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Plano de aula de Título: Expectativas em relação ao Texto

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Título: Expectativas em relação ao Texto

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de expectativa no contexto textual: O professor deve orientar os alunos a entenderem o que são expectativas em um texto, como elas são formadas e como influenciam a leitura e a compreensão do mesmo. Para isso, serão analisados exemplos de textos curtos e trechos de textos mais longos, a fim de identificar as expectativas iniciais e como elas são atendidas ou não ao longo da leitura.

  2. Identificar elementos que geram expectativas em um texto: Os alunos devem aprender a identificar os elementos textuais e contextuais que contribuem para a formação de expectativas durante a leitura. Isso inclui, por exemplo, o título do texto, a Introdução, as informações prévias, as pistas dadas pelo autor e as previsões que os alunos podem fazer com base em seu conhecimento prévio.

  3. Desenvolver habilidades de leitura crítica: Além de compreender e identificar as expectativas em um texto, os alunos devem ser capazes de analisar criticamente essas expectativas. Eles devem refletir sobre como suas expectativas influenciaram sua leitura e compreensão do texto, e como o autor pode ter manipulado essas expectativas para criar efeitos específicos.

    Objetivos secundários:

    • Promover a discussão em grupo: Durante a aula, o professor deve incentivar os alunos a discutir suas percepções, dúvidas e descobertas. A discussão em grupo é uma ferramenta eficaz para aprofundar a compreensão dos alunos e promover a aprendizagem colaborativa.

    • Incentivar a leitura autônoma: Após a aula, os alunos devem ser incentivados a aplicar o que aprenderam em seus próprios tempos de leitura. Este objetivo visa promover a leitura autônoma, um hábito fundamental para o Desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos fundamentais que os alunos já aprenderam, como a estrutura do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), a importância do título e da Introdução para a compreensão do texto, e a necessidade de levar em consideração o contexto ao interpretar um texto. Esta revisão serve para preparar os alunos para o novo conteúdo, pois a compreensão das expectativas em um texto depende do entendimento desses conceitos. (3-5 minutos)

  2. Situações-problema para despertar o interesse: O professor propõe duas situações que ilustram a importância das expectativas na leitura. A primeira é a leitura do início de um conto de mistério, onde os alunos são convidados a fazer previsões sobre o que vai acontecer em seguida. A segunda é a leitura de um artigo de opinião com um título polêmico, onde os alunos devem pensar sobre quais expectativas o título gera e como elas são atendidas ou não no texto. Essas situações são projetadas para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tema. (5-7 minutos)

  3. Contextualização do assunto: O professor explica que a habilidade de identificar e gerenciar expectativas é fundamental não apenas para a leitura, mas também para a vida em geral. Ele apresenta exemplos de situações cotidianas onde as expectativas desempenham um papel importante, como assistir a um filme, jogar um jogo de tabuleiro, ouvir uma piada, etc. Esses exemplos servem para mostrar aos alunos que a habilidade que eles estão prestes a aprender tem aplicações práticas e reais. (3-5 minutos)

  4. Introdução do tópico: Finalmente, o professor introduz o tema da aula - Expectativas em relação ao texto. Ele explica que, ao longo da aula, os alunos aprenderão a identificar e analisar suas expectativas ao ler um texto, e como os autores podem manipular essas expectativas para criar efeitos específicos. O professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes sobre o tema para chamar a atenção dos alunos. Por exemplo, ele pode mencionar que alguns autores são famosos por subverter as expectativas dos leitores, como Agatha Christie em seus romances policiais, ou que a habilidade de criar e gerenciar expectativas é uma das características distintivas da literatura. (2-3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role Playing - "O Escritor de Expectativas" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor divide a turma em grupos de cinco e apresenta a seguinte situação: cada grupo é um time de escritores de uma famosa revista de contos. Eles receberam a missão de criar um novo conto que prenda a atenção dos leitores desde a primeira linha, criando e subvertendo expectativas ao longo da narrativa.

    • Tarefa: Cada grupo deve criar um esboço de um conto de no máximo 200 palavras, focando na criação de expectativas. Eles devem considerar o título, a Introdução e pelo menos um momento de reviravolta na história. O professor fornece um conjunto de palavras-chave para ajudar na criação do esboço.

    • Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, discutem e elaboram o esboço do conto, levando em consideração as expectativas que desejam criar e como pretendem subvertê-las. Eles devem considerar o público-alvo da revista (crianças, adolescentes, adultos, etc.) e o gênero do conto (fantasia, mistério, romance, etc.). O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas que estimulem a reflexão sobre o tema.

    • Apresentação: Após o tempo determinado, cada grupo apresenta seu esboço para a turma. Os demais alunos devem analisar o esboço e discutir quais expectativas foram criadas e como elas podem ser subvertidas.

  2. Atividade Prática - "Expectativas em um Texto Real" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor fornece a cada grupo um texto curto de um livro ou artigo famoso. No entanto, o final do texto é omitido.

    • Tarefa: Cada grupo deve ler o texto e, com base em suas expectativas, escrever um final para a história. Eles devem considerar a estrutura do texto, o título, a Introdução e as pistas dadas pelo autor.

    • Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, discutem e escrevem o final da história, levando em consideração suas expectativas. Eles devem justificar suas escolhas com base no texto.

    • Apresentação: Após o tempo determinado, cada grupo lê seu final para a turma. O professor lê o final real do texto e os alunos discutem como suas expectativas se alinharam ou não com o final real.

  3. Atividade de Discussão - "Expectativas e Surpresas" (5 - 7 minutos)

    • Cenário: O professor apresenta um curta-metragem ou trecho de um filme com um enredo surpreendente.

    • Discussão: Os alunos, em seus grupos, discutem as expectativas que tinham para o filme com base no título, na sinopse, nos atores, etc., e como essas expectativas foram subvertidas. Eles também discutem como se sentiram com as surpresas do enredo.

    • Debate: Após a discussão em grupos, cada equipe compartilha suas conclusões com a turma. O professor facilita um debate, fazendo perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre suas expectativas e como elas podem ser manipuladas.

Essas atividades buscam envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, permitindo-lhes experimentar a criação e a subversão de expectativas na prática. Além disso, promovem a discussão em grupo e a reflexão crítica, habilidades importantes para a compreensão e interpretação de textos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - "Expectativas e Compreensão" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas.

    • Tarefa: O professor pede a cada grupo que compartilhe suas conclusões sobre como as expectativas influenciam a compreensão de um texto.

    • Desenvolvimento: Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar suas conclusões. Eles devem explicar como suas expectativas iniciais influenciaram a interpretação do texto e como essas expectativas foram atendidas ou subvertidas.

    • Conclusão: Após todas as apresentações, o professor resume as principais ideias apresentadas pelos grupos e faz as conexões com o conteúdo teórico da aula. Ele também esclarece quaisquer mal-entendidos e corrige quaisquer conceitos errôneos que possam ter surgido durante as apresentações.

  2. Conexão com a Teoria - "Expectativas e Textos Reais" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor retoma as atividades práticas realizadas e faz a conexão com a teoria.

    • Tarefa: O professor pede aos alunos que reflitam sobre como as atividades práticas ilustraram os conceitos teóricos discutidos durante a aula.

    • Desenvolvimento: Os alunos têm até 2 minutos para pensar e anotar suas reflexões. O professor pode fornecer algumas questões orientadoras, como: "Como a atividade de role playing ajudou a entender a criação de expectativas em um texto?" e "Como a atividade de escrita do final de um texto real demonstrou a influência das expectativas na compreensão do texto?".

    • Compartilhamento: Após o tempo determinado, o professor pede a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a turma. Ele elogia as conexões feitas pelos alunos e fornece feedback construtivo, se necessário.

  3. Reflexão Individual - "Expectativas e o Mundo Real" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre como o que aprenderam se aplica fora da sala de aula.

    • Tarefa: O professor faz perguntas que incentivam os alunos a pensar sobre as aplicações práticas do conceito de expectativas.

    • Desenvolvimento: Os alunos têm até 2 minutos para pensar em suas respostas. As perguntas podem incluir: "Como a habilidade de identificar e gerenciar expectativas pode ser útil em sua vida cotidiana?" e "Como a compreensão das expectativas pode melhorar sua leitura e interpretação de textos?".

    • Compartilhamento: Após o tempo determinado, o professor pede a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a turma. Ele elogia as conexões feitas pelos alunos e fornece feedback construtivo, se necessário.

Essa etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e para garantir que eles entendam a relevância e a aplicabilidade do que aprenderam. Além disso, ela permite que o professor avalie a eficácia de sua abordagem de ensino e faça ajustes, se necessário, em futuras aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos - "Expectativas em um Texto" (2 - 3 minutos)

    • O professor revisa os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de expectativas em um texto, a identificação de elementos que as geram e como elas influenciam a leitura e a compreensão do texto.

    • Ele lembra dos exemplos de textos curtos e trechos de textos mais longos que foram usados para ilustrar a formação e a subversão das expectativas, bem como dos exercícios práticos realizados pelos alunos.

  2. Conexão Teoria-Prática - "Entendendo as Expectativas" (1 - 2 minutos)

    • O professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conteúdo. Ele enfatiza como as atividades de role playing, escrita do final de um texto real e discussão do curta-metragem permitiram aos alunos aplicar e aprofundar seu entendimento sobre as expectativas em um texto.

    • Ele também destaca como as discussões em grupo e a reflexão individual ajudaram os alunos a fazer conexões entre o conteúdo da aula, suas experiências pessoais e o mundo ao seu redor.

  3. Materiais Complementares - "Expandindo o Conhecimento" (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Esses materiais podem incluir artigos, livros, vídeos, podcasts, jogos educacionais, etc.

    • Ele pode, por exemplo, recomendar a leitura de contos de autores conhecidos por sua habilidade em gerar e subverter expectativas, como Edgar Allan Poe, Roald Dahl, ou Jorge Luis Borges. Ou sugerir a visualização de filmes que brincam com as expectativas do público, como "O Sexto Sentido", "Psicose", ou "Clube da Luta".

  4. Relevância do Assunto - "Expectativas e o Dia a Dia" (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor reforça a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Ele ressalta que a habilidade de identificar, gerenciar e manipular expectativas é fundamental não apenas para a leitura e a interpretação de textos, mas também para a comunicação eficaz, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a empatia, a criatividade, entre outras habilidades essenciais.

    • Ele também lembra aos alunos que a leitura autônoma, que foi incentivada durante a aula, é uma ferramenta poderosa para o Desenvolvimento dessas habilidades, e os encoraja a continuar praticando o que aprenderam em suas próprias leituras.

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