Entrar

Plano de aula de Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar as características e diferenças entre verso e prosa:

    • Os alunos devem ser capazes de distinguir entre verso e prosa, compreendendo as características de cada um.
  2. Analisar a estrutura e o uso de elementos literários em um poema:

    • Os alunos devem aprender a identificar e analisar a estrutura de um poema, incluindo a métrica, rima, ritmo, e o uso de figuras de linguagem.
  3. Desenvolver habilidades de escrita criativa:

    • Os alunos devem ser incentivados a criar seus próprios poemas, aplicando o conhecimento adquirido sobre a estrutura de um poema.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a apreciação pela literatura:

    • Através da leitura e discussão de poemas, os alunos devem ser incentivados a desenvolver um gosto pela literatura.
  2. Promover a expressão e a criatividade:

    • Ao criar seus próprios poemas, os alunos terão a oportunidade de expressar-se de forma criativa e original.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de literatura que foram ensinados anteriormente, como a definição de texto, tipos de texto, figuras de linguagem, entre outros. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender e contextualizar os novos conteúdos que serão apresentados.
  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar duas situações que envolvam a criação de textos. A primeira situação pode ser a de um aluno que precisa escrever um poema para um concurso de literatura da escola, mas que não sabe por onde começar. A segunda situação pode ser a de um aluno que tem que escrever um texto para um trabalho de escola, mas não sabe se deve escrever em verso ou em prosa. Essas situações servirão para despertar o interesse dos alunos pelo tema da aula.
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor deve explicar que a habilidade de escrever bem não é apenas útil para a escola, mas também para a vida. Saber escrever corretamente e de forma criativa pode fazer a diferença em várias situações, desde a elaboração de um currículo até a redação de uma carta de apresentação para um emprego. Além disso, a literatura, em especial a poesia, é uma forma de expressão muito rica e que pode proporcionar prazer e enriquecimento cultural.
  4. Introdução do tópico:

    • O professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender a diferença entre verso e prosa, e como construir um poema. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar alguma curiosidade sobre a poesia, como por exemplo, que a palavra "poesia" vem do grego "poiesis", que significa "criação". Ou ainda, que a poesia é considerada a forma mais antiga de literatura, existindo desde a pré-história.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Leitura Dramática (5 - 7 minutos)

    • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
    • Distribua para cada grupo um poema curto, de preferência de autores conhecidos, que contenha elementos de verso e prosa bem definidos.
    • Peça para que os alunos, dentro de seus grupos, leiam o poema e identifiquem as partes que são escritas em verso e as que são escritas em prosa.
    • Em seguida, peça para que cada grupo escolha um representante para fazer a leitura dramática do poema para a turma.
    • Enquanto os representantes de cada grupo fazem a leitura, os outros alunos devem tentar identificar, apenas pela forma como o texto é lido, se a parte lida é verso ou prosa.
    • Após todas as leituras, faça uma discussão em sala de aula para esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos de verso e prosa.
  2. Atividade de Análise de Poemas (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos devem receber um conjunto de poemas que variam em termos de estrutura, conteúdo e estilo.
    • A tarefa dos grupos é analisar cada poema, identificando a estrutura do verso (métrica, rima, ritmo) e as figuras de linguagem utilizadas.
    • Cada grupo deve escolher um poema para apresentar para a turma, explicando a sua análise e interpretação.
    • Esta atividade não só reforça os conceitos de verso e prosa, mas também ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de análise e interpretação de textos literários.
  3. Atividade de Criação de Poemas (5 - 7 minutos)

    • Agora, os alunos serão incentivados a aplicar o que aprenderam na criação de seus próprios poemas.
    • Cada grupo receberá um tema e deverá criar um poema, seguindo a estrutura de verso e prosa e utilizando figuras de linguagem.
    • Os alunos devem ser incentivados a serem criativos e a se expressarem livremente.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar o seu poema para a turma.
    • O professor deve elogiar os esforços dos alunos e dar feedback construtivo.

Ao longo de todas as atividades, o professor deve circular pela sala, observando o trabalho dos alunos, esclarecendo dúvidas e dando orientações. O professor também deve estimular a participação de todos os alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e ideias.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas conclusões e aprendizados das atividades realizadas. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e vejam diferentes perspectivas sobre a criação e análise de poemas.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele deve destacar como a análise dos poemas e a criação de textos permitiram aos alunos compreender na prática as características do verso e da prosa, e a importância de elementos literários como a métrica, a rima e as figuras de linguagem.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas orientadoras, como:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
      3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em outras situações?
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas, e em seguida, quem quiser, pode compartilhar suas respostas com a turma.
    • O professor deve incentivar os alunos a serem honestos em suas reflexões e a expressarem qualquer dúvida ou dificuldade que ainda tenham.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que precisam ser melhoradas.
    • O professor também deve reforçar a importância do assunto e encorajar os alunos a continuarem explorando a literatura e a escrita de forma criativa.

Este momento de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e para que eles percebam a aplicabilidade do que aprenderam. Além disso, a reflexão individual e a discussão em grupo permitem que o professor identifique possíveis lacunas no aprendizado dos alunos e ajuste suas próximas aulas de acordo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais conceitos e habilidades abordados durante a aula.
    • Ele deve reforçar a definição de verso e prosa, destacando suas características e diferenças.
    • O professor também deve recordar a estrutura de um poema, incluindo a métrica, rima, ritmo e figuras de linguagem.
    • Ele deve lembrar os alunos de como esses elementos são usados para criar e analisar poemas, e como eles podem ser aplicados na escrita criativa.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • Ele deve ressaltar como a leitura e análise de poemas permitiu aos alunos compreender na prática as características do verso e da prosa, e a importância de elementos literários como a métrica, a rima e as figuras de linguagem.
    • O professor também deve destacar como a atividade de criação de poemas permitiu aos alunos aplicar o conhecimento adquirido de uma maneira criativa e original.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto.
    • Esses materiais podem incluir livros, sites, vídeos e podcasts sobre poesia e escrita criativa.
    • O professor deve lembrar os alunos de que o aprendizado não se limita à sala de aula, e que eles podem e devem explorar o assunto por conta própria.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve explicar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos.
    • Ele deve ressaltar que a habilidade de escrever bem não é apenas útil para a escola, mas também para a vida.
    • O professor deve lembrar os alunos de que saber escrever corretamente e de forma criativa pode fazer a diferença em várias situações, desde a elaboração de um currículo até a redação de uma carta de apresentação para um emprego.
    • Além disso, a literatura, em especial a poesia, é uma forma de expressão muito rica e que pode proporcionar prazer e enriquecimento cultural.

A Conclusão da aula é um momento importante para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a importância do assunto e encorajá-los a continuar explorando o tema por conta própria. O professor deve garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos principais e que se sintam motivados a aplicar o que aprenderam.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies