Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Reprodutor
Palavras Chave | Sistema Reprodutor, Puberdade, Hormônios Sexuais, Anatomia, Fertilização, Saúde Reprodutiva, Dramatização, Modelos Tridimensionais, Jogo de Tabuleiro, Interatividade, Aprendizagem Colaborativa, Sala de Aula Invertida |
Materiais Necessários | Cartazes, Canetas coloridas, Materiais recicláveis, Tesoura, Cola, Papel, Marcadores, Dados ou pequenos objetos para o jogo de tabuleiro, Cartolina, Computador ou tablet (opcional para pesquisa) |
Códigos BNCC | EM13CNT207: Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Biologia |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5-10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estruturar o foco da aula, delineando claramente o que se espera que os alunos aprendam e compreendam. Esta seção serve como uma bússola para as atividades subsequentes, garantindo que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados em relação às metas de aprendizado. Além disso, os objetivos traçados aqui orientam a avaliação da absorção do conteúdo pelos alunos, ajudando a medir o sucesso da metodologia de sala de aula invertida aplicada.
Objetivos principais:
1. Garantir que os alunos compreendam a anatomia do sistema reprodutor masculino e feminino, identificando seus principais órgãos e respectivas funções.
2. Explorar o processo da puberdade, detalhando as mudanças físicas e emocionais que ocorrem e o papel dos hormônios sexuais neste período.
3. Discutir o impacto dos hormônios sexuais no comportamento e no desenvolvimento físico durante e após a puberdade.
Introdução
Duração: (15-20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento que eles adquiriram em casa com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o tema, aplicando seus conhecimentos para resolver questões práticas e reais. A contextualização ajuda a entender a relevância do estudo do sistema reprodutor, não só para a biologia, mas para a vida cotidiana e a saúde pública.
Situações Problema
1. Considerando os estudos prévios, questione os alunos sobre uma possível situação onde um adolescente enfrenta transformações físicas e emocionais durante a puberdade. Peça que identifiquem quais órgãos estão envolvidos e como os hormônios sexuais atuam nessas mudanças.
2. Apresente um cenário onde um casal enfrenta dificuldades para conceber. Solicite que os alunos discutam o funcionamento dos órgãos reprodutivos de ambos os sexos e como diferentes condições podem afetar a fertilidade.
Contextualização
Explique a importância do sistema reprodutor através de curiosidades, como o fato de o útero ser um dos órgãos mais fortes do corpo humano, capaz de se expandir até 500 vezes seu tamanho durante a gravidez. Contextualize também a relevância do estudo do sistema reprodutor na compreensão de questões de saúde pública, como a prevenção de DSTs e a promoção de saúde reprodutiva.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre o sistema reprodutor e os hormônios sexuais de maneira prática e interativa. As atividades sugeridas visam consolidar a aprendizagem através de métodos lúdicos e colaborativos, onde os alunos podem explorar os conceitos de forma criativa e engajadora, facilitando uma compreensão mais profunda e duradoura do tema.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Jornada Hormonal
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender detalhadamente os efeitos dos hormônios durante a puberdade e como eles influenciam o desenvolvimento físico e emocional do indivíduo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para representar uma 'viagem' pelos diferentes estágios da puberdade, usando dramatizações e cartazes para ilustrar as mudanças hormonais e seus efeitos no corpo humano. Cada grupo será responsável por um estágio específico, desde o início da produção hormonal até as transformações físicas e psicológicas finais.
- Instruções:
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Dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
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Atribuir a cada grupo um estágio específico da puberdade para pesquisar e apresentar.
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Os alunos deverão criar cartazes que ilustrem os processos hormonais e suas consequências físicas e emocionais.
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Preparar uma dramatização ou apresentação criativa para explicar o estágio designado ao restante da classe.
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Utilizar materiais disponíveis na sala de aula para a criação dos cartazes e preparação das apresentações.
Atividade 2 - O Mapa da Fertilidade
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender o processo de fertilização e as funções dos diferentes órgãos reprodutores, além de discutir fatores que afetam a fertilidade.
- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um 'mapa' interativo que detalhe o processo de fertilização, desde a formação dos gametas até a fecundação. Eles usarão materiais recicláveis para construir modelos tridimensionais dos órgãos reprodutores masculino e feminino, demonstrando o caminho percorrido pelos gametas.
- Instruções:
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Formar grupos de até 5 alunos.
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Distribuir materiais recicláveis e outros suprimentos para a construção dos modelos.
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Cada grupo deve construir partes específicas do sistema reprodutor, masculino ou feminino, e explicar suas funções.
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Montar um grande 'mapa' na sala, onde cada grupo adicionará sua parte, explicando o processo de fertilização aos colegas.
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Realizar uma discussão sobre como diferentes condições podem afetar a fertilidade com base nos modelos construídos.
Atividade 3 - Desvendando Hormônios
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre os hormônios sexuais e seu impacto no desenvolvimento humano, de forma interativa e divertida.
- Descrição: Este jogo de tabuleiro criado pelos próprios alunos envolve perguntas e desafios sobre o impacto dos hormônios sexuais no corpo durante e após a puberdade. Cada grupo criará partes do jogo que abordam diferentes hormônios e suas funções, e todos jogarão para testar e expandir seus conhecimentos.
- Instruções:
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Dividir em grupos para criar diferentes seções de um jogo de tabuleiro sobre hormônios.
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Desenvolver cartas de perguntas, desafios e recompensas que abordem os efeitos dos hormônios.
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Montar o tabuleiro na sala de aula, integrando todas as seções criadas pelos grupos.
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Jogar o tabuleiro, com cada equipe explicando as regras e informações contidas em sua seção do jogo.
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Debatendo as respostas e corrigindo conceitos conforme necessário durante o jogo.
Retorno
Duração: (10-15 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo da sessão prática, permitindo que compartilhem insights e aprendizados. A discussão em grupo ajuda a validar o entendimento individual e coletivo, além de proporcionar um espaço para reflexão sobre as implicações práticas do conhecimento do sistema reprodutor na vida cotidiana e na saúde pública.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo com uma revisão geral, perguntando aos alunos como eles se sentiram durante as atividades e o que acharam mais desafiador. Em seguida, oriente-os a compartilhar as conclusões de cada grupo sobre os temas abordados, como a função dos hormônios na puberdade e o processo de fertilização. Encoraje cada grupo a explicar o raciocínio por trás de suas apresentações e modelos, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.
Perguntas Chave
1. Quais são as principais funções dos hormônios sexuais que vocês identificaram durante as atividades?
2. Como as mudanças na puberdade afetam emocional e fisicamente os adolescentes?
3. De que forma o conhecimento sobre fertilização pode impactar decisões de saúde reprodutiva?
Conclusão
Duração: (10-15 minutos)
A etapa de conclusão é vital para assegurar que os alunos compreendam e retenham os conceitos centrais discutidos durante a aula. Resumindo e conectando a teoria à prática, o professor reforça o aprendizado e destaca a relevância do estudo do sistema reprodutor na vida cotidiana e na prática médica. Esta seção também proporciona um momento de reflexão sobre como o conhecimento pode ser aplicado em contextos fora da sala de aula, preparando os alunos para utilizar essas informações de maneira responsável e informada.
Resumo
Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reiterando a anatomia e as funções dos órgãos do sistema reprodutor, o impacto dos hormônios sexuais e o processo de fertilização. Essa revisão ajuda a fortalecer a retenção do conhecimento pelos alunos.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como a dramatização da puberdade e a construção do mapa da fertilidade, permitiram a aplicação direta dos conceitos estudados em casa, conectando a teoria com práticas interativas e demonstrando a relevância dos temas abordados na vida real.
Fechamento
Por fim, destaque a importância do conhecimento adquirido sobre o sistema reprodutor e os hormônios sexuais para a saúde pessoal e pública, enfatizando como esse entendimento pode influenciar decisões de saúde reprodutiva e o bem-estar geral dos indivíduos.