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Plano de aula de Acentuação: Regras de Acentuação Gráfica

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Acentuação: Regras de Acentuação Gráfica

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Acentuação: Regras de Acentuação Gráfica

Palavras ChaveAcentuação Gráfica, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Hiatos, Ditongos Abertos, Acento Agudo, Acento Circunflexo, Acento Grave, Pronúncia, Compreensão, Exemplos, Regras de Acentuação
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Apresentação de slides (opcional), Caderno e caneta para os alunos, Folhas de exercícios impressas, Projetor (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos específicos da aula, proporcionando uma visão clara e direcionada sobre o que será aprendido. Isso ajuda a orientar o foco dos alunos e a estabelecer expectativas claras sobre os conhecimentos e habilidades que serão desenvolvidos ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender as regras básicas de acentuação gráfica na língua portuguesa.

2. Identificar e aplicar corretamente os acentos gráficos em palavras, como em 'árvore' e 'ímã'.

3. Reconhecer a importância da acentuação gráfica para a correta pronúncia e entendimento das palavras.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e prepará-los para entender a importância da acentuação gráfica. Ao apresentar um contexto inicial e curiosidades, os alunos são incentivados a refletir sobre a aplicação prática do tema em suas vidas diárias e na comunicação escrita, o que facilita a assimilação dos conceitos que serão abordados na aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre acentuação gráfica, é importante contextualizar os alunos sobre a relevância desse tema na língua portuguesa. Explique que a acentuação gráfica é fundamental para a correta pronúncia e compreensão das palavras, além de evitar ambiguidades. Ressalte que, na comunicação escrita, os acentos desempenham um papel crucial na diferenciação de palavras que, de outra forma, seriam idênticas, como 'avó' e 'avo'.

Curiosidades

Você sabia que a falta de acentuação pode mudar completamente o significado de uma frase? Por exemplo, 'Ele tem um pé de pêssego' é bem diferente de 'Ele tem um pé de pessegueiro'. A primeira frase fala sobre a fruta, enquanto a segunda se refere à árvore. Esses detalhes mostram como a acentuação pode impactar a clareza da comunicação.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada e estruturada das regras de acentuação gráfica na língua portuguesa. Ao abordar cada tipo de acentuação separadamente e fornecer exemplos claros, os alunos podem internalizar as regras e aplicá-las corretamente em suas atividades escritas. As questões propostas no final da explicação permitem que os alunos pratiquem e solidifiquem seu entendimento do conteúdo apresentado.

Tópicos Abordados

1. Regras Gerais de Acentuação: Explique que a acentuação gráfica no português é regida por um conjunto de regras que determinam quando as palavras devem receber acentos agudos, circunflexos ou graves. Contextualize a importância dessas regras para a correta pronúncia e entendimento das palavras. 2. Acentuação das Oxítonas: Detalhe que as oxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a última. Elas são acentuadas quando terminam em 'a(s)', 'e(s)', 'o(s)', 'em(ens)'. Exemplo: café, cipó, parabéns. 3. Acentuação das Paroxítonas: Explique que as paroxítonas têm a penúltima sílaba tônica e são acentuadas quando terminam em 'l', 'n', 'r', 'x', 'i(s)', 'us', 'um', 'uns', 'ã(s)', 'ão(s)' e 'ps'. Exemplo: fácil, hífen, caráter. 4. Acentuação das Proparoxítonas: Esclareça que todas as proparoxítonas, palavras cuja antepenúltima sílaba é a tônica, são acentuadas. Exemplo: lâmpada, pássaro, médico. 5. Hiatos: Aborde a regra de acentuação dos hiatos, que ocorre quando duas vogais estão juntas, mas em sílabas separadas, e a segunda vogal é 'i' ou 'u' tônica, sozinha ou acompanhada de 's'. Exemplo: baú, país. 6. Ditongos Abertos: Explique que os ditongos abertos 'éi', 'éu' e 'ói' são acentuados quando aparecem em palavras oxítonas. Exemplo: anéis, chapéu, herói.

Questões para Sala de Aula

1. Qual a regra de acentuação para as palavras oxítonas? Dê três exemplos. 2. Explique por que a palavra 'fácil' é acentuada e classifique-a como oxítona, paroxítona ou proparoxítona. 3. Qual a regra de acentuação para hiatos? Dê dois exemplos de palavras que seguem essa regra.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, garantindo que eles compreendam corretamente as regras de acentuação gráfica e saibam aplicá-las. A discussão das respostas permite corrigir eventuais erros e esclarecer dúvidas, enquanto as perguntas de engajamento incentivam a participação ativa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.

Discussão

  • Qual a regra de acentuação para as palavras oxítonas? Dê três exemplos.

  • As palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em 'a(s)', 'e(s)', 'o(s)', 'em(ens)'. Exemplos: café, cipó, parabéns.

  • Explique por que a palavra 'fácil' é acentuada e classifique-a como oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

  • A palavra 'fácil' é acentuada porque é uma paroxítona terminada em 'l'. Portanto, a classificação é paroxítona.

  • Qual a regra de acentuação para hiatos? Dê dois exemplos de palavras que seguem essa regra.

  • A regra de acentuação dos hiatos ocorre quando duas vogais estão juntas, mas em sílabas separadas, e a segunda vogal é 'i' ou 'u' tônica, sozinha ou acompanhada de 's'. Exemplos: baú, país.

Engajamento dos Alunos

1. Por que é importante seguir as regras de acentuação gráfica na escrita? 2. Como a falta de acentuação pode impactar a compreensão de um texto? Dê exemplos. 3. Peça aos alunos para trazerem exemplos de palavras que eles acham difíceis de acentuar e discutam as regras aplicáveis. 4. Pergunte aos alunos como a acentuação influencia na pronúncia das palavras.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e prática das regras de acentuação gráfica. Além disso, essa etapa reforça a importância do conteúdo aprendido e sua aplicação no dia a dia, motivando os alunos a utilizar corretamente as regras de acentuação em suas produções escritas.

Resumo

  • As regras gerais de acentuação gráfica no português, incluindo a importância dos acentos agudo, circunflexo e grave.
  • A acentuação das palavras oxítonas, que são acentuadas quando terminam em 'a(s)', 'e(s)', 'o(s)', 'em(ens)'.
  • A acentuação das palavras paroxítonas, que são acentuadas quando terminam em 'l', 'n', 'r', 'x', 'i(s)', 'us', 'um', 'uns', 'ã(s)', 'ão(s)' e 'ps'.
  • A acentuação das palavras proparoxítonas, onde todas são acentuadas.
  • A regra de acentuação dos hiatos, que ocorre quando duas vogais estão juntas, mas em sílabas separadas, e a segunda vogal é 'i' ou 'u' tônica, sozinha ou acompanhada de 's'.
  • A acentuação dos ditongos abertos 'éi', 'éu' e 'ói' em palavras oxítonas.

A aula conectou a teoria das regras de acentuação gráfica com a prática através de exemplos claros e exercícios resolvidos em conjunto. Isso permitiu que os alunos vissem a aplicação prática das regras na escrita e na pronúncia correta das palavras, facilitando a assimilação do conteúdo teórico apresentado.

A acentuação gráfica é fundamental para a comunicação escrita eficaz em português, pois evita ambiguidades e garante a pronúncia correta das palavras. Por exemplo, a diferença entre 'avó' e 'avo' ou entre 'pêlo' e 'pelo' demonstra como a acentuação pode mudar completamente o significado de uma palavra ou frase. Compreender e aplicar corretamente as regras de acentuação é essencial para a clareza na escrita e leitura diárias.

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