Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar e diferenciar os verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto em espanhol, fornecendo exemplos de cada um.

  2. Compreender as regras gramaticais e a estrutura de formação desses tempos verbais, destacando as diferenças entre eles e o uso apropriado em diferentes contextos.

  3. Desenvolver habilidades de leitura e escrita ao aplicar o conhecimento adquirido para formar frases e parágrafos utilizando verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio de discussões e atividades práticas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Reforçar a importância do estudo da gramática espanhola para a compreensão e produção de textos escritos e orais mais complexos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos tempos verbais já estudados, principalmente o pretérito indefinido e o pretérito perfecto, relembrando suas estruturas e usos.
    • Essa revisão pode ser realizada por meio de perguntas direcionadas aos alunos, pedindo que eles forneçam exemplos de verbos nesses tempos e expliquem em que situações eles seriam usados.
  2. Situações Problema:

    • O professor apresenta duas situações problema em que os alunos precisarão usar os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto para resolvê-las.
    • A primeira situação pode envolver uma narrativa em que os alunos precisam descrever uma ação que ocorreu no passado, mas que já foi concluída antes de outra ação começar.
    • A segunda situação pode envolver a descrição de um evento passado que ocorreu antes de outro evento passado, mas que ainda é relevante para o presente.
  3. Contextualização:

    • O professor destaca a importância dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto na língua espanhola, explicando que eles são amplamente usados na literatura, jornalismo e na comunicação do dia a dia.
    • Para ilustrar a relevância desses tempos verbais, o professor pode fornecer exemplos de frases ou trechos de textos famosos que usam o pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto, pedindo aos alunos para tentarem identificar os verbos e explicar por que eles foram usados nesses tempos.
  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor conta uma curiosidade sobre a origem ou o uso de um verbo no pretérito imperfeito ou pretérito pluscuamperfecto, despertando o interesse dos alunos.
    • Em seguida, o professor apresenta o objetivo da aula, que é aprender a usar esses tempos verbais corretamente e efetivamente na fala e na escrita.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Verbos no Pretérito Imperfeito (10 - 12 minutos)

    • O professor inicia a explicação do pretérito imperfeito, falando sobre sua origem e uso.
    • Ele explica que o pretérito imperfeito é usado para descrever ações passadas que não foram concluídas ou que ocorreram repetidamente.
    • Em seguida, o professor apresenta a estrutura do pretérito imperfeito, que é formado a partir do radical do verbo mais terminações específicas: -aba, -abas, -aba, -ábamos, -abais, -aban.
    • O professor dá exemplos de verbos regulares e irregulares conjugados no pretérito imperfeito, explicando as mudanças que ocorrem em alguns verbos irregulares.
    • O professor também destaca o uso de certos verbos auxiliares (como ser, estar, ir) no pretérito imperfeito para expressar hábitos passados.
  2. Prática: Exercícios de Conjugação (5 - 7 minutos)

    • O professor distribui folhas de exercícios com uma lista de verbos para serem conjugados no pretérito imperfeito.
    • Os alunos trabalham individualmente ou em pares para completar os exercícios, enquanto o professor circula pela sala para oferecer ajuda e esclarecer dúvidas.
    • Após a Conclusão dos exercícios, o professor corrige as respostas com a turma, destacando os verbos irregulares e as mudanças na conjugação.
  3. Teoria: Verbos no Pretérito Pluscuamperfecto (5 - 6 minutos)

    • O professor introduz o pretérito pluscuamperfecto, explicando que este tempo verbal é usado para descrever ações que ocorreram antes de outra ação no passado.
    • Ele destaca que o pretérito pluscuamperfecto é formado a partir do verbo auxiliar "haber" no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal.
    • O professor dá exemplos de verbos regulares e irregulares conjugados no pretérito pluscuamperfecto, explicando as mudanças que ocorrem em alguns verbos irregulares.
  4. Prática: Exercícios de Conjugação (5 - 7 minutos)

    • O professor distribui outra folha de exercícios, desta vez com verbos para serem conjugados no pretérito pluscuamperfecto.
    • Os alunos trabalham novamente individualmente ou em pares para completar os exercícios, enquanto o professor circula pela sala para oferecer ajuda e esclarecer dúvidas.
    • Após a Conclusão dos exercícios, o professor corrige as respostas com a turma, destacando os verbos irregulares e as mudanças na conjugação.
  5. Discussão e Esclarecimento de Dúvidas (2 - 3 minutos)

    • O professor encerra a parte de Desenvolvimento da aula abrindo um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas.
    • Os alunos são incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas dificuldades ou insights sobre o uso dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos:

    • O professor inicia a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos principais pontos abordados na aula, relembrando as regras de formação e o uso dos verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
    • Ele pode fazer isso de maneira interativa, pedindo que os alunos revejam suas anotações e compartilhem o que lembram sobre cada tópico. Isso também é uma oportunidade para o professor esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a aula.
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor destaca como os exercícios de conjugação e as situações problema apresentadas na aula estão diretamente ligados à teoria apresentada.
    • Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos que identifiquem em quais situações eles usaram o pretérito imperfeito e o pretérito pluscuamperfecto para resolver as situações problema.
    • O professor também pode pedir aos alunos que expliquem, com suas próprias palavras, as regras de formação e os usos desses tempos verbais, para verificar se eles realmente compreenderam o conteúdo.
  3. Reflexão sobre o Aprendizado:

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula, formulando respostas para perguntas como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas, que podem compartilhar oralmente ou por escrito.
    • O professor deve encorajar a participação de todos e garantir que todas as perguntas sejam respondidas.
  4. Aplicações Práticas:

    • O professor encerra a etapa de Retorno ressaltando a importância dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto para a comunicação em espanhol.
    • Ele pode mencionar algumas situações do dia a dia, da literatura ou do jornalismo em que esses tempos verbais são frequentemente usados, para mostrar aos alunos como o que eles aprenderam na aula tem aplicações práticas.
    • O professor também pode propor um pequeno desafio extraclasse, como pedir aos alunos que observem e anotem exemplos de verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto em um texto em espanhol de sua escolha.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele faz uma breve recapitulação sobre a diferença entre o pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto, suas regras de formação e quando devem ser utilizados.
    • Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para lembrarem as regras e exemplos, e explicarem com suas próprias palavras. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e verificar se os alunos compreenderam efetivamente a matéria.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor reforça a importância da conexão entre a teoria apresentada e a prática realizada com os exercícios de conjugação.
    • Ele também ressalta como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado em situações reais de comunicação em espanhol, seja na escrita, seja na fala.
    • Para ilustrar essa aplicação, o professor pode apresentar exemplos de frases ou textos que os alunos poderiam criar usando os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos nos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
    • Esses materiais podem incluir sites de aprendizado de idiomas, livros de gramática, exercícios online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor deve enfatizar que o uso desses materiais é opcional, mas pode ser útil para reforçar o aprendizado e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor ressalta a relevância do que foi aprendido, lembrando aos alunos que os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto são amplamente utilizados na língua espanhola, tanto na literatura quanto na comunicação do dia a dia.
    • Ele destaca que o domínio desses tempos verbais pode enriquecer a expressão dos alunos em espanhol, permitindo que eles comuniquem de maneira mais precisa e variada.
    • O professor encerra a aula incentivando os alunos a praticarem o que aprenderam e a serem observadores do uso desses tempos verbais em seu cotidiano e em suas leituras.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies