Entrar

Plano de aula de Verbos: Particípio

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Particípio

Objetivos (10 - 15 minutos)

  1. Apresentar aos alunos o conceito e a função dos verbos na forma de particípio na língua espanhola.

    • Entender a formação do particípio regular e irregular.
    • Compreender o uso do particípio em diferentes contextos gramaticais.
  2. Desenvolver a habilidade de escrever verbos na forma do particípio.

    • Praticar a escrita de verbos regulares e irregulares no particípio através de exercícios.
    • Reconhecer a importância do particípio na formação de tempos compostos.
  3. Facilitar a compreensão do uso do particípio na língua espanhola através de exemplos práticos.

    • Analisar exemplos de frases que utilizem verbos no particípio.
    • Aplicar o uso do particípio em conversações e textos escritos.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação dos alunos na prática do uso do particípio em atividades orais e escritas.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao analisar o uso do particípio em diferentes contextos.
  • Incentivar o autoestudo através do fornecimento de materiais complementares para aprofundamento fora da sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor começa a aula com uma breve revisão dos verbos na língua espanhola, destacando as diferentes formas verbais já estudadas e a importância dos verbos para a construção de frases. Ele pode utilizar exemplos práticos para ilustrar cada forma verbal e garantir que os alunos compreendam o conteúdo previamente estudado.

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações problemas para despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para a introdução do novo tema. As situações problemas podem ser:

    • "Já pensaram em como descrever uma ação que já foi concluída no espanhol? Como diríamos, por exemplo, 'Eu já terminei a tarefa' em espanhol?"
    • "E se quiséssemos dizer 'A comida foi preparada pelo chef' em espanhol, como faríamos isso?"
  3. O professor contextualiza a importância do particípio no espanhol, explicando que, além de ser usado para formar os tempos compostos, o particípio também é usado para formar o passivo e como adjetivo. Ele pode dar exemplos de frases em espanhol que utilizam o particípio em diferentes contextos para ilustrar a versatilidade desta forma verbal.

  4. Para chamar a atenção dos alunos para o novo tema, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre o particípio no espanhol:

    • "Vocês sabiam que alguns verbos em espanhol têm dois particípios - um regular e um irregular - e que ambos são aceitos na língua espanhola? Por exemplo, o verbo 'imprimir' pode ter o particípio 'impreso' ou 'imprimido'."
    • "E aqui vai outra curiosidade: em espanhol, assim como em português, usamos o particípio para formar frases no passado perfeito (pretérito pluscuamperfecto). Por exemplo, 'Yo había estudiado para el examen' (Eu havia estudado para a prova)."
  5. O professor conclui a introdução apresentando o objetivo da aula: estudar os verbos na forma do particípio, aprender a formação do particípio regular e irregular e entender o uso do particípio em diferentes contextos gramaticais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Quebra-Cabeça de Verbos:

    • O professor prepara previamente pequenos cartões de papel com um verbo em sua forma infinitiva em um lado e o particípio correspondente no outro lado. Os verbos devem ser uma mistura de regulares e irregulares para aumentar a complexidade da atividade.

    • Os alunos são divididos em grupos de 3 a 4 membros. Cada grupo recebe um conjunto de cartões e a tarefa de formar pares correspondentes de verbos infinitivos e particípios.

    • O objetivo da atividade é não só formar os pares corretamente, mas também entender a diferença entre verbos regulares e irregulares e como eles formam o particípio.

    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seus pares de verbos e explicar por que eles formam um par. As respostas dos alunos podem levar a discussões interessantes e promover uma maior compreensão do particípio.

  2. Atividade de Dramatização de Frases:

    • Ainda em grupos, os alunos recebem uma lista de frases em espanhol que utilizam verbos na forma do particípio. As frases devem ser variadas e contextualizadas, podendo ser extraídas de livros, músicas, diálogos de filmes, notícias, entre outros.

    • Cada grupo deve escolher três frases e criar uma pequena dramatização que represente as ações descritas nas frases. O objetivo é que os alunos se familiarizem com o uso do particípio em contextos reais.

    • Os alunos apresentam suas dramatizações para a turma. Ao final de cada apresentação, o professor promove uma discussão sobre o uso do particípio nas frases dramatizadas.

  3. Atividade de Criação de Frases:

    • Para finalizar a etapa de desenvolvimento, o professor lança um desafio para os grupos. Eles devem criar suas próprias frases em espanhol utilizando verbos na forma do particípio.

    • Cada grupo deve elaborar cinco frases que devem ser escritas em um cartaz. É importante que as frases estejam corretas e que sejam criativas e interessantes.

    • Os cartazes são expostos na sala de aula e cada grupo apresenta suas frases para a turma. O professor faz a correção e comenta sobre a criatividade e a correta utilização do particípio.

Estas atividades promovem a prática do uso de verbos no particípio em contextos variados, aprimorando a compreensão dos alunos sobre o tema e incentivando o trabalho em equipe e a criatividade.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. O professor inicia a fase de retorno convidando os grupos a compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante a atividade de quebra-cabeça de verbos. Cada grupo terá a oportunidade de explicar como formaram os pares de verbos infinitivos e particípios e quais foram as dificuldades que enfrentaram.

  2. Em seguida, o professor promove uma discussão em classe sobre as dramatizações e as frases criadas pelos grupos. Ele incentiva os alunos a explicarem como conseguiram aplicar o conceito do particípio nas frases e como consideraram o contexto para formular as frases.

  3. O professor ressalta a importância do particípio na língua espanhola, destacando que ele é usado não apenas para formar os tempos compostos, mas também para formar o passivo e como adjetivo. Ele reforça esse ponto trazendo exemplos de frases que foram discutidas durante a atividade e mostrando como o particípio foi utilizado.

  4. A seguir, o professor propõe um momento de reflexão individual para os alunos. Ele faz perguntas para que os alunos pensem sobre o que aprenderam durante a aula. As perguntas podem ser:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "O que você achou mais desafiador na atividade de quebra-cabeça de verbos?"
    • "Como você se sentiu ao criar suas próprias frases usando o particípio?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
  5. Após dar um tempo para que os alunos reflitam sobre as perguntas, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas. É importante que o professor crie um ambiente acolhedor para que os alunos se sintam confortáveis para compartilharem suas opiniões e sentimentos.

  6. O professor encerra a fase de retorno ressaltando que o objetivo da aula foi alcançado: os alunos foram capazes de escrever e utilizar verbos na forma do particípio e entender o seu uso. Ele reforça que o particípio é uma forma verbal importante na língua espanhola e que a prática constante é fundamental para o domínio desse conceito.

Esta etapa de retorno é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos e para promover a reflexão sobre o que foi aprendido. É uma oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões, esclarecerem dúvidas e se prepararem para aprofundar o estudo do tema em casa.

Conclusão (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia a conclusão da aula recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele revisita o conceito de verbos na forma de particípio, a diferença entre particípios regulares e irregulares e a aplicação de particípios em diferentes contextos gramaticais.

  2. Em seguida, o professor conecta a teoria apresentada com as atividades práticas realizadas. Ele destaca como a atividade de Quebra-Cabeça de Verbos ajudou os alunos a entender a formação de particípios regulares e irregulares, enquanto a atividade de Dramatização de Frases e a atividade de Criação de Frases permitiram aos alunos aplicar o uso de particípios em situações reais.

  3. O professor então sugere materiais extras para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o tema da aula. Esses materiais podem incluir vídeos, jogos online, exercícios interativos, leituras adicionais e quizzes. O professor pode, por exemplo, sugerir:

    • Vídeos tutoriais sobre a formação e uso de particípios na língua espanhola.
    • Sites interativos que oferecem exercícios de prática com feedback imediato.
    • Leituras adicionais que apresentam o uso de particípios em diferentes contextos gramaticais.
    • Quizzes online para testar o entendimento dos alunos sobre o tema.
  4. Por fim, o professor discute a relevância do tema da aula para a vida diária dos alunos. Ele explica que o uso correto de particípios é essencial para a comunicação efetiva em espanhol, seja na escrita ou na fala. Além disso, o professor destaca que o entendimento do uso de particípios pode melhorar a capacidade dos alunos de compreender textos em espanhol, uma vez que os particípios são amplamente utilizados na língua.

  5. O professor conclui a aula agradecendo a participação ativa dos alunos e reforçando a importância da prática contínua para o domínio dos verbos na forma de particípio. Ele incentiva os alunos a explorarem os materiais extras sugeridos e a continuarem praticando fora da sala de aula.

Esta etapa de conclusão é importante para consolidar o aprendizado dos alunos, conectando a teoria apresentada com a prática realizada durante a aula. Além disso, ela oferece aos alunos recursos para aprofundar seu entendimento sobre o tema e reforça a relevância do tema para a vida diária dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies