Entrar

Plano de aula de Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT303'

Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais

Palavras ChaveVitaminas, Sais Minerais, Bioquímica, Metodologia Digital, Ensino Ativo, Redes Sociais, Atividades Interativas, Engajamento, Aprendizagem Colaborativa, Saúde, Nutrição, Deficiência, Excesso, Influenciador Digital, Jogo de Tabuleiro, Missão Científica, Feedback 360°, Pesquisa Online, Criação de Conteúdo Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Papelão, Cartolina, Aplicativos como Canva, Adobe Spark, InShot, iMovie, Materiais para criar tabuleiro (papel, canetas, cola, etc.), Aplicativos para quiz e desafios como Kahoot! e Quizlet
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade contextualizar os objetivos principais da aula, proporcionando uma visão clara e específica do que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam durante a aula. Ela serve para alinhar as expectativas tanto do professor quanto dos alunos, garantindo que todos estejam cientes das metas educacionais e do direcionamento do aprendizado.

Objetivos principais:

1. Compreender o que são vitaminas e sais minerais e a importância desses nutrientes para o corpo humano.

2. Identificar os sintomas e efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas e sais minerais no organismo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade despertar o interesse dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem colaborativo. Ao pesquisar e compartilhar fatos interessantes, os alunos se tornam mais envolvidos e conectados ao tema. As perguntas chave servirão como um ponto de partida para um debate inicial, ajudando a consolidar e contextualizar os conhecimentos que eles já adquiriram previamente.

Aquecendo

Comece a aula introduzindo brevemente o tema Vitaminas e Sais Minerais. Explique que esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre vitaminas ou sais minerais e compartilhá-lo com a turma. Este momento inicial permitirá que eles compartilhem seus conhecimentos prévios e se engajem com o tema.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais funções das vitaminas e dos sais minerais no corpo humano?

2. Quais são os sintomas comuns da deficiência de uma vitamina específica?

3. O que pode acontecer se houver um excesso de algum sal mineral no organismo?

4. Como podemos obter essas vitaminas e sais minerais na nossa alimentação diária?

5. Vocês conhecem algum caso famoso ou histórico relacionado à deficiência ou excesso de vitaminas e sais minerais?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

Esta etapa tem como finalidade proporcionar um aprendizado ativo e envolvente sobre vitaminas e sais minerais. Através de atividades criativas e interativas, os alunos serão capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática, colaborativa e contextualizada na realidade digital moderna. Isso permite uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos biológicos em questão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador Digital da Nutrição 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a comunicarem a importância das vitaminas e sais minerais de forma moderna e envolvente, utilizando habilidades de pesquisa e produção de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos criarão um perfil de influenciador digital focado em nutrição, destacando a importância das vitaminas e dos sais minerais na dieta, bem como os efeitos da sua carência ou excesso no organismo. Eles deverão produzir postagens e stories para uma plataforma de rede social fictícia, utilizando imagens e vídeos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma vitamina e um sal mineral para focar.

  • Utilize celulares e computadores para pesquisar imagens, vídeos e informações relevantes.

  • Crie postagens e stories como se fossem influenciadores digitais, destacando a importância dos nutrientes escolhidos.

  • Utilize ferramentas online como Canva ou Adobe Spark para criar visuais atraentes.

  • No final, cada grupo apresentará a sua 'campanha' para a turma, destacando os principais pontos abordados.

Atividade 2 - Jogo de Tabuleiro Interativo: Vitaminas e Sais Minerais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos alunos sobre vitaminas e sais minerais através de uma atividade lúdica e interativa, incentivando a colaboração e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo de tabuleiro interativo no qual terão que responder perguntas e realizar desafios sobre vitaminas e sais minerais para avançar no tabuleiro. Utilizarão aplicativos como Kahoot! e Quizlet para criar perguntas e desafios digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um tabuleiro físico utilizando papelão, cartolina ou outros materiais.

  • Utilize aplicativos como Kahoot! e Quizlet para criar perguntas e desafios relacionados às vitaminas e sais minerais.

  • Inclua espaços no tabuleiro onde os jogadores precisam responder perguntas ou realizar desafios para avançar.

  • Os grupos podem trocar seus tabuleiros e jogar os jogos criados por outros grupos.

  • No final, cada grupo explicará como criaram seus jogos e discutirá os principais aprendizados.

Atividade 3 - Missão Científica no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos em uma simulação realista de pesquisa científica, incentivando a comunicação dos conceitos de bioquímica de maneira criativa e acessível através das redes sociais.

- Descrição: Os alunos simularão uma missão científica em um laboratório de bioquímica e documentarão suas descobertas sobre vitaminas e sais minerais através de postagens no Instagram. Cada grupo criará uma série de postagens educacionais, incluindo vídeos curtos e carrosséis de imagens.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo simulará uma missão científica, focando em uma vitamina e um sal mineral específicos.

  • Utilizem celulares e computadores para pesquisar informações e dados relevantes.

  • Criem postagens para uma série de Instagram, incluindo vídeos curtos explicativos, carrosséis de imagens e infográficos.

  • Utilizem aplicativos como InShot ou iMovie para editar vídeos e Canva para criar infográficos.

  • No final, cada grupo apresentará a sua série de postagens para a turma, destacando os principais insights e aprendizados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão coletiva sobre os aprendizados adquiridos durante a aula. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem diferentes perspectivas e consolidem seus conhecimentos. O feedback 360° estimula o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a capacidade de autoavaliação, incentivando um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo deve compartilhar o que aprenderam durante as atividades e as conclusões que chegaram. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Introdução: Comece destacando a importância de compartilhar diferentes perspectivas e aprendizados. Explique que cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas. Apresentação dos Grupos: Chame um grupo de cada vez para apresentar suas descobertas sobre a vitamina e o sal mineral que estudaram. Perguntas Clarificadoras: Após cada apresentação, abra para perguntas dos outros alunos. Incentive todos a participarem. Síntese Final: No final, faça um resumo das principais descobertas compartilhadas pelos grupos, destacando pontos em comum e diferenças significativas.

Reflexões

1. Quais foram as descobertas mais surpreendentes sobre as vitaminas e os sais minerais que vocês pesquisaram? 2. Como o conhecimento sobre a carência e o excesso desses nutrientes pode impactar nossas escolhas alimentares diárias? 3. De que maneira as atividades realizadas hoje ajudaram a consolidar seu conhecimento sobre bioquímica?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve dar e receber feedback dos colegas do seu grupo de trabalho. Oriente a turma a manter o feedback construtivo e respeitoso. Utilize o seguinte roteiro para orientar o feedback:

Feedback Positivo: Peça a cada aluno para destacar um aspecto positivo do trabalho de cada colega. O que foi bem feito? O que contribuiu de maneira significativa para o grupo? Áreas para Melhoria: Solicite que cada aluno sugira uma área onde seu colega pode melhorar. Como ele poderia ser mais eficaz na próxima atividade? Agradecimento: Encoraje os alunos a agradecerem seus colegas pelo trabalho e colaboração, reforçando um ambiente de respeito e apoio mútuo.

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

[Finalidade] Esta etapa tem como finalidade sintetizar o conhecimento adquirido durante a aula, reforçando a importância do tema de forma leve e memorável. Também busca contextualizar o aprendizado dentro da realidade moderna e destacar suas aplicações práticas, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável. 

Resumo

[Resumo]  Vamos recordar os pontos principais de uma forma divertida: Imagine o corpo humano como uma orquestra e cada vitamina e sal mineral como um músico. As vitaminas (compositores) escrevem a sinfonia da saúde, enquanto os sais minerais (instrumentistas) tocam suas notas essenciais. Quando todos tocam juntos, nosso corpo funciona em perfeita harmonia! Se faltam vitaminas ou minerais, nossa “música” pode sair desafinada, causando problemas de saúde. Mas cuidado, o excesso também pode desafinar as coisas! 

No Mundo

[No Mundo]  Nesta dinâmica moderna, onde redes sociais e informação instantânea são parte do nosso cotidiano, entender a bioquímica do nosso corpo nos ajuda a filtrar as dicas de saúde que vemos online. A aula conecta esses conhecimentos essenciais com nossa realidade digital, permitindo que usemos essa informação para fazer escolhas mais conscientes e saudáveis no dia a dia. 易

Na Prática

[Aplicações]  Saber sobre vitaminas e sais minerais é crucial para manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Compreender os sinais de deficiência e os perigos do excesso nos permite ajustar nossa alimentação de forma preventiva, evitando doenças e promovendo bem-estar geral. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies