Objetivos
(10 - 15 minutos)
Objetivo Principal 1:
- Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da diabetes, incluindo suas causas, sintomas, tipos (Diabetes Tipo 1 e Tipo 2), possíveis complicações e a importância do autocuidado na gestão dessa condição.
Objetivo Principal 2:
- Ensinar aos alunos como identificar e responder a situações de hiperglicemia e hipoglicemia, incluindo o uso correto de insulina, glucagon, glicosímetros e a administração de primeiros socorros durante crises diabéticas.
Objetivo Principal 3:
- Acentuar a importância da dieta e cuidado nutricional na gestão da diabetes, e como carboidratos de ação rápida e lenta podem afetar os níveis de glicose no sangue.
Objetivo Secundário:
- Desenvolver habilidades de comunicação eficaz e empática com pacientes diabéticos, particularmente durante crises, incluindo a capacidade de acalmar o paciente, discutir o tratamento de maneira clara e encorajá-los a procurar cuidados médicos quando necessário.
Introdução
(15 - 20 minutos)
Para iniciar a aula, o professor relembrará os principais pontos da aula anterior, que tratou sobre o "Tratamento de Crises Convulsivas em primeiros socorros". O professor fará uma revisão rápida, focando em como identificar uma crise convulsiva, o que fazer durante uma crise e a importância da recuperação pós-crise.
Em seguida, o professor lançará duas situações-problema para chamar a atenção dos alunos para o tópico da aula. A primeira situação poderia ser de um aluno diabético que sofre uma crise hipoglicêmica durante uma aula de educação física. A segunda situação poderia envolver um membro da família que é diabético e que tem uma crise hiperglicêmica em casa.
O professor contextualizará a importância do assunto explicando que a diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de pessoas. Além disso, destacará que os primeiros socorros adequados para crises diabéticas podem prevenir complicações graves e até salvar vidas.
Para introduzir o tópico de forma interessante e envolvente, o professor poderia compartilhar algumas curiosidades sobre a diabetes. Por exemplo, a diabetes tipo 2 é mais comum e muitas vezes é gerenciável com mudanças de estilo de vida e medicação, enquanto a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que requer a administração diária de insulina. Além disso, o professor poderia contar a história de Frederick Banting e Charles Best, os médicos que descobriram a insulina nos anos 1920, salvando inúmeras vidas desde então.
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
Revisão de conhecimentos prévios (10 - 15 minutos):
Antes de mergulhar no tópico do dia, o professor deve revisar brevemente a estrutura básica do corpo humano, a função do pâncreas, o papel da insulina e glicose no organismo e como um desequilíbrio pode levar a problemas de saúde sérios, como diabetes. Será também útil revisar os conceitos de primeiros socorros e a importância de se manter calmo e eficiente em situações de emergência.
Apresentação teórica (15 - 20 minutos):
Após a revisão, o professor entrará em detalhes sobre a diabetes e a hipoglicemia. Isso incluirá:
- A definição de diabetes tipo 1 e tipo 2, e como diferenciá-los.
- Sinais e sintomas de hiperglicemia e hipoglicemia.
- A importância da administração de insulina e glucagon em situações de emergência.
- Como usar um glicosímetro para monitorizar os níveis de glicose no sangue.
- Como aplicar primeiros socorros para crises diabéticas, incluindo a administração de açúcares e alimentos de ação rápida.
- A importância de uma dieta equilibrada na gestão da diabetes e a diferença entre carboidratos de ação rápida e lenta.
Atividades práticas (20 - 25 minutos):
-
Atividade prática de monitorização de glicose no sangue: O professor pode trazer um glicosímetro e demonstrar como usá-lo corretamente. Embora os alunos não possam praticar em si mesmos ou em outros, esta demonstração prática ajudará a solidificar o processo em suas mentes.
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Atividade prática de administração de insulina e glucagon: Utilizando modelos de treinamento ou manequins, o professor pode demonstrar a correta administração de insulina e glucagon em situações de emergência. Os alunos terão a oportunidade de praticar estas habilidades essenciais.
Materiais necessários:
- Glicosímetro e tiras de teste
- Modelos de treinamento ou manequins
- Canetas de insulina de demonstração (sem agulha ou insulina)
- Kits de glucagon para demonstração
- Flipchart ou quadro branco para anotações e ilustrações
- Material de leitura sobre diabetes e hipoglicemia para distribuir aos alunos.
Retorno
(15 - 20 minutos)
Após a realização das atividades práticas, o professor iniciará a etapa de retorno para verificar o que foi aprendido e como as atividades se conectam com a teoria. Isto pode ser feito através de um exercício de reflexão em grupo, onde os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências, o que aprenderam e quaisquer dúvidas que possam ter.
O professor pode dividir a classe em pequenos grupos e atribuir a cada grupo um tópico específico de discussão relacionado ao conteúdo da aula, como por exemplo, "A importância da administração de insulina em situações de emergência" ou "Como diferenciar entre hiperglicemia e hipoglicemia". Cada grupo terá alguns minutos para discutir e, em seguida, apresentará suas conclusões para o resto da classe.
Além disso, o professor pedirá aos alunos para escreverem em um papel por um minuto respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Os alunos serão incentivados a serem honestos e abertos em suas respostas. O professor recolherá os papéis e usará as respostas para informar a revisão na próxima aula e abordar quaisquer áreas de confusão.
Para concluir a aula, o professor apresentará uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios ajudarão os alunos a solidificar os conhecimentos adquiridos e a prepará-los para a próxima aula, que abordará "Primeiros socorros para crises asmáticas".
Os alunos serão lembrados da importância de estudar o material fornecido, de fazer os exercícios em casa e de chegar preparados para a próxima aula. Como uma atividade adicional, os alunos também poderão ser encorajados a pesquisar mais sobre a vida e as descobertas de Frederick Banting e Charles Best.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor recapitulará os principais pontos discutidos, enfatizando a importância de entender a diabetes e como gerenciar situações de emergência relacionadas à hiperglicemia e hipoglicemia. A conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas será destacada, ressaltando a importância da aplicação prática do conhecimento adquirido.
Os alunos serão lembrados de que o aprendizado não termina quando a aula acaba. Eles serão incentivados a explorar mais sobre o assunto através de leituras adicionais e pesquisas independentes. O professor pode sugerir recursos adicionais, como livros, vídeos, sites e podcasts sobre diabetes e primeiros socorros.
O professor também discutirá a importância do tópico da aula no cotidiano. Isso pode incluir o impacto da diabetes na saúde global, a importância de estar preparado para situações de emergência e a relevância das habilidades de primeiros socorros para todos, não apenas para profissionais de saúde.
Para finalizar, o professor enfatizará a importância do conhecimento adquirido na aula não apenas para fins acadêmicos, mas também para a vida pessoal dos alunos. O professor reiterará que as habilidades aprendidas podem ser utilizadas para ajudar a si mesmos, a familiares, amigos ou qualquer pessoa que esteja passando por uma crise diabética.
A aula será encerrada com um convite para a próxima aula, que tratará sobre "Primeiros socorros para crises asmáticas", incentivando os alunos a continuar se preparando e aprofundando seu conhecimento em primeiros socorros.