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Plano de aula de Massa Molar: Relação entre Mol e Massa

Química

Original Teachy

'EM13CNT101'

Massa Molar: Relação entre Mol e Massa

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de mol e massa molar: Os alunos devem ser capazes de explicar o conceito de mol, compreender como ele é usado na química e entender o conceito de massa molar.

  2. Calcular a massa molar de um composto: Os alunos devem aprender a calcular a massa molar de um composto, usando a tabela periódica dos elementos e as fórmulas químicas dos compostos.

  3. Aplicar a massa molar para calcular a quantidade de substâncias em um mol: Os alunos devem ser capazes de usar a massa molar para calcular a quantidade de substâncias em um mol, e vice-versa.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas: Os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente e a resolver problemas durante a aula, ao aplicar os conceitos de massa molar e mol.

    • Promover a interação e a colaboração entre os alunos: A metodologia de aula invertida permite que os alunos trabalhem em grupos e colaborem uns com os outros, promovendo a interação e a aprendizagem ativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos importantes: O professor deve começar a aula revisando os conceitos de átomo, elemento, molécula e compostos químicos, pois esses são fundamentais para a compreensão do tópico da aula. Será uma oportunidade para o professor verificar a compreensão desses conceitos por parte dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos no tópico da aula. Por exemplo:

    • "Se você tivesse um mol de bananas, quantas bananas você teria?"
    • "Se você tivesse um mol de água, qual seria a sua massa?"

    O objetivo dessas situações é fazer com que os alunos pensem sobre a ideia de um mol e a relação entre mol e massa.

  3. Contextualização: O professor deve, então, contextualizar a importância do tópico da aula, explicando como a massa molar e a relação entre mol e massa são usadas na química. Pode-se explicar que a massa molar é usada para converter a massa de uma substância em uma quantidade de moles, e vice-versa, o que é fundamental para muitos cálculos químicos.

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico da aula de maneira atraente, o professor pode:

    • Curiosidade 1: Mencionar que a ideia de mol vem do cientista italiano Amedeo Avogadro, que, em 1811, propôs que volumes iguais de gases a mesma pressão e temperatura contêm o mesmo número de partículas, ideia que viria a ser conhecida como a lei de Avogadro.
    • Curiosidade 2: Comentar que o conceito de mol é tão importante na química que, para comemorar o centenário da descoberta da lei de Avogadro, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química.
    • Aplicação Prática: Dar exemplos de como a massa molar e a relação entre mol e massa são usadas na vida cotidiana, como na preparação de receitas (onde as quantidades são determinadas em termos de massa molar) ou na indústria farmacêutica (onde a massa molar é usada para determinar as doses de medicamentos).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Construindo o Mol" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos, divididos em grupos, irão construir suas próprias "unidades de mol" usando materiais de baixo custo, como bolas de isopor ou balões. Cada grupo receberá uma quantidade predeterminada de material e terá que determinar quantas "unidades de mol" eles têm. Eles então pesarão suas unidades de mol e calcularão a massa molar de suas "substâncias".

    • Procedimento: O professor fornecerá a cada grupo uma quantidade de material (por exemplo, 100 bolas de isopor). Cada grupo terá que determinar a quantidade de material que corresponde a um mol. Eles então pesarão essa quantidade de material e registrarão a massa. Usando a massa molar de seu material (fornecida pelo professor), eles calcularão o número de moles que têm. O grupo que chegar mais próximo a um mol será o vencedor.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a visualizar o conceito de mol e a entender como a massa molar e a relação entre mol e massa estão inter-relacionadas.

  2. Atividade "Caça ao Mol" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos, ainda em grupos, receberão uma série de cartões que representam diferentes substâncias, cada um com sua fórmula química e sua massa molar. Eles terão que usar esses cartões para resolver uma série de quebra-cabeças e enigmas.

    • Procedimento: O professor fornecerá a cada grupo um conjunto de cartões com diferentes substâncias. Cada cartão terá a fórmula química da substância e sua massa molar. Os alunos terão que usar esses cartões para resolver uma série de problemas e enigmas, como "Encontre o par de substâncias que juntos têm uma massa molar de X" ou "Ordene essas substâncias do menor para o maior número de moles".

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a praticar o cálculo da massa molar e a relação entre mol e massa, e a aplicar esses conceitos para resolver problemas.

  3. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos):

    • Descrição: Após a Conclusão das atividades, o professor conduzirá uma discussão em grupo para revisar os conceitos aprendidos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Procedimento: O professor pedirá a cada grupo que compartilhe suas descobertas e soluções. O professor então fornecerá feedback e esclarecerá quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Objetivo: O objetivo desta discussão é consolidar o aprendizado dos alunos, corrigir quaisquer conceitos errôneos e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Descrição: O professor conduzirá uma discussão em grupo com todos os alunos para que eles possam compartilhar suas soluções e conclusões das atividades realizadas.

    • Procedimento: O professor pedirá a cada grupo que compartilhe suas descobertas e soluções brevemente. Cada grupo terá um tempo limitado para apresentar, incentivando a concisão e a eficácia na comunicação. Durante as apresentações, o professor deve garantir que todos os alunos estejam envolvidos e compreendendo as diferentes perspectivas e abordagens.

    • Objetivo: O objetivo desta discussão é promover a comunicação e a colaboração entre os alunos, permitindo que eles aprendam uns com os outros e vejam várias maneiras de abordar um problema. Além disso, o professor poderá identificar quaisquer conceitos que ainda não tenham sido compreendidos corretamente e fornecer feedback imediato.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Descrição: Após as apresentações dos grupos, o professor fará uma breve revisão dos conceitos teóricos discutidos na aula, conectando-os com as atividades realizadas.

    • Procedimento: O professor revisará os conceitos de mol, massa molar e a relação entre mol e massa. O professor então irá destacar como esses conceitos foram aplicados durante as atividades, reforçando a importância da teoria na resolução de problemas práticos.

    • Objetivo: O objetivo desta revisão é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os conceitos teóricos discutidos e demonstrando sua aplicação prática. Isso ajudará os alunos a entender a relevância e a utilidade desses conceitos, aumentando sua motivação e engajamento.

  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Descrição: Para concluir a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.

    • Procedimento: O professor fará algumas perguntas para os alunos refletirem, como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?" Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas.

    • Objetivo: O objetivo desta reflexão é que os alunos internalizem o que aprenderam, identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento e comecem a pensar em como podem aplicar o que aprenderam em sua vida cotidiana ou em outras disciplinas. Além disso, o professor poderá coletar feedback valioso sobre a eficácia da aula e fazer ajustes para futuras aulas, se necessário.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve retomar os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o conceito de mol, a definição de massa molar e a relação entre massa molar e mol.
    • Deve-se lembrar os alunos da importância desses conceitos para a química e como eles são usados para calcular a quantidade de substâncias em um mol ou a massa de um mol de uma substância.
    • O professor pode fazer uma breve revisão dos cálculos realizados durante as atividades, destacando os passos-chave e as estratégias utilizadas.
  2. Conexão Teoria-Prática-Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • Deve-se enfatizar como a compreensão da teoria do mol e da massa molar permitiu que os alunos realizassem os cálculos práticos durante as atividades.
    • O professor pode dar exemplos de como esses conceitos são aplicados na vida cotidiana, na indústria e na pesquisa científica, reforçando a relevância e a utilidade do que foi aprendido.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do tópico.
    • Pode-se recomendar livros de referência, sites de química, vídeos educativos online ou aplicativos de aprendizado de química que fornecem exercícios práticos e explicações detalhadas.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de capítulos específicos de um livro de química, a visualização de um vídeo explicativo sobre mol e massa molar, ou a realização de exercícios adicionais em um aplicativo de química.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância do assunto apresentado para o dia a dia, a sociedade e a ciência.
    • Pode-se destacar, por exemplo, como a compreensão do conceito de mol e da massa molar é essencial para a preparação de receitas, para a indústria farmacêutica, para a produção de materiais na indústria química, entre outros.
    • O professor pode também mencionar que a habilidade de realizar cálculos utilizando a massa molar e a relação entre mol e massa é uma habilidade fundamental para os estudantes de química e para aqueles que desejam seguir carreiras em áreas relacionadas à ciência e à tecnologia.

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