Entrar

Plano de aula de Europa: EURO e os Blocos Comerciais

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Europa: EURO e os Blocos Comerciais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Europa: EURO e os Blocos Comerciais

Palavras ChaveEURO, Blocos Comerciais, Geografia Econômica, União Europeia, Metodologia Digital, Relações Econômicas, Problemas e Soluções Econômicas, Atividades Práticas, Engajamento Estudantil, Redes Sociais, Simulações Digitais, Podcast Educativo
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot), Plataforma de redes sociais (Instagram, Twitter, TikTok), Google Docs e Planilhas, Plataforma de videoconferência (Google Meet), Aplicativos de gravação e edição de áudio (Anchor, Audacity), Material de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis), Projetor e tela para apresentação, Caixa de som para reprodução dos podcasts, Cadernos e canetas para anotações
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma visão geral clara dos objetivos principais e secundários que guiarão a aprendizagem durante a sessão. Ao delinear esses objetivos, o professor cria uma estrutura que ajuda os alunos a focarem nos pontos-chave do tema, possibilitando uma compreensão mais profunda e contextualizada das relações econômicas entre o EURO e outros blocos comerciais, bem como dos desafios e soluções dentro da União Europeia.

Objetivos principais:

1. Compreender as relações econômicas entre o EURO e outros blocos econômicos.

2. Identificar problemas e soluções dentro dos países membros do bloco europeu.

3. Analisar o impacto do EURO na economia global e regional.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas e críticas ao discutir temas econômicos.
  2. Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é envolver os alunos de imediato no tema, incentivando-os a utilizar a tecnologia para explorar informações relevantes e abrir uma discussão significativa. Ao fazer isso, os alunos se sentirão mais conectados ao conteúdo e preparados para participar das atividades práticas que se seguirão.

Aquecendo

O EURO é uma das moedas mais influentes do mundo, representando a unidade econômica de 20 dos 27 países membros da União Europeia. Para iniciar a discussão, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o EURO ou sobre os blocos comerciais da Europa. Isso pode incluir informações sobre sua introdução, impacto econômico ou desafios enfrentados.

Reflexões Iniciais

1. Como o EURO impacta a economia dos países que o adotaram?

2. Quais são alguns dos principais blocos econômicos que têm relações com a União Europeia?

3. Que problemas econômicos os países membros do EURO enfrentam atualmente?

4. Quais são as vantagens econômicas de fazer parte da zona do EURO?

5. Como as crises econômicas globais afetam o valor e a estabilidade do EURO?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado ativa e contextualizada, permitindo que eles explorem o tema do EURO e os blocos comerciais através de atividades práticas e criativas. Ao utilizar tecnologias modernas e mídias sociais, os alunos se engajam mais profundamente no conteúdo, desenvolvem habilidades de comunicação e colaboram de maneira significativa, ampliando sua compreensão e análise crítica das relações econômicas globais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores Econômicos: A Europa nas Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos no estudo das relações econômicas do EURO de forma criativa e contextualizada, utilizando o poder das redes sociais para comunicar conceitos econômicos complexos de maneira acessível e visual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão assumir o papel de influenciadores digitais especializados em economia. Cada grupo escolherá um país membro da União Europeia e criará uma série de postagens para uma plataforma de redes sociais (Instagram, Twitter ou TikTok) explicando como o EURO impacta a economia daquele país e suas relações comerciais com outros blocos econômicos.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá um país membro da União Europeia.

  • Pesquisar dados econômicos, relações comerciais e impactos do EURO naquele país.

  • Criar uma série de postagens (mínimo de 3) para uma rede social, utilizando gráficos, vídeos curtos e textos explicativos.

  • Utilizar aplicativos de edição de imagem e vídeo, como Canva ou InShot, para produzir conteúdo de alta qualidade.

  • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas postagens para a turma.

Atividade 2 -  Simulação de Blocos Comerciais: Jogo de Estratégia Econômica

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de análise estratégica, negociação e compreensão das dinâmicas econômicas globais, através de uma simulação prática e colaborativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma simulação digital onde cada grupo representará um bloco econômico (União Europeia, NAFTA, Mercosul, etc.). Eles precisarão negociar tratados comerciais, resolver crises econômicas fictícias e tomar decisões sobre políticas monetárias. A simulação será conduzida através de uma plataforma online colaborativa como o Google Docs e Planilhas, com suporte de videoconferência para negociações em tempo real usando Google Meet.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos, cada um representando um bloco econômico.

  • Fornecer a cada grupo um cenário econômico inicial: PIB, taxas de juros, acordos comerciais preexistentes, etc.

  • Cada grupo deve determinar suas estratégias comerciais e de política monetária.

  • Através de videoconferências e documentos colaborativos, os grupos devem negociar acordos, propor soluções para crises e apresentar suas decisões.

  • Ao final, cada grupo apresentará um resumo das suas atividades e os resultados alcançados.

Atividade 3 - ️ Podcast 'Rádio Economia': Debatendo o EURO e os Blocos Comerciais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a pesquisa, colaboração e habilidades de comunicação dos alunos ao debaterem questões econômicas contemporâneas de maneira inovadora, utilizando tecnologias de gravação e edição de áudio.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um podcast fictício chamado 'Rádio Economia'. Em grupos, eles irão planejar e gravar um episódio discutindo as relações econômicas entre o EURO e outros blocos econômicos, além dos problemas e soluções enfrentados pelos países membros. Os alunos deverão usar aplicativos de gravação e edição de áudio, como o Anchor ou Audacity.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve definir um roteiro para o episódio do podcast, incluindo introdução, discussão principal e conclusão.

  • Pesquisar informações relevantes sobre o EURO, blocos comerciais e os desafios enfrentados pelos países membros.

  • Utilizar aplicativos de gravação e edição de áudio para produzir o episódio.

  • Cada grupo deve apresentar seu podcast para a turma, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos reflitam criticamente sobre o que aprenderam, promovendo a autodisciplina e a autoavaliação, além de fortalecer habilidades de comunicação e colaboração. Através da troca de feedback e da discussão em grupo, os alunos consolidam seu entendimento do tema e desenvolvem uma perspectiva mais holística das relações econômicas globais.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão: Introdução: Inicie agradecendo a todos pelo empenho nas atividades e ressaltando a importância das suas contribuições. Compartilhamento de Aprendizados: Cada grupo terá 3 minutos para apresentar suas conclusões principais sobre o impacto do EURO e as relações econômicas com outros blocos comerciais, bem como os problemas e soluções identificados. Perguntas: Após as apresentações, abra para perguntas entre os grupos, incentivando a troca de ideias e feedback construtivo. Síntese Final: Finalize a discussão resumindo os principais pontos levantados e conectando-os aos objetivos da aula.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios enfrentados pelos países membros do EURO que vocês identificaram? Como eles têm tentado resolvê-los? 2. De que maneira o EURO impacta a economia dos países e suas relações com outros blocos econômicos? 3. Como vocês avaliam a eficácia das estratégias econômicas adotadas pelos países membros da União Europeia frente a crises econômicas globais?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo com quem trabalhou durante as atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, focando nos seguintes pontos: Contribuições Positivas: Destaque as contribuições específicas que cada aluno trouxe para o grupo. Áreas de Melhora: Aponte, de forma cuidadosa e respeitosa, áreas onde o colega pode melhorar. Desempenho em Equipe: Comente sobre a colaboração e a dinâmica de trabalho em equipe. Sugestões para o Futuro: Ofereça sugestões práticas para o colega aplicar em atividades futuras.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade da Conclusão : A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os principais pontos discutidos de maneira leve e envolvente. Ao conectar os conteúdos com o mundo atual e suas aplicações práticas, promove-se a relevância do tema e a motivação para o aprendizado contínuo. Esta etapa também permite uma reflexão final, fixando conhecimentos e preparando os alunos para futuras discussões e investimentos em temas econômicos globais.

Resumo

Resumo Divertido e Criativo : Imagine que a União Europeia é como uma grande festa de amigos, onde todos usam a mesma moeda, o EURO! Durante a aula, exploramos como essa moeda única facilita as transações entre os países-membros, parecendo que todos estão usando a mesma linguagem na pista de dança econômica. Discutimos também os desafios, como lidar com crises econômicas e manter a harmonia no ‘salão de festas’. E claro, vimos como essa festa se relaciona com outros blocos econômicos, como o NAFTA e o Mercosul, cada um dançando seu ritmo, mas todos tentam seguir juntos no compasso global.

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual : O EURO e os blocos econômicos estão diretamente ligados ao mundo moderno, onde a globalização e a interdependência econômica são constantes. O cenário atual está repleto de desafios, como crises econômicas e disputas comerciais, tornando crucial a compreensão das dinâmicas do EURO e sua influência global. As redes sociais e as tecnologias digitais facilitam o fluxo de informação e ideias entre os países, impactando diretamente as economias e relações internacionais. Os alunos entenderam que as decisões econômicas tomadas em um canto do mundo podem afetar mercados e vidas em outro, instantaneamente.

Na Prática

Importância para o Dia a Dia : Compreender o EURO e os blocos comerciais é essencial para entender as notícias diárias sobre economia e política. As decisões econômicas de grandes blocos como a União Europeia impactam o comércio global, os preços dos produtos que compramos e até as oportunidades de trabalho e estudo em outros países. Ter essa visão crítica é fundamental para tomar decisões informadas e participar ativamente da sociedade global.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies