Entrar

Plano de aula de Texto e Hipertexto

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Texto e Hipertexto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Texto e Hipertexto

Palavras Chavehipertexto, texto tradicional, navegação não linear, interatividade, aplicação prática, estrutura de conteúdo, links, pensamento crítico, trabalho em equipe, educação digital, atividades interativas, análise de informação
Materiais Necessáriosmapas conceituais impressos, linhas pontilhadas, tesouros (envelopes com desafios ou perguntas), texto longo e complexo com links, computadores ou dispositivos com acesso à internet, plataformas online para criação de hipertexto (blogs ou sites simples), ferramentas de pesquisa na internet
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara do que é um hipertexto e como ele funciona. Ao definir objetivos específicos, os alunos serão capazes de focar em aspectos chave do conceito durante as atividades práticas em sala, maximizando a eficácia do aprendizado. A meta é que os alunos não apenas reconheçam o hipertexto em teoria, mas também se familiarizem com sua aplicação prática e o impacto que ele tem na maneira como acessamos e interagimos com informações digitais.

Objetivos principais:

1. Compreender a definição e a funcionalidade do hipertexto, identificando como ele difere do texto tradicional.

2. Analisar e discutir exemplos práticos de hipertextos, destacando sua aplicabilidade e impacto na forma como interagimos com a informação.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas para avaliar a qualidade e a utilidade de hipertextos encontrados na internet.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos no tema da aula, fazendo com que reflitam e discutam situações práticas que envolvem hipertextos, aplicando o conhecimento prévio de maneira crítica e contextualizada. As situações problema estimulam o pensamento analítico, enquanto a contextualização destaca a relevância do tema no cotidiano digital, aumentando o interesse e a percepção da importância do assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está escrevendo um artigo de pesquisa e precisa verificar informações em diferentes sites e documentos online. Como você organiza essas informações de forma que o leitor possa facilmente acessar os dados originais? Discuta como o uso de hipertextos pode ajudar nesse processo.

2. Pense em um blog que você gosta de ler regularmente. Como a autora ou autor do blog utiliza links para outros conteúdos (seja dentro do próprio site ou externos) para enriquecer o texto? Discuta como esses links podem ser pensados e planejados para melhorar a experiência de leitura.

Contextualização

A compreensão de como os hipertextos funcionam é crucial no mundo digital atual, onde a maioria das informações está disponível online. O desenvolvimento da internet e das tecnologias de informação transformou a maneira como lemos, escrevemos e interagimos com textos. O uso de hipertextos não se restringe apenas a textos acadêmicos ou técnicos, mas está presente em todos os tipos de conteúdo online, desde notícias até redes sociais, ampliando e enriquecendo nossas experiências de leitura. Saber como criar e usar hipertextos adequadamente é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa que trabalha ou estuda na era digital.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A fase de desenvolvimento do plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento prévio sobre hipertextos de maneira prática e interativa. Cada atividade proposta visa explorar aspectos específicos dos hipertextos, como sua estrutura, função e uso, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Esta abordagem não só solidifica o entendimento teórico como também prepara os alunos para uma interação mais consciente e efetiva com a vasta quantidade de informações digitais disponíveis.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Hipertextual

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão prática da estrutura e da navegação em hipertextos, além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade na resolução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e receberão um mapa conceitual impresso contendo diversos conceitos relacionados a hipertextos, como 'link', 'árvore de decisão', 'navegação não linear', entre outros. Cada conceito estará ligado a outros por linhas pontilhadas, simulando um hipertexto. O objetivo do grupo será encontrar os 'tesouros' escondidos na sala de aula, que são envelopes contendo desafios ou perguntas sobre hipertextos. Cada tesouro só pode ser aberto se o grupo explicar como os conceitos do mapa conceitual estão interligados.

- Instruções:

  • Prepare o mapa conceitual com os conceitos interligados utilizando linhas pontilhadas.

  • Esconda os envelopes pela sala, assegurando que cada um contenha um desafio ou pergunta diferente.

  • Distribua os mapas para cada grupo e dê um tempo para que analisem o hipertexto apresentado.

  • Permita que os grupos se movam pela sala para encontrar os tesouros, utilizando o mapa para guiar suas decisões.

  • Cada vez que um grupo resolve um desafio, eles devem retornar ao professor para validar suas respostas e receber o próximo tesouro.

Atividade 2 - Construtores de Hipertexto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de estruturação de conteúdo e de navegação em hipertextos, além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico na organização de informações.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até cinco, assumirão o papel de 'arquitetos digitais'. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre um tema específico e deverá criar um hipertexto em uma plataforma online, como um blog ou um site simples. Eles precisarão conectar os diferentes pontos de informação de forma lógica e interessante, inserindo links para expandir o conteúdo e permitir uma navegação não linear.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e explique o conceito de hipertexto e sua aplicação prática.

  • Forneça a cada grupo um conjunto de informações sobre um tema específico, que deverá ser transformado em um hipertexto.

  • Oriente os alunos sobre a utilização da plataforma online escolhida para a criação do hipertexto.

  • Monitore o progresso dos grupos, oferecendo suporte técnico e conceitual conforme necessário.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu hipertexto para a classe, explicando suas escolhas de navegação e links.

Atividade 3 - Detetives do Hipertexto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos em avaliar a qualidade de hipertextos e links na internet, além de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise de informações.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos de até cinco, receberão um texto longo e complexo que contém vários links para outros conteúdos. Alguns dos links são verdadeiros e estão corretamente associados às informações mencionadas no texto, enquanto outros são falsos e levam a informações irrelevantes ou incorretas. O desafio dos grupos é analisar o texto e os links, utilizando ferramentas de pesquisa na internet, e determinar quais links são válidos e por quê.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e distribua o texto base com os links.

  • Explique o propósito da atividade e a importância de verificar a validade dos links.

  • Oriente os alunos sobre o uso de ferramentas de pesquisa para verificar a veracidade das informações vinculadas.

  • Permita que os grupos discutam e apresentem suas conclusões sobre os links, justificando suas escolhas.

  • Promova uma discussão em classe sobre os desafios encontrados e as estratégias utilizadas pelos grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e compartilhem o que aprenderam através das atividades práticas, consolidando o conhecimento sobre hipertextos e promovendo uma reflexão crítica sobre o tema. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de compreensão e a reforçar conceitos chave, enquanto as perguntas direcionadas incentivam os alunos a pensar profundamente sobre o impacto e a utilidade dos hipertextos em diversas esferas da vida.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve convidar os alunos a se reunirem em um grande círculo. Em seguida, deve pedir a cada grupo que compartilhe brevemente quais foram suas descobertas mais significativas durante as atividades. O professor pode orientar a discussão inicial com perguntas como: 'Como os hipertextos alteram a maneira como interagimos com a informação?' ou 'Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao criar ou analisar hipertextos?' Esta abordagem ajuda a consolidar o aprendizado e permite que os alunos reflitam sobre a aplicabilidade prática do conceito de hipertexto.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais diferenças entre a estrutura de um texto tradicional e a de um hipertexto?

2. Como a habilidade de criar e analisar hipertextos pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento ou em situações do dia a dia?

3. Quais critérios vocês utilizaram para decidir a validade dos links durante a atividade de Detetives do Hipertexto?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, reforçando a aplicação prática da teoria discutida. Através do resumo e da reflexão sobre as atividades, os alunos são incentivados a conectar o aprendizado teórico com as práticas observadas, compreendendo melhor a relevância do tema no contexto atual e em suas vidas diárias.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os pontos-chave discutidos, reforçando a definição de hipertexto e suas características, como a capacidade de conexão e interatividade. Deve-se enfatizar as atividades práticas realizadas, que demonstraram como o hipertexto se difere do texto tradicional e como é aplicado em contextos reais de navegação e produção de conteúdo na internet.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi diretamente aplicada em atividades práticas que simularam situações reais de uso de hipertextos, como a criação de um hipertexto em grupo e a análise de links em um texto. Isso permitiu aos alunos não apenas compreenderem a teoria, mas também visualizarem e experimentarem a aplicação prática, estreitando a ponte entre o conhecimento teórico e a prática.

Fechamento

A importância do estudo de hipertextos reside no fato de que eles são a base de muitas das interações que fazemos diariamente na internet, desde a leitura de notícias até a realização de pesquisas acadêmicas. Compreender e saber utilizar hipertextos de forma eficaz é crucial para uma navegação informada e crítica no mundo digital atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies