Entrar

Plano de aula de Esteróides e Anabolizantes

Educação Física

Original Teachy

'EM13LGG503'

Esteróides e Anabolizantes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Esteróides e Anabolizantes

Palavras ChaveEsteróides, Anabolizantes, Educação Física, Sala de Aula Invertida, Atividades Práticas, Debate, Análise Crítica, Comunicação, Saúde Pública, Tomada de Decisão Informada, Impactos no Corpo Humano, Riscos à Saúde, Metodologia Interativa
Materiais NecessáriosDossiês de caso fictícios, Acesso à internet para pesquisa, Material de artes para criação de panfletos, Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações, Espaço adequado para a realização de debates e discussões em grupo
Códigos BNCCEM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos saibam e sejam capazes de fazer ao final da aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar melhor seu aprendizado prévio e, em sala, focar nas atividades práticas e discussões que consolidarão esses conhecimentos. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas do professor com as dos alunos, garantindo uma abordagem eficaz e engajadora do tópico de esteróides e anabolizantes.

Objetivos principais:

1. Compreender a definição e o funcionamento de esteróides e anabolizantes no corpo humano.

2. Analisar os possíveis impactos negativos no corpo humano decorrentes do uso indevido de esteróides e anabolizantes.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas para avaliar informações sobre esteróides e anabolizantes em contextos diversos.
  2. Fomentar a capacidade de tomar decisões informadas sobre o uso de substâncias que afetam a saúde.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o tema de Esteróides e Anabolizantes, utilizando situações problema que estimulam a reflexão sobre o que foi estudado previamente e contextualizam a relevância do tema em situações reais. Esta abordagem não apenas ativa o conhecimento prévio dos alunos, mas também desperta a curiosidade e a motivação para aprofundar a compreensão do tema. Além disso, a contextualização ajuda a entender a importância de discutir essas substâncias, não apenas no âmbito esportivo, mas também em um contexto de saúde pública e bem-estar geral.

Situações Problema

1. Imagine que um atleta de alta performance de repente começa a apresentar ganhos musculares significativos em um curto período de tempo, sem mudanças notáveis em seu treinamento ou dieta. Quais poderiam ser as possíveis causas desses ganhos inesperados, e como o uso de esteróides e anabolizantes poderia estar envolvido?

2. Considere um grupo de adolescentes que frequentam uma academia e estão discutindo sobre o uso de suplementos para melhorar seus desempenhos físicos e estéticos. Como você poderia diferenciar os efeitos de suplementos legais dos ilegais, como esteróides e anabolizantes, e quais seriam os riscos associados a cada tipo de substância?

Contextualização

Esteróides e anabolizantes são frequentemente associados ao mundo do esporte e da musculação, mas seus impactos vão muito além. Curiosamente, a história dessas substâncias remonta a meados do século XX e está ligada a contextos médicos, como no tratamento de doenças crônicas e condições que afetam o crescimento e o desenvolvimento. No entanto, seu uso recreativo e não supervisionado acarreta grandes riscos à saúde, incluindo danos ao fígado, coração, efeitos psicológicos e até dependência.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre o uso de esteróides e anabolizantes. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, eles têm a oportunidade de explorar cenários reais e fictícios que envolvem essas substâncias, desenvolvendo habilidades de análise crítica, debate, pesquisa e comunicação. Esta abordagem não apenas consolida o aprendizado, mas também promove o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives dos Esteróides

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e aplicação de conhecimentos sobre esteróides em um cenário prático, promovendo o debate e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão o papel de detetives investigando um caso de uso suspeito de esteróides em um atleta local. Cada grupo receberá um dossiê com informações fictícias, como resultados de testes sanguíneos, histórico médico e relatos de treinadores e colegas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os dossiês de caso para cada grupo.

  • Peça aos alunos para analisarem as informações e identificarem possíveis sinais de uso de esteróides.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação de 10 minutos para explicar suas conclusões, evidências e recomendações para o atleta.

  • Realize uma discussão em classe sobre as diferentes abordagens e conclusões dos grupos.

Atividade 2 - O Grande Debate: Esteróides na Medicina Esportiva

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aumentar a compreensão dos alunos sobre os diferentes pontos de vista e dilemas éticos relacionados ao uso de esteróides, além de melhorar suas habilidades de argumentação e pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, participarão de um debate simulado onde defenderão diferentes pontos de vista sobre o uso de esteróides na medicina esportiva. Alguns grupos argumentarão a favor, outros contra, e um terceiro grupo servirá como juízes.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos, com cada grupo representando uma posição (a favor, contra, ou juízes).

  • Forneça tempo para pesquisa rápida em dispositivos eletrônicos sobre o tema.

  • Cada grupo prepara seus argumentos principais.

  • Realize o debate, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e responda às perguntas dos juízes.

  • Ao final, os juízes decidem qual argumento foi mais convincente, com base em critérios como evidências científicas e habilidades de debate.

Atividade 3 - Construtores de Mitos Musculares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a pesquisa e a comunicação eficaz sobre os riscos do uso de esteróides, promovendo a conscientização através de um meio criativo e engajador.

- Descrição: Nesta atividade criativa, os alunos projetarão um panfleto educativo que destaque os mitos e verdades sobre o uso de esteróides e anabolizantes, visando esclarecer o público em geral e alertar sobre os riscos à saúde.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Explique os critérios para avaliação do panfleto: clareza, abordagem dos mitos e verdades, apelo visual.

  • Permita que os grupos usem material de artes para criar seus panfletos.

  • Cada grupo apresenta seu panfleto para a classe, explicando as escolhas de design e conteúdo.

  • Promova uma votação para eleger o panfleto mais informativo e visualmente atraente.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos vejam o tema de diferentes perspectivas e discutam as implicações práticas e éticas do uso de esteróides e anabolizantes. Além disso, esta etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para a educação sobre saúde e bem-estar.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos dos esteróides e anabolizantes através das atividades práticas, vamos compartilhar nossas descobertas e reflexões. Cada grupo terá a chance de apresentar um resumo do que discutiram e o que mais os surpreendeu.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais riscos à saúde discutidos durante as atividades e como eles podem afetar atletas e não atletas?

2. Como as informações que vocês descobriram alteram ou reforçam sua percepção sobre os esteróides e anabolizantes?

3. Que medidas vocês acham que poderiam ser implementadas para reduzir o uso indevido dessas substâncias no esporte e na sociedade em geral?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e integrada dos tópicos discutidos durante a aula. Esta etapa serve para reforçar o entendimento dos alunos sobre os esteróides e anabolizantes, como eles funcionam, seus impactos e as implicações éticas e de saúde associadas. Além disso, visa destacar a aplicabilidade do conhecimento adquirido, preparando os alunos para tomar decisões informadas e responsáveis em suas vidas.

Resumo

Para encerrar, recapitule os principais pontos abordados sobre esteróides e anabolizantes, destacando suas definições, funcionamentos no corpo humano e os impactos negativos decorrentes de seu uso indevido. Relembre as atividades realizadas, como o 'Detetives dos Esteróides', o 'Grande Debate', e os 'Construtores de Mitos Musculares', que permitiram aos alunos explorar esses temas de maneira prática e interativa.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou o conhecimento teórico prévio dos alunos com a prática, através das atividades que simularam situações reais e debates éticos. Destaque como a metodologia de sala de aula invertida permitiu que os alunos aplicassem e aprofundassem seu entendimento, transformando a teoria em prática aplicada.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do tema abordado, não só no contexto esportivo, mas também na saúde pública e na tomada de decisões informadas sobre o uso de substâncias que afetam o corpo. Destaque a relevância de discutir esteróides e anabolizantes para que os alunos possam reconhecer os sinais de uso indevido e tomar medidas preventivas, tanto em suas próprias vidas quanto ao orientar outros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies