Entrar

Plano de aula de Renascimento Moderno

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Renascimento Moderno

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito e o contexto histórico do Renascimento Moderno, identificando suas principais características e influências artísticas.

  2. Analisar obras de arte renascentistas, desenvolvendo a capacidade de apreciação crítica e de interpretação dos elementos estéticos e simbólicos presentes nas mesmas.

  3. Comparar e contrastar o Renascimento Moderno com outros per√≠odos art√≠sticos, reconhecendo as contribui√ß√Ķes e as rupturas que este trouxe para a hist√≥ria da arte.

Objetivos Secund√°rios:

  • Estimular o pensamento cr√≠tico e a percep√ß√£o est√©tica dos alunos, incentivando a express√£o de opini√Ķes e reflex√Ķes sobre as obras de arte apresentadas.

  • Promover a interdisciplinaridade, relacionando os conte√ļdos estudados na disciplina de Artes com os de Hist√≥ria e Filosofia.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura e s√≠ntese, por meio da busca de informa√ß√Ķes sobre o Renascimento Moderno e de sua aplica√ß√£o na an√°lise das obras de arte.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conte√ļdos Necess√°rios: 1.1. O professor inicia a aula relembrando brevemente os conte√ļdos sobre a Idade M√©dia e o contexto hist√≥rico e cultural que antecedeu o Renascimento. 1.2. Destaca-se a import√Ęncia da Igreja Cat√≥lica no per√≠odo medieval, a valoriza√ß√£o da religiosidade e a consequente influ√™ncia disso na produ√ß√£o art√≠stica da √©poca. 1.3. Tamb√©m √© importante revisar o conceito de feudalismo e das estruturas sociais e pol√≠ticas vigentes na Idade M√©dia.

  2. Situa√ß√Ķes-Problema para Despertar o Interesse: 2.1. O professor prop√Ķe duas situa√ß√Ķes para instigar a curiosidade dos alunos: 2.1.1. "Por que a arte renascentista √© t√£o diferente da arte medieval?" 2.1.2. "Como a arte pode refletir as mudan√ßas sociais e culturais de uma √©poca?" 2.2. Essas perguntas servem como ponto de partida para a explora√ß√£o do Renascimento Moderno e da sua import√Ęncia no Desenvolvimento da arte e da cultura ocidental.

  3. Contextualiza√ß√£o do Assunto: 3.1. O professor contextualiza a import√Ęncia do Renascimento Moderno, explicando como ele representou uma ruptura com a vis√£o de mundo medieval e abriu caminho para o pensamento cient√≠fico, a valoriza√ß√£o do indiv√≠duo e o humanismo. 3.2. Destaca-se a influ√™ncia do Renascimento na forma√ß√£o da mentalidade contempor√Ęnea, ressaltando a relev√Ęncia de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

  4. Introdu√ß√£o do T√≥pico - O Renascimento Moderno: 4.1. O professor apresenta o conceito de Renascimento Moderno, explicando que se trata de um per√≠odo de intensa transforma√ß√£o cultural e art√≠stica que se estendeu do s√©culo XIV ao XVI, principalmente na Europa. 4.2. Ressalta-se a import√Ęncia do termo "renascimento", que sugere um Retorno aos ideais da Antiguidade Cl√°ssica, mas de uma forma renovada e adaptada √† realidade da √©poca. 4.3. O professor pode citar alguns dos principais artistas renascentistas e suas contribui√ß√Ķes para a arte, como a perspectiva geom√©trica de Brunelleschi, a t√©cnica do sfumato de Leonardo da Vinci e a grandiosidade das esculturas de Michelangelo. 4.4. Para despertar a curiosidade dos alunos, pode-se mencionar algumas das grandes obras de arte do Renascimento, como a Mona Lisa e a Capela Sistina, e propor a eles que imaginem como foi a rea√ß√£o das pessoas da √©poca ao verem essas obras pela primeira vez.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Viajando pelo Renascimento" (10 - 12 minutos) 1.1. O professor divide a turma em pequenos grupos e entrega a cada um deles uma lista de artistas e obras renascentistas. 1.2. O objetivo da atividade √© que os alunos "viajem" pelo Renascimento, pesquisando sobre os artistas e as obras de arte da lista. 1.3. Cada grupo deve escolher uma obra de arte para estudar mais a fundo, pesquisando sobre o artista, o contexto hist√≥rico em que a obra foi criada e os elementos est√©ticos e simb√≥licos presentes na obra. 1.4. Os alunos podem utilizar seus smartphones ou tablets para realizar a pesquisa, ou o professor pode disponibilizar alguns livros ou materiais de refer√™ncia sobre o assunto. 1.5. Ap√≥s a pesquisa, cada grupo deve apresentar a sua obra de arte para a turma, explicando o que descobriu e o que achou mais interessante na obra. 1.6. Durante as apresenta√ß√Ķes, o professor deve incentivar os alunos a fazerem conex√Ķes entre as obras de arte e o contexto hist√≥rico e cultural do Renascimento.

  2. Atividade 2 - "Criando um Mural Renascentista" (10 - 12 minutos) 2.1. Ainda em seus grupos, os alunos recebem uma grande folha de papel e diversos materiais de desenho e pintura (l√°pis de cor, giz de cera, canetas hidrogr√°ficas, etc.). 2.2. O desafio agora √© criar um mural renascentista, representando os principais elementos e caracter√≠sticas da arte deste per√≠odo. 2.3. Cada grupo deve decidir quais elementos e caracter√≠sticas ir√° representar no mural, levando em considera√ß√£o o que aprendeu durante a pesquisa e as apresenta√ß√Ķes. 2.4. Os alunos podem desenhar e pintar livremente no mural, mas o professor deve orient√°-los a representar de forma clara e organizada os elementos escolhidos. 2.5. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar o seu mural para a turma, explicando o que cada elemento representa e por que foi escolhido. 2.6. O professor deve aproveitar as apresenta√ß√Ķes para refor√ßar os conceitos do Renascimento e para fazer conex√Ķes entre o mural e as obras de arte estudadas.

  3. Atividade 3 - "Debates Renascentistas" (5 - 7 minutos) 3.1. A aula √© finalizada com debates curtos, onde cada grupo tem a oportunidade de defender a import√Ęncia de sua obra de arte escolhida para o Renascimento. 3.2. Os alunos devem argumentar com base no contexto hist√≥rico, nas caracter√≠sticas da obra e em como ela reflete o esp√≠rito do Renascimento. 3.3. O professor deve moderar os debates, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que as discuss√Ķes se mantenham focadas no Renascimento e na arte.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discuss√£o em Grupo (3 - 4 minutos) 1.1. O professor re√ļne todos os alunos em um c√≠rculo e promove uma discuss√£o em grupo, onde cada grupo compartilha as solu√ß√Ķes ou conclus√Ķes encontradas em suas atividades. 1.2. Cada grupo tem at√© 3 minutos para apresentar as principais descobertas de sua pesquisa, o processo de cria√ß√£o do mural e os argumentos utilizados no debate. 1.3. Durante as apresenta√ß√Ķes, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e a comentarem sobre as apresenta√ß√Ķes dos colegas, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

  2. Conex√£o com a Teoria (3 - 4 minutos) 2.1. Ap√≥s as apresenta√ß√Ķes, o professor retoma os conceitos te√≥ricos abordados no in√≠cio da aula e faz uma conex√£o com as atividades pr√°ticas realizadas. 2.2. O professor destaca como as obras de arte estudadas e o mural criado pelos alunos representam as caracter√≠sticas e influ√™ncias do Renascimento Moderno. 2.3. Al√©m disso, o professor ressalta a import√Ęncia do debate como uma ferramenta para aprofundar a compreens√£o dos alunos sobre o tema.

  3. Reflex√£o Individual (2 - 3 minutos) 3.1. O professor prop√Ķe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. 3.2. Para guiar a reflex√£o, o professor faz as seguintes perguntas: 3.2.1. "Qual foi o conceito mais importante que voc√™ aprendeu hoje?" 3.2.2. "Quais quest√Ķes ainda n√£o foram respondidas?" 3.3. Os alunos t√™m um minuto para pensar sobre as perguntas.

  4. Compartilhando Reflex√Ķes (2 - 3 minutos) 4.1. Ap√≥s a reflex√£o individual, o professor convida alguns alunos a compartilharem suas respostas com a turma. 4.2. O professor deve ressaltar que n√£o h√° respostas certas ou erradas, e que o objetivo √© estimular a reflex√£o e a consci√™ncia sobre o pr√≥prio aprendizado. 4.3. O professor tamb√©m deve se comprometer a responder √†s perguntas que ficaram sem resposta, seja na pr√≥xima aula, seja por meio de pesquisa individual por parte dos alunos.

Conclus√£o (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitula√ß√£o (2 - 3 minutos) 1.1. O professor inicia a Conclus√£o recapitulando os principais pontos abordados durante a aula, refor√ßando o conceito de Renascimento Moderno, suas caracter√≠sticas e influ√™ncias na arte. 1.2. Ele faz um breve resumo das obras de arte renascentistas estudadas e dos artistas analisados, destacando as contribui√ß√Ķes e o impacto de cada um no movimento renascentista. 1.3. O professor tamb√©m relembra as principais conclus√Ķes e argumentos apresentados pelos alunos durante as atividades de pesquisa, cria√ß√£o do mural e debates.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos) 2.1. Em seguida, o professor faz a conexão entre a teoria apresentada e as práticas realizadas, ressaltando como as atividades permitiram aos alunos vivenciarem e compreenderem de forma mais profunda o Renascimento Moderno. 2.2. Ele destaca como a pesquisa e a análise das obras de arte e a criação do mural proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicarem os conceitos teóricos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, interpretação e expressão artística.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos) 3.1. O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos aprofundarem seus estudos sobre o Renascimento Moderno, tais como livros, documentários, sites e museus virtuais. 3.2. Ele pode, por exemplo, indicar a leitura de biografias de artistas renascentistas, a visita virtual a museus que possuam obras de arte do período e a visualização de documentários que explorem o contexto histórico do Renascimento e a criação de suas obras de arte.

  4. Import√Ęncia do Renascimento no Mundo Atual (1 minuto) 4.1. Por fim, o professor explora brevemente a import√Ęncia do Renascimento no mundo atual, destacando como as ideias e os ideais deste per√≠odo continuam influenciando a sociedade e a cultura contempor√Ęneas. 4.2. Ele pode mencionar, por exemplo, a valoriza√ß√£o do conhecimento cient√≠fico e da raz√£o, a import√Ęncia do indiv√≠duo e dos direitos humanos, e a busca pela harmonia e pela beleza que caracterizam a arte renascentista.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies