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Plano de aula de Relações Intertextuais

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Original Teachy

'EM13LGG103'

Relações Intertextuais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de relações intertextuais: O professor deve assegurar que os alunos entendam o que são relações intertextuais e como elas se aplicam na literatura e em outros contextos de comunicação.

  2. Identificar exemplos de relações intertextuais: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e identificar exemplos de relações intertextuais em textos literários, jornalísticos e de outras naturezas. Isso inclui a habilidade de identificar citações diretas, paráfrases, alusões, pastiches, entre outros.

  3. Analisar o efeito das relações intertextuais na construção de significados: Os alunos devem ser capazes de entender como as relações intertextuais contribuem para a construção de significados em um texto. Isso inclui a capacidade de analisar como uma referência a outro texto pode enriquecer ou alterar o significado do texto atual.

Objetivos secundários:

  • Promover a discussão e a análise crítica: Além da compreensão teórica, a aula deve incentivar os alunos a discutir e analisar criticamente os exemplos de relações intertextuais apresentados.

  • Estimular a criatividade: Os alunos devem ser incentivados a criar suas próprias relações intertextuais, seja através de exercícios de escrita, seja através de discussões em grupo. Isso ajuda a reforçar a compreensão do conceito e a desenvolver a criatividade e a expressão escrita dos alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve relembrar os conceitos de texto e de gênero textual, pois esses são fundamentais para a compreensão das relações intertextuais. Além disso, pode ser útil revisar brevemente o conceito de intertextualidade, para que os alunos possam estabelecer a relação entre esses dois conceitos.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que despertem o interesse dos alunos para o tema. A primeira pode ser a análise de um trecho de um livro famoso, que faça uma referência a outro livro ou autor. A segunda pode ser a discussão sobre a origem de uma expressão ou ideia que é comum em nossa sociedade, mas que tem sua origem em um texto específico.

    • Exemplo 1: "Vocês já se perguntaram por que usamos a expressão 'O tempo voa' para falar que o tempo passa rápido? Essa expressão, na verdade, é uma alusão a um poema do poeta romano Virgílio, que dizia 'Tempus fugit', ou seja, 'o tempo foge'. Este é um exemplo de como uma referência a um texto antigo pode ser usada de maneira criativa em um contexto atual."

    • Exemplo 2: "Vamos analisar este trecho de 'Dom Casmurro' de Machado de Assis: 'A mão de Capitu é que escreveu este livro'. Por que será que o escritor usou a expressão 'a mão de Capitu' em vez de 'eu', que é o autor do livro? Para entendermos isso, precisamos compreender o conceito de pastiche, que é uma das relações intertextuais que veremos hoje."

  3. Contextualização: O professor deve enfatizar a importância das relações intertextuais no mundo atual, destacando como elas estão presentes em diversos contextos, como na publicidade, na música, nos filmes e nas redes sociais. Além disso, pode mencionar como a habilidade de identificar e analisar essas relações pode ser útil para os alunos em suas futuras leituras e produções textuais.

    • Exemplo 1: "Vocês já perceberam como muitos anúncios de TV fazem referências a filmes ou séries famosas? Isso é um exemplo de como as relações intertextuais são usadas na publicidade para chamar a atenção do público e criar uma conexão emocional com o produto."

    • Exemplo 2: "Nas redes sociais, é comum vermos pessoas compartilhando frases de livros, poesias, músicas ou filmes que gostam. Essa prática, além de expressar a personalidade do indivíduo, também é uma forma de intertextualidade, pois o post ganha um novo significado quando é compartilhado em um contexto diferente do original."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Leitura e Análise de Textos (10 - 15 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma seleção de textos de diversos gêneros (por exemplo, um trecho de um romance, um poema, um artigo de opinião, uma notícia, uma música, um anúncio publicitário, etc.). Os textos deverão conter exemplos de relações intertextuais, que podem ser identificados pelos alunos através de destaques ou anotações no próprio texto. O objetivo é que os alunos leiam os textos, identifiquem as relações intertextuais presentes e discutam em grupo sobre o efeito dessas relações na construção de significado do texto.

    • Passo 1: Distribua os textos para os grupos e explique brevemente a atividade.

    • Passo 2: Os alunos devem ler os textos e identificar as relações intertextuais presentes.

    • Passo 3: Depois da leitura, os alunos devem discutir em grupo sobre o efeito dessas relações na construção de significado do texto.

    • Passo 4: Por fim, cada grupo deve apresentar para a turma um dos textos analisados, explicando as relações intertextuais identificadas e o efeito dessas relações na construção de significado do texto.

  2. Atividade de Criação de Textos (10 - 15 minutos): Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar um novo texto que contenha exemplos de relações intertextuais. O texto pode ser de qualquer gênero (por exemplo, um poema, uma história em quadrinhos, um diálogo, etc.), e os exemplos de relações intertextuais podem ser tanto de textos já existentes (por exemplo, uma alusão a um livro famoso) como criados pelos próprios alunos. O objetivo é que os alunos tenham a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam, reforçando assim a compreensão do conceito e estimulando a criatividade.

    • Passo 1: Explique a atividade para os alunos e distribua o material necessário para a criação dos textos (por exemplo, papel, lápis de cor, etc.).

    • Passo 2: Os alunos devem discutir em grupo sobre o tipo de texto que vão criar e sobre os exemplos de relações intertextuais que vão utilizar.

    • Passo 3: Depois da discussão, os alunos devem começar a escrever o texto.

    • Passo 4: Por fim, cada grupo deve apresentar para a turma o texto que criou, explicando as relações intertextuais utilizadas e o efeito dessas relações na construção de significado do texto.

  3. Atividade de Discussão em Grupo (5 - 10 minutos): Ao final das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas reflexões e dúvidas sobre o tema. O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão, como por exemplo:

    • Qual foi a relação intertextual mais interessante que vocês identificaram nos textos?

    • Como as relações intertextuais podem enriquecer a leitura de um texto?

    • Quais foram as dificuldades que vocês encontraram na criação dos textos? Como conseguiram superá-las?

    • Como vocês acham que as relações intertextuais podem ser usadas em outras áreas, além da literatura?

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Após as apresentações dos grupos, é hora de reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. O professor deve abrir a conversa fazendo perguntas que incentivem os alunos a refletir sobre o que aprenderam e a compartilhar suas experiências.

    • Pergunta 1: "Quais foram as relações intertextuais mais interessantes que vocês identificaram nos textos criados pelos outros grupos?" Esta pergunta serve para que os alunos percebam que diferentes textos podem ter diferentes tipos de relações intertextuais e que todas elas são válidas e enriquecedoras.

    • Pergunta 2: "Como as relações intertextuais usadas nos textos criados por vocês contribuíram para a construção de significado do texto?" Esta pergunta tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre a efetividade das relações intertextuais na produção de sentido.

    • Pergunta 3: "Quais foram as principais dificuldades que vocês enfrentaram na criação dos textos? Como conseguiram superá-las?" Esta pergunta serve para que os alunos compartilhem suas estratégias de resolução de problemas e aprendam com as experiências dos outros.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor deve, então, fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Ele pode fazer isso destacando, por exemplo, como os textos criados pelos alunos exemplificam os diferentes tipos de relações intertextuais (citação direta, paráfrase, alusão, pastiche, etc.) e como essas relações contribuíram para a construção de significado dos textos.

    • Exemplo 1: "Vocês se lembram quando falamos sobre a alusão, que é quando um texto faz referência a outro texto? Olhem este trecho do texto criado pelo grupo 1: 'E então, Romeu beijou Julieta, como nos filmes de Hollywood'. Aqui, os alunos fizeram uma alusão a um estereótipo muito comum nos filmes de Hollywood, de que o beijo é o ponto alto do romance, o que contribui para a construção de um significado de romantismo neste trecho do texto."

    • Exemplo 2: "E quando falamos sobre o pastiche, que é quando um texto imita o estilo de outro texto? Vejam este trecho do texto criado pelo grupo 2: 'Era uma vez um príncipe encantado, todo cheio de si, que achava que poderia conquistar qualquer princesa com um simples beijo'. Aqui, os alunos estão imitando o estilo dos contos de fadas, mas de uma maneira irônica, o que cria um efeito de humor no texto."

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso através de perguntas como:

    • Pergunta 1: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" Esta pergunta serve para que os alunos identifiquem o conceito fundamental da aula e o assimilem de maneira mais profunda.

    • Pergunta 2: "Quais questões ainda não foram respondidas?" Esta pergunta tem como objetivo fazer com que os alunos percebam que o aprendizado é um processo contínuo e que algumas questões podem não ser respondidas de imediato, mas que elas podem ser exploradas em aulas futuras ou em estudos individuais.

    • Pergunta 3: "Como você pretende aplicar o que aprendeu hoje em suas leituras e produções textuais?" Esta pergunta serve para que os alunos reflitam sobre a relevância do conteúdo aprendido para a sua vida e para os incentivem a aplicar o que aprenderam de maneira prática.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de relações intertextuais e as diferentes formas em que elas podem se manifestar. Além disso, deve destacar os exemplos apresentados pelos alunos durante as atividades práticas e a relevância desses exemplos para a compreensão do tema.

    • Passo 1: O professor pode fazer um resumo dos conceitos principais, lembrando os alunos sobre os diferentes tipos de relações intertextuais (citação direta, paráfrase, alusão, pastiche, etc.) e sobre a influência dessas relações na construção de significado dos textos.

    • Passo 2: O professor pode também mencionar alguns dos exemplos mais interessantes apresentados pelos alunos durante as atividades práticas e explicar brevemente como esses exemplos ilustram os conceitos teóricos discutidos.

  2. Conexão da teoria com a prática (1 - 2 minutos): O professor deve reforçar como a aula proporcionou a oportunidade de conectar a teoria com a prática. Isso pode ser feito destacando como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar na prática os conceitos teóricos apresentados e desenvolver habilidades de análise e de expressão escrita.

    • Passo 1: O professor pode, por exemplo, mencionar como a atividade de criação de textos permitiu aos alunos aplicar na prática o que aprenderam sobre relações intertextuais e como a atividade de leitura e análise de textos contribuiu para aprimorar suas habilidades de análise crítica.
  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, vídeos, podcasts, sites, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de um conto que faz referência a outro conto do mesmo autor, a análise de um artigo que discute a intertextualidade em um filme famoso, a visualização de um vídeo que explica os diferentes tipos de relações intertextuais, entre outros.

    • Passo 1: O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura do conto "Pierre Menard, autor do Quixote" de Jorge Luis Borges, que faz uma interessante reflexão sobre a intertextualidade na literatura.

    • Passo 2: O professor pode também sugerir a visualização do vídeo "Intertextualidade: o que é isso?" do canal "Nerdologia" no YouTube, que explica de maneira clara e divertida o conceito de intertextualidade.

  4. Importância do tema (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos, mostrando como as relações intertextuais estão presentes em diversos aspectos de nossa sociedade, desde a literatura e a publicidade até a música e os filmes. O professor pode, por exemplo, mencionar como a habilidade de identificar e analisar as relações intertextuais pode enriquecer a experiência de leitura e de produção textual dos alunos, ajudando-os a compreender melhor os textos que leem e a expressar suas ideias de maneira mais criativa e eficaz.

    • Passo 1: O professor pode, por exemplo, mencionar como a habilidade de identificar e analisar as relações intertextuais pode enriquecer a experiência de leitura e de produção textual dos alunos, ajudando-os a compreender melhor os textos que leem e a expressar suas ideias de maneira mais criativa e eficaz.

    • Passo 2: O professor pode também ressaltar como a compreensão das relações intertextuais pode ser útil em diversas áreas profissionais, tais como a publicidade, o jornalismo, a tradução, a crítica literária, entre outras.

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