Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Muscular

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sistema Muscular

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a estrutura e a função do sistema muscular humano, identificando os principais músculos e suas respectivas ações.
  2. Conhecer os diferentes tipos de músculos (esqueléticos, cardíacos e lisos) e entender suas características distintas.
  3. Desenvolver habilidades práticas para a identificação dos músculos principais no corpo humano, através de atividades práticas de observação e movimento.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela biologia humana, em particular, pelo sistema muscular.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões em grupo e atividades práticas.
  • Promover a compreensão da importância do sistema muscular para a saúde e o bem-estar humanos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos sistemas já estudados que são interligados ao sistema muscular, como o sistema esquelético e o sistema nervoso. Essa revisão é importante para que os alunos possam entender a relação entre esses sistemas e o sistema muscular.
  2. Situações Problema:

    • O professor propõe duas situações problema para instigar a curiosidade dos alunos e motivá-los para o conteúdo da aula:
      • A primeira situação é a discussão sobre como os movimentos são possíveis e como eles são controlados.
      • A segunda situação é a reflexão sobre o que acontece quando um músculo é lesionado e como isso afeta a capacidade de movimento.
  3. Contextualização do Assunto:

    • O professor contextualiza a importância do sistema muscular, explicando que ele é essencial para a nossa vida cotidiana, desde a realização de atividades físicas até a simples ação de respirar. Além disso, o professor pode mencionar a relevância do estudo do sistema muscular para áreas como a medicina, a fisioterapia e a educação física.
  4. Introdução do Tópico:

    • Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o sistema muscular, como o fato de que o maior músculo do corpo humano é o glúteo máximo, ou que o menor músculo está no ouvido médio, conhecido como estribo.
  5. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar duas curiosidades:
      • A primeira curiosidade é a respeito do músculo mais forte do corpo humano, o masseter, localizado na mandíbula, que é capaz de exercer uma força de até 68 quilos na mordida.
      • A segunda curiosidade é sobre o músculo mais rápido do corpo humano, o orbicular do olho, que é capaz de contrair e relaxar em apenas 1/100 de segundo.

A Introdução deve ser realizada de forma clara e envolvente, estimulando a participação dos alunos e preparando-os para o Desenvolvimento do conteúdo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Crie seu Músculo" (10 - 12 minutos)

    • Organização: O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos e entrega para cada grupo uma folha de papel A3, lápis de cor, canetas e tesouras.
    • Descrição: Cada grupo deverá criar um músculo humano em sua folha de papel. O músculo deve ser nomeado e ter suas principais características (como localização, função, etc) descritas. Os alunos são incentivados a serem criativos, mas sempre mantendo a precisão científica.
    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a pesquisarem nos livros didáticos e materiais online disponíveis para garantir a precisão das informações. Além disso, o professor deve circular pela sala, auxiliando e tirando dúvidas dos alunos.
    • Apresentação: Ao final do tempo determinado, cada grupo deverá apresentar seu "músculo" para a turma, explicando as características que criaram e como elas correspondem à realidade anatômica.
  2. Jogo "Quem é esse Músculo?" (10 - 12 minutos)

    • Organização: Ainda em grupos, os alunos receberão cartões com o nome de um músculo humano. Cada cartão terá também uma breve descrição da localização e função desse músculo.
    • Descrição: O objetivo do jogo é que um aluno do grupo sorteie um cartão e, sem mostrar aos colegas, tente desenhar ou imitar a função desse músculo para que os demais adivinhem qual é. O jogo continua até que todos os cartões tenham sido sorteados.
    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a não mostrarem os cartões aos colegas, para que o jogo seja mais desafiador. Além disso, o professor deve circular pela sala, auxiliando e incentivando a discussão entre os alunos.
    • Premiação: O grupo que acertar mais músculos ao final do jogo será premiado com uma pequena lembrança.
  3. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor propõe uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas, abordando questões como:
      • Quais foram as maiores dificuldades encontradas na criação dos músculos e na identificação dos músculos no jogo?
      • O que vocês aprenderam de novo sobre o sistema muscular com essas atividades?
      • Como as atividades ajudaram a entender melhor a importância do sistema muscular para o nosso corpo e para a nossa saúde?

O Desenvolvimento da aula deve ser conduzido de forma a incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo a aprendizagem significativa e a compreensão do conteúdo. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas, sempre que necessário.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor conduz uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas soluções e a relacionarem com os conceitos teóricos discutidos na aula.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor faz um breve resumo das principais ideias discutidas pelos grupos, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor deve destacar como as atividades práticas permitiram uma compreensão mais profunda e significativa do sistema muscular, e reforçar a importância de integrar teoria e prática no processo de aprendizagem.
  3. Verificação do Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • Para verificar o aprendizado dos alunos, o professor pode fazer perguntas direcionadas a alguns alunos ou grupos, pedindo para eles explicarem conceitos-chave ou descreverem suas experiências durante as atividades.
    • O professor pode também propor um breve questionário com perguntas de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, para que os alunos possam autoavaliar seu aprendizado.
  4. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor pede para os alunos refletirem individualmente sobre o que aprenderam. Algumas perguntas que podem ser feitas são:
      • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • O professor deve ressaltar que essas reflexões são importantes para que os alunos possam consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.

O Retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e para que o professor possa avaliar a eficácia da aula. Portanto, o professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que suas contribuições sejam valorizadas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os principais conceitos abordados na aula, como a estrutura e função do sistema muscular, os tipos de músculos (esqueléticos, cardíacos e lisos) e a importância do sistema muscular para a realização dos movimentos.
    • O professor pode utilizar os desenhos dos "músculos" criados pelos alunos na atividade "Crie seu Músculo" para ilustrar essas recapitulações, destacando as características anatômicas e funcionais de cada músculo.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor reforça como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de forma concreta e significativa.
    • O professor também destaca as aplicações práticas do conhecimento adquirido, explicando que a compreensão do sistema muscular é fundamental em diversas áreas, como a medicina, a fisioterapia, a educação física e até mesmo em atividades do dia a dia, como a prática de esportes.
  3. Sugestão de Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o sistema muscular, o professor sugere alguns materiais complementares, como vídeos educativos, sites de anatomia interativa e livros de biologia.
    • O professor pode, por exemplo, indicar o site "Visible Body", que oferece uma visão 3D do corpo humano, permitindo a exploração detalhada do sistema muscular.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do sistema muscular para a saúde e o bem-estar dos alunos, explicando que a manutenção de um sistema muscular saudável é fundamental para a realização de atividades cotidianas e para a prevenção de lesões.
    • O professor pode, por exemplo, destacar a importância do fortalecimento muscular na prevenção de doenças como a osteoporose e na melhoria do desempenho físico em diversas atividades.

A Conclusão da aula deve ser realizada de forma a consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, a motivá-los para o estudo futuro e a conscientizá-los sobre a relevância do tema para suas vidas. O professor deve garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e completa dos conteúdos abordados e com a motivação para continuar explorando o fascinante mundo do corpo humano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies