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Plano de aula de Tonicidade: Sílaba Tônica

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Tonicidade: Sílaba Tônica

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Tonicidade: Sílaba Tônica

Palavras ChaveTonicidade, Sílaba Tônica, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Metodologia Digital, Engajamento, Atividades Práticas, Redes Sociais, Vídeos, Jogos Digitais, Histórias Interativas, Feedback 360°, Colaboração
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Plataforma de compartilhamento de vídeo (simulada), Computadores com acesso ao Scratch, Acesso ao Google Slides ou PowerPoint, Conexão de internet estável, Materiais de anotação (cadernos ou dispositivos digitais), Ferramentas de edição de vídeo (aplicativos gratuitos ou software de edição)
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Nesta etapa, os alunos serão introduzidos aos objetivos da aula, que incluem a identificação das sílabas tônicas e a classificação das palavras quanto à tonicidade. A finalidade é fornecer clareza sobre os resultados esperados e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão, facilitando um aprendizado mais direcionado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Reconhecer as sílabas de uma palavra e identificar a sílaba tônica.

2. Classificar palavras quanto à tonicidade: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Objetivos secundários:

  1. Aplicar o conhecimento de tonicidade em diferentes contextos, como redes sociais e mídias digitais.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Nesta etapa, os alunos serão introduzidos ao tema da aula, o que inclui identificar as sílabas tônicas e classificar palavras quanto à tonicidade. A finalidade é conectar o conteúdo ao cotidiano digital dos alunos, incentivando uma aprendizagem mais engajada e relevante. Além disso, o uso dos celulares para pesquisar informações promove o protagonismo dos alunos e estimula a curiosidade sobre o tema.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre tonicidade e a identificação da sílaba tônica, explique aos alunos que a tonicidade é uma das características mais importantes das palavras em língua portuguesa, pois define como elas soam e, em alguns casos, influencia seu significado. Peça para que cada aluno use seu celular para pesquisar um fato interessante sobre tonicidade ou sobre sílabas tônicas e compartilhe com a turma. Por exemplo, eles podem encontrar curiosidades sobre palavras proparoxítonas em músicas populares ou em postagens de redes sociais. Isso ajudará a conectar o assunto ao mundo real e à vivência digital dos alunos.

Reflexões Iniciais

1. O que é uma sílaba tônica?

2. Por que é importante reconhecer a sílaba tônica em uma palavra?

3. Quais são as diferenças entre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

4. Você consegue mencionar alguma palavra que ouviu em uma música ou viu em uma rede social que tem uma sílaba tônica marcante?

5. Como a tonicidade pode mudar o sentido de uma palavra?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é aplicar os conhecimentos adquiridos previamente sobre tonicidade de maneira prática e contextualizada através de atividades engajantes e tecnológicas. Isso permitirá que os alunos aprofundem sua compreensão do tema, desenvolvam habilidades colaborativas e se sintam motivados a aprender.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Tonicidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a compreensão dos conceitos de tonicidade de forma prática e conectada à realidade digital dos alunos, promovendo a colaboração e a criatividade.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e criarão um vídeo curto no estilo de influenciadores digitais, explicando a importância da tonicidade e exemplificando palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. O vídeo será compartilhado em uma rede social fictícia (simulada em uma plataforma de compartilhamento de vídeo da escola).

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve criar um vídeo de 3 a 5 minutos no estilo de um influenciador digital abordando o tema da tonicidade.

  • Os alunos devem incluir no vídeo exemplos de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Devem explicar a importância da tonicidade e como ela influencia a pronúncia e o significado das palavras.

  • Dê 30 minutos para os grupos planejarem e gravarem seus vídeos usando seus celulares.

  • Após a gravação, cada grupo deverá editar o vídeo, adicionando legendas, efeitos visuais e trilhas sonoras, se desejarem. Dê mais 20 minutos para esta tarefa.

  • Nos últimos 10 minutos, os grupos compartilharão seus vídeos em uma plataforma de compartilhamento de vídeo da escola e assistirão aos vídeos uns dos outros, comentando sobre o conteúdo.

Atividade 2 - Jogo da Tonicidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a aplicação prática dos conceitos de tonicidade através da gamificação, promovendo o pensamento crítico e a colaboração.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital simples sobre tonicidade usando uma plataforma de criação de jogos como o Scratch. Eles deverão criar desafios onde os jogadores precisam identificar a sílaba tônica e classificar palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deverá criar um jogo digital focado em tonicidade usando a plataforma Scratch.

  • Os alunos têm 10 minutos para planejar o jogo, incluindo a definição dos desafios e a mecânica do jogo.

  • Dê 40 minutos para a criação do jogo. Os alunos devem programar o jogo, incluindo a identificação de sílabas tônicas e a classificação das palavras.

  • Nos últimos 10 minutos, os grupos devem testar os jogos uns dos outros e fornecer feedback sobre a jogabilidade e o conteúdo educacional.

Atividade 3 - Histórias Interativas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade e a aplicação dos conceitos de tonicidade em um contexto narrativo, promovendo o engajamento e a colaboração.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar uma história interativa usando uma plataforma como o Google Slides ou PowerPoint. A história deve incluir palavras com diferentes tonicidades e os leitores deverão escolher a sílaba tônica correta para avançar na narrativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve criar uma história interativa usando o Google Slides ou PowerPoint. A narrativa deve incluir palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

  • Os alunos têm 10 minutos para esboçar a história e definir os pontos de decisão onde os leitores devem identificar a sílaba tônica correta.

  • Dê 40 minutos para que os grupos criem as apresentações interativas. Eles devem inserir hiperlinks que levem os leitores para diferentes slides com base na escolha da sílaba tônica correta.

  • Nos últimos 10 minutos, os grupos deverão compartilhar suas histórias interativas e explorar o trabalho uns dos outros, oferecendo feedback e sugestões.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos externalizem seu conhecimento e percepções, promovendo um ambiente colaborativo e de troca de ideias. O feedback 360° incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas, essencial para o crescimento pessoal e acadêmico.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, para que compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira que cada grupo apresente brevemente seu vídeo, jogo ou história interativa. Proponha o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Hoje tivemos a oportunidade de explorar a tonicidade das palavras de forma prática e digital. Gostaria que cada grupo compartilhasse brevemente sua experiência ao criar e realizar as atividades. Quais foram os principais desafios? O que vocês aprenderam sobre sílabas tônicas e a classificação das palavras?'

Reflexões

1. Como a criação de vídeos, jogos ou histórias interativas ajudou você a compreender melhor a tonicidade das palavras? 2. Qual foi a parte mais desafiadora da atividade para o seu grupo e como vocês superaram esse desafio? 3. Como você acha que pode aplicar o conhecimento sobre tonicidade em outras áreas do seu cotidiano digital?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo com que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria. Reforce a importância de serem específicos e gentis em suas observações. Sugira frases iniciais como: 'Eu gostei de como você...','Você fez um ótimo trabalho em...','Talvez na próxima vez você possa...' com o intuito de manter o feedback positivo e útil.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos de maneira leve e divertida, assegurando que os alunos compreendam a relevância do tema em suas vidas diárias e no mundo atual. Ao resumir e refletir sobre o que aprenderam, os alunos reforçam seu entendimento e se sentem mais confiantes para aplicar esses conhecimentos fora da sala de aula .

Resumo

Resumo Final da Aula : Hoje, os alunos exploraram o fascinante mundo da tonicidade das palavras 朗! Descobriram como identificar sílabas tônicas e classificar palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas através de atividades práticas e digitais . Criaram vídeos, jogos e histórias interativas, trazendo à tona sua criatividade e habilidades digitais ✨.

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje conectou-se perfeitamente com a dinâmica moderna, onde os alunos usaram ferramentas digitais e colaboraram como verdadeiros influenciadores e desenvolvedores de conteúdo. Eles aplicaram conceitos de tonicidade em contextos que vivenciam no dia a dia, como redes sociais e plataformas digitais, tornando o aprendizado mais relevante e engajador .

Na Prática

Aplicações: Compreender a tonicidade das palavras é essencial não só para a correta pronúncia e escrita, mas também para a interpretação de textos e para a comunicação eficaz em todas as áreas da vida cotidiana, inclusive na criação de conteúdos digitais que exigem clareza e precisão no uso da linguagem ️.

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