Entrar

Plano de aula de Pronome Reflexivos e Pronomes Relativos

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Pronome Reflexivos e Pronomes Relativos

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão de Pronomes Reflexivos: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de pronomes reflexivos em espanhol e como eles são usados para indicar uma ação que o sujeito realiza sobre si mesmo. Eles aprenderão a diferença entre os pronomes reflexivos se, te, nos, os e se, e como eles variam dependendo do tempo verbal e do sujeito.

  2. Prática de Pronomes Reflexivos: Os alunos irão praticar a utilização de pronomes reflexivos em frases, para que seja internalizado o uso correto dos mesmos na construção de sentenças. Isso será feito por meio de exercícios práticos e discussão em grupo.

  3. Entendimento de Pronomes Relativos: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de pronomes relativos em espanhol e como eles são usados para substituir um substantivo na oração. Eles aprenderão a diferença entre os pronomes relativos que, quien, el que, lo que, el cual, la cual, los cuales, las cuales e como eles variam dependendo do gênero e do número do substantivo que substituem.

  4. Prática de Pronomes Relativos: Os alunos irão praticar a utilização de pronomes relativos em frases, para que seja internalizado o uso correto dos mesmos na construção de sentenças. Isso será feito por meio de exercícios práticos e discussão em grupo.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da Compreensão Oral: Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de ouvir o professor e outros alunos usando pronomes reflexivos e pronomes relativos, o que ajudará a melhorar sua compreensão oral do espanhol.

  • Desenvolvimento da Compreensão Escrita: Por meio da leitura de textos e exercícios de escrita, os alunos também terão a oportunidade de melhorar sua compreensão escrita do espanhol.

  • Desenvolvimento do Vocabulário: Os alunos serão expostos a uma variedade de palavras e frases que usam pronomes reflexivos e pronomes relativos, o que ajudará a expandir seu vocabulário em espanhol.

  • Desenvolvimento da Oralidade: A partir da prática e discussão em grupo, os alunos irão desenvolver suas habilidades de expressão oral em espanhol, aprendendo a construir frases e se comunicar de maneira eficaz.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o conceito de pronomes em espanhol, uma vez que este é um conhecimento pré-requisito para entender os pronomes reflexivos e relativos. O professor deve pedir aos alunos para compartilharem o que lembram sobre pronomes e, em seguida, fornecer uma breve revisão para esclarecer quaisquer dúvidas restantes.

  2. Situações Problema:

    • Sugestão 1: O professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você está descrevendo a rotina diária de uma pessoa. Como você expressaria as ações que a pessoa faz a si mesma em espanhol?".

    • Sugestão 2: Outra situação possível é: "Suponha que você está lendo um livro em espanhol e se depara com a seguinte frase: 'Ella se peina el pelo'. O que você acha que isso significa?".

  3. Contextualização: O professor deve explicar que os pronomes reflexivos e relativos são amplamente usados na língua espanhola, tanto na fala quanto na escrita. Além disso, esses pronomes são fundamentais para a estruturação correta das frases e para a compreensão de textos mais complexos.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode compartilhar a curiosidade de que os pronomes reflexivos podem variar dependendo do verbo que os antecede. Por exemplo, o pronome reflexivo para o verbo "peinar" é "se", mas para o verbo "lavar" é "te". Isso pode ser um desafio interessante para os alunos.

    • Curiosidade 2: Outra curiosidade interessante é que, em espanhol, os pronomes relativos podem variar dependendo do gênero e do número do substantivo que substituem. Por exemplo, "que" pode ser substituído por "quien" se estiver se referindo a uma pessoa, ou por "el que" se estiver se referindo a um substantivo masculino singular.

  5. Introdução ao Tópico: O professor deve, então, introduzir o tópico da aula - pronomes reflexivos e pronomes relativos - explicando que eles serão capazes de entender e usar esses pronomes corretamente até o final da aula.

    • Explicação 1: O professor pode explicar que os pronomes reflexivos são usados quando o sujeito da ação é também o receptor da ação. Por exemplo, "Yo me duermo" (Eu durmo) ou "Tú te lavas las manos" (Você lava as mãos).

    • Explicação 2: O professor pode explicar que os pronomes relativos são usados para substituir um substantivo na oração. Por exemplo, "El libro que leí" (O livro que eu li) ou "La persona a quien vi" (A pessoa que eu vi).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Debate (10 - 12 minutos)

    • Formação de Grupos: O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma situação-problema relacionada ao uso de pronomes reflexivos e pronomes relativos.

    • Situações-problema: O professor prepara previamente as situações-problema, que podem ser, por exemplo:

      1. "Você está descrevendo a rotina diária de uma pessoa. Como você expressaria as ações que a pessoa faz a si mesma em espanhol, usando pronomes reflexivos?"

      2. "Você está lendo um livro em espanhol e se depara com a seguinte frase: 'Ella se peina el pelo'. O que você acha que isso significa? Como você traduziria essa frase para o português, mantendo o uso do pronome reflexivo de forma correta?"

      3. "Você está escrevendo uma redação em espanhol e precisa usar o pronome relativo 'que' para se referir a um substantivo. Como você faria isso de forma correta?"

    • Debate: Dentro de cada grupo, os alunos discutem a situação-problema, tentando chegar a uma solução ou resposta. Eles devem usar o conhecimento que adquiriram sobre pronomes reflexivos e pronomes relativos para resolver o problema. O professor circula pela sala, orientando e auxiliando os grupos conforme necessário.

    • Apresentação: Após a discussão, cada grupo apresenta sua solução ou resposta para a classe. O professor faz os devidos comentários e esclarece quaisquer dúvidas que possam surgir.

  2. Atividade de Criação de Diálogo (10 - 12 minutos)

    • Formação de Grupos: O professor mantém os mesmos grupos da atividade anterior. Desta vez, os grupos receberão a tarefa de criar um diálogo curto, de no máximo 10 linhas, que inclua o uso de pronomes reflexivos e pronomes relativos.

    • Regras para o Diálogo: O professor fornece algumas regras para a criação do diálogo. Por exemplo, os alunos devem usar pelo menos três pronomes reflexivos e três pronomes relativos em seu diálogo. Além disso, eles devem se certificar de que os pronomes estão sendo usados corretamente e de que o diálogo faz sentido.

    • Criação do Diálogo: Dentro de cada grupo, os alunos trabalham juntos para criar seu diálogo. Eles podem usar as situações-problema anteriores como base para o diálogo, se desejarem.

    • Apresentação do Diálogo: Após a criação do diálogo, cada grupo apresenta seu diálogo para a classe. O professor faz os devidos comentários sobre o uso dos pronomes reflexivos e pronomes relativos e elogia os esforços dos alunos.

  3. Atividade de Revisão (5 - 7 minutos)

    • Formação de Grupos: O professor mantém os mesmos grupos da atividade anterior. Desta vez, os grupos receberão uma lista de frases que contêm erros no uso de pronomes reflexivos e pronomes relativos.

    • Identificação dos Erros: Dentro de cada grupo, os alunos trabalham juntos para identificar os erros e corrigi-los. Eles devem se certificar de que os pronomes estão sendo usados corretamente e de que as frases fazem sentido.

    • Apresentação das Correções: Após a correção das frases, cada grupo apresenta suas correções para a classe. O professor faz os devidos comentários sobre as correções e esclarece quaisquer dúvidas que possam surgir.

Ao final dessas atividades, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso de pronomes reflexivos e pronomes relativos em espanhol e devem ser capazes de usá-los corretamente em suas próprias produções escritas e orais.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • Compartilhando Soluções: O professor pede a cada grupo que compartilhe as soluções ou respostas que encontraram durante as atividades de debate e criação de diálogo. Cada grupo tem um máximo de 3 minutos para apresentar suas conclusões.

    • Feedback do Professor: O professor fornece feedback para cada grupo, destacando as soluções corretas, identificando erros comuns e esclarecendo quaisquer mal-entendidos. O professor também aproveita esta oportunidade para reforçar os conceitos-chave e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos)

    • Explicação do Professor: O professor explica como as atividades práticas se conectam com a teoria apresentada no início da aula. Por exemplo, o professor pode mostrar como a situação-problema do debate ajudou a ilustrar o uso prático dos pronomes reflexivos e relativos, enquanto a atividade de criação de diálogo permitiu aos alunos aplicar esses conceitos em um contexto real.
  3. Reflexão Final (1 - 2 minutos)

    • Momento de Reflexão: O professor pede aos alunos que reflitam silenciosamente por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. Eles devem pensar sobre as respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como posso aplicar o que aprendi em situações reais?".

    • Compartilhando Reflexões: Após o minuto de reflexão, o professor convida alguns alunos a compartilhar suas reflexões com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária ou o professor pode escolher alguns alunos para compartilhar. O professor deve ouvir atentamente as reflexões dos alunos e fornecer feedback positivo e encorajador.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos)

    • Fechamento da Aula: O professor encerra a aula reforçando os conceitos-chave, a importância do uso correto dos pronomes reflexivos e relativos e como eles podem ser aplicados em diferentes contextos de comunicação em espanhol.

    • Feedback para os Alunos: O professor fornece feedback para os alunos, destacando o que eles fizeram bem durante a aula, quais áreas eles melhoraram e quais aspectos ainda precisam de mais prática e estudo. O professor também pode dar sugestões de atividades adicionais ou recursos de estudo para os alunos revisarem em casa.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, compreendendo melhor o uso dos pronomes reflexivos e relativos e sendo capazes de aplicá-los corretamente. Além disso, o professor terá uma ideia clara do quanto os alunos assimilaram o conteúdo e quais áreas podem precisar de mais revisão ou prática em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • Revisão dos Conceitos: O professor deve revisar os principais conceitos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos sobre pronomes reflexivos e pronomes relativos em espanhol. É importante destacar as diferenças entre estes dois tipos de pronomes, bem como os casos em que são usados.

    • Recapitulação das Atividades: O professor pode relembrar as atividades realizadas durante a aula, destacando como elas ajudaram os alunos a aplicar a teoria na prática. Isso inclui a discussão em grupo, a criação de diálogos e a correção de frases.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • Explicação do Professor: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria à prática. Isso pode ser feito destacando como a teoria dos pronomes reflexivos e relativos foi aplicada nas atividades práticas, reforçando a importância de entender a teoria para usar a língua de forma eficaz.

    • Importância da Prática: O professor pode enfatizar que a prática é fundamental para o aprendizado de qualquer língua, e que as atividades realizadas durante a aula ajudaram os alunos a ganhar confiança e habilidade no uso de pronomes reflexivos e relativos.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • Recomendação de Materiais: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos revisarem em casa. Isso pode incluir exercícios online, vídeos explicativos, sites de aprendizagem de idiomas e livros de gramática. O professor pode também recomendar que os alunos pratiquem a utilização de pronomes reflexivos e relativos em suas próprias produções escritas e orais.

    • Uso de Recursos Online: O professor pode encorajar os alunos a aproveitarem os recursos online, como aplicativos de aprendizado de idiomas e sites educacionais, para aprimorar seu entendimento e prática dos pronomes reflexivos e relativos.

  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Relevância dos Pronomes: O professor deve finalizar a aula reforçando a importância dos pronomes reflexivos e relativos na língua espanhola. Pode-se mencionar que o uso correto desses pronomes não só ajuda na comunicação eficaz, mas também contribui para a fluidez e naturalidade na fala e na escrita.

    • Incentivo à Prática: O professor pode incentivar os alunos a continuarem praticando o uso dos pronomes reflexivos e relativos em seu dia a dia, seja ao ler, ao escrever ou ao falar em espanhol. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a tornar o uso desses pronomes cada vez mais automático.

Com a Conclusão da aula, os alunos devem ter adquirido um entendimento sólido e prático sobre o uso dos pronomes reflexivos e relativos em espanhol. Além disso, eles devem se sentir motivados e confiantes para continuar praticando e aprimorando suas habilidades linguísticas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies