Objetivos
(10 - 15 minutos)
Objetivo principal:
- Facilitar a compreensão do conceito de "Sustentabilidade e Educação" e como ela se aplica a diferentes contextos, tanto local quanto globalmente.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre questões de sustentabilidade e a capacidade de aplicar este conhecimento em situações do dia a dia.
- Fomentar a capacidade de comunicar efetivamente sobre questões de sustentabilidade, tanto oralmente como por escrito.
- Estimular a capacidade para agir de forma ética e socialmente responsável e a habilidade em resolver problemas complexos relacionados à sustentabilidade.
- Incentivar a adaptabilidade à mudança e resiliência em face a desafios e contratempos no caminho para a sustentabilidade.
Esses objetivos estão alinhados com a ideia central de que a educação para a sustentabilidade não é apenas sobre a transmissão de conhecimento, mas também sobre a promoção de valores e atitudes que respeitam o meio ambiente e promovem um futuro sustentável.
Introdução
(15 - 20 minutos)
Para iniciar a aula, o professor deve relembrar aos alunos os conceitos-chave discutidos na aula anterior sobre "Sustentabilidade e Política", como a importância da política na formulação de políticas sustentáveis e o papel das instituições políticas na promoção da sustentabilidade.
Em seguida, o professor pode sugerir duas situações problema para iniciar o debate sobre o tema da aula. A primeira situação pode ser sobre a crescente quantidade de lixo produzido e a necessidade de práticas de reciclagem eficazes. A segunda situação pode tratar sobre a escassez de recursos naturais e a importância da conservação dos recursos.
O professor pode então contextualizar a importância do assunto apresentando exemplos reais de como a falta de práticas sustentáveis pode levar a danos ambientais graves e longo prazo, como o desmatamento e a poluição do ar e da água.
Para introduzir o tópico e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou histórias relacionadas à sustentabilidade. A primeira pode ser sobre como algumas empresas estão incorporando a sustentabilidade em seus modelos de negócio, produzindo produtos de maneira mais sustentável e reduzindo seu impacto ambiental. A segunda curiosidade pode ser sobre como algumas cidades estão se tornando "cidades verdes", implementando práticas sustentáveis em sua infraestrutura e serviços públicos.
Desenvolvimento
(40 - 45 minutos)
Revisão de conhecimentos anteriores
O professor deve começar fazendo uma breve revisão de informações importantes discutidas anteriormente, tais como o significado de sustentabilidade, a importância de práticas sustentáveis e exemplos de práticas sustentáveis em diferentes contextos. Também pode ser útil revisar conceitos relacionados, como biodiversidade, conservação, reciclagem e eficiência energética.
Teoria
A seguir, o professor deve apresentar a teoria por trás do conceito de "Sustentabilidade e Educação". Isso pode incluir uma discussão sobre a importância da educação na promoção da sustentabilidade, o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, e a necessidade de uma abordagem integrada que inclua aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Tópicos a serem abordados:
- O que é "Sustentabilidade e Educação" e por que é importante.
- O papel da educação na promoção da sustentabilidade.
- Como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
- A importância de uma abordagem integrada para a sustentabilidade, que inclua aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Atividades práticas
Atividade 1: Pesquisa e apresentação sobre práticas sustentáveis
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá que pesquisar sobre uma prática sustentável específica (por exemplo, reciclagem, conservação de água, eficiência energética, agricultura orgânica, etc.) e preparar uma apresentação curta para a classe.
Materiais necessários:
Acesso à internet para pesquisa, papel e canetas para fazer anotações, e um projetor ou quadro para apresentações.
Atividade 2: Projetando uma escola sustentável
Em outro momento da aula, os alunos, ainda em grupos, serão desafiados a projetar uma "escola sustentável", considerando como poderiam incorporar práticas sustentáveis em diferentes aspectos da escola (por exemplo, gestão de resíduos, uso de energia, transporte, alimentação, etc.). Eles podem fazer desenhos ou esboços para ilustrar suas ideias.
Materiais necessários:
Papel e lápis de cor ou canetinhas para desenhar, e materiais recicláveis para construir modelos, se desejado.
Essas atividades permitirão aos alunos aplicar a teoria aprendida na prática, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, pesquisa e comunicação.
Retorno
(20 - 25 minutos)
Verificação de aprendizado
Após a conclusão das atividades práticas, o professor deve conduzir uma discussão com a classe para recapitular os principais pontos abordados nas apresentações dos grupos e nos projetos de "escola sustentável". Isso servirá para verificar o que foi aprendido e como as atividades se conectam com a teoria apresentada no início da aula.
Reflexão individual
Em seguida, o professor deve pedir aos alunos para refletirem individualmente sobre o que aprenderam na aula. Isso pode ser feito através de um exercício de escrita rápida, onde os alunos são solicitados a escreverem em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Tarefa de casa
Para concluir a aula, o professor pode propor uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios podem incluir perguntas de múltipla escolha, perguntas de verdadeiro ou falso, questões abertas e problemas para resolver. Isso ajudará a consolidar o conhecimento adquirido durante a aula e preparará os alunos para a próxima aula, que pode expandir sobre os conceitos aprendidos.
O professor deve lembrar aos alunos que a sustentabilidade é um tópico complexo que envolve muitos aspectos diferentes, e que é importante continuar aprendendo e fazendo perguntas para desenvolver uma compreensão mais profunda e aplicar essa compreensão em suas vidas diárias.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos e discussões do dia. Isso inclui a definição de "Sustentabilidade e Educação", a importância da educação na promoção da sustentabilidade, o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e responsáveis e a necessidade de uma abordagem integrada que inclua aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir destacar como as atividades práticas ajudaram a aplicar e entender melhor a teoria apresentada e como essa teoria é relevante para situações do mundo real e para o dia a dia dos alunos.
O professor também deve sugerir materiais extras para complementar o entendimento dos alunos sobre o tópico da aula. Isso pode incluir livros, documentários, sites ou aplicativos relacionados à sustentabilidade e à educação para a sustentabilidade. Os alunos devem ser encorajados a explorar esses recursos por conta própria para aprofundar seu conhecimento e compreensão do assunto.
Por fim, o professor deve descrever resumidamente a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Isso pode incluir explicar como a sustentabilidade é relevante para a vida cotidiana dos alunos, como as ações que tomam em suas vidas pessoais podem afetar a sustentabilidade e como podem usar o que aprenderam para tomar decisões mais sustentáveis no futuro. Isso ajudará a reforçar a relevância do tema e incentivará os alunos a aplicar o que aprenderam fora da sala de aula.