Entrar

Plano de aula de Objetivos da Leitura

Português

Original Teachy

'EM13LGG305'

Objetivos da Leitura

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Objetivos da Leitura

Palavras ChaveObjetivos da Leitura, Leitura Crítica, Informação, Interpretação de Textos, Atividades Digitais, Redes Sociais, Conteúdo Digital, Pensamento Crítico, Produção de Conteúdo, Verificação de Fontes, Engajamento, Comunicação
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Ferramentas de design digital (e.g., Canva, Adobe Spark), Ferramentas de criação de blogs/sites (e.g., Wix, Blogger), Acesso a redes sociais e mecanismos de busca, Projetor ou tela grande para apresentações, Material de suporte para verificação de fontes (e.g., listas de sites confiáveis)
Códigos BNCCEM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos quanto ao objetivo central da aula, destacando a importância de compreender os diferentes objetivos da leitura. Será ressaltado como a leitura é fundamental para a aquisição de informações e desenvolvimento de habilidades interpretativas, essenciais para a vida acadêmica e cotidiana.

Objetivos principais:

1. Compreender os objetivos da leitura através da análise e interpretação de textos cotidianos.

2. Reconhecer a leitura como uma ferramenta essencial para se informar e desenvolver pensamento crítico.

Objetivos secundários:

  1. Promover a discussão sobre a relevância da leitura em diferentes contextos sociais e na vida moderna.
  2. Motivar os alunos a refletirem sobre suas próprias práticas de leitura e suas implicações.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos quanto ao objetivo central da aula, destacando a importância de compreender os diferentes objetivos da leitura. Será ressaltado como a leitura é fundamental para a aquisição de informações e desenvolvimento de habilidades interpretativas, essenciais para a vida acadêmica e cotidiana.

Aquecendo

Comece a aula destacando a importância da leitura em diferentes contextos, como em redes sociais, notícias, livros e revistas. Enfatize que a leitura vai além de decifrar palavras, mas envolve compreender e interpretar informações que impactam nosso cotidiano. Instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre algum texto que leram recentemente, seja uma notícia, um post de rede social ou um artigo. ✨

Reflexões Iniciais

1. Quais tipos de textos vocês leem com mais frequência?

2. Como a leitura desses textos influencia suas opiniões e decisões diárias?

3. Vocês acham que a leitura desempenha um papel importante na formação de uma opinião crítica? Por quê?

4. Quais são os diferentes objetivos que vocês têm quando leem um texto (por exemplo, se informar, se entreter, estudar)?

5. Como vocês escolhem o que vão ler? Quais critérios usam?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é aplicar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os objetivos da leitura em atividades práticas e interativas, contextualizadas com a realidade digital atual. Através de cenários criativos e lúdicos, os alunos serão motivados a utilizar a leitura como ferramenta para informar, interpretar e até mesmo criar conteúdo relevante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais Informativos

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura crítica, pesquisa, verificação de fontes e produção de conteúdo digital informativo.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de postagens fictícias para uma conta de 'influenciador digital' no Instagram, focada em informar seguidores sobre um tema específico escolhido pelo grupo. A atividade irá combinar storytelling e habilidades de leitura crítica para produzir conteúdo informativo e engajador.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema informativo, como saúde, ciência, meio ambiente, tecnologia, etc.

  • Os grupos devem pesquisar informações relevantes sobre o tema escolhido e verificar a veracidade das fontes.

  • Crie um perfil fictício de 'influenciador digital' que abordará o tema. Pensem em um nome criativo e um avatar que represente o influenciador.

  • Cada grupo deve criar uma série de pelo menos 5 postagens no Instagram utilizando ferramentas digitais para design, como Canva ou Adobe Spark.

  • As postagens devem incluir textos informativos, gráficos, imagens e vídeos curtos, se possível.

  • Os grupos devem preparar uma breve apresentação (5 minutos) para mostrar suas postagens e explicar a escolha do conteúdo e as fontes usadas.

Atividade 2 - Jornalistas por um Dia

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a prática de leitura crítica, escrita informativa e uso de ferramentas digitais para criar e disseminar conteúdo jornalístico.

- Descrição: Os alunos irão simular a redação de um jornal digital. Cada grupo será responsável por criar uma edição especial do jornal abordando notícias recentes e temas de interesse geral. A atividade inclui a criação de artigos, entrevistas fictícias e até mesmo infográficos para entrega em formato de blog ou site.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve selecionar uma ferramenta de criação de blogs ou sites, como Wix ou Blogger.

  • Os grupos devem escolher pelo menos 3 notícias recentes sobre temas variados (política, esportes, cultura, ciência, etc.).

  • Pesquisem as notícias e verifiquem a autenticidade das fontes.

  • Cada grupo deve escrever artigos informativos sobre as notícias escolhidas, incluindo entrevistas fictícias com 'fontes' e testemunhas.

  • Utilize ferramentas digitais para criar infográficos e elementos visuais que acompanhem cada artigo.

  • Os grupos devem publicar sua edição especial do jornal digital e preparar uma breve apresentação (5 minutos) para mostrar o site.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro Digital

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Promover habilidades de interpretação de textos, leitura crítica e trabalho em equipe utilizando uma abordagem lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma 'caça ao tesouro' digital, onde precisarão ler e interpretar diferentes tipos de textos para encontrar pistas e resolver enigmas. O jogo é projetado para utilizar diversas plataformas digitais, incluindo sites, blogs e redes sociais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo receberá uma lista inicial de pistas que os levarão a diferentes textos digitais (artigos, postagens em blogs, tweets, etc.).

  • Cada texto contém uma pista que aponta para a próxima etapa da caça ao tesouro.

  • Os grupos devem ler e interpretar cada texto para encontrar as pistas e avançar para a próxima etapa.

  • A equipe que encontrar todas as pistas e resolver o enigma final primeiro, vence.

  • As pistas podem ser criptografadas ou codificadas para aumentar o desafio e incentivar a leitura crítica e a interpretação.

Retorno

Duração: 20 a 30 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão sobre o processo de aprendizado, valorizando a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento. Através da discussão e do feedback 360°, os alunos fortalecem suas habilidades de comunicação, cooperação e pensamento crítico, além de consolidarem os objetivos da leitura praticados durante a aula.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que todos concluíram suas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo, por favor, apresente brevemente seu projeto, destacando os principais desafios enfrentados, as estratégias utilizadas para superá-los e as conclusões que vocês chegaram ao final.' Incentive os alunos a refletirem sobre como diferentes modos de leitura e interpretação foram aplicados e discutam a relevância da leitura crítica na obtenção de informações confiáveis.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios encontrados durante as atividades e como foram superados? 2. Como a verificação das fontes influenciou a qualidade do conteúdo produzido? 3. De que maneira a leitura crítica contribuiu para a criação de um conteúdo mais informativo e engajador?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° dentro dos grupos. Cada aluno deve fornecer feedbacks construtivos e respeitosos para seus colegas, destacando pontos fortes e sugerindo áreas de melhoria. Oriente a turma com frases como: 'O que você mais apreciou no trabalho do seu colega?', 'Que aspectos poderiam ser melhorados para a próxima atividade?' e 'Como o seu colega contribuiu para o sucesso do grupo?'. Esta etapa é crucial para desenvolvimento de habilidades sociais e de autocrítica.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados de forma reflexiva e divertida, destacando a relevância prática do que foi adquirido. Esta conclusão permite aos alunos perceberem a aplicabilidade das habilidades desenvolvidas e a importância da leitura crítica em suas vidas cotidianas, promovendo um fechamento significativo e motivador para a experiência de aprendizado. 

Resumo

Resumo da Aula: Nesta jornada digital, exploramos como a leitura vai muito além do simples ato de decifrar palavras. Os alunos se tornaram influenciadores digitais, jornalistas e caçadores de tesouros em uma aventura intelectual. Eles aprenderam a buscar informações, verificar fontes e criar conteúdos impactantes, tudo isso enquanto desenvolviam habilidades de leitura crítica e interpretação! ✨

No Mundo

No Mundo Atual: Com as redes sociais e a informação acessível a um clique, saber ler criticamente é imprescindível. Nesta aula, os alunos perceberam que a leitura é uma ferramenta poderosa para navegar pelo imenso mar de dados da internet, destacando-se em um mundo onde a informação é moeda de valor. Eles se conectaram com a realidade atual ao criar conteúdos digitais que informam e engajam, refletindo a dinâmica moderna de comunicação e consumo de informações. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender os objetivos da leitura é crucial para se informar corretamente e desenvolver um pensamento crítico. No dia a dia, isso significa ser capaz de distinguir fatos de opiniões, verificar a autenticidade das informações e consumir conteúdos que agreguem valor, seja para estudos, trabalho ou entretenimento. Este conhecimento prepara os alunos para serem cidadãos informados e conscientes. 易

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies