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Plano de aula de Arte: Islâmica

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Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

'EM13LGG602'

Arte: Islâmica

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a arte islâmica como uma expressão cultural rica, abrangendo a arquitetura, a caligrafia, a pintura e a cerâmica.
    • Os alunos devem ser capazes de identificar os principais elementos e características da arte islâmica, como as formas geométricas, os padrões repetitivos e a ausência de figuras humanas.
  2. Analisar as influências culturais, históricas e religiosas na arte islâmica.
    • Os alunos devem ser capazes de fazer conexões entre a arte islâmica e o contexto cultural, histórico e religioso em que foi produzida.
  3. Desenvolver habilidades críticas de observação e interpretação ao analisar obras de arte islâmicas.
    • Os alunos devem ser capazes de observar detalhes e padrões em obras de arte islâmicas, e interpretá-los com base no conhecimento adquirido sobre a arte islâmica.

Objetivos secundários:

  • Estimular a apreciação da diversidade cultural e religiosa através da arte islâmica.
  • Promover a discussão e o respeito às diferenças culturais e religiosas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conteúdos que foram discutidos em aulas anteriores e que são relevantes para o entendimento da arte islâmica. Isso pode incluir a Introdução à história da arte, a análise de diferentes estilos artísticos e a discussão sobre a influência da cultura e da religião na arte.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações para instigar o interesse dos alunos no tema da aula:

    • Como a religião pode influenciar a arte de uma maneira que não permita a representação de figuras humanas?
    • Como a cultura e a história de um povo podem ser expressas através de formas geométricas e padrões repetitivos?
  3. Contextualização: O professor explica que a arte islâmica é uma expressão artística rica e diversificada que reflete a cultura, a história e a religião dos povos muçulmanos. Além disso, ressalta que a compreensão da arte islâmica é importante para a valorização da diversidade cultural e religiosa, promovendo a tolerância e o respeito.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tema e despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode:

    • Mostrar imagens de edifícios famosos da arquitetura islâmica, como a Mesquita de Córdoba na Espanha e o Taj Mahal na Índia, e perguntar aos alunos sobre as características que eles notam nessas construções.
    • Falar sobre a importância da caligrafia na cultura islâmica, mostrando exemplos de caligrafias islâmicas e desafiando os alunos a identificar as palavras e os significados por trás delas.
    • Discutir a proibição da representação de figuras humanas na arte islâmica, mostrando exemplos de como os artistas islâmicos conseguiram expressar a humanidade e a emoção sem o uso de figuras humanas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Montagem de Mosaicos Islâmicos (10 - 15 minutos):

    • O professor irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papelão, lápis de cor, régua e um modelo de padrão geométrico islâmico.
    • Os alunos serão instruídos a reproduzir o padrão geométrico islâmico em sua folha de papelão, usando lápis de cor. Eles devem se concentrar em replicar a precisão e a simetria do padrão.
    • Após a Conclusão dos mosaicos, cada grupo apresentará seu trabalho para a classe, explicando o padrão que escolheram e por que ele é importante na arte islâmica.
    • Durante a atividade, o professor circulará pela sala, observando o progresso dos grupos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas.
  2. Atividade de Caligrafia Islâmica (10 - 15 minutos):

    • O professor irá fornecer aos alunos cartões com o nome deles escritos em árabe, juntamente com a tradução do significado do nome.
    • Os alunos serão introduzidos a alguns princípios básicos da caligrafia islâmica, como a importância do traço e a posição das letras.
    • Usando canetas de feltro, os alunos serão instruídos a escreverem seus nomes em árabe no cartão, prestando atenção na forma e na posição das letras.
    • Após a Conclusão da atividade, os alunos irão trocar os cartões, permitindo que cada um observe e aprecie a caligrafia islâmica feita pelos colegas.
    • Durante a atividade, o professor irá circular pela sala, fornecendo feedback e orientações para os alunos melhorarem suas caligrafias.
  3. Discussão em Grupo (5 - 10 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor irá organizar uma discussão em grupo, na qual os alunos serão incentivados a compartilhar suas percepções e reflexões sobre as atividades.
    • O professor irá orientar a discussão, fazendo perguntas que estimulem os alunos a fazerem conexões entre as atividades e o conceito de arte islâmica.
    • Durante a discussão, o professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que suas contribuições sejam valorizadas.
    • Ao final da discussão, o professor irá resumir as principais ideias levantadas pelos alunos e fazer as devidas conexões com a teoria.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Compartilhamento em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor pede que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões que alcançaram durante as atividades. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para fazer sua apresentação.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de discussão e reflexão.
    • O professor deve assegurar que cada grupo aborde os principais pontos de aprendizado da atividade, tais como: a importância dos padrões geométricos na arte islâmica, a dificuldade de criar um padrão simétrico, a influência da religião na arte islâmica, entre outros.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor, após todas as apresentações, irá retomar os conceitos teóricos sobre a arte islâmica, reforçando-os e fazendo conexões com as atividades realizadas.
    • Ele pode, por exemplo, perguntar a um grupo que reproduziu um padrão geométrico o que eles acham que aquele padrão pode representar, levando-os a pensar na relação entre a forma escolhida e o conceito que ela poderia representar.
    • Outra possibilidade é perguntar a um grupo que trabalhou com caligrafia o que eles notaram sobre a posição e a forma das letras, levando-os a refletir sobre como a caligrafia pode transmitir a mensagem por trás das palavras.
    • O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado, fazendo com que os alunos percebam como a teoria se aplica na prática e vice-versa.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas com a classe, se sentirem à vontade.
    • O professor deve valorizar todas as respostas e, se houver perguntas não respondidas, ele pode anotá-las para discuti-las em aulas futuras ou incentivá-los a pesquisar por conta própria.
    • Esta etapa é importante para que os alunos consolidem o que aprenderam, identifiquem possíveis lacunas em seu entendimento e se sintam motivados a continuar aprendendo sobre o tema.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais conteúdos abordados. Ele recapitula a definição e os elementos da arte islâmica, a influência da religião e da cultura na arte islâmica, a expressão da arte islâmica através de formas geométricas e da caligrafia, entre outros.
    • O professor pode utilizar recursos visuais, como imagens de obras de arte islâmicas, para reforçar os conceitos apresentados. Ele também pode fazer perguntas rápidas para verificar o nível de compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor destaca como a aula conectou a teoria (o estudo da arte islâmica) com a prática (as atividades de montagem de mosaicos e caligrafia) e as aplicações (a compreensão da arte islâmica como uma expressão cultural e religiosa).
    • Ele salienta que as atividades práticas permitiram aos alunos explorar e experimentar os conceitos teóricos de uma maneira mais concreta e significativa. Além disso, ele destaca que a compreensão da arte islâmica tem aplicações práticas no contexto atual, promovendo a valorização da diversidade cultural e religiosa.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seu conhecimento sobre a arte islâmica. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites de museus e galerias de arte online, entre outros.
    • Ele também pode sugerir atividades adicionais, como a pesquisa e a apresentação de um aspecto específico da arte islâmica que mais interessou aos alunos, ou a criação de uma obra de arte inspirada na arte islâmica.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor enfatiza a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele ressalta que a compreensão e a apreciação da arte islâmica não se limitam ao contexto da sala de aula, mas são habilidades e atitudes que podem enriquecer a vida dos alunos em diversas áreas.
    • Ele destaca, por exemplo, que a habilidade de observar e interpretar obras de arte pode ser aplicada em diferentes situações, desde a visita a um museu até a leitura de uma história em quadrinhos. Além disso, o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa são valores importantes para a convivência em uma sociedade plural e democrática.

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