Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Amazônia: Biomas, Economia e Impactos Ambientais

Avatar padrão

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EM13CHS301'

Amazônia: Biomas, Economia e Impactos Ambientais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Amazônia: Biomas, Economia e Impactos Ambientais

Palavras ChaveAmazônia, bioma, ecossistema, extrativismo, desmatamento, garimpo ilegal, queimadas, agropecuária, direitos dos povos indígenas, conservação, sustentabilidade, debate, simulação, planejamento de ação
Materiais NecessáriosDados reais sobre desmatamento na Amazônia, Mapas da região amazônica, Cartas com situações para simulação, Tabuleiro para monitorar impactos ambientais, Material para anotações e planejamento (papel, canetas), Projetor ou quadro para apresentações
Códigos BNCCEM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus esforços de estudo prévio e participação em sala, enquanto o professor pode estruturar as atividades para atingir estes objetivos de maneira eficaz. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes do propósito e da relevância do estudo da Amazônia.

Objetivos principais:

1. Explorar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o bioma amazônico, destacando suas características e sua importância ecológica.

2. Analisar as atividades econômicas na Amazônia, como o extrativismo, agropecuária, garimpo e suas consequências ambientais e sociais.

3. Discutir a problemática do desmatamento, queimadas e a luta pelos direitos dos povos indígenas na região amazônica.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise e argumentação entre os alunos, promovendo um debate saudável sobre as diferentes perspectivas e impactos das atividades na Amazônia.
  2. Incentivar a reflexão sobre a necessidade de conservação e sustentabilidade na região amazônica, integrando conhecimentos científicos com preocupações sociais e ambientais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações-problema para ativar o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos. Além disso, a contextualização busca conectar o tema da aula com a realidade dos alunos, mostrando a importância prática e atual do estudo da Amazônia. Esta abordagem não só motiva os alunos, mas também prepara o terreno para discussões mais profundas e significativas durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você é um pesquisador ambiental na Amazônia e descobre uma nova espécie de planta que pode ser chave na cura de doenças. Como você garantiria a preservação desta espécie em um cenário de intenso desmatamento e pressão econômica?

2. Um empresário propõe a vocês, membros de uma ONG ambiental, um projeto de mineração 'sustentável' em terras indígenas na Amazônia. Quais seriam suas principais preocupações e como você argumentaria contra ou a favor deste projeto?

Contextualização

A Amazônia não é apenas um bioma rico em biodiversidade, mas também um palco de constantes conflitos socioambientais. Compreender essas dinâmicas é fundamental para entender as notícias atuais sobre desmatamento, queimadas e a luta dos povos indígenas por seus direitos. Além disso, a Amazônia desempenha um papel crucial no equilíbrio climático global, influenciando diretamente as mudanças climáticas. Saber como esses fatores se entrelaçam é essencial para formar uma visão crítica e engajada sobre as políticas públicas e práticas ambientais na região.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre a Amazônia de maneira prática e colaborativa. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos têm a oportunidade de explorar cenários reais e fictícios, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, argumentação, colaboração e tomada de decisão. Esta etapa é essencial para transformar o conhecimento teórico em prática, preparando os alunos para serem agentes de mudança e conscientes da importância da preservação ambiental.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Guardiões da Floresta

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e argumentação, além de sensibilizar os alunos para a importância da conservação da Amazônia.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma organização não governamental que atua na preservação da Amazônia. A tarefa deles será elaborar um plano de ação para combater o desmatamento ilegal na região. Eles deverão considerar aspectos como financiamento, engajamento da comunidade local e estratégias de fiscalização.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo o papel de uma ONG fictícia.

  • Forneça materiais como dados reais sobre desmatamento e mapas da Amazônia.

  • Os grupos terão 60 minutos para elaborar um plano de ação que inclua: diagnóstico da situação, metas a serem alcançadas, estratégias de atuação e um cronograma de atividades.

  • Cada grupo deverá apresentar seu plano para a classe ao final da atividade, e os demais grupos poderão questionar e propor sugestões de melhoria.

Atividade 2 - Jornada pelo Rio Amazonas

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a tomada de decisões conscientes em situações complexas envolvendo o meio ambiente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão uma expedição ao longo do Rio Amazonas, enfrentando desafios e tomando decisões que impactam o ecossistema local. Cada grupo receberá cartas que descrevem diferentes situações, como um pedido de autorização para desmatar parte de uma reserva ou a descoberta de uma nova espécie ameaçada.

- Instruções:

  • Organize a sala em estações que representam diferentes pontos ao longo do Rio Amazonas.

  • Distribua cartas com as situações para cada grupo.

  • Os alunos devem discutir e decidir em grupo como responder a cada situação, considerando os impactos ambientais e sociais.

  • Cada decisão afetará a 'saúde' do ecossistema, que será monitorada através de um tabuleiro.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas decisões e justificará o raciocínio por trás delas.

Atividade 3 - Debate: Conflitos na Amazônia

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Estimular a articulação de ideias e o desenvolvimento de capacidades de argumentação sobre questões críticas da região amazônica.

- Descrição: Os alunos participarão de um grande debate em estilo parlamentar, onde assumirão papéis de políticos, ambientalistas, empresários e líderes indígenas. O tema central do debate será 'O Futuro da Amazônia: Desenvolvimento Econômico vs. Conservação Ambiental'.

- Instruções:

  • Divida a classe em quatro grupos, cada um representando um setor: políticos, ambientalistas, empresários e líderes indígenas.

  • Forneça a cada grupo argumentos pré-elaborados que correspondam aos interesses do setor que representam.

  • Cada grupo terá um tempo para preparar seus argumentos e contra-argumentos.

  • Realize o debate em duas rodadas, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e responda aos questionamentos dos outros.

  • Ao final, promova uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a integrar as diferentes perspectivas e soluções propostas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos desafios ambientais e sociais da Amazônia. Além disso, esta etapa serve para avaliar o entendimento dos alunos e identificar eventuais lacunas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão agrupando todos os alunos em um grande círculo. Comece perguntando como se sentem após as atividades e o que mais chamou a atenção sobre a Amazônia. Em seguida, convide cada grupo a compartilhar as principais conclusões e propostas de seus planos e estratégias. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a refletirem sobre as diferentes perspectivas apresentadas durante o debate e as simulações.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao desenvolver seus planos de ação e como vocês os superaram?

2. Como as decisões tomadas durante a simulação da expedição podem ser aplicadas na vida real para proteger a Amazônia?

3. O que vocês aprenderam de novo sobre a importância dos direitos dos povos indígenas na Amazônia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é reforçar e solidificar o conhecimento adquirido pelos alunos, vinculando as atividades práticas realizadas durante a aula com os conceitos teóricos estudados. Esta etapa permite que os alunos reflitam sobre a aplicabilidade do que aprenderam, entendam a relevância do tema para além da sala de aula e se sintam motivados a agir de maneira sustentável e responsável. Além disso, serve para avaliar o impacto das atividades de sala de aula na formação de uma visão crítica e engajada sobre o tema da Amazônia.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conhecimento sobre o bioma amazônico, suas características, atividades econômicas e impactos ambientais, como o desmatamento, garimpo ilegal, queimadas e direitos dos povos indígenas.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como as simulações e o debate, ajudaram a conectar a teoria estudada previamente com a prática, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e engajada do conteúdo. Destaque como essas atividades permitiram aplicar conceitos acadêmicos em situações reais e fictícias, preparando-os para enfrentar desafios complexos no futuro.

Fechamento

Por último, enfatize a importância da conservação da Amazônia no contexto global, destacando como as ações individuais e coletivas dos alunos, seja na formulação de projetos de preservação, na participação de debates ou na conscientização, podem ter impactos significativos na proteção deste ecossistema vital. Encoraje os alunos a continuarem engajados em questões ambientais e a aplicarem o que aprenderam em suas vidas diárias e futuras carreiras.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Sul: Integração Econômica e os seus Biomas: Revisão
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Migração no Brasil
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Elementos do Clima: Revisão | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Brasil: Relevo | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!