Entrar

Plano de aula de Tipos Textuais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Tipos Textuais

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Tipos Textuais

Palavras ChaveTipos Textuais, Texto Narrativo, Texto Descritivo, Características Textuais, Estrutura, Linguagem, Propósito Comunicativo, Exemplos Práticos, Atividades Práticas, Identificação, Diferenciação, Produção Textual
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor multimídia, Computador, Livros didáticos, Artigos de revista, Papéis para anotação, Canetas
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão detalhada dos tipos textuais, fornecendo uma base sólida para o estudo das características que diferenciam os textos narrativos dos descritivos. Isso permitirá que os alunos se tornem leitores e escritores mais críticos e habilidosos, capazes de identificar e utilizar os tipos textuais de forma adequada em diferentes contextos.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar os principais tipos textuais: narrativo e descritivo.

2. Reconhecer as características específicas de cada tipo textual, incluindo estrutura, linguagem e propósito.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão detalhada dos tipos textuais, fornecendo uma base sólida para o estudo das características que diferenciam os textos narrativos dos descritivos. Isso permitirá que os alunos se tornem leitores e escritores mais críticos e habilidosos, capazes de identificar e utilizar os tipos textuais de forma adequada em diferentes contextos.

Contexto

Para iniciar a aula sobre tipos textuais, é importante contextualizar os alunos sobre a importância dessa classificação. Explique que os textos estão presentes em todos os aspectos da vida cotidiana, desde as histórias que lemos em livros até as descrições de produtos em lojas online. Cada tipo textual tem uma função específica e é utilizado em diferentes situações comunicativas. Entender esses tipos ajudará os alunos a se comunicarem de maneira mais eficaz e a interpretarem textos com mais precisão.

Curiosidades

Sabia que até mesmo os roteiros de filmes e séries de TV seguem tipos textuais específicos? Por exemplo, um roteiro de filme frequentemente usa a narrativa para contar a história, enquanto uma receita de culinária usa a descrição para detalhar os passos necessários. Isso mostra como os tipos textuais estão integrados em várias formas de mídia e entretenimento que consumimos diariamente.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão aprofundada e prática dos tipos textuais narrativo e descritivo. Ao apresentar as características essenciais de cada tipo textual e fornecer exemplos claros, os alunos serão capazes de identificar e diferenciar esses textos com maior precisão. As questões propostas ajudam a consolidar o conhecimento e permitem aos alunos aplicar o que aprenderam em exercícios práticos, promovendo uma aprendizagem mais ativa e significativa.

Tópicos Abordados

1. Introdução aos Tipos Textuais: Explique aos alunos os conceitos básicos de tipos textuais. Detalhe que os tipos textuais são categorias que agrupam textos com características semelhantes em termos de estrutura, linguagem e propósito comunicativo. 2. Tipo Narrativo: Descreva as principais características do texto narrativo. Enfatize que a narrativa envolve uma sequência de eventos ou ações que ocorrem ao longo do tempo. Destaque elementos como personagens, enredo, tempo, espaço e ponto de vista. Utilize exemplos de contos, romances e fábulas para ilustrar. 3. Tipo Descritivo: Explique que o texto descritivo tem como objetivo principal detalhar e caracterizar pessoas, objetos, lugares ou situações. Enfatize o uso de adjetivos e advérbios para criar uma imagem vívida na mente do leitor. Utilize exemplos de descrições de paisagens, personagens e objetos para exemplificar.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique um exemplo de texto narrativo e um texto descritivo em um livro didático ou em um artigo de revista. Quais são as principais características que permitem diferenciá-los? 2. Escreva um pequeno parágrafo narrativo sobre uma experiência que você teve recentemente e, em seguida, um parágrafo descritivo sobre o mesmo evento. 3. Compare os dois parágrafos que você escreveu na questão anterior e discuta como a estrutura e a linguagem mudam de um tipo textual para o outro.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e discutam suas respostas e experiências. Isso promove uma compreensão mais profunda e integrada dos tipos textuais e suas características, além de desenvolver habilidades críticas e reflexivas.

Discussão

  • Identificação de textos narrativos e descritivos: Comece discutindo como os alunos identificaram os exemplos de textos narrativos e descritivos. Enfatize as características distintivas que eles mencionaram, como a presença de uma sequência de eventos em narrativas e o uso de adjetivos e descrições detalhadas em textos descritivos. Discuta a importância de elementos como personagens, enredo e ponto de vista na narrativa, e a importância de detalhes sensoriais e adjetivos na descrição.

  • Escrita dos parágrafos narrativo e descritivo: Analise os parágrafos escritos pelos alunos. Pergunte a alguns alunos voluntários para lerem seus parágrafos em voz alta. Discuta como eles transformaram uma experiência em uma narrativa, focando nos eventos que ocorreram, e como eles descreveram a mesma experiência de forma descritiva, focando nos detalhes e nas sensações.

  • Comparação entre os parágrafos: Incentive os alunos a comparar os parágrafos que escreveram. Pergunte como a estrutura e a linguagem mudaram de um tipo textual para o outro. Discuta a importância dessas mudanças e como elas afetam a compreensão e o impacto do texto no leitor.

Engajamento dos Alunos

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao identificar os tipos textuais nos exemplos fornecidos? 2. Ao escrever o parágrafo narrativo, quais elementos vocês acharam mais difíceis de incluir? E no parágrafo descritivo? 3. Como vocês perceberam a diferença no impacto entre o parágrafo narrativo e o descritivo? Qual dos dois foi mais envolvente para vocês e por quê? 4. Vocês acham que é mais fácil entender um texto narrativo ou descritivo? Por quê? 5. Como vocês podem aplicar o conhecimento sobre tipos textuais em suas próprias produções textuais e na interpretação de textos no futuro?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e prática dos tipos textuais. Ao resumir os principais pontos e discutir a conexão com a prática, esta seção reforça a aprendizagem e destaca a relevância do conteúdo para o cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Definição de tipos textuais e sua importância na comunicação.
  • Características principais do texto narrativo, incluindo elementos como personagens, enredo, tempo, espaço e ponto de vista.
  • Características principais do texto descritivo, com ênfase no uso de adjetivos e advérbios para criar imagens vívidas.
  • Exemplos práticos de textos narrativos e descritivos.
  • Atividades práticas para identificar e diferenciar os tipos textuais, além de criar parágrafos narrativos e descritivos.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e exercícios que permitiram aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. Ao identificar e escrever textos narrativos e descritivos, os alunos puderam ver como as características teóricas se manifestam na prática, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Compreender os tipos textuais é essencial para a comunicação eficaz no dia a dia. Seja ao interpretar uma história, descrever um objeto ou redigir um texto, saber identificar e utilizar os diferentes tipos textuais permite uma comunicação mais clara e precisa. Além disso, essa habilidade é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional, pois melhora a capacidade de leitura e escrita dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies