Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sentidos

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sentidos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Corpo Humano: Sentidos

Palavras ChaveSentidos humanos, Visão, Audição, Olfato, Tato, Paladar, Órgãos sensoriais, Tecidos constituintes, Percepção sensorial, Saúde sensorial, Profissões de saúde, Tecnologia assistiva, Atividades práticas, Reflexão crítica, Desafios interativos, Apresentações colaborativas
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre os sentidos, Gráficos de optometria, Lentes de diferentes graus, Modelos de olhos, Modelos anatômicos do ouvido, nariz, pele e língua, Aplicativos de simulação, Vídeos explicativos, Computadores ou tablets, Materiais para escrita (papel, caneta, etc.)
Códigos BNCCEM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos 5 sentidos humanos, seus órgãos e tecidos constituintes, e como esses sentidos são percebidos pelo corpo. Esta compreensão é fundamental para o desenvolvimento de habilidades práticas e aplicáveis no mercado de trabalho, especialmente em áreas relacionadas à saúde, biotecnologia e educação. Além disso, promove uma reflexão crítica sobre a importância dos sentidos na vida cotidiana e em contextos profissionais.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e descrever os 5 sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

2. Identificar os órgãos e tecidos constituintes de cada sentido.

3. Compreender como os sentidos são percebidos e processados pelo corpo humano.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o funcionamento dos sentidos com exemplos práticos do dia a dia.
  2. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica sobre o funcionamento do corpo humano.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema dos sentidos de forma envolvente e conectada com o mundo real. A contextualização e as curiosidades despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, enquanto a atividade inicial promove a reflexão e prepara o terreno para as atividades práticas e experimentais que seguirão.

Contextualização

Os sentidos humanos são fundamentais para a nossa interação e compreensão do mundo ao nosso redor. Eles nos permitem perceber estímulos externos e internos, desde o aroma de uma flor até o som de uma música. Compreender como os sentidos funcionam nos ajuda a valorizar a complexidade do corpo humano e a importância da saúde sensorial em nossas vidas cotidianas. Além disso, essa compreensão é crucial para diversas profissões, especialmente na área da saúde, onde a precisão e o cuidado com os sentidos dos pacientes são essenciais.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: O olfato humano pode detectar até 1 trilhão de odores diferentes, e nossos olhos conseguem distinguir cerca de 10 milhões de cores. As fibras nervosas responsáveis pelo tato podem transmitir informações ao cérebro a uma velocidade de até 120 metros por segundo!

Conexão com o Mercado: Profissionais como médicos otorrinolaringologistas, audiologistas e oftalmologistas dependem profundamente do conhecimento dos sentidos para diagnosticar e tratar doenças. Na área de tecnologia, engenheiros desenvolvem dispositivos como óculos de realidade aumentada e aparelhos auditivos, que melhoram ou restauram funções sensoriais.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (3 a 5 minutos) que demonstre o funcionamento dos cinco sentidos de forma divertida e interativa. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Você consegue imaginar um mundo sem um dos seus sentidos? Como isso afetaria sua vida cotidiana?' Peça aos alunos que discutam brevemente em duplas e compartilhem suas reflexões com a turma.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os cinco sentidos por meio de atividades práticas e colaborativas. Isso permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos aprendidos, desenvolvam habilidades de apresentação e trabalho em equipe, e reforcem a compreensão dos sentidos de maneira interativa e envolvente.

Tópicos a Abordar

  1. Visão: anatomia dos olhos, fisiologia da visão, distúrbios comuns.
  2. Audição: anatomia dos ouvidos, fisiologia da audição, distúrbios comuns.
  3. Olfato: anatomia do nariz, fisiologia do olfato, distúrbios comuns.
  4. Tato: tipos de receptores táteis, fisiologia do tato, distúrbios comuns.
  5. Paladar: anatomia da língua, fisiologia do paladar, distúrbios comuns.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a perda temporária ou permanente de um dos sentidos afetaria a vida cotidiana e as atividades profissionais. Peça que considerem profissões específicas, como chefs, músicos, médicos, e como a perda de um sentido impactaria a performance e a qualidade de vida dessas pessoas.

Mini Desafio

Estação dos Sentidos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação que representa um dos cinco sentidos. Em cada estação, os alunos realizarão atividades práticas que demonstram o funcionamento do sentido correspondente.

Instruções

  1. Divida os alunos em cinco grupos, cada um responsável por um dos sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.
  2. Distribua materiais específicos para cada estação. Por exemplo, para a estação de visão: gráficos de optometria, lentes de diferentes graus, modelos de olhos.
  3. Oriente os alunos a criarem uma apresentação prática e interativa de 5 a 7 minutos sobre o sentido que estão representando.
  4. Incentive a criatividade e a interatividade, permitindo que os alunos utilizem ferramentas tecnológicas, como aplicativos de simulação, vídeos explicativos e modelos anatômicos.
  5. Após a preparação, cada grupo irá apresentar sua estação para os outros grupos, permitindo que todos passem por cada uma das estações.

Objetivo: Promover a compreensão prática e detalhada de cada um dos cinco sentidos por meio de atividades interativas e colaborativas.

Duração: 35 a 45 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que escrevam um breve resumo sobre o funcionamento de cada sentido, incluindo os órgãos e tecidos envolvidos.
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental que relacione os cinco sentidos com exemplos do cotidiano.
  3. Proponha uma discussão em grupo sobre as inovações tecnológicas que auxiliam pessoas com deficiências sensoriais, como implantes cocleares e óculos de realidade aumentada.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, destacando a importância prática e teórica dos sentidos humanos. Isso proporciona uma conclusão reflexiva e crítica, conectando o aprendizado com a aplicação real no cotidiano e no mercado de trabalho.

Discussão

Discussão: Facilite uma discussão aberta sobre o que os alunos aprenderam durante a aula, incentivando-os a refletirem sobre como os sentidos influenciam suas vidas diárias e possíveis carreiras. Pergunte sobre os desafios enfrentados nas atividades práticas e como eles resolveram problemas. Promova uma análise crítica sobre como as tecnologias discutidas podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências sensoriais.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados: a descrição dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), os órgãos e tecidos envolvidos, e como esses sentidos são percebidos pelo corpo humano. Destaque também as principais curiosidades e conexões com o mercado de trabalho, como a importância dos conhecimentos sensoriais para profissões na área da saúde e tecnologia.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula integrou teoria e prática, permitindo que os alunos aplicassem conceitos em atividades interativas e colaborativas. Reforce a relevância do entendimento dos sentidos humanos para o dia a dia e possíveis carreiras, incentivando-os a continuarem explorando o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies