Entrar

Plano de aula de Juventude Contemporânea

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS201'

Juventude Contemporânea

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Juventude Contemporânea

Palavras ChaveJuventude Contemporânea, Identidade, Futuro, Redes Sociais, Tecnologia, Globalização, Role-playing, Mapa Visual, Construção de Comunidades, Debate, Reflexão, Interatividade
Materiais NecessáriosCartolinas, Marcadores, Revistas para recortar, Smartphones, Computadores com acesso à internet, Plataforma digital de design colaborativo
Códigos BNCCEM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.; EM13CHS205: Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer um foco claro para a aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão compartilhada dos tópicos centrais a serem explorados. Esta seção visa proporcionar uma base sólida para as atividades em sala de aula, permitindo uma discussão mais aprofundada e engajada sobre a identidade e as perspectivas de futuro dos jovens. Ao definir esses objetivos, a aula se organiza de maneira a maximizar a aprendizagem e a interação sobre o tema proposto.

Objetivos principais:

1. Explorar a construção da identidade da juventude brasileira contemporânea, considerando os aspectos sociais, culturais e tecnológicos que influenciam esse processo.

2. Analisar as expectativas e projeções de futuro da juventude brasileira, identificando como esses jovens visualizam suas trajetórias pessoais e profissionais em um contexto globalizado.

Objetivos secundários:

  1. Promover o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos por meio do debate e da reflexão sobre os temas abordados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é vital para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações-problema que os façam refletir sobre suas próprias experiências e o mundo ao seu redor. Isso ajuda a estabelecer um vínculo entre o conhecimento prévio dos alunos e o novo conteúdo que será explorado em sala. Além disso, a contextualização ajuda a ilustrar a relevância do tema no cotidiano dos alunos, aumentando o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Situações Problema

1. Imagine um grupo de jovens de diferentes regiões do Brasil discutindo sobre o impacto das redes sociais em suas vidas diárias. Como essas plataformas podem influenciar suas identidades e seu senso de comunidade?

2. Pense em um jovem que está no último ano do ensino médio e enfrenta a decisão de escolher uma carreira. Quais fatores, tanto locais quanto globais, podem influenciar essa escolha e como isso reflete as expectativas e ansiedades da juventude contemporânea?

Contextualização

A juventude contemporânea está imersa em um mundo onde a tecnologia, a globalização e a diversidade cultural moldam suas perspectivas e oportunidades. Por exemplo, o fenômeno dos influenciadores digitais não apenas cria novas profissões, mas também estabelece padrões e expectativas para os jovens. Essas realidades fazem com que seja essencial entender como esses fatores afetam a construção da identidade e do futuro dos jovens.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como objetivo proporcionar uma aplicação prática e reflexiva dos conceitos estudados sobre a juventude contemporânea. Ao engajar os alunos em atividades lúdicas e de criação colaborativa, eles poderão explorar profundamente as nuances da identidade juvenil e das projeções de futuro, promovendo uma aprendizagem significativa e dinâmica. Estas atividades são projetadas para estimular o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade dos estudantes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mapa da Identidade Virtual

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e debater a influência das mídias sociais na formação da identidade dos jovens.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar um mapa visual que represente como as redes sociais influenciam a identidade da juventude contemporânea. Cada grupo de até 5 alunos receberá cartolinas, marcadores e revistas para recortar, além de poderem usar seus smartphones para acessar informações e imagens.

- Instruções:

  • Reúna seu grupo e discuta como as redes sociais afetam a identidade dos jovens.

  • Desenhe um mapa na cartolina que represente essas influências, usando recortes, desenhos e anotações.

  • Inclua exemplos de influenciadores digitais, tendências de mídia social e como isso impacta as expectativas de comportamento e profissão.

  • Prepare uma breve apresentação do seu mapa para explicar suas escolhas e descobertas para a classe.

Atividade 2 - Futuroscópio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar e debater as mudanças nas expectativas de carreira e como elas afetam a juventude.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, utilizarão a técnica de role-playing para simular uma série de entrevistas de emprego para profissões futuristas, explorando como as expectativas de carreira estão mudando no contexto atual.

- Instruções:

  • Cada grupo escolhe uma profissão futurista e pesquisa brevemente sobre ela.

  • Um membro do grupo será o entrevistador e os outros serão candidatos à vaga.

  • Realize entrevistas, discutindo habilidades necessárias, influência da tecnologia na profissão e expectativas pessoais.

  • Debate em grupo sobre como essas novas carreiras podem moldar o futuro da juventude.

Atividade 3 - Construtores de Comunidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Criar e refletir sobre espaços comunitários que atendam às necessidades e desejos da juventude contemporânea.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão projetar uma comunidade ideal para os jovens, considerando aspectos como tecnologia, cultura e inclusão social. Será utilizada uma plataforma digital de design colaborativo para que os grupos possam criar suas comunidades virtuais.

- Instruções:

  • Organize-se em grupos e acesse a plataforma digital de design.

  • Discutam o que faz uma comunidade ser ideal para os jovens hoje.

  • Projete sua comunidade ideal, considerando aspectos como acessibilidade, tecnologia e espaços de socialização.

  • Apresente sua comunidade para a classe, destacando os principais aspectos e como ela atende às necessidades dos jovens.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e permitir que compartilhem suas reflexões e conclusões. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e confrontar suas ideias, promovendo uma compreensão mais profunda dos temas abordados e de como eles se aplicam ao seu próprio contexto de vida. Este feedback coletivo também ajuda o professor a avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e a eficácia das atividades propostas.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo revisando brevemente as principais atividades realizadas e os objetivos da aula. Encoraje os alunos a compartilhar suas descobertas e reflexões sobre como as atividades impactaram sua compreensão sobre a identidade e o futuro da juventude contemporânea. Utilize perguntas abertas para estimular a discussão e permita que os alunos expressem livremente suas opiniões e insights.

Perguntas Chave

1. Como as redes sociais e a tecnologia influenciam a construção da identidade dos jovens que você observou?

2. De que maneira as expectativas sobre o futuro profissional estão mudando entre os jovens, com base nas discussões e simulações realizadas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é crucial para reforçar e sintetizar os conhecimentos adquiridos, garantindo que os alunos possam ligar os conceitos teóricos com as práticas vivenciadas durante as atividades. Além disso, esta seção ajuda os alunos a perceber a relevância dos temas discutidos para suas vidas, incentivando uma reflexão contínua sobre como podem aplicar o aprendizado no seu cotidiano e na construção de suas trajetórias futuras.

Resumo

Para encerrar, ressaltem-se os pontos cruciais discutidos sobre a construção da identidade e das perspectivas de futuro da juventude contemporânea. Revisem como as redes sociais e a tecnologia moldam o comportamento e as expectativas dos jovens, e como eles encaram a escolha de carreiras em um mundo globalizado.

Conexão com a Teoria

Esta aula conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem conceitos sociológicos em atividades interativas e reflexivas. O uso de role-playing, criação de mapas visuais e design de comunidades ideais traduziu conceitos abstratos em experiências tangíveis e relevantes.

Fechamento

A importância deste assunto para o cotidiano dos alunos reside na capacidade de compreender e navegar pelas influências sociais e tecnológicas que moldam suas identidades e planos futuros. Compreender esses aspectos é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional em uma sociedade cada vez mais conectada e complexa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies