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Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Reprodutor

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Lara da Teachy


Biologia

Original Teachy

'EM13CNT207'

Corpo Humano: Sistema Reprodutor

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Reprodutor

Palavras ChaveSistema Reprodutor, Puberdade, Hormônios Sexuais, Anatomia, Fertilização, Saúde Reprodutiva, Dramatização, Modelos Tridimensionais, Jogo de Tabuleiro, Interatividade, Aprendizagem Colaborativa, Sala de Aula Invertida
Materiais NecessáriosCartazes, Canetas coloridas, Materiais recicláveis, Tesoura, Cola, Papel, Marcadores, Dados ou pequenos objetos para o jogo de tabuleiro, Cartolina, Computador ou tablet (opcional para pesquisa)
Códigos BNCCEM13CNT207: Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estruturar o foco da aula, delineando claramente o que se espera que os alunos aprendam e compreendam. Esta seção serve como uma bússola para as atividades subsequentes, garantindo que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados em relação às metas de aprendizado. Além disso, os objetivos traçados aqui orientam a avaliação da absorção do conteúdo pelos alunos, ajudando a medir o sucesso da metodologia de sala de aula invertida aplicada.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos compreendam a anatomia do sistema reprodutor masculino e feminino, identificando seus principais órgãos e respectivas funções.

2. Explorar o processo da puberdade, detalhando as mudanças físicas e emocionais que ocorrem e o papel dos hormônios sexuais neste período.

3. Discutir o impacto dos hormônios sexuais no comportamento e no desenvolvimento físico durante e após a puberdade.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento que eles adquiriram em casa com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o tema, aplicando seus conhecimentos para resolver questões práticas e reais. A contextualização ajuda a entender a relevância do estudo do sistema reprodutor, não só para a biologia, mas para a vida cotidiana e a saúde pública.

Situações Problema

1. Considerando os estudos prévios, questione os alunos sobre uma possível situação onde um adolescente enfrenta transformações físicas e emocionais durante a puberdade. Peça que identifiquem quais órgãos estão envolvidos e como os hormônios sexuais atuam nessas mudanças.

2. Apresente um cenário onde um casal enfrenta dificuldades para conceber. Solicite que os alunos discutam o funcionamento dos órgãos reprodutivos de ambos os sexos e como diferentes condições podem afetar a fertilidade.

Contextualização

Explique a importância do sistema reprodutor através de curiosidades, como o fato de o útero ser um dos órgãos mais fortes do corpo humano, capaz de se expandir até 500 vezes seu tamanho durante a gravidez. Contextualize também a relevância do estudo do sistema reprodutor na compreensão de questões de saúde pública, como a prevenção de DSTs e a promoção de saúde reprodutiva.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre o sistema reprodutor e os hormônios sexuais de maneira prática e interativa. As atividades sugeridas visam consolidar a aprendizagem através de métodos lúdicos e colaborativos, onde os alunos podem explorar os conceitos de forma criativa e engajadora, facilitando uma compreensão mais profunda e duradoura do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Jornada Hormonal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender detalhadamente os efeitos dos hormônios durante a puberdade e como eles influenciam o desenvolvimento físico e emocional do indivíduo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para representar uma 'viagem' pelos diferentes estágios da puberdade, usando dramatizações e cartazes para ilustrar as mudanças hormonais e seus efeitos no corpo humano. Cada grupo será responsável por um estágio específico, desde o início da produção hormonal até as transformações físicas e psicológicas finais.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Atribuir a cada grupo um estágio específico da puberdade para pesquisar e apresentar.

  • Os alunos deverão criar cartazes que ilustrem os processos hormonais e suas consequências físicas e emocionais.

  • Preparar uma dramatização ou apresentação criativa para explicar o estágio designado ao restante da classe.

  • Utilizar materiais disponíveis na sala de aula para a criação dos cartazes e preparação das apresentações.

Atividade 2 - O Mapa da Fertilidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o processo de fertilização e as funções dos diferentes órgãos reprodutores, além de discutir fatores que afetam a fertilidade.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um 'mapa' interativo que detalhe o processo de fertilização, desde a formação dos gametas até a fecundação. Eles usarão materiais recicláveis para construir modelos tridimensionais dos órgãos reprodutores masculino e feminino, demonstrando o caminho percorrido pelos gametas.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir materiais recicláveis e outros suprimentos para a construção dos modelos.

  • Cada grupo deve construir partes específicas do sistema reprodutor, masculino ou feminino, e explicar suas funções.

  • Montar um grande 'mapa' na sala, onde cada grupo adicionará sua parte, explicando o processo de fertilização aos colegas.

  • Realizar uma discussão sobre como diferentes condições podem afetar a fertilidade com base nos modelos construídos.

Atividade 3 - Desvendando Hormônios

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre os hormônios sexuais e seu impacto no desenvolvimento humano, de forma interativa e divertida.

- Descrição: Este jogo de tabuleiro criado pelos próprios alunos envolve perguntas e desafios sobre o impacto dos hormônios sexuais no corpo durante e após a puberdade. Cada grupo criará partes do jogo que abordam diferentes hormônios e suas funções, e todos jogarão para testar e expandir seus conhecimentos.

- Instruções:

  • Dividir em grupos para criar diferentes seções de um jogo de tabuleiro sobre hormônios.

  • Desenvolver cartas de perguntas, desafios e recompensas que abordem os efeitos dos hormônios.

  • Montar o tabuleiro na sala de aula, integrando todas as seções criadas pelos grupos.

  • Jogar o tabuleiro, com cada equipe explicando as regras e informações contidas em sua seção do jogo.

  • Debatendo as respostas e corrigindo conceitos conforme necessário durante o jogo.

Retorno

Duração: (10-15 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo da sessão prática, permitindo que compartilhem insights e aprendizados. A discussão em grupo ajuda a validar o entendimento individual e coletivo, além de proporcionar um espaço para reflexão sobre as implicações práticas do conhecimento do sistema reprodutor na vida cotidiana e na saúde pública.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma revisão geral, perguntando aos alunos como eles se sentiram durante as atividades e o que acharam mais desafiador. Em seguida, oriente-os a compartilhar as conclusões de cada grupo sobre os temas abordados, como a função dos hormônios na puberdade e o processo de fertilização. Encoraje cada grupo a explicar o raciocínio por trás de suas apresentações e modelos, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais funções dos hormônios sexuais que vocês identificaram durante as atividades?

2. Como as mudanças na puberdade afetam emocional e fisicamente os adolescentes?

3. De que forma o conhecimento sobre fertilização pode impactar decisões de saúde reprodutiva?

Conclusão

Duração: (10-15 minutos)

A etapa de conclusão é vital para assegurar que os alunos compreendam e retenham os conceitos centrais discutidos durante a aula. Resumindo e conectando a teoria à prática, o professor reforça o aprendizado e destaca a relevância do estudo do sistema reprodutor na vida cotidiana e na prática médica. Esta seção também proporciona um momento de reflexão sobre como o conhecimento pode ser aplicado em contextos fora da sala de aula, preparando os alunos para utilizar essas informações de maneira responsável e informada.

Resumo

Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reiterando a anatomia e as funções dos órgãos do sistema reprodutor, o impacto dos hormônios sexuais e o processo de fertilização. Essa revisão ajuda a fortalecer a retenção do conhecimento pelos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a dramatização da puberdade e a construção do mapa da fertilidade, permitiram a aplicação direta dos conceitos estudados em casa, conectando a teoria com práticas interativas e demonstrando a relevância dos temas abordados na vida real.

Fechamento

Por fim, destaque a importância do conhecimento adquirido sobre o sistema reprodutor e os hormônios sexuais para a saúde pessoal e pública, enfatizando como esse entendimento pode influenciar decisões de saúde reprodutiva e o bem-estar geral dos indivíduos.


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