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Plano de aula de Tonicidade: Sílaba Tônica

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Original Teachy

'EM13LGG104'

Tonicidade: Sílaba Tônica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tonicidade: Sílaba Tônica

Palavras ChaveTonicidade, Sílaba Tônica, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Análise de palavras, Atividades práticas, Colaboração em grupo, Aplicação de conhecimento, Comunicação eficaz, Interpretação textual, Rimas
Materiais NecessáriosTabuleiros de corrida, Listas de palavras, Cartas com palavras, Fichas ou marcadores para tabuleiros, Cópias de casos para investigadores, Papel e canetas para anotações e criação de poemas
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizagem da aula. Definir claramente o que se espera alcançar ajuda na organização do conteúdo e das atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados quanto às competências que serão desenvolvidas. Esta etapa também serve para motivar os alunos, mostrando a importância do tema e como ele se aplica em diversos contextos da língua portuguesa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer a sílaba tônica em diferentes tipos de palavras (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).

2. Desenvolver a habilidade de analisar e classificar palavras quanto à tonicidade, permitindo a aplicação prática em contextos variados.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, através de discussões e atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que estimulem a revisão e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização visa mostrar a relevância do estudo da tonicidade na vida real, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre o tema.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para analisarem as palavras 'porta', 'escova' e 'cachorro'. Eles devem identificar a sílaba tônica e classificar cada palavra como oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Esta atividade inicial serve para revisar o conhecimento prévio e aquecer os alunos para o tema da aula.

2. Solicite que os alunos pensem em três palavras que rimem com 'canção'. Eles devem identificar a sílaba tônica de cada palavra pensada e, em seguida, classificá-las de acordo com a tonicidade. Essa atividade ajuda a ativar o conhecimento sobre rimas e a importância da tonicidade na melodia das palavras.

Contextualização

Explique aos alunos que a tonicidade na língua portuguesa não é uma curiosidade gramatical, mas sim uma característica essencial que pode alterar significados e causar mal-entendidos se não utilizada corretamente. Por exemplo, a palavra 'pára' com acento na primeira sílaba é um verbo que indica a ação de parar, enquanto 'para' sem acento é uma preposição. Isso destaca como a tonicidade influencia a comunicação eficaz e a interpretação correta do texto.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre tonicidade. Por meio de atividades lúdicas e colaborativas, esta fase visa consolidar a compreensão das regras de sílaba tônica e classificação de palavras, ao mesmo tempo em que promove habilidades de trabalho em equipe, criatividade e raciocínio analítico. Cada atividade proposta oferece uma abordagem diferente para explorar o tema, garantindo uma aprendizagem envolvente e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Corrida das Tônicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o reconhecimento das sílabas tônicas e a classificação das palavras de acordo com a tonicidade, de forma lúdica e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras com diferentes tonicidades (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas). O desafio é identificar a sílaba tônica de cada palavra o mais rápido possível e classificá-la corretamente. Para cada acerto, o grupo avançará em um tabuleiro que representa uma corrida. O primeiro grupo a completar o percurso será o vencedor.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua a cada grupo uma lista de palavras e um tabuleiro de corrida.

  • Os alunos devem analisar as palavras, identificar a sílaba tônica e classificá-las como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

  • Cada vez que um grupo acertar, avança no tabuleiro.

  • O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro vence.

Atividade 2 - O Desafio dos Poetas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento de tonicidade de forma criativa e artística, além de promover a expressão oral e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartas com palavras de diferentes tonicidades. Cada grupo terá que criar um pequeno poema usando as palavras fornecidas, garantindo que a tonicidade das palavras seja respeitada. Após a criação, os grupos recitarão seus poemas para a classe, que avaliará tanto a criatividade quanto a correta aplicação das regras de tonicidade.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco.

  • Distribua um conjunto de cartas com palavras para cada grupo.

  • Os grupos devem criar um poema utilizando todas as palavras das cartas, obedecendo à tonicidade correta.

  • Cada grupo recita seu poema para a classe.

  • Os alunos e o professor avaliam os poemas, considerando tanto o conteúdo quanto o uso correto da tonicidade.

Atividade 3 - Investigadores da Tonicidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a aplicação de acentos de acordo com a tonicidade, estimulando o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de detetives linguísticos. Cada grupo recebe um 'caso' com frases onde as palavras estão faltando suas acentuações. Os grupos devem analisar as frases, identificar as palavras desaparecidas e acentuá-las corretamente, baseando-se nas regras de tonicidade. Cada caso resolvido corretamente leva os grupos a novas 'pistas'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo um 'caso' com frases incompletas que necessitam de acentuação.

  • Os grupos devem analisar as frases e acentuar as palavras corretamente, segundo a tonicidade.

  • Cada caso resolvido corretamente dá acesso a novas pistas.

  • O primeiro grupo a resolver todos os casos vence.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e articulem seu entendimento, consolidando assim o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a reforçar a aprendizagem ao permitir que os alunos verbalizem e compartilhem suas descobertas, além de oferecer uma oportunidade para o professor avaliar o nível de compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para que possam compartilhar suas experiências e aprendizados. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Gostaria que cada grupo compartilhasse uma descoberta interessante que fez durante as atividades de hoje. Como a compreensão da tonicidade pode ajudar na leitura e na escrita?'. Em seguida, permita que cada grupo expresse suas ideias e insights, enquanto os outros grupos ouvem atentamente e contribuem com perguntas ou comentários.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao identificar a sílaba tônica nas palavras durante as atividades?

2. Como a classificação correta das palavras por tonicidade pode influenciar a interpretação de um texto?

3. Houve alguma palavra que surpreendeu seu grupo em relação à sua sílaba tônica? Como vocês resolveram essa surpresa?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e resumida do que foi estudado. Além disso, reforça a importância da aplicação prática do conhecimento teórico, mostrando aos alunos como o estudo da tonicidade se relaciona com situações do dia a dia e facilita a comunicação eficaz em língua portuguesa. Esta recapitulação ajuda a reforçar a memória e a compreensão dos alunos, preparando-os para futuras aplicações do conteúdo aprendido.

Resumo

Para encerrar, é essencial resumir os principais pontos abordados sobre a tonicidade, relembrando as diferenças entre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, e como identificar a sílaba tônica em cada uma delas. Através das atividades práticas, os alunos puderam aplicar esses conceitos de maneira lúdica e colaborativa, o que reforça o aprendizado.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades dinâmicas que simularam situações reais de uso da língua. Os alunos não apenas revisaram a teoria estudada em casa, mas também a aplicaram em contextos que imitam o uso diário do português, como na formação de poesias e na resolução de 'casos' gramaticais. Isso ajuda a solidificar o conhecimento, mostrando sua relevância e aplicabilidade.

Fechamento

Compreender a tonicidade é fundamental para uma comunicação eficaz e precisa em português. A habilidade de identificar a sílaba tônica em diferentes tipos de palavras permite aos estudantes não apenas melhorar sua escrita e fala, mas também enriquece sua capacidade de interpretar corretamente textos e discursos, evitando equívocos comuns. Portanto, este conhecimento é uma ferramenta valiosa no arsenal de habilidades linguísticas de qualquer pessoa que deseje ser proficiente em português.

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