Entrar

Plano de aula de 2ª Guerra Mundial

História

Original Teachy

'EF09HI10'

2ª Guerra Mundial

Objetivos (5 - 10 minutos)

  • Objetivo Principal 1:

    • Compreender os eventos e as causas que levaram ao início da 2ª Guerra Mundial.
  • Objetivo Principal 2:

    • Analisar as principais frentes de batalha e estratégias utilizadas durante a guerra.
  • Objetivo Principal 3:

    • Identificar as consequências da Guerra para o mundo, incluindo a criação da ONU e a divisão do mundo em dois blocos, no contexto da Guerra Fria.
  • Objetivos Secundários:

    • Encorajar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, utilizando fontes de informação variadas.
    • Estimular a reflexão sobre os impactos da guerra na sociedade e na política mundial até os dias atuais.
    • Promover discussões em grupo e apresentações individuais para fortalecer a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os principais acontecimentos do período entreguerras, como a crise de 1929 e o surgimento dos regimes totalitários na Europa (fascismo na Itália, nazismo na Alemanha e franquismo na Espanha). Esses tópicos são fundamentais para a compreensão das causas da 2ª Guerra Mundial e devem ser revisados brevemente, ressaltando-se as tensões e conflitos que surgiram nesse contexto.
  • Situações-Problema:

    1. O professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você é um jovem alemão em 1939, prestes a ser convocado para lutar na 2ª Guerra Mundial. Como você se sentiria? Quais motivos levariam você a lutar?". Isso servirá para instigar os alunos a pensarem sobre os sentimentos e motivações dos indivíduos envolvidos no conflito, indo além dos fatos históricos.
    2. Outra situação a ser apresentada é: "Como você acha que a divisão do mundo em dois blocos, liderados pelos EUA e pela URSS, após a 2ª Guerra Mundial, influenciou a política e a economia mundiais no século XX?". Essa situação tem o objetivo de preparar os alunos para a compreensão das consequências da guerra, que será abordada mais adiante na aula.
  • Contextualização:

    • O professor deve destacar a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial, ressaltando que este foi o maior conflito armado da história, com consequências que se estendem até os dias atuais. Além disso, é importante ressaltar que o conhecimento sobre este período é fundamental para a compreensão de diversas questões contemporâneas, como a formação da União Europeia, a geopolítica do Oriente Médio e a atual onda de nacionalismos.
  • Introdução ao Tópico:

    • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode começar a aula contando duas curiosidades sobre a 2ª Guerra Mundial. A primeira é que, apesar de o conflito ter se iniciado em 1939, o Brasil só entrou na guerra em 1942, após o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães. A segunda curiosidade é que a 2ª Guerra Mundial foi o primeiro conflito a ter uma dimensão verdadeiramente global, envolvendo países de todos os continentes.
    • O professor pode, então, introduzir o tópico da aula de maneira mais formal, explicando que a aula se focará no estudo da 2ª Guerra Mundial, desde suas causas e principais eventos até suas consequências para o mundo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  • Atividade 1: "Cenários de Guerra" (10 - 15 minutos)

    1. Preparação: O professor irá preparar antecipadamente uma série de fichas, cada uma representando uma situação específica que ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial. Por exemplo, uma ficha pode representar a invasão da França pela Alemanha, outra a Batalha de Stalingrado, e assim por diante. Cada ficha deve conter informações básicas sobre a situação (local, datas, países envolvidos, etc.) e um pequeno questionário com perguntas que os alunos deverão responder.
    2. Execução: Os alunos, divididos em grupos, receberão uma ficha de situação de guerra. Eles terão um tempo determinado para ler as informações, discutir e responder às perguntas do questionário.
    3. Discussão: Após o tempo determinado, cada grupo compartilhará suas respostas com a classe. O professor irá mediar uma discussão, esclarecendo dúvidas, apontando fatos importantes e relacionando as situações de guerra entre si.
  • Atividade 2: "Jogo de Estratégia" (10 - 15 minutos)

    1. Preparação: O professor irá preparar um tabuleiro de jogo que represente um mapa do mundo durante a 2ª Guerra Mundial, com as principais frentes de batalha demarcadas. Cada grupo de alunos receberá um conjunto de peças que representam as forças militares de um país envolvido na guerra.
    2. Execução: Os alunos, ainda divididos em grupos, irão jogar um jogo de estratégia, onde deverão decidir onde e quando atacar, onde e quando se defender, como distribuir suas forças, etc. O objetivo do jogo é conquistar o maior número de territórios no mapa, representando o avanço das forças do país que o grupo representa.
    3. Discussão: Após o término do jogo, o professor irá conduzir uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelos grupos, as dificuldades que encontraram, as decisões que tiveram que tomar, etc. O objetivo é que os alunos entendam, de maneira lúdica e interativa, as complexidades e dificuldades das estratégias militares durante a guerra.
  • Atividade 3: "Simulação de Conferência de Paz" (5 - 10 minutos)

    1. Preparação: O professor irá preparar uma série de cartões, cada um representando uma delegação de um país participante da Conferência de Paz após a 2ª Guerra Mundial. Cada cartão irá conter algumas informações básicas sobre o país (localização, tamanho, população, economia, etc.), bem como sua posição em relação a questões chave a serem discutidas na conferência (como a punição de crimes de guerra, as reparações a serem pagas pelos países derrotados, etc.).
    2. Execução: Os alunos irão receber um cartão, representando a delegação de um país. Eles deverão estudar as informações contidas no cartão e preparar um pequeno discurso defendendo a posição de seu país.
    3. Discussão: Cada aluno, então, irá apresentar seu discurso para a classe. O professor irá mediar uma discussão, onde os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações. O objetivo desta atividade é que os alunos compreendam as complexidades e dificuldades da negociação e da tomada de decisões em um contexto de paz após a guerra.

Retorno (10 - 15 minutos)

  • Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    1. O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões alcançadas por cada grupo nas atividades "Cenários de Guerra" e "Jogo de Estratégia".
    2. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências e percepções, permitindo que aprendam uns com os outros. Esta discussão também pode ajudar a esclarecer quaisquer mal-entendidos ou conceitos confusos que possam ter surgido durante as atividades.
    3. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre como as situações de guerra e as estratégias militares discutidas nas atividades se relacionam com os conteúdos teóricos apresentados na Introdução da aula.
  • Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    1. O professor deve facilitar a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
    2. Por exemplo, na atividade "Cenários de Guerra", o professor pode destacar como cada situação de guerra representada nas fichas está conectada com os eventos históricos e as causas da 2ª Guerra Mundial discutidos na Introdução da aula.
    3. Da mesma forma, na atividade "Jogo de Estratégia", o professor pode destacar como as estratégias militares utilizadas pelos alunos se relacionam com as estratégias reais empregadas durante a guerra, e como essas estratégias foram influenciadas pelo contexto político e geográfico da guerra.
  • Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    1. Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre a resposta para as seguintes perguntas:
      • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      • Quais questões ainda não foram respondidas?
    2. Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar quais conceitos precisam ser revisados ou aprofundados em aulas futuras, e a esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
  • Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    1. Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos, elogiando suas contribuições e esforços durante a aula.
    2. O professor deve também reforçar os principais pontos de aprendizado da aula, destacando novamente a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial e as habilidades desenvolvidas durante as atividades práticas.
    3. O professor deve lembrar aos alunos sobre a leitura e tarefas de casa para a próxima aula, e encorajá-los a continuarem a estudar e aprofundar seu entendimento sobre o tema.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  • Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    1. O professor deve recapitular os conteúdos abordados durante a aula, destacando as principais causas da 2ª Guerra Mundial, as frentes de batalha e estratégias empregadas durante o conflito, e as consequências da guerra para o mundo.
    2. É importante que o professor faça conexões entre a teoria e as atividades práticas, relembrando como as situações de guerra e as estratégias militares discutidas nas atividades se relacionam com os conceitos teóricos apresentados.
  • Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    1. O professor deve enfatizar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento.
    2. Por exemplo, as atividades "Cenários de Guerra" e "Jogo de Estratégia" permitiram aos alunos compreenderem de maneira mais profunda e significativa os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula.
  • Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    1. O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre a 2ª Guerra Mundial.
    2. Estes materiais podem incluir livros, documentários, filmes, jogos de videogame, e sites de história. Por exemplo, o professor pode sugerir o livro "A Segunda Guerra Mundial", de Antony Beevor, o filme "O Resgate do Soldado Ryan", ou o jogo de videogame "Hearts of Iron IV".
  • Relevância do Assunto (1 - 2 minutos):

    1. Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da 2ª Guerra Mundial para a compreensão de questões contemporâneas.
    2. O professor deve explicar que o conflito teve um impacto profundo e duradouro no mundo, moldando a geopolítica e a economia global, e influenciando diversos aspectos da vida cotidiana até os dias atuais.
    3. Além disso, o professor deve enfatizar que o estudo da 2ª Guerra Mundial pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades valiosas, como a capacidade de análise crítica, de compreensão de processos complexos, e de empatia e compreensão das experiências humanas em contextos de guerra e conflito.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies