Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar e diferenciar os verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto em espanhol, fornecendo exemplos de cada um.

  2. Compreender as regras gramaticais e a estrutura de formação desses tempos verbais, destacando as diferenças entre eles e o uso apropriado em diferentes contextos.

  3. Desenvolver habilidades de leitura e escrita ao aplicar o conhecimento adquirido para formar frases e parágrafos utilizando verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio de discussões e atividades práticas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Reforçar a importância do estudo da gramática espanhola para a compreensão e produção de textos escritos e orais mais complexos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos tempos verbais já estudados, principalmente o pretérito indefinido e o pretérito perfecto, relembrando suas estruturas e usos.
    • Essa revisão pode ser realizada por meio de perguntas direcionadas aos alunos, pedindo que eles forneçam exemplos de verbos nesses tempos e expliquem em que situações eles seriam usados.
  2. Situações Problema:

    • O professor apresenta duas situações problema em que os alunos precisarão usar os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto para resolvê-las.
    • A primeira situação pode envolver uma narrativa em que os alunos precisam descrever uma ação que ocorreu no passado, mas que já foi concluída antes de outra ação começar.
    • A segunda situação pode envolver a descrição de um evento passado que ocorreu antes de outro evento passado, mas que ainda é relevante para o presente.
  3. Contextualização:

    • O professor destaca a importância dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto na língua espanhola, explicando que eles são amplamente usados na literatura, jornalismo e na comunicação do dia a dia.
    • Para ilustrar a relevância desses tempos verbais, o professor pode fornecer exemplos de frases ou trechos de textos famosos que usam o pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto, pedindo aos alunos para tentarem identificar os verbos e explicar por que eles foram usados nesses tempos.
  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor conta uma curiosidade sobre a origem ou o uso de um verbo no pretérito imperfeito ou pretérito pluscuamperfecto, despertando o interesse dos alunos.
    • Em seguida, o professor apresenta o objetivo da aula, que é aprender a usar esses tempos verbais corretamente e efetivamente na fala e na escrita.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Verbos no Pretérito Imperfeito (10 - 12 minutos)

    • O professor inicia a explicação do pretérito imperfeito, falando sobre sua origem e uso.
    • Ele explica que o pretérito imperfeito é usado para descrever ações passadas que não foram concluídas ou que ocorreram repetidamente.
    • Em seguida, o professor apresenta a estrutura do pretérito imperfeito, que é formado a partir do radical do verbo mais terminações específicas: -aba, -abas, -aba, -ábamos, -abais, -aban.
    • O professor dá exemplos de verbos regulares e irregulares conjugados no pretérito imperfeito, explicando as mudanças que ocorrem em alguns verbos irregulares.
    • O professor também destaca o uso de certos verbos auxiliares (como ser, estar, ir) no pretérito imperfeito para expressar hábitos passados.
  2. Prática: Exercícios de Conjugação (5 - 7 minutos)

    • O professor distribui folhas de exercícios com uma lista de verbos para serem conjugados no pretérito imperfeito.
    • Os alunos trabalham individualmente ou em pares para completar os exercícios, enquanto o professor circula pela sala para oferecer ajuda e esclarecer dúvidas.
    • Após a Conclusão dos exercícios, o professor corrige as respostas com a turma, destacando os verbos irregulares e as mudanças na conjugação.
  3. Teoria: Verbos no Pretérito Pluscuamperfecto (5 - 6 minutos)

    • O professor introduz o pretérito pluscuamperfecto, explicando que este tempo verbal é usado para descrever ações que ocorreram antes de outra ação no passado.
    • Ele destaca que o pretérito pluscuamperfecto é formado a partir do verbo auxiliar "haber" no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal.
    • O professor dá exemplos de verbos regulares e irregulares conjugados no pretérito pluscuamperfecto, explicando as mudanças que ocorrem em alguns verbos irregulares.
  4. Prática: Exercícios de Conjugação (5 - 7 minutos)

    • O professor distribui outra folha de exercícios, desta vez com verbos para serem conjugados no pretérito pluscuamperfecto.
    • Os alunos trabalham novamente individualmente ou em pares para completar os exercícios, enquanto o professor circula pela sala para oferecer ajuda e esclarecer dúvidas.
    • Após a Conclusão dos exercícios, o professor corrige as respostas com a turma, destacando os verbos irregulares e as mudanças na conjugação.
  5. Discussão e Esclarecimento de Dúvidas (2 - 3 minutos)

    • O professor encerra a parte de Desenvolvimento da aula abrindo um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas.
    • Os alunos são incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas dificuldades ou insights sobre o uso dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos:

    • O professor inicia a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos principais pontos abordados na aula, relembrando as regras de formação e o uso dos verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
    • Ele pode fazer isso de maneira interativa, pedindo que os alunos revejam suas anotações e compartilhem o que lembram sobre cada tópico. Isso também é uma oportunidade para o professor esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a aula.
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor destaca como os exercícios de conjugação e as situações problema apresentadas na aula estão diretamente ligados à teoria apresentada.
    • Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos que identifiquem em quais situações eles usaram o pretérito imperfeito e o pretérito pluscuamperfecto para resolver as situações problema.
    • O professor também pode pedir aos alunos que expliquem, com suas próprias palavras, as regras de formação e os usos desses tempos verbais, para verificar se eles realmente compreenderam o conteúdo.
  3. Reflexão sobre o Aprendizado:

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula, formulando respostas para perguntas como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas, que podem compartilhar oralmente ou por escrito.
    • O professor deve encorajar a participação de todos e garantir que todas as perguntas sejam respondidas.
  4. Aplicações Práticas:

    • O professor encerra a etapa de Retorno ressaltando a importância dos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto para a comunicação em espanhol.
    • Ele pode mencionar algumas situações do dia a dia, da literatura ou do jornalismo em que esses tempos verbais são frequentemente usados, para mostrar aos alunos como o que eles aprenderam na aula tem aplicações práticas.
    • O professor também pode propor um pequeno desafio extraclasse, como pedir aos alunos que observem e anotem exemplos de verbos no pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto em um texto em espanhol de sua escolha.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele faz uma breve recapitulação sobre a diferença entre o pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto, suas regras de formação e quando devem ser utilizados.
    • Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para lembrarem as regras e exemplos, e explicarem com suas próprias palavras. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e verificar se os alunos compreenderam efetivamente a matéria.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor reforça a importância da conexão entre a teoria apresentada e a prática realizada com os exercícios de conjugação.
    • Ele também ressalta como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado em situações reais de comunicação em espanhol, seja na escrita, seja na fala.
    • Para ilustrar essa aplicação, o professor pode apresentar exemplos de frases ou textos que os alunos poderiam criar usando os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos nos tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto.
    • Esses materiais podem incluir sites de aprendizado de idiomas, livros de gramática, exercícios online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor deve enfatizar que o uso desses materiais é opcional, mas pode ser útil para reforçar o aprendizado e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor ressalta a relevância do que foi aprendido, lembrando aos alunos que os tempos verbais do pretérito imperfeito e pretérito pluscuamperfecto são amplamente utilizados na língua espanhola, tanto na literatura quanto na comunicação do dia a dia.
    • Ele destaca que o domínio desses tempos verbais pode enriquecer a expressão dos alunos em espanhol, permitindo que eles comuniquem de maneira mais precisa e variada.
    • O professor encerra a aula incentivando os alunos a praticarem o que aprenderam e a serem observadores do uso desses tempos verbais em seu cotidiano e em suas leituras.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies