Entrar

Plano de aula de Primeiros Socorros Psicológicos

Primeiros socorros

Original Teachy

Primeiros Socorros Psicológicos

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Entender o Conceito de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP): Os alunos devem poder definir e entender o que é Primeiros Socorros Psicológicos, e quais são as suas principais características e objetivos. Eles devem ser capazes de reconhecer que o PSP é uma intervenção imediata, visando a estabilização e a mitigação dos impactos psicológicos, e não um tratamento psicológico de longo prazo.

  2. Desenvolver Habilidades e Competências Essenciais para o PSP: Os alunos devem ser capazes de expressar empatia e paciência, entender as respostas humanas ao estresse e trauma, comunicar-se efetivamente em situações de crise, identificar pessoas em crise, aplicar técnicas básicas de PSP e reconhecer os limites profissionais do PSP. Eles também devem desenvolver a conscientização sobre a importância do autocuidado para evitar a fadiga do socorrista ou o esgotamento.

  3. Aplicar o Conhecimento de PSP em Simulações de Situações de Crise: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento aprendido em simulações práticas, para ajudá-los a entender como usar as técnicas de PSP em situações de crise reais.

Objetivos secundários:

  • Promover a discussão e o entendimento sobre os impactos emocionais e psicológicos do trauma e do estresse.

  • Incentivar o desenvolvimento de habilidades de autocuidado e resiliência.

  • Fomentar a empatia e a capacidade de comunicação eficaz em situações de crise.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  • Revisão do conteúdo anterior: O professor inicia a aula relembrando o conteúdo da aula anterior sobre "Primeiros Socorros em Situações de Violência", destacando a importância da intervenção imediata e eficaz em situações de crise.

  • Situações-problema: O professor propõe duas situações-problema para serem discutidas ao longo da aula. A primeira situação envolve um indivíduo que presenciou um acidente de trânsito violento e está em estado de choque. A segunda situação é de um colega de classe que recebeu uma notícia traumática e está demonstrando sinais de estresse agudo.

  • Contextualização: O professor enfatiza a importância dos Primeiros Socorros Psicológicos em situações de crise, destacando que em qualquer situação de emergência, além dos cuidados físicos, os cuidados psicológicos são igualmente importantes para minimizar o impacto do trauma.

  • Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar uma história real onde o uso adequado dos Primeiros Socorros Psicológicos fez uma grande diferença na recuperação de um indivíduo após um trauma. Além disso, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre como os Primeiros Socorros Psicológicos são usados em situações de desastres naturais para ajudar as pessoas a lidar com o choque e o trauma.

Ao final da introdução, os alunos deverão estar engajados e prontos para aprender mais sobre as técnicas e práticas dos Primeiros Socorros Psicológicos.

Desenvolvimento

(60 - 65 minutos)

  • Revisão de Conceitos-Chave (10 - 15 minutos) O professor deve começar revendo alguns conceitos-chave que são essenciais para entender o PSP. Isso pode incluir definições de estresse, trauma, crise, e saúde mental. O professor pode pedir aos alunos para dar exemplos de cada um desses conceitos para garantir que eles estão compreendendo.

  • Teoria dos Primeiros Socorros Psicológicos (15 - 20 minutos) Nesta seção, o professor deve explicar em detalhes o que é o PSP, quando é aplicável, e quais são as técnicas básicas usadas. Isso pode incluir explicações sobre a importância da empatia e paciência, as reações humanas ao estresse e trauma, a identificação de pessoas em crise, e as técnicas de comunicação eficazes em situações de crise. O professor também deve destacar os limites do PSP e a necessidade de tratamento psicológico profissional em muitos casos.

  • Demonstração de Técnicas de PSP (10 - 15 minutos) Para ajudar os alunos a entender como as técnicas de PSP funcionam na prática, o professor pode demonstrar algumas delas. Por exemplo, o professor pode demonstrar uma técnica de respiração profunda e pedir aos alunos para praticar. O professor também pode simular uma situação de crise e demonstrar como se comunicar de maneira eficaz e calmante.

  • Atividades Práticas (20 - 25 minutos) Os alunos devem ter a oportunidade de praticar as técnicas de PSP em simulações de situações de crise. As situações-problema propostas na introdução podem ser usadas para isso. Os alunos podem se revezar no papel de socorrista e de pessoa em crise, para que possam experimentar ambos os lados da situação. Durante as atividades, o professor pode fornecer feedback e orientação para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades.

Materiais necessários para as atividades práticas:

  • Cenários das situações-problema
  • Material para anotações

Avaliação

(10 - 15 minutos) Para avaliar o aprendizado dos alunos, o professor pode fazer uma pequena avaliação. Isso pode incluir perguntas sobre a teoria dos Primeiros Socorros Psicológicos, bem como cenários hipotéticos onde os alunos devem identificar a melhor resposta. O professor pode também pedir aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam e como pretendem aplicar essas habilidades no futuro. Esta avaliação irá ajudar o professor a entender quais áreas podem necessitar de mais reforço em aulas futuras.

Retorno

(15 - 20 minutos)

  • Revisão e Conexão com a Teoria Após as atividades práticas, o professor deve reunir os alunos para uma revisão das atividades e discussão sobre o que foi aprendido. O professor pode destacar como as atividades se conectam com a teoria dos Primeiros Socorros Psicológicos. Por exemplo, como a simulação de crises demonstrou a importância das habilidades de comunicação ou como a prática de técnicas de respiração profunda pode ajudar a gerenciar o estresse.

  • Reflexão Individual O professor pode então pedir aos alunos para refletirem individualmente sobre o que aprenderam. Os alunos podem escrever em um papel respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Esta atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer áreas onde eles podem precisar de mais esclarecimentos.

  • Tarefa de Casa Para reforçar o aprendizado, o professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre Primeiros Socorros Psicológicos para os alunos resolverem em casa. Os exercícios podem incluir cenários hipotéticos onde os alunos devem identificar a melhor resposta usando as técnicas de PSP aprendidas. Este exercício ajudará os alunos a praticar e aprofundar seu entendimento do PSP.

Materiais necessários para o retorno:

  • Papel e caneta para as respostas das perguntas de reflexão.
  • Lista de exercícios para casa.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  • Resumo da Aula: O professor finaliza a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados sobre Primeiros Socorros Psicológicos. Eles devem relembrar as definições-chave, as habilidades e competências necessárias para prover o PSP, e as técnicas básicas usadas. O professor deve também reforçar a importância do PSP como uma intervenção imediata e eficaz para indivíduos em situações de crises emocionais e psicológicas, ressaltando que o PSP não substitui o tratamento psicológico profissional de longo prazo.

  • Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve fazer a conexão entre a teoria apresentada na aula e as atividades práticas realizadas. Eles podem destacar como as habilidades aprendidas podem ser aplicadas em situações reais de crise e como as simulações ajudaram a compreender melhor o conteúdo teórico.

  • Materiais Complementares: Para aprofundar o conhecimento, o professor pode sugerir alguns materiais extras de leitura ou estudo, como artigos, vídeos, ou sites de organizações que se dedicam à área da psicologia e primeiros socorros.

  • Importância do Assunto: Por fim, o professor deve reforçar a importância de saber como prestar Primeiros Socorros Psicológicos. Eles podem destacar que estas habilidades são úteis não apenas para profissionais da saúde, mas para qualquer pessoa, pois crises podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, o professor pode ressaltar como o conhecimento de PSP pode contribuir para uma sociedade mais empática e preparada para lidar com situações de crise.

Materiais necessários para a conclusão:

  • Lista de materiais complementares para estudo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies