Objetivos (5 - 10 minutos)
-
Objetivo Principal 1:
- Compreender os eventos e as causas que levaram ao início da 2ª Guerra Mundial.
-
Objetivo Principal 2:
- Analisar as principais frentes de batalha e estratégias utilizadas durante a guerra.
-
Objetivo Principal 3:
- Identificar as consequências da Guerra para o mundo, incluindo a criação da ONU e a divisão do mundo em dois blocos, no contexto da Guerra Fria.
-
Objetivos Secundários:
- Encorajar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, utilizando fontes de informação variadas.
- Estimular a reflexão sobre os impactos da guerra na sociedade e na política mundial até os dias atuais.
- Promover discussões em grupo e apresentações individuais para fortalecer a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Anteriores:
- O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os principais acontecimentos do período entreguerras, como a crise de 1929 e o surgimento dos regimes totalitários na Europa (fascismo na Itália, nazismo na Alemanha e franquismo na Espanha). Esses tópicos são fundamentais para a compreensão das causas da 2ª Guerra Mundial e devem ser revisados brevemente, ressaltando-se as tensões e conflitos que surgiram nesse contexto.
-
Situações-Problema:
- O professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você é um jovem alemão em 1939, prestes a ser convocado para lutar na 2ª Guerra Mundial. Como você se sentiria? Quais motivos levariam você a lutar?". Isso servirá para instigar os alunos a pensarem sobre os sentimentos e motivações dos indivíduos envolvidos no conflito, indo além dos fatos históricos.
- Outra situação a ser apresentada é: "Como você acha que a divisão do mundo em dois blocos, liderados pelos EUA e pela URSS, após a 2ª Guerra Mundial, influenciou a política e a economia mundiais no século XX?". Essa situação tem o objetivo de preparar os alunos para a compreensão das consequências da guerra, que será abordada mais adiante na aula.
-
Contextualização:
- O professor deve destacar a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial, ressaltando que este foi o maior conflito armado da história, com consequências que se estendem até os dias atuais. Além disso, é importante ressaltar que o conhecimento sobre este período é fundamental para a compreensão de diversas questões contemporâneas, como a formação da União Europeia, a geopolítica do Oriente Médio e a atual onda de nacionalismos.
-
Introdução ao Tópico:
- Para captar a atenção dos alunos, o professor pode começar a aula contando duas curiosidades sobre a 2ª Guerra Mundial. A primeira é que, apesar de o conflito ter se iniciado em 1939, o Brasil só entrou na guerra em 1942, após o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães. A segunda curiosidade é que a 2ª Guerra Mundial foi o primeiro conflito a ter uma dimensão verdadeiramente global, envolvendo países de todos os continentes.
- O professor pode, então, introduzir o tópico da aula de maneira mais formal, explicando que a aula se focará no estudo da 2ª Guerra Mundial, desde suas causas e principais eventos até suas consequências para o mundo.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade 1: "Cenários de Guerra" (10 - 15 minutos)
- Preparação: O professor irá preparar antecipadamente uma série de fichas, cada uma representando uma situação específica que ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial. Por exemplo, uma ficha pode representar a invasão da França pela Alemanha, outra a Batalha de Stalingrado, e assim por diante. Cada ficha deve conter informações básicas sobre a situação (local, datas, países envolvidos, etc.) e um pequeno questionário com perguntas que os alunos deverão responder.
- Execução: Os alunos, divididos em grupos, receberão uma ficha de situação de guerra. Eles terão um tempo determinado para ler as informações, discutir e responder às perguntas do questionário.
- Discussão: Após o tempo determinado, cada grupo compartilhará suas respostas com a classe. O professor irá mediar uma discussão, esclarecendo dúvidas, apontando fatos importantes e relacionando as situações de guerra entre si.
-
Atividade 2: "Jogo de Estratégia" (10 - 15 minutos)
- Preparação: O professor irá preparar um tabuleiro de jogo que represente um mapa do mundo durante a 2ª Guerra Mundial, com as principais frentes de batalha demarcadas. Cada grupo de alunos receberá um conjunto de peças que representam as forças militares de um país envolvido na guerra.
- Execução: Os alunos, ainda divididos em grupos, irão jogar um jogo de estratégia, onde deverão decidir onde e quando atacar, onde e quando se defender, como distribuir suas forças, etc. O objetivo do jogo é conquistar o maior número de territórios no mapa, representando o avanço das forças do país que o grupo representa.
- Discussão: Após o término do jogo, o professor irá conduzir uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelos grupos, as dificuldades que encontraram, as decisões que tiveram que tomar, etc. O objetivo é que os alunos entendam, de maneira lúdica e interativa, as complexidades e dificuldades das estratégias militares durante a guerra.
-
Atividade 3: "Simulação de Conferência de Paz" (5 - 10 minutos)
- Preparação: O professor irá preparar uma série de cartões, cada um representando uma delegação de um país participante da Conferência de Paz após a 2ª Guerra Mundial. Cada cartão irá conter algumas informações básicas sobre o país (localização, tamanho, população, economia, etc.), bem como sua posição em relação a questões chave a serem discutidas na conferência (como a punição de crimes de guerra, as reparações a serem pagas pelos países derrotados, etc.).
- Execução: Os alunos irão receber um cartão, representando a delegação de um país. Eles deverão estudar as informações contidas no cartão e preparar um pequeno discurso defendendo a posição de seu país.
- Discussão: Cada aluno, então, irá apresentar seu discurso para a classe. O professor irá mediar uma discussão, onde os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações. O objetivo desta atividade é que os alunos compreendam as complexidades e dificuldades da negociação e da tomada de decisões em um contexto de paz após a guerra.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):
- O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões alcançadas por cada grupo nas atividades "Cenários de Guerra" e "Jogo de Estratégia".
- O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências e percepções, permitindo que aprendam uns com os outros. Esta discussão também pode ajudar a esclarecer quaisquer mal-entendidos ou conceitos confusos que possam ter surgido durante as atividades.
- Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre como as situações de guerra e as estratégias militares discutidas nas atividades se relacionam com os conteúdos teóricos apresentados na Introdução da aula.
-
Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):
- O professor deve facilitar a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
- Por exemplo, na atividade "Cenários de Guerra", o professor pode destacar como cada situação de guerra representada nas fichas está conectada com os eventos históricos e as causas da 2ª Guerra Mundial discutidos na Introdução da aula.
- Da mesma forma, na atividade "Jogo de Estratégia", o professor pode destacar como as estratégias militares utilizadas pelos alunos se relacionam com as estratégias reais empregadas durante a guerra, e como essas estratégias foram influenciadas pelo contexto político e geográfico da guerra.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre a resposta para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar quais conceitos precisam ser revisados ou aprofundados em aulas futuras, e a esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre a resposta para as seguintes perguntas:
-
Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):
- Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos, elogiando suas contribuições e esforços durante a aula.
- O professor deve também reforçar os principais pontos de aprendizado da aula, destacando novamente a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial e as habilidades desenvolvidas durante as atividades práticas.
- O professor deve lembrar aos alunos sobre a leitura e tarefas de casa para a próxima aula, e encorajá-los a continuarem a estudar e aprofundar seu entendimento sobre o tema.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):
- O professor deve recapitular os conteúdos abordados durante a aula, destacando as principais causas da 2ª Guerra Mundial, as frentes de batalha e estratégias empregadas durante o conflito, e as consequências da guerra para o mundo.
- É importante que o professor faça conexões entre a teoria e as atividades práticas, relembrando como as situações de guerra e as estratégias militares discutidas nas atividades se relacionam com os conceitos teóricos apresentados.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
- O professor deve enfatizar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento.
- Por exemplo, as atividades "Cenários de Guerra" e "Jogo de Estratégia" permitiram aos alunos compreenderem de maneira mais profunda e significativa os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula.
-
Materiais Extras (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre a 2ª Guerra Mundial.
- Estes materiais podem incluir livros, documentários, filmes, jogos de videogame, e sites de história. Por exemplo, o professor pode sugerir o livro "A Segunda Guerra Mundial", de Antony Beevor, o filme "O Resgate do Soldado Ryan", ou o jogo de videogame "Hearts of Iron IV".
-
Relevância do Assunto (1 - 2 minutos):
- Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial para a compreensão de questões contemporâneas.
- O professor deve explicar que o conflito teve um impacto profundo e duradouro no mundo, moldando a geopolítica e a economia global, e influenciando diversos aspectos da vida cotidiana até os dias atuais.
- Além disso, o professor deve enfatizar que o estudo da 2ª Guerra Mundial pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades valiosas, como a capacidade de análise crítica, de compreensão de processos complexos, e de empatia e compreensão das experiências humanas em contextos de guerra e conflito.