Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Eletricidade: Circuitos Elétricos

Avatar padrão

Lara da Teachy


Física

Original Teachy

'EM13CNT308'

Eletricidade: Circuitos Elétricos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Eletricidade: Circuitos Elétricos

Palavras ChaveCircuitos elétricos, Lei de Ohm, Resistência, Corrente elétrica, Diferença de potencial, Atividades práticas, Trabalho em grupo, Resolução de problemas, Medição e cálculo, Aplicação teórica
Materiais NecessáriosKits de componentes eletrônicos (resistores, LEDs, capacitores, fios), Multímetros, Baterias, Fusíveis, Material para anotações e cálculos (papel, lápis), Lâmpadas, Conectores e suportes para circuitos
Códigos BNCCEM13CNT308: Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaEletromagnetismo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para orientar os alunos sobre o que será esperado deles durante as atividades práticas. Os objetivos estabelecidos visam consolidar a compreensão teórica dos circuitos elétricos por meio de aplicações práticas e resolução de problemas, assegurando que os alunos utilizem o tempo em sala para aprofundar e solidificar o conhecimento adquirido previamente em casa.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo circuitos elétricos, com foco em cálculos de diferenças de potencial, correntes e resistências.

2. Aplicar o conhecimento prévio sobre eletricidade de forma prática, manipulando componentes e realizando medições para entender a teoria na prática.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico e a habilidade de pensar de forma crítica ao analisar e solucionar problemas complexos.

Introdução

Duração: (20 - 30 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos com situações-problema que os façam pensar criticamente sobre os conceitos de circuitos elétricos, utilizando conhecimentos prévios para resolver desafios práticos. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância e a aplicabilidade dos circuitos elétricos no cotidiano e na tecnologia, estimulando o interesse dos alunos pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um laboratório e precisa construir um circuito que acenda uma lâmpada usando uma bateria de 12V e um conjunto de resistores. Como você escolheria os resistores e como calcularia a corrente que passa por cada um?

2. Pense em uma situação onde um fusível em um circuito elétrico queima e você precisa substituí-lo. Como a resistência e a corrente afetam a escolha do fusível apropriado?

Contextualização

Os circuitos elétricos são a espinha dorsal da tecnologia moderna. Desde a iluminação de nossas casas até os complexos sistemas de comunicação e computação, todos dependem de circuitos elétricos eficientes. A compreensão de como a tensão, a corrente e a resistência se comportam em circuitos permite não apenas construir e manter esses sistemas, mas também inovar, criando novas tecnologias que impactam diretamente a sociedade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e colaborativa os conceitos teóricos de circuitos elétricos que estudaram em casa. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, eles poderão aprofundar seu entendimento sobre resistências, correntes, leis de Ohm e circuitos paralelos. Além disso, as atividades incentivam o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, essenciais para a formação de um bom cientista ou engenheiro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério dos Componentes Desconhecidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de resistência, corrente e lei de Ohm para resolver um problema prático de circuito elétrico, desenvolvendo habilidades de medição e cálculo.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um kit de componentes eletrônicos. Dentro do kit, haverá resistores, LEDs, capacitores e fios. O desafio é montar um circuito que possa acender um LED sem saber os valores exatos dos componentes. Cada grupo deverá usar um multímetro para medir a resistência de cada resistor e, com base nesses valores, calcular a corrente necessária para o LED acender.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um kit de componentes eletrônicos para cada grupo.

  • Explique que cada grupo deve usar o multímetro para medir a resistência dos resistores.

  • Instrua os alunos a calcularem a corrente necessária para acender o LED com base na lei de Ohm (V = R * I).

  • Peça que cada grupo monte o circuito e teste se o LED acende.

  • Cada grupo deve apresentar os cálculos realizados e discutir as variações nos resultados com base nos componentes usados.

Atividade 2 - Desafio do Circuito Paralelo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender e aplicar o conceito de circuitos paralelos, calculando correntes em diferentes ramos do circuito e promovendo a eficiência energética na montagem do circuito.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, receberão um conjunto de baterias, resistores e fios. O desafio será montar um circuito paralelo que acenda um LED, usando o menor número de baterias possível. Eles deverão calcular a corrente total e a corrente em cada ramo do circuito.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribua os materiais necessários para cada grupo.

  • Explique o conceito de circuito paralelo e como calcular a corrente total.

  • Oriente os alunos a montarem o circuito e a realizarem os cálculos para determinar a corrente em cada ramo.

  • Cada grupo deve apresentar seu circuito, as medições realizadas e os cálculos feitos para o restante da classe.

Atividade 3 - Construtores de Circuitos: A Maratona dos Circuitos Mistério

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de solução de problemas e trabalho em equipe, além de reforçar o conhecimento prático sobre circuitos elétricos e componentes.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a construir circuitos que realizem funções específicas, como acender LEDs de cores diferentes em sequência. O desafio extra é que eles não saberão exatamente quais componentes estão em uso, precisando testar e medir para descobrir.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo um conjunto de componentes eletrônicos variados e um objetivo de circuito a ser construído.

  • Os grupos devem testar os componentes para descobrir suas características e como podem ser aplicados no circuito.

  • Oriente os alunos a montarem o circuito e a realizarem testes para alcançar o objetivo proposto.

  • Cada grupo deve documentar os componentes utilizados, as medições realizadas e como o circuito foi montado.

Retorno

Duração: (10 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado prático e teórico dos alunos. A discussão em grupo permite que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam, verbalizando seus processos de pensamento e aprendendo com as experiências dos colegas. Além disso, esta discussão ajuda o professor a avaliar o entendimento dos alunos e a identificar quaisquer lacunas de aprendizado que possam requerer revisão adicional.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, reúna todos os alunos em um grande círculo e inicie uma discussão em grupo. Comece pedindo que cada grupo compartilhe brevemente o que eles descobriram e discutiram durante as atividades. Encoraje os alunos a explicarem os desafios que enfrentaram e como os superaram, assim como as soluções mais criativas que encontraram. Este é um momento para que todos possam aprender uns com os outros e apreciar a diversidade de abordagens para um mesmo problema.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao montar os circuitos e como vocês os superaram?

2. Como a teoria dos circuitos elétricos que estudamos previamente em casa ajudou vocês durante as atividades práticas?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta interessante ao medir e calcular as correntes nos circuitos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo reforçar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham consolidado os conceitos fundamentais de circuitos elétricos apresentados durante a aula. Além disso, visa demonstrar a relevância prática desses conceitos, motivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações reais e a continuarem explorando o mundo da eletricidade e tecnologia.

Resumo

Para encerrar, vamos recapitular os principais conceitos abordados hoje sobre circuitos elétricos. Revisamos as leis de Ohm, as diferenças de potencial, as correntes elétricas, as resistências e como esses elementos se inter-relacionam e são aplicados em circuitos práticos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi meticulosamente projetada para ligar a teoria à prática. Ao realizar as atividades, os alunos puderam visualizar e experimentar diretamente os conceitos teóricos, o que não só facilita a compreensão, mas também permite uma aprendizagem mais profunda e duradoura.

Fechamento

Compreender circuitos elétricos é essencial, não apenas para acadêmicos, mas também para profissionais em diversas áreas, como engenharia e tecnologia. A aplicabilidade direta desses conceitos em dispositivos e sistemas do cotidiano reforça a importância de dominar esses conhecimentos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Cinemática: Trajetória de um Corpo | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Termologia
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Cinemática: Referencial e Posição
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Cinemática: Transmissão de Movimentos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!