caixas e começam a discutir sobre qual livro pode ser a partir dos objetos e pistas.
    • Cada grupo apresenta sua hipótese para a turma.
    • O professor revela o título do livro e inicia a discussão sobre o conteúdo do livro.
  2. Atividade "Escritores por um dia" (10 - 12 minutos): Ainda em grupos, os alunos recebem a tarefa de criar um pequeno conto ou poema, utilizando um conjunto de palavras pré-determinadas pelo professor. O professor deve selecionar palavras que possam gerar diferentes interpretações e que estimulem a criatividade dos alunos. Após a produção do texto, cada grupo deve realizar a leitura do seu conto ou poema para a turma. Esta atividade visa aprimorar a produção textual, a leitura fluente e a interpretação de textos.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor distribui as palavras para cada grupo.
    • Os alunos, em grupo, utilizam as palavras para criar um texto (conto ou poema) curto.
    • Cada grupo apresenta seu texto para a turma, realizando a leitura de forma fluente e expressiva.
    • Após cada apresentação, a turma tem a oportunidade de fazer comentários e perguntas sobre o texto apresentado.
  3. Atividade "Dramatização Literária" (5 - 6 minutos): Para finalizar o Desenvolvimento da aula, os grupos são desafiados a criar uma pequena cena baseada em um trecho de um livro de literatura. O trecho deve ser escolhido pelo professor e deve conter elementos que permitam aos alunos criarem uma pequena dramatização. Esta atividade tem como objetivo estimular a interpretação de textos, a criatividade e o trabalho em equipe.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor escolhe um trecho de um livro de literatura que seja adequado para a dramatização.
    • Os grupos recebem o trecho e têm um tempo para planejar e ensaiar a dramatização.
    • Cada grupo apresenta sua dramatização para a turma.
    • Após cada apresentação, a turma tem a oportunidade de fazer comentários e perguntas sobre a dramatização.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor reúne todos os alunos e propõe uma discussão sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Cada grupo pode compartilhar suas ideias, dificuldades e estratégias utilizadas. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa e construtiva.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor chama cada grupo para compartilhar suas conclusões ou soluções.
    • Os alunos compartilham suas ideias, dificuldades e estratégias utilizadas.
    • O professor faz perguntas para aprofundar a discussão e para garantir que todos os alunos estão compreendendo.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor faz uma revisão das principais ideias discutidas, destacando como elas se relacionam com os conceitos teóricos apresentados no início da aula. O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles aplicaram a leitura crítica e a produção textual durante as atividades, e como eles usaram a teoria para resolver os problemas propostos.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor revisa as principais ideias discutidas durante a atividade.
    • O professor pergunta aos alunos como eles aplicaram a teoria durante as atividades.
    • O professor destaca a importância da teoria para a resolução dos problemas.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". O objetivo é incentivar os alunos a pensarem sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a identificarem áreas que precisam de mais prática ou estudo.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor faz as perguntas de reflexão.
    • Os alunos têm um tempo para pensar e anotar suas respostas.
    • O professor encoraja os alunos a compartilharem suas reflexões, se desejarem.
  4. Feedback do professor (1 minuto): O professor encerra a aula com um breve feedback, destacando os pontos positivos do desempenho da turma e sugerindo áreas que podem ser melhoradas. O professor também pode dar orientações sobre o que os alunos podem fazer para aprofundar seu aprendizado fora da sala de aula.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor dá um feedback geral sobre a aula.
    • O professor sugere atividades ou leituras adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado.
    • O professor encoraja os alunos a continuarem praticando e estudando o tema da aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais conteúdos abordados durante a aula, relembrando a importância da leitura crítica e da produção textual. Ele pode reforçar os conceitos principais, como a interpretação de textos, a fluência na leitura, a escrita criativa, entre outros. Além disso, o professor deve destacar como as atividades práticas ajudaram a reforçar esses conceitos.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor faz um resumo dos principais conteúdos abordados durante a aula.
    • O professor reforça os conceitos principais e destaca como as atividades práticas ajudaram a reforçar esses conceitos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode, por exemplo, mencionar como a leitura crítica e a produção textual são habilidades que os alunos irão utilizar não apenas na disciplina de Português, mas em todas as áreas do conhecimento e em suas vidas pessoais e profissionais. O professor deve enfatizar que a prática é fundamental para o Desenvolvimento dessas habilidades.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • O professor enfatiza a importância da prática para o Desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e produção textual.
  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Esses materiais podem incluir livros, artigos, sites, vídeos e exercícios online. O professor deve ressaltar que a leitura e a prática são essenciais para o aprimoramento das habilidades de leitura crítica e produção textual.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor sugere alguns materiais de estudo complementares, enfatizando a importância da leitura e da prática.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor deve explicar como as habilidades desenvolvidas na aula podem ser aplicadas no dia a dia dos alunos. Ele pode, por exemplo, mencionar que a leitura crítica e a produção textual são habilidades úteis para a interpretação de notícias, a escrita de e-mails, a leitura de livros e a realização de provas. O professor deve reforçar que essas habilidades não são úteis apenas no âmbito acadêmico, mas também na vida pessoal e profissional.

    Passo a passo da atividade:

    • O professor explica como as habilidades desenvolvidas na aula podem ser aplicadas no dia a dia dos alunos.
    • O professor reforça que essas habilidades são úteis não apenas no âmbito acadêmico, mas também na vida pessoal e profissional.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies