Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Funções Inorgânicas: Nomenclatura de Ácidos

Lara da Teachy


Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Funções Inorgânicas: Nomenclatura de Ácidos

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Funções Inorgânicas: Nomenclatura de Ácidos

Palavras ChaveNomenclatura IUPAC, Ácidos, Hidrácidos, Oxiácidos, Funções Inorgânicas, Química Inorgânica, Nomenclatura Química, Ácido Clorídrico, Ácido Sulfúrico, Ácido Nítrico
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Apresentação em slides (opcional), Folhas de exercícios, Canetas ou lápis, Livro didático de Química
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da nomenclatura de ácidos inorgânicos, estabelecendo claramente o que será aprendido e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo da aula. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos nos objetivos principais, garantindo que eles compreendam a importância e a aplicação prática dos conceitos que serão ensinados.

Objetivos principais:

1. Nomear ácidos segundo a nomenclatura IUPAC.

2. Resolver problemas que envolvam a nomeação de ácidos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da nomenclatura de ácidos inorgânicos, estabelecendo claramente o que será aprendido e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo da aula. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos nos objetivos principais, garantindo que eles compreendam a importância e a aplicação prática dos conceitos que serão ensinados.

Contexto

Para iniciar a aula sobre nomenclatura de ácidos inorgânicos, é essencial situar os alunos no contexto da Química Inorgânica. Explique que os ácidos são uma das principais funções inorgânicas, ao lado das bases, sais e óxidos. Ressalte que a compreensão da nomenclatura dos ácidos é fundamental para a comunicação científica, uma vez que permite a identificação e a classificação de substâncias químicas de maneira padronizada. Este conhecimento é aplicado em diversas áreas, como na indústria química, na biologia, na medicina e em muitas outras ciências.

Curiosidades

Sabia que o ácido clorídrico (HCl), que é comumente encontrado em nossos estômagos, também é utilizado na limpeza de superfícies metálicas e na produção de cloreto de polivinila (PVC)? Entender a nomenclatura dos ácidos ajuda a identificar suas aplicações e a compreender melhor o mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Tópicos Abordados

1. Definição de Ácidos: Explique que ácidos são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons H+. Eles são caracterizados por seu sabor azedo e capacidade de reagir com bases para formar sais e água. 2. Classificação dos Ácidos: Aborde a divisão entre ácidos hidrácidos e oxiácidos, destacando a presença ou ausência de oxigênio em sua composição. 3. Nomenclatura dos Hidrácidos: Detalhe a regra de nomenclatura dos ácidos hidrácidos, que é formada pelo prefixo 'ácido' seguido do nome do ânion terminado em 'ídrico'. Exemplo: HCl é o ácido clorídrico. 4. Nomenclatura dos Oxiácidos: Explique a nomenclatura dos oxiácidos, que depende do número de oxigênios e do elemento central. Use a terminação 'ico' para os ácidos com maior número de oxigênios e 'oso' para os com menor número. Exemplo: H2SO4 é o ácido sulfúrico e H2SO3 é o ácido sulfuroso.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido ao longo da aula, verificando a correção das respostas e promovendo uma discussão que esclareça eventuais dúvidas. Ao envolver os alunos em perguntas reflexivas, esta etapa estimula o pensamento crítico e a capacidade de explicar conceitos, reforçando a compreensão dos princípios da nomenclatura dos ácidos.

Discussão

  • 🧪 Explicação da Questão 1: Nomeie o ácido HBr seguindo a nomenclatura IUPAC.

  • O ácido HBr é um hidrácido, pois não contém oxigênio em sua composição. A nomenclatura dos hidrácidos segue a regra de usar o prefixo 'ácido' seguido do nome do ânion terminado em 'ídrico'. Assim, HBr é chamado de ácido bromídrico.

  • 🧪 Explicação da Questão 2: Qual é o nome do ácido H2CO3?

  • O ácido H2CO3 é um oxiácido, pois contém oxigênio em sua composição. A nomenclatura dos oxiácidos depende do elemento central e do número de oxigênios. No caso do H2CO3, o elemento central é o carbono. Como este é o único oxiácido do carbono comumente estudado, recebe a terminação 'ico'. Portanto, H2CO3 é o ácido carbônico.

  • 🧪 Explicação da Questão 3: Dê o nome do ácido HClO4, considerando sua classificação e nomenclatura.

  • O ácido HClO4 é um oxiácido, com cloro como elemento central. A nomenclatura dos oxiácidos do cloro varia conforme o número de oxigênios: 'hipocloroso' (1 oxigênio), 'cloroso' (2 oxigênios), 'clórico' (3 oxigênios) e 'perclórico' (4 oxigênios). Como o HClO4 possui 4 oxigênios, é chamado de ácido perclórico.

Engajamento dos Alunos

1. 🤔 Pergunta de Reflexão: Qual seria o nome do ácido HI, seguindo a nomenclatura IUPAC? 2. 🤔 Pergunta de Reflexão: Como você nomearia o ácido H2SO3? Explique sua resposta. 3. 🤔 Pergunta de Reflexão: Se você tivesse que explicar a um colega como nomear o ácido HBrO3, quais passos seguiria? 4. 🤔 Pergunta de Reflexão: Considerando a nomenclatura dos oxiácidos, como você diferenciaria o HNO2 do HNO3?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conteúdos apresentados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e resumida do que foi aprendido. Esta etapa também reforça a conexão entre a teoria e a prática, além de destacar a relevância do conhecimento adquirido para o cotidiano e futuras aplicações acadêmicas e profissionais.

Resumo

  • Definição de ácidos como substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa.
  • Classificação dos ácidos em hidrácidos e oxiácidos.
  • Nomenclatura dos hidrácidos: prefixo 'ácido' + nome do ânion terminado em 'ídrico' (ex.: HCl é o ácido clorídrico).
  • Nomenclatura dos oxiácidos: terminação 'ico' para maior número de oxigênios e 'oso' para menor (ex.: H2SO4 é o ácido sulfúrico e H2SO3 é o ácido sulfuroso).
  • Exemplos práticos e exercícios de nomeação de ácidos para fixação do conteúdo.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre a nomenclatura dos ácidos e, em seguida, aplicar este conhecimento em exemplos práticos e exercícios. Isso permitiu que os alunos vissem como os conceitos teóricos são utilizados para nomear corretamente os ácidos, facilitando a compreensão e aplicação prática das regras de nomenclatura IUPAC.

Entender a nomenclatura dos ácidos é crucial para diversas aplicações no dia a dia, como na área médica, onde é importante conhecer os ácidos presentes no corpo humano, e na indústria química, que utiliza ácidos em processos de fabricação e limpeza. Além disso, a nomenclatura correta é essencial para a comunicação científica, permitindo que os profissionais identifiquem e classifiquem substâncias de maneira padronizada.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Soluções: Diluição
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Funções Orgânicas: Nomenclatura de Álcool | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos Aromáticos | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Tabela periódica: Metal | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies